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Integração Contínua: estudo de caso Datasul CRM Thiago Moreira.

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Apresentação em tema: "Integração Contínua: estudo de caso Datasul CRM Thiago Moreira."— Transcrição da apresentação:

1 Integração Contínua: estudo de caso Datasul CRM Thiago Moreira

2 Conteúdo Motivação Pesquisas Ferramenta utilizada (Jakarta Gump) Implatação Conclusão Por que fracassou?

3 Motivação Curiosidade pelo assunto. Grande dependência entre os projetos. Imcompatibilidade entre projetos.

4 Pesquisa Tudo começou com o livro Extreme Programming Guia Prático. Jakarta Gump Anthill

5 Ferramenta utilizada (Jakarta Gump) Baseado no Ant e scripts, para gerar os builds. Controle de versão CVS era o único com suporte. Curva de aprendizagem longa. Muitos arquivos de configuração. Gera relátorios para a internet e envia mensagens para responsáveis dos projetos.

6 Ferramenta utilizada (Jakarta Gump) O projeto Maven possui pequena integração. Atualmente está sendo reescrito. Não possui um release estável.

7 Implantação 1° problema: convencer a gerência que a integração contínua pode melhorar a qualidade do software. Solução: primeiramente uma conversa ao pé do ouvido com um dos gerentes. E depois slides e documentos comprovando a eficiência da integração continua, para os demais gerentes.

8 Implantação 2° problema: ter apoio da gerência, para pesquisar e implantar a integração contínua, numa situação critica da empresa. Solução: pesquisa e implantação nas horas vagas ou depois do horário normal. 3° problema: falta de equipamento. Solução: utilizar um servidor já sobre carregado.

9 Implantação Possuimos cerca de 20 projetos. Dividir para conquistar Primeiramente testar dependência entre dois projetos. (Util e DTCRM)

10 Projeto Util Classes utilitárias: – Formatação de datas. – Utilitários para EJB. – Serializadores e deserializadores para SOAP. – Manipulador de prefêrencias.

11 Projeto DTCRM Coração do sistema CRM (EJB representando entidades do sistema). – Cliente – País – Estado – Pedido – Produto – Registro de ação – Histórico de ações – Contato – Endereço – Transportadora – Etc...

12 DTCRM depende do Util Projeto Util possui testes unitários. DTCRM não possuia testes unitários. – 1° eram classes que eram geradas a partir do banco de dados (CRUD - Create, Read, Update e Delete). – 2° não possuiam muita lógica. – 3° eram EJB, precisam ser testadas num servidor de aplicação. Botar um servidor no ar. Efetuar o deploy no servidor. Configurar o cliente para achar o servidor.

13 Implantação Os dois projetos foram integrados, no entanto, só o projeto Util tinha os testes unitários executados. O projeto Util falhando o projeto DTCRM não era processado. Relatórios eram gerado de inter-dependência dos projetos, falhas e sucesso dos builds. Alertas eram enviados aos administradores dos builds.

14 Conclusão Só dois projetos foram integrados. O projeto acabou no esquecimento. Integração continua de programas J2EE é difícil. – Dependência de servidor de aplicação. – Montar ambiente (base de dados).

15 Por que fracassou? Falta de apoio da gerência. Falta de interesse da equipe. Nenhum tempo dedicado a pesquisa. Projetos muito complexos Dificuldade de manter. Falta de equipamento.

16 Integração Contínua: estudo de caso Datasul CRM Obrigado Thiago Moreira


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