A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centros Familiares de Formação por Alternância C E F F As Casas Familiares Rurais/Mar Escolas Famílias Agrícolas Formação e Desenvolvimento Sustentável.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centros Familiares de Formação por Alternância C E F F As Casas Familiares Rurais/Mar Escolas Famílias Agrícolas Formação e Desenvolvimento Sustentável."— Transcrição da apresentação:

1 Centros Familiares de Formação por Alternância C E F F As Casas Familiares Rurais/Mar Escolas Famílias Agrícolas Formação e Desenvolvimento Sustentável

2 O que é um CEFFA É uma Associação de famílias, pessoas e instituições que se unem para promover o Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Campo, através da Formação dos Adolescentes, jovens e suas famílias, adotando a PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA.

3 Organização Dos CEFFAs. A nível nacional pela UNEFAB – (União das Escolas Família Agrícola do Brasil) e para atender a diversidade geográfica do país, formamos vários regionais. Então, as Escolas Famílias Agrícolas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins compõem o regional AEFACOT – Associação das Escolas Família Agrícola do Centro Oeste e Tocantins.

4 Panorama Nacional dos CEFFAs 214 Centros em funcionamento; Jovens em Formação; Jovens Formados; Presentes em 18 Estados da Federação; Presentes em 870 Municípios; 889 Monitores (as); 241 Professores (as); 342 Auxiliares.

5 EstadoMunicípiosEscolarização GOOrizonaMédio-Prof. GOGoiásFundamental Médio Prof. GOUirapuruMedio Prof. TOPorto NacionalFundamental Médio Prof. TOColinasFundamental MSItaquiraíMédio Prof. MSCampo GrandeMédio Prof. MTQuerênciaMédio Prof. Fundamental Região Centro Oeste-TO

6 FINALIDADES MEIOS FORMAÇÃO INTEGRAL Projeto pessoal de vida DESENVOLVI- MENTO DO MEIO Social, econômico, humano, político... A ALTERNÂNCIA Uma metodologia pedagógica adequada ASSOCIAÇÃO LOCAL: Pais, famílias, profissionais, instituições. Sistema CEFFAs Os Quatro Pilares Os Quatro Pilares

7 Pedagogia da Alternância Novas Interrogações e Pesquisas Análise da realidade Comparações Generalizações Síntese Pesquisa participativa sobre a realidade Propriedade Comunidade CEFFA CFR/EFA Propriedade Comunidade Observar Refletir Experimentar Transformar

8 VÁRIOS ATORES PRECISAM ENVOLVER-SE Desenvolvimento Jovem Família Poder Público Sociedade Monitores Família Associação Jovem

9 C E F F As FORMAÇÃO DAS PESSOAS - VIVER BEM - VIDA DIGNA - OPORTUNIDADES - RENDA PROJETO PROFISSIONAL DE VIDA

10 Ciclos Alternados PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

11 Uma semana no CEFFA: Formação Integral e Permanente

12 CLIENTELA - AGRICULTORES FAMILIARES Jovens Meio PesqueiroMeio Rural Famílias

13 Dispositivos Pedagógicos Instrumentos Pedagógicos: Plano de Estudo; Caderno da Realidade/Empresa Agrícola; Caderno de acompanhamento; Visitas de Estudos; Intervenção Externa; Caderno Didático; Visitas as famílias; Projeto Profissional do Jovem; Estágios; Todos esses instrumentos são organizados em um Plano de Formação.

14 A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Jovem na sua realidade Visitas de estudo Contato Individual Socialização das realidades Projetos Cursos/aula

15 A PRESENÇA DOS PROFISSIONAIS É FUNDAMENTAL NO MEIO SÓCIO-PROFISSIONAL ENVOLVIMENTO: FAMÍLIAJOVEM

16 Quadro de Agricultores Familiares na Região Conesul. MunicípioCategoria Nº de Famílias ItaquiraíAssentados/Chacareiros EldoradoAssentados/Chacareiros230 – JaporãAssentados/Chacareiros Mundo NovoAssentados/Chacareiros83 – 300 IguatemiAssentados/Chacareiros372 - TacuruAssentados/chacareiros35 – 102 Sete QuedasAgricultor Familiar210 NaviraíAssentados/chacareiros115 – 110 JutiAssentados/chacareiros Fonte: IDATERRA da Região – Dez/2004.

17 Projetos a serem implantados - Unidades Demonstrativas 2005 a)PRONAF TERRITORIAL BOVINOCULTURA DE LEITE; SUINOCULTURA (criação siscal); AVICULTURA – semi-caipira corte/postura; b)IDATERRA/SDA PISCICULTURA 1,0ha lamina dágua VIVEIRO DE MUDAS; c)EMBRAPA PÓLOS AGROECOLÓGICOS; (orientações sobre sistema de produção orgânica e naturais)

18 Recurso Alocado pelo Pronaf Territorial/MDA a)PRONAF TERRITORIAL – 2003/04 Construção Anfiteatro 02 Salas de Aula b)PRONAF TERRITORIAL – 2004/05 BOVINOCULTURA DE LEITE SUINOCULTURA (criação siscal) AVICULTURA – semi-caipira corte/postura 01 ALOJAMENTO

19 METAS ESTABELECIDAS PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTO - AEFACOT 2º ANO ; PRODUZIR DE 20 A 40% DOS ALIMENTOS CONSUMIDOS NA E F A; 3º ANO ; PRODUZIR DE 40 A 50% DOS ALIMENTOS CONSUMIDOS NA E F A;

20 METAS ESTABELECIDAS PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTO NA EFAITAQ 4º ANO ; PRODUZIR DE 50 A 60% DOS ALIMENTOS CONSUMIDOS NA E F A; 5º ANO ; PRODUZIR DE 60 A 75% DOS ALIMENTOS CONSUMIDOS NA E F A; Estabilidade na produção de alimentos para manutenção da EFAITAQ.

21 EstadoMunicípiosEscolarização GOOrizonaMédio-Prof. GOGoiásFundamental Médio Prof. GOUirapuruMedio Prof. TOPorto NacionalFundamental Médio Prof. TOColinasFundamental MSItaquiraíMédio Prof. MSCampo GrandeMédio Prof. MTQuerênciaMédio Prof. Fundamental Região Centro Oeste-TO

22 Resultados Realização da Educação do Campo dentro das realidades; A Busca de Meios para Garantir Permanência dos jovens no campo com Projeto de Vida; Melhoria das condições Sócio-econômicas das famílias; Forte participação das famílias no Projeto Educativo; Elevado número de jovens exercendo liderança;

23 Elevação da auto-estima das famílias; Fortalecimento das formas organizativas. Assentamento coletivo de egressos de CEFFAs (Sidrolândia-MS) Associação ATAIC Grupo Coletivo no novo Modelo de Assentamento Societário Uirapuru- Jovens agricultores dos CEFFAs – Brasil Alfabetizado Apoio para desenvolver hortas orgânicas nas escolas municipais e estaduais Agroindústria

24 DESAFIOS Programa de Sustentabilidade para a Educação do Campo para jovens Agricultores Familiares dos CEFFAs Reconhecimento Estadual e Nacional da Educação do Campo realizada pelos CEFFAs Interação com universidades públicas e privadas para implementar a formação específica e permanente dos educadores dos CEFFAs

25 CONTATOS UNIÃO NACIONAL DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO BRASIL – UNEFAB SETOR COMERCIAL SUL – QD 06 BLOCO A ED. CARIOCA Nº 240 5º ANDAR SALA BRASÍLIA – DF CEP: SITE: TELEFONE: (61) (61)


Carregar ppt "Centros Familiares de Formação por Alternância C E F F As Casas Familiares Rurais/Mar Escolas Famílias Agrícolas Formação e Desenvolvimento Sustentável."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google