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Roteiro Projeto de Produto em Design

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Apresentação em tema: "Roteiro Projeto de Produto em Design"— Transcrição da apresentação:

1 Roteiro Projeto de Produto em Design
LABDI – Laboratório de Gestão e Métodos em Design Industrial UFRJ – EBA / Departamento de Desenho Industrial Prof. Valdir Soares

2 Projeto de Produto Para realizar o Projeto de Produto em Design são necessários alguns passos básicos: Acolher a demanda, um tema, um produto Discutir com especialistas, profissionais as questões básicas Definir uma abordagem metodológica e um cronograma das atividades previstas Realizar um levantamento bibliográfico, de tecnologias Definir as possíveis fundamentações teóricas do trabalho Organizar as fichas de concorrentes e/ou similares, os dados bibliográficos Definir o tipos de pesquisas, o aprofundamento que dará ao projeto em face aos seus recursos e disponibilidade. etc, etc,...e muitos outros etcs...dependendo do problema

3 Projeto de Produto

4 Projeto de Produto Desde o Planejamento, os passos básicos a seguir deverão ser previstos ou prescritos: Escolher o método, suas técnicas e ferramentas Instrumentos de análise (questionários) Coleta e Organização dos dados (tabelas, gráficos) Redação provisória ou preliminar do relatório ou memória de projeto Redação final, apresentação gráfica, modelos Defesa perante demandantes/clientes, divulgação nas mídias focadas em Design

5 Elaboração do projeto: várias maneiras ou métodos existentes
Projeto de Produto Elaboração do projeto: várias maneiras ou métodos existentes

6 Projeto de Produto Passos iniciais para a organização do projeto:
Determinar os objetivos Identificar e listar as atividades a serem executadas Ordenar as atividades em ordem de precedência Estimar tempo necessário para completar cada etapa, organizando um cronograma Checar se, e quais os recursos necessários estarão disponíveis Se o problema/tema de projeto exige algum tipo de autorização para investigações, entrevistas, fotos de instituições, produtos ou usuários.

7 Projeto de Produto 1 – Apresentação (em situações acadêmicas) Capa
Nomes do(s) componente(s)...equipe de projeto Nome da Instituição onde se realiza o projeto Título e subtítulos (se houver) do projeto Local da Instituição e data (ano) Página de rosto Sumário: dando uma ideia geral sobre o conteúdo e facilitando a localização dos tópicos para o leitor

8 Projeto de Produto Apresentação oral, defesa do projeto

9 Projeto de Produto Apresentação oral, defesa do projeto
O desafio será conseguir um entendimento unânime do conceito e/ou solução adotada

10 Projeto de Produto Apresentação oral, defesa do projeto

11 Projeto de Produto 1 - Apresentação
Introdução: indica aspectos básicos do projeto para dar uma idéia geral do conteúdo do texto completo Justificativa da escolha: é a expressão do(s) futuro(s) designer(s) sobre os motivos que justificam o projeto. É a ‘venda do peixe’. Parte importante para aceitação da projeto. Deve contemplar a importância ou relevância do tema, o interesse da comunidade humana, social, produtiva, científica ou acadêmica.

12 Projeto de Produto 1 - Apresentação
Justificativa da escolha: Algumas pistas para a elaboração, devendo enfatizar: O conhecimento teórico do designer, sua criatividade e capacidade de convencimento, assim como a argumentação. O estágio em que se encontra a tecnologia e as teorias de sustentação ao tema escolhido. Contribuições que os resultados do projeto trará para o processo produtivo demandado, o público alvo previsto e local, regional ou nacional. Possibilidade de descoberta de soluções para aplicações mais gerais ou particulares. Resolução de pontos obscuros.

13 Projeto de Produto 1 - Apresentação
Objetivos: pode ser apresentado em dois tipos. Objetivo geral: está ligado a uma visão global do tema e define o que se pretende alcançar com a execução do projeto. Objetivos específicos: atinge o objetivo geral e aplica-o a situações particulares. Verbo no ‘infinitivo’: proporcionar, definir, determinar, demonstrar, comparar, aplicar, documentar, conhecer, avaliar, etc.

14 Projeto de Produto 2 – Revisão de Literatura ou Teorias de Base
Importância: nenhum projeto começa do zero, sem um mínimo de investigação. Levantamento e revisão em fontes documentais ou bibliográficas, procurando conhecer soluções, produtos ou pesquisas semelhantes, duplicadas ou já suficientemente exploradas. Fundamentar o projeto, dando sustentação teórica. Procurar: em dicionários, livros, anais, artigos de revistas e periódicos especializados, internet, catálogo de fabricantes/fornecedores. Permitir a reflexão crítica e possibilitando uma visão geral do tema.

15 Projeto de Produto Literatura e Teorias de Base

16 Projeto de Produto 3 – Metodologia
Não é igual para todos os projetos ou processos de desenvolvimento Deve adequar-se ao problema que está exigindo a intervenção projetual do designer industrial, às hipóteses levantadas, ao tipo de parcerias que se vai entrar em contato.

17 Projeto de Produto Método, técnicas & ferramentas ...um passo a passo

18 Métodos em Design...uma organização operacional para um projeto

19 Veja: LÖBACH, B. Design Industrial... S.Paulo, Blücher, p.139 – O processo de design. BAXTER, M. Projeto de Produto. S.Paulo, Blücher, Caps. 2, 6 e 8. observe as ferramentas descritas no texto. GOMES FILHO, J. Design do Objeto... S.Paulo, Escrituras, 2006.

20 Veja: LÖBACH, B. Design Industrial... S.Paulo, Blücher, p.24 – Fundamentos da configuração do ambiente objetual, p. 54- Funções dos produtos industriais, p.156- Estética do design industrial. BAXTER, M. Projeto de Produto. S.Paulo, Blücher, Caps. 3, 4 e 7. observe as ferramentas descritas no texto.

21 Veja: LÖBACH, B. Design Industrial... S.Paulo, Blücher, p.24 – Fundamentos da configuração do ambiente objetual, p. 54- Funções dos produtos industriais, p.156- Estética do design industrial. BAXTER, M. Projeto de Produto. S.Paulo, Blücher, Caps. 7 e 9. observe as ferramentas descritas no texto.

22 Veja: LÖBACH, B. Design Industrial... S.Paulo, Blücher, p.139 – O processo de design. BAXTER, M. Projeto de Produto. S.Paulo, Blücher, Caps. 5 e 9. observe as ferramentas descritas no texto.

23 Projeto de Produto...algumas técnicas & ferramentas

24 Projeto de Produto...informações imprescindíveis Conceitos Ergonômicos

25 Projeto de Produto ...informações imprescindíveis Funções, Concorrentes e Similares

26 Projeto de Produto ...informações imprescindíveis Análise Estrutural

27 Projeto de Produto ...informações imprescindíveis Análise Estrutural

28 Projeto de Produto ...informações imprescindíveis Análise Estrutural

29 Projeto de Produto...informações imprescindíveis
4 – Cronograma É a distinção e hierarquização previa das atividades, É a definição destas, no tempo (previsto para execução). Procurar destacar cada etapa do projeto de forma geral e especificá-las em maior detalhe quando necessário.

30 Projeto de Produto Tarefas, tempo & recursos
Etapas / Meses 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1. Planejamento - Consulta ao INPI - Consulta à bibliogr. especializada 2. Concepção - Combinação das alternativas - bla,bla... 3. Projeto Detalhado - Detalhamento do conjunto A - Especificação dos componentes 4. Finalização - Oraganiz. Relatório - Tratamento gráfico-Pranchas - Desenhos Técnicos - Construção –modelo - Apresentação / Banca

31 Projeto de Produto 5 – Orçamento
Torna-se importante quando o projeto recebe financiamento ou bolsas por agências próprias: CNPq, FINEP, CAPES e outros órgão regionais. Irá discriminar os gastos com recursos humanos (treinamento, palestras), diárias e passagens, material de consumo (papel, xerox, tinta, disquetes), elementos permanentes (computador, instrumentos específicos) e outros.

32 Projeto de Produto ...investigar as alternativas Desenvolvimento de soluções

33 Projeto de Produto ...investigar as alternativas Desenvolvimento de soluções

34 Projeto de Produto Apresentação, modelos

35 Projeto de Produto Apresentação, modelos virtuais

36 Projeto de Produto 6 – Referências Bibliográficas
Lista de livros, artigos, publicações e documentos utilizados nas diferentes etapas do projeto. Autor / Título / local / editora / ano / complementos Autor / Título / local na web - url / data

37 Projeto de Produto 7 – Anexos e Apêndice
São partes que reforçam as informações contidas no texto sem fazerem parte dele. Apêndice: trechos ou íntegras de textos que auxiliam o leitor a compreender seu projeto, tabelas de fornecedores, materiais, especificações de materiais. Anexos: são instrumentos, tabelas de aferições, desenhos técnicos, pranchas de apresentação, gráficos e figuras que informam sobre o projeto, geralmente criados pelo pesquisador. São colocados ao final do texto. Em algumas estruturas de relatórios, as vezes, o anexo engloba também o apêndice e/ou vem antes da bibliografia.

38 Projeto de Produto Apresentação, pranchas

39 Projeto de Produto Apresentação, pranchas

40 Projeto de Produto Apresentação, pranchas

41 Projeto de Produto Apresentação, pranchas

42 Projeto de Produto Apresentação, pranchas

43 Projeto de Produto Apresentação, pranchas

44 Curso de Desenho Industrial
Projeto de Produto UFRJ.EBA. Departamento de Desenho Industrial Av. Pedro Calmon, Reitoria Rio de Janeiro – Brasil

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