A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLAUDIO STAREC DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO IBICT/UFF 2007 Os desafios da Inteligência Competitiva nas organizações modernas por MSc. Claudio Starec.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLAUDIO STAREC DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO IBICT/UFF 2007 Os desafios da Inteligência Competitiva nas organizações modernas por MSc. Claudio Starec."— Transcrição da apresentação:

1

2 CLAUDIO STAREC DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO IBICT/UFF 2007 Os desafios da Inteligência Competitiva nas organizações modernas por MSc. Claudio Starec por MSc. Claudio Starec

3 2 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Jornalista - Formado em Comunicação Social Doutorando em Ciência da Informação IBICT/UFF Mestre em Ciência da Informação IBICT/UFRJ Especialista em MKT MBA em MKT-FGV Especialista Inteligência Competitiva pela UFRJ/INT/IBICT Repórter especial da Manchete, CNT, Bandeirantes, SBT e Record Diretor Comunicare Educação Corporativa Ex Diretor de MKT Estácio, Campi Madureira, Nova América, Rebouças e Centro I Professor, Coordenador Executivo da Pós-graduação em GIIC Organizador e co-autor livro Gestão Estratégica da Informação e IC – Ed. Saraiva. Co-autor do livro gestão da Educação Corporativa – Ed. Pearson. Diretor Geral da Faculdade Senac Rio Jornalista - Formado em Comunicação Social Doutorando em Ciência da Informação IBICT/UFF Mestre em Ciência da Informação IBICT/UFRJ Especialista em MKT MBA em MKT-FGV Especialista Inteligência Competitiva pela UFRJ/INT/IBICT Repórter especial da Manchete, CNT, Bandeirantes, SBT e Record Diretor Comunicare Educação Corporativa Ex Diretor de MKT Estácio, Campi Madureira, Nova América, Rebouças e Centro I Professor, Coordenador Executivo da Pós-graduação em GIIC Organizador e co-autor livro Gestão Estratégica da Informação e IC – Ed. Saraiva. Co-autor do livro gestão da Educação Corporativa – Ed. Pearson. Diretor Geral da Faculdade Senac Rio Claudio Starec

4 3 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 If you dont have competitive advantage, dont compete. Jack Welch ex-CEO GE If you dont have competitive advantage, dont compete. Jack Welch ex-CEO GE Inteligência e Competição

5 4 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Cenário da Competitividade Das 500 maiores empresas do mundo na década de 70, segundo a revista Fortune, 411 fecharam ou foram vendidas. No Brasil, das 500 maiores empresas listadas pela revista Exame em 1975, apenas 32%, ou 162 empresas, contavam na lista em Fonte: Terra, José Claudio Cyrineu Gestão do Conhecimento (2000)

6 5 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Princípio da Exclusão Competitiva do Prof. Gause (Univ. Moscou) Fonte: Bruce Henderson: As origens da Estratégia.

7 6 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 IC = ARTE DO CAÇADOR

8 7 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Homo Sapiens

9 8 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 A Arte da Estratégia Se conheces bem a si mesmo tanto quanto ao inimigo não temas 100 batalhas; já se conheces apenas a si mesmo ou só conheces o inimigo para cada vitória terá uma derrota; agora, se não conheces a si mesmo nem ao inimigo foges do campo de batalha pois não terá a mínima chance. Sun Tzu - século VI D.C

10 9 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Cenário de Mudanças Hoje, única coisa permanente é a mudança... Heráclito Hoje, única coisa permanente é a mudança... Heráclito

11 10 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Contexto 1.O mercado mudou. 2.Aumento da competitividade em escala global. 3.Mudança do foco em Vendas para Marketing de Relacionamento [rentabilidade nos relacionamentos]. 4.Excesso de oferta. 5.Excassez de clientes.

12 11 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 e mais Pouca eficácia das ações de propaganda. 7. O cliente mudou: está mais exigente e melhor informado (mais opções). 8. O comportamento do consumidor ainda está mudando de forma rapida e radical. 9. Pouca diferenciação dos produtos e serviços. Preços similares e qualidade equivalente. 10. Competição por preços cada vez maior. Margens cada vez menores. 11. Informação é o novo nome do jogo.

13 12 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Informação e Tecnologia

14 13 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Evolução da Sociedade Moderna SOCIEDADE INDUSTRIAL Acesso a bens produzidos por outros SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL Acesso a serviços prestados por outros SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Acesso a informações geradas por outros

15 14 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 q t x y Produzimos mais dados e informações do que somos capazes de sintetizar Um dos maiores problemas que enfrentamos, hoje, não é a falta, mas o excesso de informações disponíveis A Produção de informação Peter Lyman, Hal Varian, EMC 2 study: –o armazenamento digital da produção mundial total de impressos, filmes, registros óticos e magnéticos, hoje, requereria cerca de 1.5 bilhões de gigabytes de memória. –O que equivale a 250 megabytes por pessoa para cada homem, mulher e criança na face da Terra. Fonte: Lyman, Peter and Hal R. Varian, "How Much Information", Cenários de mudanças...

16 15 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 A Terceira Onda Na atualidade vivemos em uma sociedade movida pela informação, na qual a única certeza é a incerteza. Nações, organizações e pessoas que sabem usar o conhecimento também detêm o poder e boa parte das riquezas. Vivemos na era do conhecimento, a chamada terceira onda (TOFLER, 1970). Até 1760 Até 1945Até os dias atuais Força bruta Capital Conhecimento Revolução Industrial 2ª Guerra Mundial Revolução da Informação Fonte: adaptado de material didático da Profa. Elizabeth Gomes

17 16 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Cenário das organizações atuais Descentralização do poder Overdose de informação Envoltas por tecnologias emergentes (Kevin Kelly, New Rules for the New Economy) OCDE: Conhecimento gera 55% da riqueza mundial!!! (2004) As 100 Maiores (Fortune) investiram em 2004 média de 3% do faturamento em iniciativas de gestão da informação/conhecimento. As empresas não competirão mais com produtos ou serviços, a competição se dará cada vez mais com informação. (Peter Drucker) 57,7 % das empresas brasileiras já adotam alguma prática de gestão da informação, seja formal ou informal. E, das que não adotam, a maioria pretende fazê-lo. Fonte: E-consulting- 2005

18 17 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Saturados de lixo informacional Nós estamos confusos e inseguros com o volume de informação disponível e descartável que nos atinge todos os dias e, também, devido a grande quantidade de ofertas e possibilidades existentes... Nós estamos confusos e inseguros com o volume de informação disponível e descartável que nos atinge todos os dias e, também, devido a grande quantidade de ofertas e possibilidades existentes...

19 18 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Informação e Conhecimento Fonte: Nathan Shedroff

20 19 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 O Contexto informacional O CAOS DOCUMENTÁRIO A OVERDOSE DA INFORMAÇÃO A TSUMANI TECNOLÓGICA A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO O CAOS DOCUMENTÁRIO A OVERDOSE DA INFORMAÇÃO A TSUMANI TECNOLÓGICA A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO Fonte: adaptado da Profª. Dra. Rosali Fernandez

21 20 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 A riqueza da informação gera a pobreza da atenção. Shapiro (Economia da Informação) A riqueza da informação gera a pobreza da informação. Claudio Starec Cenários de mudanças...

22 21 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Hierarquia da Informação Dados..... Públicos e Publicados Inteligência..... Informação que é ativa e usada para tomada de decisão. Informação..... Dados analisados, valor agregado. Fonte: Shaker, Gembicki 1999)

23 22 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 DADOS INFORMAÇÃO INTELIGÊNCIA CONHECIMENTO COMUNICAÇÃO Inteligência em Ação...

24 23 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 A Missão da Empresa... R R esultado INTELIGÊNCIA

25 24 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Cadeia de Valor da Inteligência Fonte:Adaptado de KOTLER, Philip, 2002 CADEIA DE VALOR CADEIA DE VALOR INFORMAÇÃO DADO Conhecimento CONTEXTO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO EXPERIÊNCIA INTELIGÊNCIA AÇÃO

26 25 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Hierarquia da Informação 80% 15% 5% 20% 25% 55% Fonte: Shaker, Gembicki, 1999 Inteligência Informação Dados

27 26 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Exemplo Dado Uma Bolsa Informação MARCA LV Conhecimento Para ele é muito cara; Para ela é muito chique; Para o mercado virou coqueluche; Para nós é algo que não precisamos, que compramos sem ter o dinheiro para mostrar para quem não gostamos.

28 27 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Sem boas informações é impossível tomar boas decisões.

29 28 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Informação e Tomada de Decisão O QUE PEDE O QUE OBTEM CEO E A INFORMAÇÃO O QUE CONHECE INFO. RELEVANTE Fonte: AGUILLAR, Joseph Francis. Scanning The Business Enviroment. New Tork: Macmillan, 1967.

30 29 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Cara ou coroa ? Resultado: 50% das decisões fracassam Resultado: 50% das decisões fracassam Intuição (feeling) Conselhos Estilo Pessoal Experiência Acumulada chutometria ou achometria Intuição (feeling) Conselhos Estilo Pessoal Experiência Acumulada chutometria ou achometria

31 30 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Ação Organizacional Tomada de Decisões Processamento da informação Construção de conhecimento Conversão da informação Criação de significado Interpretação da informação Informação e Tomada de Decisão

32 31 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Desafios da IC... levar informação certa para a pessoa certa, no lugar certo, no momento certo e com tecnologia adequada, sensibilizando a alta administração e toda a organização. Adaptado de McKenna... levar informação certa para a pessoa certa, no lugar certo, no momento certo e com tecnologia adequada, sensibilizando a alta administração e toda a organização. Adaptado de McKenna

33 32 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Informação, educação e riqueza Como regra geral, o homem mais bem sucedido na vida é aquele que dispõe das melhores informações... (?) Benjamim Disraeli - político

34 33 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 É o uso da informação, não sua simples existência, que permite aos gestores tomar decisões melhores, aprender com clientes e concorrentes e monitorar os resultados...Nosso fascínio pela tecnologia nos faz esquecer o objetivo principal da informação: Informar. Todos os computadores do mundo de nada servirão se seus usuários não estiverem interessados na informação que esses computadores podem gerar. Thomas H. Davenport (1998) – Ecologia da Informação Não basta ter é preciso usar a informação!

35 34 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 FÓRMULA PARA IC IC = I r x Kª IC = Resultado IC = I r x Kª IC = Resultado

36 35 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Informação X Conhecimento A nova Revolução Incorporar novos saberes aos conhecimentos estabelecidos

37 36 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Em uma economia globalizada, as organizações precisam contar com informações de seus ambientes interno e externo, valendo-se de mecanismos e meios adequados à sua obtenção. Informação Corporativa Sistema de Informação Corporativa Combinação de processos relacionados ao ciclo informacional dos setores científico e produtivo, dependendo de pessoas e da tecnologia, organizados para o alcance de objetivos voltados à inovação e desenvolvimento. Informação e Ambiente de negócios

38 37 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 PapelAtuação Constitui um sistema de coleta, tratamento, análise e disseminação sistemática da informação estratégica para a organização viabilizando seu uso no processo decisório. A IC trabalha como um radar, orientado para monitorar, detectar e interpretar os sinais do ambiente relativos a organização. Oportunidade ! Desastre ! [Ameaças] Tendências ! Resultados Fonte:Carlos Alberto Schneider, Dr.-Ing. Superintendente Geral da CERTI Monitorando o ambiente competitivo

39 38 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 IC dá o norte…

40 39 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 O Mercado da FORD O consumidor pode optar por comprar qualquer tipo de carro; desde que seja FORD, MODELO T e PRETO Henry Ford

41 40 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 GM X FORD Entre 1920 e 23, a participação da Ford caiu de 55 para 12%... A GM adotou a estratégia de projetar e oferecer um carro para cada possibilidade e personalidade A GM adotou a estratégia de projetar e oferecer um carro para cada possibilidade e personalidade

42 41 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Hoje 1 1

43 42 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 A KODAK x CELULAR

44 43 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Política Externa EUA Cardápio Calorias Refeição Saúde Cheque Cultura Bem estar Justificativa Acompanhando Tendências Nutricionista

45 44 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Casos Reais Brasileiros Direct TV Natura CTBC Telecom Telemar TIM Embraer Petrobrás IBM Rhodia Siemens AT&T Shell Banco do Brasil SEBRAE Star One FCC Camargo Correa

46 45 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Sem rumo... Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Alice no País das Maravilhas Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Alice no País das Maravilhas

47 46 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO Acompanhar tendências é uma questão de sobrevivência.

48 47 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO Preste atenção aos sinais do mercado

49 48 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO Monitorar e analisar o ambiente competitivo é vital...

50 49 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO Analisar o ambiente é um processo que tem começo, meio e...

51 50 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO A base para o sucesso é o pessoal comprometido!

52 51 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO Inteligência Competitiva não é: Espionagem......

53 52 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO IC é prever a próxima "jogada"do seu concorrente

54 53 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO IC ajuda a identificar novas oportunidades de negócios

55 54 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO IC diminui o risco do processo de tomada de deicão

56 55 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO IC não se presta apenas a apagar incêndios

57 56 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Quiz… 1.IC é um processo que tem começo, meio e _______. 2. Inteligência Competitiva é uma espécie de _________. 3. Sem boas informações é __________________. 4. Daqui para frente a competição não de dará com produtos ou serviços, mas sim com __________. (P.Drucker) 5. As empresas não vendem serviços ou produtos; vendem ______________; e os seus clientes compram_________. 6. O maior concorrente das organizações modernas é a _______________ % dos problemas das organizações são de ___________ ou de ___________. 8. Só haverá dois tipos de profissionais de IC: os rápidos e os __________. 9. A palavra que melhor define o sucesso de uma empresa é _____________. 10. ___________ e ___________ são os principais ativos da sociedade moderna.

58 57 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 MBA EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA Planejamento estratégico em Inteligência Competitiva - 32 Gestão da Informação e da comunicação corporativa - 32 Mapas estratégicos em Inteligência Competitiva - 32 Gestão do capital intelectual e cultura organizacional - 32 Formação de consultores em Inteligência Competitiva - 32 Cenários competitivos - 24 Inteligência competitiva - 48 Benchmarking - 24 Gestão da segurança da informação -24 Tecnologia da informação - 24 Projeto Integrador, Tópicos Especiais e Publicação técnico- científica de pesquisa aplicada na área de Gestão - 56

59 58 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 PRIMEIRO LIVRO DA PÓS

60 59 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007 Referências DAVENPORT, Thomas. Ecologia da Informação. Ed. Futura: SP, GOMES, Elizabeth e BRAGA, Fabiane.Inteligência Competitiva – como transformar informação num negócio lucrativo. Ed. Campus: RJ, MILLER, Stephen e PRESCOTT, John. Inteligência Competitiva na Prática. Ed. Campus: RJ, PRUSAK, Laurence & MCGEE, James.Gerenciamento Estratégico da Informação. Ed. Campus: RJ, STAREC, Claudio, GOMES, Elizabeth e BEZERRA, Jorge. A Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva. Ed. Saraiva: RJ, 2005

61 60 CLAUDIO STAREC WORKSHOP INTELIGÊNCIA COMPETITIVA FATEC SENAC RIO 2007


Carregar ppt "CLAUDIO STAREC DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO IBICT/UFF 2007 Os desafios da Inteligência Competitiva nas organizações modernas por MSc. Claudio Starec."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google