A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia Política Mozart Lacerda Filho. POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA POLÍTICA? De início, podemos dizer que é importante, no contexto atual, refletir sobre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia Política Mozart Lacerda Filho. POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA POLÍTICA? De início, podemos dizer que é importante, no contexto atual, refletir sobre."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia Política Mozart Lacerda Filho

2 POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA POLÍTICA? De início, podemos dizer que é importante, no contexto atual, refletir sobre os valores, as regras sociais e políticas, os direitos, as liberdades e muitos outros conceitos que encontramos em nossa sociedade e no mundo em geral.

3 A reflexão filosófica acerca da política contribui para nossa educação enquanto cidadãos e nos fornece uma base para o exercício da cidadania. POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA POLÍTICA?

4 É preciso dizer que em Filosofia Política não se posicionar é nada fazer; POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA POLÍTICA? nada fazer é compactuar com o que está estabelecido... seja lá o que for.

5 POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA POLÍTICA? Portanto, em Filosofia Política a ausência de convicção leva à imobilidade das coisas.

6 Filosofia Política é a reflexão filosófica sobre qual é a melhor maneira de organizar nossa vida coletiva: Conceituando a Filosofia Política a) No âmbito de nossas instituições políticas.

7 b) No âmbito de nossas práticas sociais. c) No âmbito de nosso sistema econômico. d) No âmbito de nossa vida familiar. Conceituando a Filosofia Política

8 O que faz o filósofo político? Busca estabelecer princípios básicos que; a) Justifiquem uma forma de Estado. b) Mostrem que os indivíduos possuem certos direitos inalienáveis. c) Mostrem como os recursos materiais da sociedade deveriam ser distribuídos entre seus membros.

9 1ª) Analisar e interpretar seus conceitos; 2ª) Aplicar essa interpretação às instituições políticas e sociais. Duas tarefas da filosofia política

10 A Filosofia Política é uma disciplina normativa. Tenta estabelecer normas ideais. Tenta descobrir como as coisas devem ser. Questões conceituais e normativas

11 Os filósofos políticos também tentam descobrir como as coisas são. Questões empíricas

12 A filosofia política e os outros campos do conhecimento História e Filosofia Política: Analisa o contexto histórico; Descreve as circunstâncias políticas em que os filósofos viveram; Traça a história das idéias dos filósofos políticos.

13 Ciência Política e Filosofia Política: Descreve os sistemas políticos concretos; Analisa suas características; Compara sistemas políticos; Explica as origens de suas leis. Filosofia Política: Realiza uma análise crítica dos fundamentos desses sistemas. A filosofia política e os outros campos do conhecimento

14 Economia e Filosofia Política: Analisa os sistemas econômicos; Trata sobre a distribuição de bens numa determinada sociedade. Por exemplo: Na sociedade X quem possui riqueza? Filosofia Política: Questiona que regra ou princípio deve regular a distribuição de riqueza? A filosofia política e os outros campos do conhecimento

15 Ética e Filosofia Política: Também é normativa; A Ética questiona: o que é justiça? A Filosofia política questiona: como deve ser uma sociedade justa? A filosofia política e os outros campos do conhecimento


Carregar ppt "Filosofia Política Mozart Lacerda Filho. POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA POLÍTICA? De início, podemos dizer que é importante, no contexto atual, refletir sobre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google