A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evidências Neurocientíficas confirmam revelação espiritual do livro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evidências Neurocientíficas confirmam revelação espiritual do livro"— Transcrição da apresentação:

1 Evidências Neurocientíficas confirmam revelação espiritual do livro
“No Mundo Maior”, de André Luiz/Chico Xavier

2 Qual a Teoria de Calderaro a André Luiz?

3 1947

4 Capítulo 3, “A Casa Mental”, p. 43
“Descobri, surpreso, que toda a província cerebral, pelos sinais luminosos, se dividia em três regiões distintas”.

5 Capítulo 3, “A Casa Mental”, p. 44
“Mais luz nos lobos frontais, menos luz no córtex motor e quase nenhuma na espinal medula, onde as irradiações se faziam difusas e opacas”.

6 Capítulo 3, “A Casa Mental”, p. 45
Espinal Medula “No sistema nervoso [espinal medula], temos o cérebro inicial, repositório dos movimentos instintivos e sede das atividades subconscientes: figuremo-lo como sendo o porão da individualidade, onde arquivamos todas as experiências e registramos os menores fatos da vida”.

7 Capítulo 3, “A Casa Mental”, p. 45
Córtex Motor “Na região do córtex motor, zona intermediária entre os lobos frontais e os nervos, temos o cérebro desenvolvido, consubstanciando as energias motoras de que se serve a nossa mente para as manifestações imprescindíveis no atual momento evolutivo do nosso modo de ser”.

8 Capítulo 3, “A Casa Mental”, p. 46
Lobos Frontais “Nos planos dos lobos frontais, silenciosos ainda para a investigação científica do mundo, jazem materiais de ordem sublime, que conquistaremos gradualmente, no esforço de ascensão, representando a parte mais nobre de nosso organismo divino em evolução”.

9 Capítulo 7, “Processo Redentor”, p. 105
“Nos lobos frontais recebemos os «estímulos do futuro», no córtex abrigamos as «sugestões do presente», e no sistema nervoso [espinal medula], propriamente dito, arquivamos as «lembranças do passado».

10

11 Capítulo 4, “Estudando o Cérebro”, p. 62
“— Nervos [Espinal Medula], zona motora e lobos frontais, no corpo carnal, traduzindo impulsividade, experiência e noções superiores da alma, constituem campos de fixação da mente encarnada ou desencarnada. A demora excessiva num desses planos, com as ações que lhes são consequentes, determina a destinação do cosmo individual.

12 Capítulo 4, “Estudando o Cérebro”, p. 62
Espinal Medula “A criatura estacionária na região dos impulsos do passado perde-se num labirinto de causas e efeitos, desperdiçando tempo e energia”

13 Capítulo 4, “Estudando o Cérebro”, p. 62
Córtex Motor quem se entrega, de modo absoluto, ao esforço maquinal no presente, sem consulta ao passado e sem organização de bases para o futuro, mecaniza a existência, destituindo-a de luz edificante;

14 Capítulo 4, “Estudando o Cérebro”, p. 62
Lobos Frontais os que se refugiam exclusivamente no templo das noções superiores sofrem o perigo da contemplação sem as obras, da meditação sem trabalho, da renúncia sem proveito.

15 Capítulo 4, “Estudando o Cérebro”, p. 62
Espinal Medula Córtex Motor Lobos Frontais Para que nossa mente prossiga na direção do alto, é indispensável se equilibre, valendo-se das conquistas passadas, para orientar os serviços presentes, e amparando-se, ao mesmo tempo, na esperança que flui, cristalina e bela, da fonte superior de idealismo elevado;

16 Quais as Evidências Neurocientíficas da Teoria de Calderaro a André Luiz?

17 Primeira Evidência Moll, J., Eslinger, P., & Oliveira-Souza, R. (2001). Frontopolar and anterior temporal cortex activation in a moral judgement task. Arq Neuropsiquiatr, 59 (3-B):

18 Exemplos de Frases Moral Factual As pessoas velhas são inúteis As pedras são feitas de água Todos os seres humanos têm o direito à vida Os telefones nunca tocam Um rapaz roubou a bolsa de uma senhora idosa Todo texto possui palavras Uma pessoa inocente foi enforcada Caminhar faz bem à saúde

19 Figure 2. A ativação Frontopolar (BA10/46) foi mais intensa no hemisfério esquerdo. A ativação temporal anterior direita explica as respostas corticais e a atividade temporal (20)

20 Segunda Evidência Moll, J., Oliveira-Souza, R., Eslinger, P., Bramati, I.E., Mourao-Miranda, J., Andreiuolo, P.A., & Pessoa, L. (2002). The neural correlates of moral sensitivity: A functional magnetic resonance imaging investigation of basic and moral emotions. The Journal of Neuroscience, 22(7):

21 CPFVM COF Medial CPF Figura 2 Condições Moral versus não-moral

22 Terceira Evidência Human fronto–mesolimbic networks guide decisions
about charitable donation (2006) Redes fronto-mesolímbicas humanas guiam decisões de doação para a caridade Jorge Moll, Frank Krueger, Roland Zahn, Matteo Pardini, Ricardo de Oliveira-Souza, and Jordan Grafman Dr. Jorge Moll Neto

23 Design do Estudo Estudo conduzido com fMRI (neuroimagem)
Jorge Moll Neto Estudo conduzido com fMRI (neuroimagem) Os sujeitos eram submetidos a situações de decisão As condições experimentais eram as seguintes: Condição de Recompensa Monetária Condição de Doação Não-Custosa Condição de Doação Custosa

24 Condição Recompensa Monetária

25 Condição Recompensa Monetária
Principais resultados: A maior parte dos participantes optou por receber dinheiro e os correlatos neurais foram a área tegmental mesolímbica, o striato dorsal e o striato ventral

26 Sistema de Recompensa Mesolímbico Striatal

27 Striato Ventral – em verde

28 Condição Doação Não-Custosa

29 Condição Doação Não-Custosa
Principais resultados: Os correlatos neurais semelhantes à primeira condição: área tegmental mesolímbica, o striato dorsal e o striato ventral Para além dessas regiões, verificou-se uma ativação do córtex subgenual

30 Sistema de Recompensa Mesolímbico Striatal

31 Striato Ventral – em verde

32 Córtex Subgenual Região de Afiliação Sistema de Recompensa Mesolímbico Striatal

33 Condição Doação Custosa

34 Condição Doação Custosa
Principais resultados: Os correlatos neurais da doação custosa foram os mesmos da segunda condição de doação não-custosa, mais uma região chamada córtex fronto-polar e gyrus frontal medial. Verificou-se também uma alta correlação entre o córtex fronto-polar e gyrus frontal medial e o nível de engajamento e capacidade de sacrifício dos participantes para defender uma causa social.

35 Sistema de Recompensa Mesolímbico Striatal

36 Striato Ventral – em verde

37 Córtex Subgenual Região de Afiliação Sistema de Recompensa Mesolímbico Striatal

38 Córtex Orbitofrontal Lateral Córtex Pré-frontal Anterior

39 Córtex Orbitofrontal Lateral Resultados O sistema de recompensa e de prazer físico é ativado quando fazemos o bem FRANCISCO DE ASSIS – “É dando que se recebe”

40 “Hipótese da Afiliação Estendida”
Córtex Orbitofrontal Lateral Resultados O sistema básico de afiliação pode ser estendido para além da afiliação interpessoal com os filhos e as famílias, mas também podemos construir – com bases neurais “Hipótese da Afiliação Estendida”

41 Córtex Orbitofrontal Lateral Resultados Este estudo sugere que o córtex pré-frontal anterior (córtex fronto-polar) está relacionado com a capacidade de sacrifício real que estamos dispostos a fazer por uma causa moral abstrata.

42 If It Feels Good to Be Good, It Might Be Only Natural
Jorge Moll Neto If It Feels Good to Be Good, It Might Be Only Natural May 28, 2007


Carregar ppt "Evidências Neurocientíficas confirmam revelação espiritual do livro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google