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Correio Eletrônico Introdução.

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Apresentação em tema: "Correio Eletrônico Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 Correio Eletrônico Introdução

2 Correio Eletrônico Antes de 1990 era usado apenas no meio acadêmico
Maior volume de mensagem do que o correio convencional

3 Correio Eletrônico Primeira versão do correio eletrônico:
Dificuldade de enviar para um grupo de pessoa Sem estrutura interna n o documento Remetente nunca tinha certeza da entrega da mensagem Dificuldade de gerenciar mensagem, principalmente se vc viajasse Interface pobre, sem integração entre editor de texto o sistema de envio de mensagem Não podia enviar outras mídias

4 Correio Eletrônico Dois padrões: Em 1982: Em 1984:
RFC 821(protocolo de tx) e RFC 822 (formato da msg) Melhorias: RFC 2821 e RFC 2822 Em 1984: O CCITT definiu o X.400 (governo – projeto ruim)

5 Correio Eletrônico Arquitetura Agentes do usuário
Permite que os usuários leiam e enviem mensagens Agentes de transferência de msg (daemons) Que deslocam as mensagens da origem até o destino São processados em segundo plano

6 Correio Eletrônico Características
Os sistemas de correios eletrônicos admitem cinco funções básicas: Composição Transferência Geração de relatórios Exibição Disposição

7 Correio Eletrônico Composição Transferência
Processo que cria mensagens e resposta. Traz facilidades de edição de mensagens e colocação do remetente no campo de resposta Transferência Processo onde a mensagens é enviada do remetente ao destinatário. Normalmente isso é feito entre máquinas sem o conhecimento do usuário.

8 Correio Eletrônico A geração de relatórios A exibição
É responsável por informar ao usuário sobre o que aconteceu com a mensagem. Foi entregue? Foi rejeitada, Perdeu-se? Pode ter implicações legais. A exibição É a parte necessária do sistema para permitir ao usuário destinatário visualizar as informacoes recebidas. O sistema deve estar preparado para interpretar vários formatos de dados, textos, html, imagens, audios, videos, postscript, etc.

9 Correio Eletrônico A disposição
Ultima etapa do sistema para oferecer ao destinatário opções para o que fazer com a mensagem lida. Ex: Guardar, apagar, re-enviar, editar, alterar, etc.

10 Correio Eletrônico Outros sistemas correios eletronicos são capazes de fazer outras coisas complexas. Normalmente são sistemas corporativas utilizadas em empresas. Ex: avisar quando esta de férias, redirecionar para outro quando está viajando.

11 Correio Eletrônico Listas de distribuição Cópias carbonos
Surgiu pela necessidade de distribuir o mesmo mail para mais de uma pessoa. Chefes que tiveram necessidade de encaminhar para seus funcionários. Cópias carbonos Permite inserir outros destinatários Cópias ocultas (BCCs) para que os destinatários não saibam que mais receberam a mensagem.

12 Correio Eletrônico Mensagens de Alta prioridade
Mensagens criptografadas Destinatários alternativos

13 Correio Eletrônico Envelope
É importante saber a distinção entre o Envelope e o conteúdo. O envelope é usado para acomodar o conteúdo, mas também é nela que está as informações de origem, destinos, prioridade, nível de segurança, etc. O envelope é formado por duas partes: Cabeçalho corpo

14 Correio Eletrônico

15 Correio Eletrônico Agentes usuários
São sistemas que possuem interface para que os usuários possam escrever e enviar as mensagens. Podem ter interfaces simples baseado em linha de comando ou gráficos com icones sofisticados.

16 Correio Eletrônico Formas de envio de mensagens
Padrão de endereços tipo: Padrão X.400: /C=US/ST=MASSACHUSETTS/L=CAMBRIDGE/PA=360 MEMORIAL DR./CN=KEN SMITH/ Apelidos, onde o sistema substituem pelo formato orginal.

17 Correio Eletrônico Leitura de correio eletrônico
Normalmente o agente do usuário, quando é acionado faz uma busca na caixa de correio do usuário para verificar as novas correspondencias recebidas. Há varias indicadores, na forma de flags para dizer as mensagens ainda não foram lidas, lidas, enviadas, ou não enviadas.

18 Correio Eletrônico Exemplo de exibição da caixa de correio

19 Correio Eletrônico Formato das mensagens RFC 822
Define como as informações presentes no envelope e cabeçalho devem ser.

20 Correio Eletrônico O campo From é obrigatório e indica quem é reponsável pela mensagem O campo Sender é opcional se for igual ao campo From, mas pode ser diferente para indicar realmente quem mandou a mensagem. Ex: A secretária. O campo Received contem as informações de cada agente de transferência, data, hora e outras informações necessárias para rastrear possíveis bugs no sistema. O Campo Return-Path: é incluído pelo ultimo agente de transferência e seu objetivo é informa como voltar ao remetente O Campo Reply-To: é usando quando a pessoa que redigiu não quer ver a resposta. Este campo também é útil para os usuários terem suas respostas encaminhas para outros s.

21 Correio Eletrônico Campos usados pela mensagem RFC 822

22 Correio Eletrônico MIME- Multipurpose Internet Mail Extensions
Nos primórdios da ARPANET só era importante enviar e receber textos simples baseados em ASCII. Depois do crescimento, o desafio hoje é enviar e receber outros tipos de dados: Mensagens em idiomas com acentos Mensagens em alfabetos não latinos Mensagens em idiomas sem alfabetos Mensagens que não contem textos.

23 Correio Eletrônico MIME- Multipurpose Internet Mail Extensions
A Idéia é manter o uso do formato RFC 822, mas incluir uma estrutura para o corpoda mensagem e definir regras para mensagens que não utilizam o codigo ASCII. As mensagens são enviadas usando o corpo, e só é necessário alterar os programas de envio e recebimentos para interpretarem corretamente os dados.

24 Correio Eletrônico MIME- Multipurpose Internet Mail Extensions
Estrutura incluída no cabeçalho RFC 822

25 Correio Eletrônico MIME- Multipurpose Internet Mail Extension

26 Correio Eletrônico Exemplo: Mensagem com informações alternativas
Dependendo do programa leitor o texto ou a musica pode ser tocada 3 MIMES, a primeira informa que é a msg tem várias partes.

27 Correio Eletrônico SMTP (porta 25)
É um protocolo ASCII muito simples’. Após estabelecer uma conexão, espera o servidor sinalizar se ele pode aceitar receber mensagens. Caso contrário, o cliente termina a comunicação automaticamente. O servidor começa enviando informações sobre sua identificação e depois recebe as informações do cliente. Verifica as informações do remetente e depois confirma se o destinatário existe. Se existir um remetente, o servidor tenta entregar a mensagem. Em ambos os casos, o servidor informará o status ao cliente no de sucesso ou falha.

28 SMTP ( porta 25)

29 Correio Eletrônico SMTP (porta 25) Alguns problemas
Versoes antigas de protocolos não suporta mensagens maiores que 64kb. Timeouts diferentes entre clientes e servidores Envio de mensagens em listas de grupos com reentrância entre dois servidores

30 Correio Eletrônico POP (porta 110)
Protocolo que permite que os agentes clientes possam buscar as mensagens recebidas durante o tempo offline. Usando pelos ISP (Internet Service Provider) para seus clientes discados. POP3, descrito na RFC 1939

31 Correio Eletrônico POP (porta 110)

32 Correio Eletrônico POP (porta 110)
O protocolo exige do cliente três estados em sequência: Autorização – trata do login do usuário Transação – coleta de mensagens de correios eletrônicos do usuário e marcações das mensagens para exclusão da caixa de correio. Atualização – faz as mensagens serem excluídas da caixa de correio.

33 Correio Eletrônico POP . Exemplo:

34 Correio Eletrônico IMAP – Internet Message Access Protocol
Protocolo de recebimento de mensagens semelhante ao POP. Vantagens de acessar sua caixa de mensagens de vários lugares, sem os inconvenientes do POP3 (mensagens espalhadas e exclusivas em várias maquinas).

35 Correio Eletrônico IMAP – Internet Message Access Protocol
Seu princípio básico de funcionamento é não deletar as mensagens do Servidor. Permite ler apenas os cabeçalhos, bom para modens lentos Permite criar várias caixas de mensagens no servidor que podem ser visualizadas em qualquer host pelo usuário.

36 Correio Eletrônico IMAP – Internet Message Access Protocol

37 Correio Eletrônico IMAP – Internet Message Access Protocol
Outras vantagens Filtros – separa msg de chefes, amigos e spam em caixas separadas de mensagens automaticamente. Possibilidade de encaminhar temporariamente para outro endereço de . Resposta automático ao recebimento de uma mensagem, para dizer que está de férias

38 Correio Eletrônico Web Email
Técnica moderna para enviar e receber mensagens a partir do browser. Trata-se uma pagina dinâmica gerada por cgi para funcionar como um agente do cliente. Funciona tal qual uma aplicação padrão de leitor de , limitada aos recurso da web.


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