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Catia Francieli Juliana Kelly Larisa Marciane Mariolane Michele Sucelaine ASPECTOS COMPLEMENTARES SOBRE ATIVOS INTANGÍVEIS.

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1 Catia Francieli Juliana Kelly Larisa Marciane Mariolane Michele Sucelaine ASPECTOS COMPLEMENTARES SOBRE ATIVOS INTANGÍVEIS

2 ATIVOS INTANGíVEIS Podem ser idéias, marcas, maneiras de trabalhar, franquias, entre outras.

3 NATUREZA DOS ATIVOS INTANGíVEIS Existem várias maneiras para classificá- los. Exemplo: - Gastos com Goodwill e Software – São Investimentos. - Gatos com marcas, direitos autorais, conhecimento, pesquisa e desenvolvimento de mercado - São Despesas.

4 Existem 6 atividades principais dos Ativos Intangíveis.

5 Processo de Medição de Ativos Intangíveis De acordo com Lev (2001), o desempenho econômico da empresa é estipulado por três classes principais de contribuições: física, financeira e ativos de conhecimento.

6 Ativos Intangíveis C = A – B Onde: A = lucros ajustados B = Retorno médio sobre os ativos físicos e financeiros C = Ativos intangíveis dirigidos

7 Ativos Intangíveis Medidas de entrada Medidas intermediárias Medidas de posição competitiva Medidas baseadas em saídas

8 Direcionadores para Ativos Intangíveis

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10 Com o objetivo de buscar a mensuração de ativos intangíveis, é necessário visualizar o agrupamento dos ativos do conhecimento, buscando identificar a agregação de valor e possíveis vantagens competitivas.

11 Outro agrupamento relevante é o proposto por Lev (2000), o qual diz que é extremamente difícil dar uma definição abrangente de ativos intangíveis, mas propôs agrupá-los em quatro categorias.

12 Como Valorar Ativos Intangíveis (capital intelectual) Identificar variáveis agregadoras de valor para a organização, deve olhar para as séries temporais passado, presente e futuro. Deve-se observar o contexto em que ela está inserida.

13 Perspectivas sobre valoração de Ativos Intangíveis Perspectiva Interna Perspectiva Externa

14 Como se calcular o valor do Ativo Intangível ? Os ativos intangíveis podem ser determinados pela diferença entre o Valor de Mercado e o Valor Contábil: I = VM - VC I = Valor do Intangível VM = Valor de mercado VC = Valor Contábil

15 Capital Intelectual

16 CI = VM –VC Essa fórmula significa que o Capital Intelectual (CI) de uma empresa é igual ao seu Valor de Mercado (VM) menos o Valor Contábil (VC).

17 Modelos e Métodos para Avaliação de Ativos Intangíveis

18 Método Lawrence R. Dicksee G = (LL RA I * AT) * F G = goodwill LL = lucro líquido RA = remuneração da administração i = taxa de juros aplicáveis ao imobilizado tangível AT = ativos tangíveis F = fator multiplicativo para obtenção do goodwill

19 Método New York Método de Hatfield Método do valor atual dos superlucros Método do custo corrente

20 Relatórios de Ativos Intangíveis A tabela evidencia o capital e o lucro do conhecimento, e a relação entre o valor contábil e ativos intangíveis.

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22 O capital do conhecimento e seu relacionamento com o valor contábil e de mercado das empresas.

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24 As Leis e Normas de Procedimentos Contábeis

25 Comitê Internacional de Normas Contábeis (IASC)

26 Se um intangível não se enquadrar nos critérios para seu reconhecimento como ativo intangível, a IAS 38 requer que os gastos com o item sejam reconhecidos como gastos quando tenham ocorrido. Ao empreendimento não é permitido incluir o gasto no custo do ativo intangível em data posterior.

27 Após o reconhecimento nas demonstrações financeiras, um ativo intangível precisa ser medido obedecendo a um dos dois tratamentos: a) tratamento de benchmark : b) tratamento alternativo montante reavaliado baseado no valor de mercado, menos amortização e prejuízos subseqüentes..

28 Internacional Accounting Standard 22 – (IAS 22). A IAS 22, que delibera sobre fusões e aquisições, estabelece regras para dois tipos de combinações de negócios.

29 Statement of Financial Accounting Standards Nº 141 (SFAS) Os pontos relevantes do (SFAS) 141 são: a) extensão, b) método de contabilidade c) alocação do método de compra: d) goodwill como sendo diferença paga a mais do que o valor contábil

30 e) excesso de valor justo em cima de custo será alocado pro rata de redução que exclua: - ativos financeiros diferentes de investimentos considerados pelo método de patrimônio líquido, - diferimento de impostos, - ativos relativos à pensão ou aposentadorias, - quaisquer outros ativos, - excessos remanescentes, reconhecidos como ganho extraordinário

31 Statement of Financial Accounting Standards 142 (FAS 142)

32 CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA Segundo Prof. Dr. Osni Hoss Ativo Intangível: caros para adquirir e desenvolver; direitos de propriedade difusos ; barreira à mudança ; dificuldade para mensurar e omissão nos demonstrativos contábeis; é possível aplicar ferramentas que os tornem quantificáveis; modernidade e necessidade competitiva.

33 Ranking inédito elaborado pela INTERBRAND, maior consultoria de marcas do mundo, revela quais são as marcas mais valiosas do Sul. SADIA: (SC) o S estilizado é um ativo de respeitáveis US$ 189 milhões. PERDIGÃO : (SC) possui uma marca de US$ 182 milhões. GERDAU: (RS) a empresa é dona de uma marca avaliada em US$ 178 milhões. IPIRANGA: (RS) o inconfundível I amarelo em fundo azul, chega a US$ 175 milhões. BANRISUL: (RS) US$ 150 milhões. OBS: A Cola-Cola possui um ativo intangível de US$ 67 bilhões, equivalente a 97% do valor de mercado da empresa.


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