A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Radiação de Corpo Negro Graziela Luzia. Radiação de Corpo Negro A radiação de corpo negro, ou radiação térmica, é a radiação emitida por qualquer corpo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Radiação de Corpo Negro Graziela Luzia. Radiação de Corpo Negro A radiação de corpo negro, ou radiação térmica, é a radiação emitida por qualquer corpo."— Transcrição da apresentação:

1 Radiação de Corpo Negro Graziela Luzia

2 Radiação de Corpo Negro A radiação de corpo negro, ou radiação térmica, é a radiação emitida por qualquer corpo a partir de sua energia interna. As características desta radiação dependem apenas da Temperatura absoluta do corpo.

3 Radiação de Corpo Negro O que é um Corpo Negro Ideal? O Corpo Negro ideal absorve toda a radiação incidente. (por isso é negro na temperatura ambiente) O Corpo Negro ideal absorve toda a radiação incidente. (por isso é negro na temperatura ambiente) A refletividade é nula e a emissividade é A refletividade é nula e a emissividade é Lei de Kirchhoff: Num corpo negro ideal, em equilíbrio termodinâmico a temperatura T, a radiação total emitida deve ser igual a radiação total absorvida Lei de Kirchhoff: Num corpo negro ideal, em equilíbrio termodinâmico a temperatura T, a radiação total emitida deve ser igual a radiação total absorvida

4 Radiação de Corpo Negro Lei de Stefan-Boltzmann R = T 4 Onde: R – Radiança total = potência total irradiada por unidade de área - constante de Stefan-Boltzmann (com valor de 5,67 x W/m 2 K 4 ) - constante de Stefan-Boltzmann (com valor de 5,67 x W/m 2 K 4 )

5 Radiação de Corpo Negro Lei do deslocamento de Wien max T = constante ou max T max T = constante ou max T constante de Wien: 2,898 x 10-3 m.K

6 Radiação de Corpo Negro Emissividade A emissividade de um corpo é definida como sendo a razão da radiação emitida por este corpo em relação à radiação emitida por um corpo negro. A emissividade de um corpo é definida como sendo a razão da radiação emitida por este corpo em relação à radiação emitida por um corpo negro. Emissividade espectral normal (,T) (ou simplesmente emissividade): É a emissividade do corpo associada um dado comprimento de onda à temperatura T. Emissividade espectral normal (,T) (ou simplesmente emissividade): É a emissividade do corpo associada um dado comprimento de onda à temperatura T. Emissividade total T : É a emissividade que considera todos os comprimentos de onda da radiação emitida pelo corpo a uma dada temperatura T. Emissividade total T : É a emissividade que considera todos os comprimentos de onda da radiação emitida pelo corpo a uma dada temperatura T.

7 Radiação de Corpo Negro Experimento com latas Um experimento para fazer em aula: Material necessário: - Duas latas de alumínio iguais; - Tintas preta e branca; - Dois termômetros; - Uma lâmpada de 100 watts (com interruptor para ligar e desligar);

8 Radiação de Corpo Negro Experimento com latas Um experimento para fazer em aula:

9 Radiação de Corpo Negro Experimento com latas

10

11 Questões

12 Radiação de Corpo Negro Cor das estrelas Cor e Temperatura Estelar A distribuição de radiação emitida por um corpo negro perfeito é caracterizada por uma função de Planck, expressa matematicamente como:

13 Radiação de Corpo Negro Cor das estrelas Cor e Temperatura Estelar A distribuição de radiação emitida por um corpo negro perfeito é caracterizada por uma função de Planck, expressa matematicamente como:

14 Radiação de Corpo Negro Cor das estrelas

15 Relação entre cor e temperatura de uma estrela

16 Referências: [1] [2] [3] [4] _corpo_negro


Carregar ppt "Radiação de Corpo Negro Graziela Luzia. Radiação de Corpo Negro A radiação de corpo negro, ou radiação térmica, é a radiação emitida por qualquer corpo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google