A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA – INDIVÍDUO E SOCIEDADE JANDERSON – CIC/2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA – INDIVÍDUO E SOCIEDADE JANDERSON – CIC/2013."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA – INDIVÍDUO E SOCIEDADE JANDERSON – CIC/2013

2 PODE-SE VIVER SÓ?

3 MONTESQUIEU A tristeza origina-se num coração solitário. A tristeza origina-se num coração solitário.

4 PARA VOCÊS, O QUE É SOLIDÃO? ELA EXISTE, DE FATO?

5 TIPOS DE SOLIDÃO SOLIDÃO MATERIAL – morar sozinho. SOLIDÃO MATERIAL – morar sozinho. SOLIDÃO MORAL – ser sozinho na vida. SOLIDÃO MORAL – ser sozinho na vida. SOLIDÃO INTELECTUAL – não ter ninguém para te contar algo. SOLIDÃO INTELECTUAL – não ter ninguém para te contar algo. O isolamento é uma coisa terrível. Não eliminamos apenas a liberdade, mas também a presença dos outros. (Yves Michaud, filósofo francês)O isolamento é uma coisa terrível. Não eliminamos apenas a liberdade, mas também a presença dos outros. (Yves Michaud, filósofo francês)

6 O HOMEM X RELAÇÃO DIVINA Precisamos dos outros para existir. E também precisamos, às vezes, de nos isolar para refletir sobre todas as coisas. Yves Michaud Há grupos religiosos que escolhem a solidão para ficarem sozinhos com Deus. Mesmo assim, estão sozinhos? Há grupos religiosos que escolhem a solidão para ficarem sozinhos com Deus. Mesmo assim, estão sozinhos?

7 É DIFÍCIL BASTAR-SE A SI MESMO! COM RELAÇÃO À VIDA MATERIAL, NÃO PODEMOS VIVER SOZINHOS. PRECISAMOS CONSTANTEMENTE DOS OUTROS PARA COM ELES TROCAR AS MAIS DIVERSAS COISAS.

8 AS CRIANÇAS SELVAGENS AMALA E KAMALA VICTOR DER LÀVEYRON, DESCOBERTO E CRIADO POR UM MÉDICO, O DOUTOR ITARD.

9 O HOMEM, UM ANIMAL SOCIAL NO INÍCIO, NÃO EXISTIA UM INDIVÍDUO TOTALMENTE SOZINHO, NEM PRIMEIRO EU, MAS EU E OS OUTROS, O GRUPO, A CÉLULA FAMILIAR, A SOCIEDADE. O HOMEM É UM ANIMAL SOCIAL E POLÍTICO (ARISTÓTELES). NO INÍCIO, NÃO EXISTIA UM INDIVÍDUO TOTALMENTE SOZINHO, NEM PRIMEIRO EU, MAS EU E OS OUTROS, O GRUPO, A CÉLULA FAMILIAR, A SOCIEDADE. O HOMEM É UM ANIMAL SOCIAL E POLÍTICO (ARISTÓTELES).

10 O GRUPO IMPÕEM SUAS REGRAS AS REGRAS, OS COMPORTAMENTOS E OS PRINCÍPIOS MORAIS DEPENDEM DO GRUPO SOCIAL. AS REGRAS, OS COMPORTAMENTOS E OS PRINCÍPIOS MORAIS DEPENDEM DO GRUPO SOCIAL. Eu me visto assim porque tenho tal idade e porque aqueles que têm a minha Idade se vestem assim.

11 A LINGUAGEM Quando, por exemplo, dizemos: é isso que quero dizer ou não, não é isso que quero dizer, temos a impressão de poder decidir sozinhos. Não é verdade: a linguagem é um instrumento de uso individual, mas que só existe numa base coletiva, porque há regras e significados linguísticos que são partilhados.

12 O TEMPO NOS LIGA AOS OUTROS O TEMPO PASSA PARA NÓS DE UMA MANEIRA SUBJETIVA. O TEMPO PASSA PARA NÓS DE UMA MANEIRA SUBJETIVA. O TEMPO ADQUIRE UM CARÁTER UNIVERSAL, OBJETIVO E IDÊNTICO A TODOS GRAÇAS ÀS CONVENÇÕES SOCIAIS. O TEMPO ADQUIRE UM CARÁTER UNIVERSAL, OBJETIVO E IDÊNTICO A TODOS GRAÇAS ÀS CONVENÇÕES SOCIAIS. AINDA QUE VIVAMOS NUM CERTO ISOLAMENTO, NUMA CERTA SOLIDÃO, ELA ESTÁ IMPREGNADA PELA PRESENÇA DOS OUTROS. AINDA QUE VIVAMOS NUM CERTO ISOLAMENTO, NUMA CERTA SOLIDÃO, ELA ESTÁ IMPREGNADA PELA PRESENÇA DOS OUTROS.

13 SOCIEDADE E GLOBALIZAÇÃO A GLOBALIZAÇÃO IMPÕE AO INDIVÍDUO: a) RACIONALIDADE SOCIAL; b) RESPONSABILIDADE SOCIAL; c) A AFIRMAÇAÕ DE SUA INDIVIDUALIDADE E INDEPENDÊNCIA.

14 O SER HUMANO BUSCA MAIS PODER E AUTONOMIA. BUSCA MAIS PODER E AUTONOMIA. É UM SER SOCIAL – SOMENTE COM A VIDA SOCIAL PODE SER LIVRE. É UM SER SOCIAL – SOMENTE COM A VIDA SOCIAL PODE SER LIVRE. ESTÁ INSERIDO NUMA REDE SOCIAL. ESTÁ INSERIDO NUMA REDE SOCIAL.

15 REDE SOCIAL INFLUENCIA NOSSA INDIVIDUALIDADE. A) TRANSMISSÃO B) RECEPÇÃO C) CRÍTICA D) PROPOSTA

16 PARA REFLEXÃO QUE DIREITOS TEM O INDIVÍDUO EM RELAÇÃO À SOCIEDADE? QUE DIREITOS TEM O INDIVÍDUO EM RELAÇÃO À SOCIEDADE? QUE DIREITOS TEM A COLETIVIDADE EM RELAÇÃO AO INDIVÍDUO? QUE DIREITOS TEM A COLETIVIDADE EM RELAÇÃO AO INDIVÍDUO?


Carregar ppt "FILOSOFIA – INDIVÍDUO E SOCIEDADE JANDERSON – CIC/2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google