A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda A Crise do Socialismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda A Crise do Socialismo."— Transcrição da apresentação:

1 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda A Crise do Socialismo

2 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda VERMELHOS (bolcheviques + sovietes + camponeses). X – BRANCOS – BRANCOS (mencheviques + latifundiários + Igreja Ortodoxa + czaristas + potências estrangeiras). EM 1917 REVOLUÇÃO RUSSA - GUERRA CIVIL

3 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda - Lenin cria a NEP: 1921/ Recuperação da economia russa. -Elementos capitalistas (provisórios e parciais) e base socialista. Um passo para trás para dar dois passos para frente.

4 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda Stalin e Lenin

5 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda 1924 – Stalinismo – Potência - 1º,2º E 3º Planos qüinqüenais. De 1953 a 64 Krutchev – destalinização - coexistência pacífica - URSS rompe com a China. De 64 a 82 Brejnev - neo-stalinista - peso da Guerra Fria.

6 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda Repressão - Hungria, Polônia (1966) e Tchecoslováquia (1968), Pacto de Varsóvia - invasão do Afeganistão (1979).

7 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda ERA GORBATCHEV - PERSTROIKA E GLASNOST. MOTIVOS DA CRISE: racionamento, excesso de burocracia, prioridade do setor bélico, indústria civil nunca foi prioridade, as duas sucateadas, a URSS não acompanhou a evolução da informática e da robótica, emprego pleno, corrupção no governo, economia ultracentralizada.

8 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda Sempre foi assim? Não existia analfabetos, até na Universidade tudo gratuito, medicina gratuita, o preço da carne foi o mesmo durante 30 anos, não havia favelas, mendigos, crime organizado. O que aconteceu ? A URSS não praticou imperialismo como os Capitalistas, a falta do luxo e a ditadura fizeram o país ruir.

9 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda Em agosto de 1991 tentativa de golpe pela linha dura do PC. Mikhail foi preso na Criméia, Boris Yeltsin ascendia. Nesse clima as Repúblicas Bálticas tornaram-se independentes, em dezembro daquele ano Mikhail renunciou, acabava a URSS. Nasce a CEI.

10 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda Queda do Muro Berlim, reunificação das Alemanhas, na Polônia Sindicato Solidariedade - Lech Walesa. Na Tchecoslováquia, Revolução de Veludo. Na Romênia Ceausescu.

11 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda

12 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda Na Iugoslávia - autogestão, independências e guerras civis - questão etno-religiosa. Todos os países da cortina de ferro ou do leste europeu estão sucateados, pobres, já estão dominados pelos capitalistas.

13 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda REVOLUÇÃO CHINESA Em 1921 nasce o PCC, seguindo as instruções do kominter 2- Em 34, Mao Tsé Tung organiza a Longa Marcha, era o início a Revolução Comunista, mil saíram do sul a pé foram até o NO onde implantaram o socialismo.

14 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda Em 1939, começa a 2ª G, a china foi invadida pelo Japão, os chineses se uniram para expulsar o inimigo, terminada a guerra, reiniciou a G. Civil para a implantação do Socialismo no resto do país. em 1949, era o 3º país a passar para o Socialismo, os burgueses refugiaram- se na ilha de Formosa com apoio Ianque.

15 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda A China recebeu ajuda soviética: dinheiro, armas tecnologia, cientistas, pesquisadores, médicos, engenheiros. Em Cem Flores: liberdade para debates públicos. Em 1958, Grande Salto para Frente, prioridade para o campo - Comunas Rurais- fracasso, a indústria cresceu pouco, enchentes Em 60 rompe com a URSS e passa a fazer parte dos membros permanentes da ONU no lugar de Formosa.

16 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda Em Revolução Cultural - espaço para liberdade de expressão, o povo queria eleições e acabar com os Quatro Velhos: hábitos, cultura, idéias e costumes. Os jovens eram proibidos de ouvir rock, o que lembrasse o mundo ocidental era proibido e penalizado.

17 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda Mao morre em 76, prisão dos 4 chefes principais do PCC, liderado pela viúva de Mao. Em 82 Deng Xiaoping, 4 modernizações: indústria, agricultura, defesa e cultura. Nascem as NEPs, Múltis no SE do país e o governo permitiu pequenas empresas privadas.

18 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda Socialismo de Mercado: politicamente o país é socialista, economicamente capitalista, hoje a economia chinesa é das mais dinâmicas do mundo. DUMPING.

19 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda Em Li-peng - Praça da Paz Celestial. Ditadura violenta, censura, não há liberdade de expressão.

20 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda

21 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda Para onde vai a China? vocês estão fazendo a Revolução Socialista e não sabem onde está a burguesia. Ela está dentro do PC., são aqueles indivíduos que estão no poder e que tomam o rumo capitalista.

22 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda A China pode ser o país do séc. XXI, com a maior população e o mercado, imensa quantidade de matérias-primas.

23 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda

24 O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda


Carregar ppt "O maior conflito da história A crise do Socialismo Adriano Valenga Arruda A Crise do Socialismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google