A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Módulo Gerenciamento de Configuração e Mudança (CM)

2 Gerenciamento de Configuração
Um processo de suporte, cuja finalidade é: Identificar, definir e criar uma baseline de itens; Controlar modificações e releases desses itens; Relatar e registrar status dos itens e solicitações de modificação; Assegurar abrangência, consistência e correção dos itens; Controlar armazenamento, gerenciamento e liberação dos itens.

3 Gerenciamento de Mudança
Atividades de controle e rastreamento de mudanças em artefatos. Esse processo continua através do ciclo de vida do projeto à medida que as mudanças acontecem.

4 Visão Geral Os principais aspectos de um Sistema CM são:
Gerenciamento de Solicitações de Mudança; Controle dos Status de Configuração; Gerenciamento da Configuração; Rastreamento de Mudanças; Definição de Versões.

5 Gerenciamento de Configuração e Solicitações de Mudança

6 Gerenciamento de Solicitações de Mudança (CRM)
Abrange a infra-estrutura organizacional necessária para avaliar o custo e programar o impacto de uma mudança solicitada sobre o produto existente. O Gerenciamento de Solicitações de Mudança envolve o trabalho da Equipe de Revisão de Mudança ou do Comitê de Controle de Mudança.

7 Estimativa do Status de Configuração (Métrica)
É utilizada para descrever o 'estado' do produto de acordo com tipo, número, nível e gravidade dos defeitos encontrados e corrigidos durante o desenvolvimento do produto. As métricas desses aspectos são obtidas por meio de auditorias ou de dados brutos e são úteis para determinar o status geral de conclusão do projeto.

8 Gerenciamento de Configuração (CM)
Descreve a estrutura do produto e identifica os itens de sua configuração, que são tratados como entidades de uma única versão no processo de gerenciamento de configuração. O CM trata das definições de configurações, da criação, identificação e obtenção do versionamento de artefatos, como também da rastreabilidade entre as versões.

9 Rastreamento de Mudança
Descreve o que é feito nos componentes, o motivo e a hora da mudança. Funciona como um histórico e um relatório das mudanças. Ele independe da avaliação do impacto causado pelas mudanças propostas, como descrito em 'Gerenciamento de Solicitações de Mudança'.

10 Gerenciamento de Solicitações de Mudança
Solicitação de Mudança (CR) Um artefato formalmente submetido que é usado para rastrear todas as solicitações dos envolvidos (inclusive novas características, solicitações de melhoria, conserto de defeitos, mudança de requisitos etc) junto com as informações de status relacionadas durante todo o ciclo de vida do projeto.

11 Gerenciamento de Solicitações de Mudança
Todo o histórico de mudanças será mantido com a Solicitação de Mudança, o que inclui todas as mudanças de estado, datas e motivos para as mudanças; Essas informações ficam disponíveis para revisões e para fechamento final do projeto.

12 Solicitações de Mudança
Mudanças nos artefatos são propostas através de Solicitações de Mudança (CRs). As CRs são usadas para documentar e controlar defeitos, solicitações de melhorias e qualquer outro tipo de solicitação de mudança no produto. A vantagem das CRs é que elas fornecem um registro das decisões e, devido a seu processo de avaliação, garantem que os impactos das mudanças sejam entendidos no projeto.

13 Solicitações de Mudança
Status de Configuração é utilizado para descrever o 'estado' do produto com base no tipo, número, classificação e gravidade dos defeitos encontrados e corrigidos durante o desenvolvimento do produto. 4 fontes para Status de Configuração: Solicitações de Mudança, Releases de Software, Descrições de Versão de Artefato e Auditorias de Escopo.

14 Solicitações de Mudança
Identificação Problema Atual Mudança Proposta (Originador) Mudança Proposta (Eq. de Rev. de Mudanças ) Resolução Avaliação

15 Solicitações de Mudança
Identificação Projeto: Número da Solicitação de Mudança: Tipo de Mudança: (Problema ou Melhoria) Data de Identificação: Originador: Prioridade da Solicitação de Mudança:

16 Solicitações de Mudança
Problema Atual Descrição do problema identificado: Dano Causado: Melhoria: Novo Requisito: Condições sob as quais o problema foi observado: Origem do problema atual: Impacto do problema atual no Custo ou na Economia:

17 Solicitações de Mudança
Mudança Proposta (Originador) Descrição da mudança proposta: Custo estimado para implementar a mudança proposta:

18 Solicitações de Mudança
Mudança Proposta (Equipe de Revisão de Mudanças) Ação: Aprovada por: Descrição da mudança proposta: Itens de Configuração (artefatos) Afetados: Correção de Erros: Melhoria: Novo Recurso:

19 Solicitações de Mudança
Resolução: Custo estimado para implementar a mudança: Implementador: Tempo real para implementar a mudança: Análise: Implementação: Teste: Documentação: Número de Linhas de Código Afetadas:

20 Solicitações de Mudança
Avaliação Métodos de Teste: Inspeção: Análise: Teste: Plataformas de Teste: Casos de Teste:


Carregar ppt "Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google