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Integração Contínua: estudo de caso Datasul CRM

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Apresentação em tema: "Integração Contínua: estudo de caso Datasul CRM"— Transcrição da apresentação:

1 Integração Contínua: estudo de caso Datasul CRM
Thiago Moreira

2 Conteúdo Motivação Pesquisas Ferramenta utilizada (Jakarta Gump)
Implatação Conclusão Por que fracassou?

3 Motivação Curiosidade pelo assunto.
Grande dependência entre os projetos. Imcompatibilidade entre projetos.

4 Pesquisa Tudo começou com o livro “Extreme Programming Guia Prático”.
Jakarta Gump Anthill

5 Ferramenta utilizada (Jakarta Gump)
Baseado no Ant e scripts, para gerar os builds. Controle de versão CVS era o único com suporte. Curva de aprendizagem longa. Muitos arquivos de configuração. Gera relátorios para a internet e envia mensagens para responsáveis dos projetos.

6 Ferramenta utilizada (Jakarta Gump)
O projeto Maven possui pequena integração. Atualmente está sendo reescrito. Não possui um release estável.

7 Implantação 1° problema: convencer a gerência que a integração contínua pode melhorar a qualidade do software. Solução: primeiramente uma conversa ao pé do ouvido com um dos gerentes. E depois slides e documentos comprovando a eficiência da integração continua, para os demais gerentes.

8 Implantação 2° problema: ter apoio da gerência, para pesquisar e implantar a integração contínua, numa situação critica da empresa. Solução: pesquisa e implantação nas horas vagas ou depois do horário normal. 3° problema: falta de equipamento. Solução: utilizar um servidor já sobre carregado.

9 Implantação Possuimos cerca de 20 projetos. “Dividir para conquistar”
Primeiramente testar dependência entre dois projetos. (Util e DTCRM)

10 Projeto Util Classes utilitárias: Formatação de datas.
Utilitários para EJB. Serializadores e deserializadores para SOAP. Manipulador de prefêrencias.

11 Projeto DTCRM Coração do sistema CRM (EJB representando entidades do sistema). Cliente País Estado Pedido Produto Registro de ação Histórico de ações Contato Endereço Transportadora Etc...

12 DTCRM depende do Util Projeto Util possui testes unitários.
DTCRM não possuia testes unitários. 1° eram classes que eram geradas a partir do banco de dados (CRUD - Create, Read, Update e Delete). 2° não possuiam muita lógica. 3° eram EJB, precisam ser testadas num servidor de aplicação. Botar um servidor no ar. Efetuar o deploy no servidor. Configurar o cliente para achar o servidor.

13 Implantação Os dois projetos foram integrados, no entanto, só o projeto Util tinha os testes unitários executados. O projeto Util falhando o projeto DTCRM não era processado. Relatórios eram gerado de inter-dependência dos projetos, falhas e sucesso dos builds. Alertas eram enviados aos administradores dos builds.

14 Conclusão Só dois projetos foram integrados.
O projeto acabou no esquecimento. Integração continua de programas J2EE é difícil. Dependência de servidor de aplicação. Montar ambiente (base de dados).

15 Por que fracassou? Falta de apoio da gerência.
Falta de interesse da equipe. Nenhum tempo dedicado a pesquisa. Projetos muito complexos Dificuldade de manter. Falta de equipamento.

16 Integração Contínua: estudo de caso Datasul CRM
Obrigado Thiago Moreira


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