A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTIGO CIENTÍFICO OU ACADÊMICO Profa. Dra. Valeria Iensen Bortoluzzi (UNIFRA)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTIGO CIENTÍFICO OU ACADÊMICO Profa. Dra. Valeria Iensen Bortoluzzi (UNIFRA)"— Transcrição da apresentação:

1 ARTIGO CIENTÍFICO OU ACADÊMICO Profa. Dra. Valeria Iensen Bortoluzzi (UNIFRA)

2 PARTES DO ARTIGO No mundo: IMRD (Swalles, 1990) Introdução Metodologia Resultados Discussão No Brasil: ABNT Resumo Introdução Revisão de Literatura Metodologia Resultado e discussão Considerações finais

3 O ARTIGO PASSO A PASSO Resumo objetivo; objetivo metodologia; metodologia resultados; resultados discussão/conclusão; discussão/conclusão contextualização; contextualização reflexão/ideias principais; reflexão/ideias principais organização do texto.

4 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: ESTUDO DE CASO NA DANISCO S/A José Cláudio Notário Júnior, Ligia Maria dos Santos Assef, Milena Bertão Tognon, Regiane Premoli Barbosa, Tatiana Sayuri Yassuda RESUMO O presente trabalho analisou a eficácia da comunicação empresarial como fator de desenvolvimento empresarial, observando a relação da empresa com seus públicos interno e externo, denominado de stakeholders. A metodologia utilizada consistiu no uso da pesquisa de campo exploratória, a partir do estudo de caso da empresa Danisco S/A de Pirapozinho/SP, abrangendo pesquisa em fontes secundárias de livros e artigos publicados e as disponibilizadas pela organização, e realização de entrevista com o responsável pelo Recursos Humanos, departamento que cuida da implantação e acompanhamento da efetivação das ações de comunicação da empresa. A pesquisa possibilitou investigar e avaliar o fenômeno contemporâneo da Comunicação Empresarial em um contexto real, evidenciando os caminhos que são seguidos para sua efetivação e consolidação de imagem dos negócios realizados perante a comunidade. É preciso observar que os resultados obtidos destacam a realidade da empresa alvo de estudo, não devendo ser generalizados como realidade de outras organizações. Palavras-Chave: comunicação empresarial; eficácia gestacional; estratégia.

5 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: ESTUDO DE CASO NA DANISCO S/A José Cláudio Notário Júnior, Ligia Maria dos Santos Assef, Milena Bertão Tognon, Regiane Premoli Barbosa, Tatiana Sayuri Yassuda RESUMO O presente trabalho analisou a eficácia da comunicação empresarial como fator de desenvolvimento empresarial, observando a relação da empresa com seus públicos interno e externo, denominado de stakeholders. A metodologia utilizada consistiu no uso da pesquisa de campo exploratória, a partir do estudo de caso da empresa Danisco S/A de Pirapozinho/SP, abrangendo pesquisa em fontes secundárias de livros e artigos publicados e as disponibilizadas pela organização, e realização de entrevista com o responsável pelo Recursos Humanos, departamento que cuida da implantação e acompanhamento da efetivação das ações de comunicação da empresa. A pesquisa possibilitou investigar e avaliar o fenômeno contemporâneo da Comunicação Empresarial em um contexto real, evidenciando os caminhos que são seguidos para sua efetivação e consolidação de imagem dos negócios realizados perante a comunidade. É preciso observar que os resultados obtidos destacam a realidade da empresa alvo de estudo, não devendo ser generalizados como realidade de outras organizações. Palavras-Chave: comunicação empresarial; eficácia gestacional; estratégia.

6 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: ESTUDO DE CASO NA DANISCO S/A José Cláudio Notário Júnior, Ligia Maria dos Santos Assef, Milena Bertão Tognon, Regiane Premoli Barbosa, Tatiana Sayuri Yassuda RESUMO O presente trabalho analisou a eficácia da comunicação empresarial como fator de desenvolvimento empresarial, observando a relação da empresa com seus públicos interno e externo, denominado de stakeholders. A metodologia utilizada consistiu no uso da pesquisa de campo exploratória, a partir do estudo de caso da empresa Danisco S/A de Pirapozinho/SP, abrangendo pesquisa em fontes secundárias de livros e artigos publicados e as disponibilizadas pela organização, e realização de entrevista com o responsável pelo Recursos Humanos, departamento que cuida da implantação e acompanhamento da efetivação das ações de comunicação da empresa. A pesquisa possibilitou investigar e avaliar o fenômeno contemporâneo da Comunicação Empresarial em um contexto real, evidenciando os caminhos que são seguidos para sua efetivação e consolidação de imagem dos negócios realizados perante a comunidade. É preciso observar que os resultados obtidos destacam a realidade da empresa alvo de estudo, não devendo ser generalizados como realidade de outras organizações. Palavras-Chave: comunicação empresarial; eficácia gestacional; estratégia.

7 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: ESTUDO DE CASO NA DANISCO S/A José Cláudio Notário Júnior, Ligia Maria dos Santos Assef, Milena Bertão Tognon, Regiane Premoli Barbosa, Tatiana Sayuri Yassuda RESUMO O presente trabalho analisou a eficácia da comunicação empresarial como fator de desenvolvimento empresarial, observando a relação da empresa com seus públicos interno e externo, denominado de stakeholders. A metodologia utilizada consistiu no uso da pesquisa de campo exploratória, a partir do estudo de caso da empresa Danisco S/A de Pirapozinho/SP, abrangendo pesquisa em fontes secundárias de livros e artigos publicados e as disponibilizadas pela organização, e realização de entrevista com o responsável pelo Recursos Humanos, departamento que cuida da implantação e acompanhamento da efetivação das ações de comunicação da empresa. A pesquisa possibilitou investigar e avaliar o fenômeno contemporâneo da Comunicação Empresarial em um contexto real, evidenciando os caminhos que são seguidos para sua efetivação e consolidação de imagem dos negócios realizados perante a comunidade. É preciso observar que os resultados obtidos destacam a realidade da empresa alvo de estudo, não devendo ser generalizados como realidade de outras organizações. Palavras-Chave: comunicação empresarial; eficácia gestacional; estratégia.

8 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: ESTUDO DE CASO NA DANISCO S/A José Cláudio Notário Júnior, Ligia Maria dos Santos Assef, Milena Bertão Tognon, Regiane Premoli Barbosa, Tatiana Sayuri Yassuda RESUMO O presente trabalho analisou a eficácia da comunicação empresarial como fator de desenvolvimento empresarial, observando a relação da empresa com seus públicos interno e externo, denominado de stakeholders. A metodologia utilizada consistiu no uso da pesquisa de campo exploratória, a partir do estudo de caso da empresa Danisco S/A de Pirapozinho/SP, abrangendo pesquisa em fontes secundárias de livros e artigos publicados e as disponibilizadas pela organização, e realização de entrevista com o responsável pelo Recursos Humanos, departamento que cuida da implantação e acompanhamento da efetivação das ações de comunicação da empresa. A pesquisa possibilitou investigar e avaliar o fenômeno contemporâneo da Comunicação Empresarial em um contexto real, evidenciando os caminhos que são seguidos para sua efetivação e consolidação de imagem dos negócios realizados perante a comunidade. É preciso observar que os resultados obtidos destacam a realidade da empresa alvo de estudo, não devendo ser generalizados como realidade de outras organizações. Palavras-Chave: comunicação empresarial; eficácia gestacional; estratégia.

9 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: ESTUDO DE CASO NA DANISCO S/A José Cláudio Notário Júnior, Ligia Maria dos Santos Assef, Milena Bertão Tognon, Regiane Premoli Barbosa, Tatiana Sayuri Yassuda RESUMO O presente trabalho analisou a eficácia da comunicação empresarial como fator de desenvolvimento empresarial, observando a relação da empresa com seus públicos interno e externo, denominado de stakeholders. A metodologia utilizada consistiu no uso da pesquisa de campo exploratória, a partir do estudo de caso da empresa Danisco S/A de Pirapozinho/SP, abrangendo pesquisa em fontes secundárias de livros e artigos publicados e as disponibilizadas pela organização, e realização de entrevista com o responsável pelo Recursos Humanos, departamento que cuida da implantação e acompanhamento da efetivação das ações de comunicação da empresa. A pesquisa possibilitou investigar e avaliar o fenômeno contemporâneo da Comunicação Empresarial em um contexto real, evidenciando os caminhos que são seguidos para sua efetivação e consolidação de imagem dos negócios realizados perante a comunidade. É preciso observar que os resultados obtidos destacam a realidade da empresa alvo de estudo, não devendo ser generalizados como realidade de outras organizações. Palavras-Chave: comunicação empresarial; eficácia gestacional; estratégia.

10 Introdução Quadro instrucional maior em que insere a pesquisa; Objeto da pesquisa/do texto; Questões de pesquisa; Objetivo da pesquisa; Justificativa; Metodologia; Indicação da fundamentação teórica geral; Organização geral do texto. O ARTIGO PASSO A PASSO

11 Revisão da Literatura (Fundamentação Teórica) Estabelecer interesse profissional no tópico; Fazer generalizações do tópico; Citar pesquisas prévias; Estender pesquisas prévias; Contra-argumentar pesquisas prévias; Indicar lacunas em pesquisas prévias. O ARTIGO PASSO A PASSO

12 Metodologia Descrever o tipo de pesquisa (qualitativa/quantitativa); Delimitar o objeto de pesquisa; Apresentar os procedimentos de coleta de dados; Apresentar os critérios de intervenção nos dados; Descrever as formas de apresentação dos resultados. O ARTIGO PASSO A PASSO

13 Resultados e discussão Recapitulação da informação metodológica; Declaração dos resultados; Explicação do final (in)esperado; Avaliação da descoberta; Comparação da descoberta com a literatura; Generalização; Resumo; Conclusão. O ARTIGO PASSO A PASSO

14 Considerações finais Generalização; Resumo; Conclusão; Sugestão de futuras pesquisas. O ARTIGO PASSO A PASSO

15 LINGUAGEM DO/NO ARTIGO ACADÊMICO Uso ou não da primeira pessoa e do impessoal; Tempos verbais; Construção frasal; Formas de referência e autoria;

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, MOTTA-ROTH, Désirée (org.). Redação acadêmica : princípios básicos. Santa Maria, RS: UFSM, Imprensa Universitária, 2001.


Carregar ppt "ARTIGO CIENTÍFICO OU ACADÊMICO Profa. Dra. Valeria Iensen Bortoluzzi (UNIFRA)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google