A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914- 1918 ) Prof.Emerson Guimarães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914- 1918 ) Prof.Emerson Guimarães."— Transcrição da apresentação:

1

2 A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) Prof.Emerson Guimarães

3 Belle Époque – No final XIX, a europa se via em meio a um desenvolvimento técnico e econômico jamais visto, o levou o estilo de vida burguês o padrão. Belle Époque – No final XIX, a europa se via em meio a um desenvolvimento técnico e econômico jamais visto, o levou o estilo de vida burguês o padrão. Os carros, os primeiros aviões, a chegada da luz elétrica nas casas mais ricas de Paris... Os carros, os primeiros aviões, a chegada da luz elétrica nas casas mais ricas de Paris... O famoso episódio do navio Titanic (1912) O famoso episódio do navio Titanic (1912) Essa onda de otimismo se estendeu até a primeira guerra. Essa onda de otimismo se estendeu até a primeira guerra.

4

5

6 O ROMPIMENTO DO EQUILÍBRIO EUROPEU A Alemanha unificada politicamente em 1870, em pouquíssimo espaço de tempo, superou a produção de aço francesa e, no início do século XX, já podia abalar a posição hegemônica da Grã-Bretanha.

7 Como faremos para apertar as mãos? Na charge, a rivalidade naval entre a Alemanha e a Grã-Bretanha.

8 Projeto da Ferrovia Expresso do Oriente causava o conflito de vários interesses. O crescimento do Capitalismo alemão ameaçava os interesses russos na Região dos Estreitos. Projeto da Ferrovia Expresso do Oriente causava o conflito de vários interesses. O crescimento do Capitalismo alemão ameaçava os interesses russos na Região dos Estreitos.

9 Os dois blocos Tríplice Aliança - Alemanha, Áustria-Hungria A Itália, embora pertencente à Tríplice Aliança, declara-se neutra no início do conflito e depois, em 1915, passa para o lado de seus inimigos, apoiando a Tríplice Entente. A Itália, embora pertencente à Tríplice Aliança, declara-se neutra no início do conflito e depois, em 1915, passa para o lado de seus inimigos, apoiando a Tríplice Entente. Tríplice Entente – A Entente Cordiale formada em 1904 Inglaterra e França para opor-se ao expansionismo germânico. Em 1907, com a adesão da Rússia, ela se transforma na Tríplice Entente.

10 Conflitos nacionalistas Pan–eslavismo, liderado pela Rússia contra o Império Austro- Húngaro; Pan–germanismo, liderado pela Alemanha; Revanchismo francês, devido à perda da Alsácia-Lorena, em 1870.

11 POLÍTICA DE ALIANÇAS :

12 8- A QUESTÃO BALCÂNICA: Um dos principais focos de atrito entre as potências européias era a península Balcânica, onde se chocavam o nacionalismo da Sérvia (apoiada pela Rússia) e o expansionismo da Áustria (aliada da Alemanha). Em 1908, a Áustria anexou a região da Bósnia-Herzegovina, ferindo os interesses da Sérvia, que pretendia criar a Grande Sérvia, incorporando aquelas regiões habitadas por eslavos.

13 Tensão nos Bálcãs; Arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia, uma hora antes do atentado em Sarajevo, em 28 de junho de 1914.

14 O ATENTADO DE SARAVEJO No dia 28 de junho de 1914, na cidade de Sarajevo, na Bósnia, o herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente com sua esposa. O responsável pelo atentado foi um estudante sérvio Gavrilo Princip, membro de uma organização nacionalista chamada União ou Morte, cujo braço armado era o grupo terrorista Mão negra. Esse acontecimento foi o estopim para a eclosão da guerra. A Áustria culpou a Sérvia pelo assassinato e lhe declarou guerra. A Alemanha se declarou solidária com a Áustria. Por sua vez, a Rússia apoiou a Sérvia, e, finalmente, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. Dava-se início ao grande conflito mundial. Gavrilo Princip

15

16 GUERRA DE TRINCHEIRAS ( ) -Com a estabilização das forças em luta, passou-se a uma nova fase da guerra, a chamada Guerra de Trincheiras.

17 - No início de 1917, a Alemanha decidiu adotar a guerra submarina: qualquer navio encontrado em águas territoriais inimigas seria afundado.

18 -No dia 7 de maio, um submarino alemão torpedeou o navio de passageiros inglês Lusitânia na costa irlandesa, provocando a morte de pessoas, entre as quais 128 cidadãos norte-americanos.O que serviu de pretexto para a entrada dos Estados Unidos na guerra, em 1917.

19 1ª FASE - Guerra de Movimento EXPANSÃO ALEMÃ - INVASÃO DA BÉLGICA (PAÍS NEUTRO) PELA ALEMANHA ; BATALHA DO MARNE (CONTRA- ATAQUE FRANCÊS AOS ALEMÃES); 2ª FASE - GUERRA DE TRINCHEIRAS ITÁLIA ENTRA DO LADO DA TRÍPLICE ENTENTE; Em 1917, o artista James Flagg desenhou O TIO SAM-o em um cartaz com o dedo em riste e com a frase "I Want You for U.S. Army" ("Eu Quero Você para o Exército dos EUA"), encomendado pelas Forças Armadas americanas, que recrutava soldados para a Primeira Guerra Mundial.James FlaggForças Armadas americanasPrimeira Guerra Mundial 3º FASE DA GUERRA: SAÍDA RUSSA; 1917 ENTRADA DOS EUA; 1917

20 Países envolvidos no Tratado de Versalhes: À esquerda, o primeiro-ministro britânico, David Lloyd George. No centro, o primeiro- ministro francês George Clemenceau. À direita, o presidente norte- americano Woodrow Wilson. Os Catorze Pontos de Wilson: Discordou do tratado de Versalhes, em seu discurso ao Congresso dos Estados Unidos em 8 de janeiro de tinha como objetivo:Congresso dos Estados Unidos - garantir a paz e evitar novos confrontos motivados pela vingança ou interesses políticos e econômicos. - nenhuma nação seria punida ou ignorada, todas passariam a ter igualdade nas relações europeias.

21 Tratado de Versalhes - resumo Tornou a Alemanha sozinha responsável pela Primeira Guerra As províncias da Alsácia e Lorena deviam ser devolvidas para a França. A Polônia foi criada, dividindo a Alemanha em duas. Danzig, um importante porto na Alemanha foi colocado sob a regra internacional. Desmilitarização da Alemanha – Exército homens. A marinha com 36 navios. Sem submarinos e Força Aérea ; Indenização que Alemanha devia pagar 6,6milhões de libras (R$ 17,85 milhões); CURIOSIDADE – Em 2010 Alemanha finalmente pagou a última parcela da dívida da Primeira Guerra Mundial. 70 milhões de euros (R$ 162,6 milhões) vão encerrar uma novela de 92 anos, na qual a Alemanha mergulhou em uma ditadura totalitária e provocou a Segunda Guerra Mundial ( ). DA REUTERS, EM BERLIM 28/09/ h40

22 CONSEQUÊNCIAS A criação da Liga das Nações (1919),com sede em Genebra, com a função de garantir a paz internacional. Não participavam desse organismo a Alemanha (derrotada), a Rússia (com governo comunista) e os Estados Unidos (descontentes com muitas das decisões tomadas em Versalhes – Tratado de Versalhes). Ascensão dos Estados Unidos como grande potência mundial. Ascensão dos Estados Unidos como grande potência mundial. Aparecimento de regimes políticos autoritários, como o nazismo e fascismo. autoritários, como o nazismo e fascismo.

23 Participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial Após episódios de ataques dos alemães sobre embarcações brasileiras, o presidente Wenceslau Brás entrou no conflito ao lado da Entente. Sem contar com uma tecnologia bélica expressiva, o governo do Brasil enviou alguns pilotos de avião, o oferecimento de navios militares e apoio médico. A Primeira Guerra teve implicações significativas em nossa economia. A retração econômica sofrida pelas grandes nações industriais européias abriu portas para que o parque industrial se desenvolvesse. (grande exportação de café onde o maior comprador era os EUA);

24 - Surgimento de novos Estados, como a Tchecoslováquia,a Polônia, Iugoslávia, da Hungria e Áustria.

25 Imagens DA PRIMEIRA GUERRA

26 -ARMAMENTOS :-

27 Na primeira Guerra, ocorreu a estreia de armas mortíferas: o tanque e o avião. Os aviões eram biplanos (com duas asas ) e atingiam uma velocidade de até 200km/h. O tanque foi uma invenção inglesa, excelente para enfrentar as trincheiras.

28 -Os aviões eram biplanos,e carregava três tripulantes, armados com metralhadoras e bombas.Outro tipo de arma aérea era o dirigível,usado para bombardear cidades com o objetivo de abalar o moral das populações.

29

30 -Outros armamentos: lança-chamas,submarinos e encouraçados.

31 Comboio alemão de tanques durante a guerra.

32 Comboio aliado transportando provisões durante a guerra.

33 Aviões alemães num campo de pouso, à espera para decolagem. A Cruz de Ferro – era uma antiga condecoração alemã – recebendo numeração para indicar a data de sua emissão. O reverso das cruzes de 1870, 1914 e1939 tem o ano "1813" no braço inferior, simbolizando o ano em que a primeira medalha foi criada

34 Canhão utilizado na Primeira Grande Guerra Mundial.

35 Soldados em repouso, numa trincheira, aguardam o momento de entrar novamente em ação.

36 Carros blindados numa estrada. O aspecto desses carros mostra como era incipiente o uso da mecanização que mais tarde se generalizaria.

37 General Pershing, comandante das tropas americanas na Europa. Marechal von Hindenburg, sob cujo comando estiveram os alemães ao final das operações.

38 Canhões em campo aberto preparando-se para agir.

39 Soldados à frente e, ao fundo, um tanque britânico.

40 Tanque Renault usado na Primeira Guerra Mundial. Bala de canhão usada na Primeira Guerra.

41 Tropas norte- americanas escoltam prisioneiros alemães no final da Primeira Guerra Mundial.

42

43

44 Uma cidade totalmente destruída durante a guerra.

45 A humanidade é louca! Deve ser louca para fazer o que está fazendo. Que massacre! Que cenas de horror e carnificina. Não consigo encontrar palavras para traduzir minhas impressões. O inferno não pode ser tão terrível. Os homens estão loucos! Soldado francês, pouco antes de morrer, vítima da guerra.

46 1- Durante a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos despontaram como uma das mais poderosas potências mundiais. Assinale o fator que colaborou para sua ascensão econômica: a) Sua participação ativa na guerra, desde o início das hostilidades, dominando seus inimigos. b) A posição de neutralidade durante boa parte da guerra, possibilitando- lhes vender produtos industrializados às nações envolvidas no conflito e abastecer outros mercados mundiais. c) O desenvolvimento do mercado interno americano, aliado à suspensão do comércio com o exterior. d) A proibição de praticar a importação e exportação com os países envolvidos na guerra. e) nenhuma resposta está correta. 2 - Sobre as causas da Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta: a) As grandes potências européias buscavam por todos os meios dificultar a expansão econômica do país concorrente, como foi o caso, por exemplo, da Inglaterra e Alemanha. b) O assassinato de Francisco Ferdinando apressou o conflito mundial. c) Rússia encontrava-se em conflito com a Áustria. d) Rússia entra na guerra devido a sua Revolução Bolchevique. e) Nenhuma das alternativas. REVISANDO O CONTEÚDO......

47 3 - A Primeira Guerra Mundial ( ) teve como fator principal a competição econômica entre potências industriais européias, o qual se apresentou sob a forma de rivalidades político-diplomáticas. Nesse sentido opunham-se: a) Alemanha e Áustria. b) Rússia e França. c) Inglaterra e Alemanha. d) Rússia e Inglaterra. e) Alemanha e Sérvia. 4 - Algumas razões influíram na entrada da Rússia na Primeira Guerra, exceto: a) as questões balcânicas. b) o pan-eslavismo. c) o apoio russo às pretensões da Sérvia. d) a disputa com o Império Otomano pelo controle dos Estreitos. e) a rivalidade com os Estados Unidos.

48 5 - Após a Primeira Guerra Mundial, assinou-se o Tratado de Versalhes, com o objetivo de suprimir as possibilidades de uma nova guerra. No entanto, será justamente esse tratado um dos estopins da II Guerra, na medida em que: a) desconsiderou o sentimento nacionalista dos alemães, ao mesmo tempo que não lhes suprimiu o potencial industrial. b) garantiu à Inglaterra e à França o direito de intervenção armada no continente europeu, em especial na Alemanha. c) redividiu a Alemanha em duas áreas de influência, a Alemanha Oriental e Ocidental. d) não incluiu, em suas cláusulas, a condição de desarmamento e o fim do serviço militar obrigatório na Alemanha. e) proibiu o auxílio financeiro de outros países para a reconstrução da Alemanha.

49 6 -Entre os elementos que fazem parte do cenário político europeu anterior à Primeira Guerra Mundial, não podemos incluir: a) a formação de política de alianças entre as principais potências continentais. b) a rivalidade entre a França e a Alemanha em função da região da Alsácia-Lorena. c) as permanentes tensões políticas dentro da península balcânica. d) o interesse da Rússia em conseguir saída pelo mar Mediterrâneo. e) a ameaça socialista da União Soviética. 7 - Os Estados Unidos entraram na 1º Guerra ao lado da Tríplice Entente. Assinale a alternativa que explica as principais razões de sua decisão: a) Pretendiam derrotar a Tríplice Aliança, constituída de países socialistas. b) Consideravam que a Alemanha era uma ameaça ao regime democrático na Europa. c) temiam não recuperar os empréstimos feitos aos ingleses e franceses e pretendiam assegurar o equilíbrio entre as potências européias. d) Pretendiam conquistar colônias alemãs na África e na Ásia. e) Consideravam Inglaterra e França depositárias da cultura ocidental.

50 8. Qual alternativa apresenta a composição correta dos blocos militares, formados antes da Primeira Guerra Mundial: A - Tríplice Aliança (Espanha Itália e Alemanha) e Tríplice Entente (Estados Unidos, França e Japão) B - Tríplice Aliança (Rússia, Alemanha e Itália) e Tríplice Entente (Japão, Alemanha e Grã-Bretanha) C - Tríplice Aliança (França, Alemanha e Rússia) e Tríplice Entente (Portugal, França e Estados Unidos) D - Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, Reino Unido e França) 9. Qual alternativa descreve de forma correta a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial? A - O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente. Também realizou missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares. B - O Brasil enviou soldados, veículos militares, armamentos e munições, atuando diretamente nos campos de batalha da Europa. C - O Brasil ficou neutro durante todo o conflito. D - O Brasil enviou soldados para ajudar na composição das forças militares da Tríplice Aliança.

51 10. Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial? A - A influência dos Estados Unidos na política econômica europeia no início do século XX. B - O descontentamento da Itália e Alemanha com a divisão de territórios na África e Ásia no processo de Neocolonialismo (século XIX). C - A união política, econômica e militar entre Alemanha e Grã- Bretanha. D - O processo de globalização econômica e a formação da União Europeia no final do século XIX. 11. Qual foi o estopim (fato que deu início) da Primeira Guerra Mundial? A - A invasão da Polônia pelo exército alemão. B - A formação do bloco militar composto por Alemanha, Itália e França. C - O assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro. D - A disputa por território no continente americano, principalmente entre Alemanha e Itália.


Carregar ppt "A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914- 1918 ) Prof.Emerson Guimarães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google