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Roteiro Projeto de Produto em Design
LABDI – Laboratório de Gestão e Métodos em Design Industrial UFRJ – EBA / Departamento de Desenho Industrial Prof. Valdir Soares
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Projeto de Produto Para realizar o Projeto de Produto em Design são necessários alguns passos básicos: Acolher a demanda, um tema, um produto Discutir com especialistas, profissionais as questões básicas Definir uma abordagem metodológica e um cronograma das atividades previstas Realizar um levantamento bibliográfico, de tecnologias Definir as possíveis fundamentações teóricas do trabalho Organizar as fichas de concorrentes e/ou similares, os dados bibliográficos Definir o tipos de pesquisas, o aprofundamento que dará ao projeto em face aos seus recursos e disponibilidade. etc, etc,...e muitos outros etcs...dependendo do problema
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Projeto de Produto
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Projeto de Produto Desde o Planejamento, os passos básicos a seguir deverão ser previstos ou prescritos: Escolher o método, suas técnicas e ferramentas Instrumentos de análise (questionários) Coleta e Organização dos dados (tabelas, gráficos) Redação provisória ou preliminar do relatório ou memória de projeto Redação final, apresentação gráfica, modelos Defesa perante demandantes/clientes, divulgação nas mídias focadas em Design
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Elaboração do projeto: várias maneiras ou métodos existentes
Projeto de Produto Elaboração do projeto: várias maneiras ou métodos existentes
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Projeto de Produto Passos iniciais para a organização do projeto:
Determinar os objetivos Identificar e listar as atividades a serem executadas Ordenar as atividades em ordem de precedência Estimar tempo necessário para completar cada etapa, organizando um cronograma Checar se, e quais os recursos necessários estarão disponíveis Se o problema/tema de projeto exige algum tipo de autorização para investigações, entrevistas, fotos de instituições, produtos ou usuários.
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Projeto de Produto 1 – Apresentação (em situações acadêmicas) Capa
Nomes do(s) componente(s)...equipe de projeto Nome da Instituição onde se realiza o projeto Título e subtítulos (se houver) do projeto Local da Instituição e data (ano) Página de rosto Sumário: dando uma ideia geral sobre o conteúdo e facilitando a localização dos tópicos para o leitor
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Projeto de Produto Apresentação oral, defesa do projeto
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Projeto de Produto Apresentação oral, defesa do projeto
O desafio será conseguir um entendimento unânime do conceito e/ou solução adotada
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Projeto de Produto Apresentação oral, defesa do projeto
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Projeto de Produto 1 - Apresentação
Introdução: indica aspectos básicos do projeto para dar uma idéia geral do conteúdo do texto completo Justificativa da escolha: é a expressão do(s) futuro(s) designer(s) sobre os motivos que justificam o projeto. É a ‘venda do peixe’. Parte importante para aceitação da projeto. Deve contemplar a importância ou relevância do tema, o interesse da comunidade humana, social, produtiva, científica ou acadêmica.
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Projeto de Produto 1 - Apresentação
Justificativa da escolha: Algumas pistas para a elaboração, devendo enfatizar: O conhecimento teórico do designer, sua criatividade e capacidade de convencimento, assim como a argumentação. O estágio em que se encontra a tecnologia e as teorias de sustentação ao tema escolhido. Contribuições que os resultados do projeto trará para o processo produtivo demandado, o público alvo previsto e local, regional ou nacional. Possibilidade de descoberta de soluções para aplicações mais gerais ou particulares. Resolução de pontos obscuros.
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Projeto de Produto 1 - Apresentação
Objetivos: pode ser apresentado em dois tipos. Objetivo geral: está ligado a uma visão global do tema e define o que se pretende alcançar com a execução do projeto. Objetivos específicos: atinge o objetivo geral e aplica-o a situações particulares. Verbo no ‘infinitivo’: proporcionar, definir, determinar, demonstrar, comparar, aplicar, documentar, conhecer, avaliar, etc.
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Projeto de Produto 2 – Revisão de Literatura ou Teorias de Base
Importância: nenhum projeto começa do zero, sem um mínimo de investigação. Levantamento e revisão em fontes documentais ou bibliográficas, procurando conhecer soluções, produtos ou pesquisas semelhantes, duplicadas ou já suficientemente exploradas. Fundamentar o projeto, dando sustentação teórica. Procurar: em dicionários, livros, anais, artigos de revistas e periódicos especializados, internet, catálogo de fabricantes/fornecedores. Permitir a reflexão crítica e possibilitando uma visão geral do tema.
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Projeto de Produto Literatura e Teorias de Base
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Projeto de Produto 3 – Metodologia
Não é igual para todos os projetos ou processos de desenvolvimento Deve adequar-se ao problema que está exigindo a intervenção projetual do designer industrial, às hipóteses levantadas, ao tipo de parcerias que se vai entrar em contato.
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Projeto de Produto Método, técnicas & ferramentas ...um passo a passo
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Métodos em Design...uma organização operacional para um projeto
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Veja: LÖBACH, B. Design Industrial... S.Paulo, Blücher, p.139 – O processo de design. BAXTER, M. Projeto de Produto. S.Paulo, Blücher, Caps. 2, 6 e 8. observe as ferramentas descritas no texto. GOMES FILHO, J. Design do Objeto... S.Paulo, Escrituras, 2006.
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Veja: LÖBACH, B. Design Industrial... S.Paulo, Blücher, p.24 – Fundamentos da configuração do ambiente objetual, p. 54- Funções dos produtos industriais, p.156- Estética do design industrial. BAXTER, M. Projeto de Produto. S.Paulo, Blücher, Caps. 3, 4 e 7. observe as ferramentas descritas no texto.
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Veja: LÖBACH, B. Design Industrial... S.Paulo, Blücher, p.24 – Fundamentos da configuração do ambiente objetual, p. 54- Funções dos produtos industriais, p.156- Estética do design industrial. BAXTER, M. Projeto de Produto. S.Paulo, Blücher, Caps. 7 e 9. observe as ferramentas descritas no texto.
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Veja: LÖBACH, B. Design Industrial... S.Paulo, Blücher, p.139 – O processo de design. BAXTER, M. Projeto de Produto. S.Paulo, Blücher, Caps. 5 e 9. observe as ferramentas descritas no texto.
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Projeto de Produto...algumas técnicas & ferramentas
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Projeto de Produto...informações imprescindíveis Conceitos Ergonômicos
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Projeto de Produto ...informações imprescindíveis Funções, Concorrentes e Similares
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Projeto de Produto ...informações imprescindíveis Análise Estrutural
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Projeto de Produto ...informações imprescindíveis Análise Estrutural
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Projeto de Produto ...informações imprescindíveis Análise Estrutural
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Projeto de Produto...informações imprescindíveis
4 – Cronograma É a distinção e hierarquização previa das atividades, É a definição destas, no tempo (previsto para execução). Procurar destacar cada etapa do projeto de forma geral e especificá-las em maior detalhe quando necessário.
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Projeto de Produto Tarefas, tempo & recursos
Etapas / Meses 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1. Planejamento - Consulta ao INPI - Consulta à bibliogr. especializada 2. Concepção - Combinação das alternativas - bla,bla... 3. Projeto Detalhado - Detalhamento do conjunto A - Especificação dos componentes 4. Finalização - Oraganiz. Relatório - Tratamento gráfico-Pranchas - Desenhos Técnicos - Construção –modelo - Apresentação / Banca
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Projeto de Produto 5 – Orçamento
Torna-se importante quando o projeto recebe financiamento ou bolsas por agências próprias: CNPq, FINEP, CAPES e outros órgão regionais. Irá discriminar os gastos com recursos humanos (treinamento, palestras), diárias e passagens, material de consumo (papel, xerox, tinta, disquetes), elementos permanentes (computador, instrumentos específicos) e outros.
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Projeto de Produto ...investigar as alternativas Desenvolvimento de soluções
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Projeto de Produto ...investigar as alternativas Desenvolvimento de soluções
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Projeto de Produto Apresentação, modelos
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Projeto de Produto Apresentação, modelos virtuais
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Projeto de Produto 6 – Referências Bibliográficas
Lista de livros, artigos, publicações e documentos utilizados nas diferentes etapas do projeto. Autor / Título / local / editora / ano / complementos Autor / Título / local na web - url / data
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Projeto de Produto 7 – Anexos e Apêndice
São partes que reforçam as informações contidas no texto sem fazerem parte dele. Apêndice: trechos ou íntegras de textos que auxiliam o leitor a compreender seu projeto, tabelas de fornecedores, materiais, especificações de materiais. Anexos: são instrumentos, tabelas de aferições, desenhos técnicos, pranchas de apresentação, gráficos e figuras que informam sobre o projeto, geralmente criados pelo pesquisador. São colocados ao final do texto. Em algumas estruturas de relatórios, as vezes, o anexo engloba também o apêndice e/ou vem antes da bibliografia.
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Projeto de Produto Apresentação, pranchas
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Projeto de Produto Apresentação, pranchas
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Projeto de Produto Apresentação, pranchas
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Projeto de Produto Apresentação, pranchas
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Projeto de Produto Apresentação, pranchas
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Projeto de Produto Apresentação, pranchas
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Curso de Desenho Industrial
Projeto de Produto UFRJ.EBA. Departamento de Desenho Industrial Av. Pedro Calmon, Reitoria Rio de Janeiro – Brasil
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