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TRAUMAS e SUAS REPERCUSSÕES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

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Apresentação em tema: "TRAUMAS e SUAS REPERCUSSÕES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES"— Transcrição da apresentação:

1 TRAUMAS e SUAS REPERCUSSÕES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Dra. Evelyn Eisenstein Professora Associada de Pediatria e Clínica de Adolescentes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Contato: Tel: ou Maio de 2015

2 Tempos da Infância e da Adolescência
Nascimento até o Primeiro Ano de Vida Pré-escolar: 1 até anos de idade Escolar: 6 até 10 anos de idade Adolescência: 10 até 20 anos de idade (OMS) Início: 10 até 13 – 14 anos (despertar) Média: 14 até 17 anos (experimentar) Final: 17 até 20 anos (decidir, escolher) Jovens adultos: 20 até 24 – 25 anos (integrar)

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4 Tempos de Crescimento e Maturação Cerebral - Mental
Relação entre velocidade, intensidade, progressão, duração e influências positivas ou negativas Período crítico: ocorre a ação ou decisão e que não será repetida ou revertida a seguir, durante o processo de C & D ; Período ótimo: ocorre a facilitação do processo de C & D, tornando o período crítico num período ótimo para produzir mudanças desejáveis na organização do corpo; Período sensível: relacionado ao conceito de estímulo e influenciam as mudanças na ausência ou distorcem a trajetória do C & D; Período vulnerável: é o tempo quando a progressão do C & D é afetada desfavoravelmente, diminuindo, distorcendo ou interrompendo sua velocidade e trajetória (conceito de dupla vulnerabilidade)

5 Etapas do Desenvolvimento durante a Adolescência
Crescimento & Desenvolvimento e Maturação Sexual Mudanças Mentais, Psicossociais e Comportamentais: busca da identidade, busca de autonomia e independência Distanciamento dos “pais da infância” Questionamento e Conflitos entre valores geracionais Busca dos sonhos e novas expectativas de futuro Integração e inclusão X exclusão social Assincronias de Maturação Cerebral-Mental-Corporal-Educacional-Social X Oportunidades de Aprendizado

6 Marco das Necessidades Fundamentais durante a Infância e a Adolescência
físicas culturais intelectuais crianças e adolescentes Necessidades emocionais Necessidades ambientais sociais

7 Marco das Necessidades Fundamentais durante a Infância e a Adolescência
Violência Necessidades físicas Maus tratos culturais intelectuais crianças e adolescentes Traumas Abusos Necessidades emocionais Necessidades ambientais sociais

8 VIOLÊNCIA SOCIAL ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO VIOLÊNCIA SEXUAL EXPLORAÇÃO
problemas de aprendizado, depressão, dissociação, abuso de drogas/álcool, sintomas corporais, auto-agressão e gestos suicidas, comportamentos de risco abandono, desnutrição, meninos na rua, balas perdidas, bullying, violência armada VIOLÊNCIA SOCIAL ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO CRIANÇAS E ADOLESCENTES VIOLÊNCIA SEXUAL abuso corporal, abuso emocional, assédio sexual, incesto, pedofilia, violência intrafamiliar pornografia turismo sexual, tráfico sexual, trabalho ilegal, abuso na internet EXPLORAÇÃO COMERCIAL

9 O que é Estresse? É uma tensão, um conflito grave ou uma ameaça à vida, liberdade ou integridade física, mental, sexual ou social. É vivenciado quando a pessoa tem uma perda importante do valor afetivo humano (morte de pai/mãe), ou a perda de possessões importantes como a casa onde vive, ou quando ocorre a ruptura de uma conexão de confiança, afeto ou amor que são valiosas e importantes.

10 Fatores do Estresse São sempre indesejáveis Incontroláveis Súbitos
Muitas vezes imprevisíveis Difíceis de se adaptar (Des)equilíbrio da homeostase Ameaça à sobrevivência

11 Trauma É a angústia da desesperança.
É o medo intenso, com a perda do controle e a ameaça de morte / aniquilamento É a atrocidade que não se consegue expressar em palavras e permanece em “segredo” do silêncio e em comportamentos “estressantes” Ameaça à vida / integridade corporal, violência / abuso sexual/ dissociação mental

12 Eventos Traumáticos Sempre inesperados
Sensação de “captura numa armadilha” e “sem saída ou onde/como escapar” Exaustão corporal = tortura Perda total do controle e dos limites do corpo / fragmentação Perda da conexão com o mundo e com as pessoas à volta e perda do significado de vida Dissociação mental-emocional-corporal com efeitos permanentes e repercussões pós-traumáticas.

13 Classificação dos TRAUMAS da VIOLÊNCIA durante a INFÂNCIA e ADOLESCÊNCIA
Trauma tipo I: agudo, isolado, súbito, intenso, catastrófico tipo acidente de carro, desastre natural, cirurgia. Trauma tipo II: crônico, repetitivo, doloroso, “sob ameaça ou pressão externa do agressor(a)” tipo abuso sexual Trauma Complexo: múltiplo, crônico, prolongado, cumulativo, adverso ao desenvolvimento saudável e que ocasionam os transtornos traumáticos do desenvolvimento em várias áreas afetiva, somática, cognitiva, comportamental e de relacionamento social tipo em casos de guerra e conflitos armados (em favelas brasileiras!)

14 Causas mais frequentes de transtornos traumáticos na infância e adolescência
Morte de mãe e/ou pai / familiares queridos Testemunhar assassinatos de pessoas Separações e viagens inesperadas/migrações Violência intra-familiar e abandono afetivo Castigos, cenas de tortura, todos os abusos e sexual Doença mental dos pais/familiares Uso de álcool/drogas de pais/familiares Cenas de violência/conflitos armados/guerras/tiroteios Humilhações, exclusão social, estigmas da miséria.

15 De que estamos falando? Das vivências no cotidiano dos adolescentes!!
Relação entre tiroteios, “bala perdida” e problemas na escola; Abandono familiar e atraso no aprendizado; Abuso sexual, exploração e fugas com marginalização; Conflitos armados e uso precoce de drogas e infrações; Castigos “corporais” e humilhações; Brigas entre pais e “esquecimentos” com perda de memória; “Passar mal à noite” e “ter medo”, “sentir sozinho e invisível” ou rejeitado-excluído-abandono social

16 Confluência das Situações Traumáticas
Pobreza e condições complexas desfavoráveis Migração e perda de contatos familiares e sociais Abandono Desapego (total falta de expressão de apego e valia) Exclusão Social e “Invisibilidade” Situações de Violência e Episódios Múltiplos de Abuso Situações Crônicas de Stress e Traumas Doenças mentais do pai / mãe / familiares Drogas e Armas como “resolução de conflitos”

17 Dor X Trauma É a dor causada pelo estresse contínuo ou perdas crônicas e ininterruptas É a dor “emocional” que simboliza o acúmulo de tristeza, frustração, medo, solidão, insegurança ou falta de proteção ou alternativas de “escape” da situação! O trauma tem característica de repetição, “ameaça silenciosa”, indizível, marcante e produz repercussões crônicas do stress pós-traumático e dissociações mentais e psico-afetivas.

18 Dor “emocional” Sofrimento “em silêncio”, mas “choros” frequentes
Reações de pânico e angústia Isolamento social Ruptura da relação de confiança e proteção Medo intenso (tentativas de esconder ou fugir) Regressão comportamental “Invisível”, porém marcante e “indelével” Desmentir o sofrimento, colapso subjetivo, dissociação ou “banalização do mal” (H Arendt)

19 Fatores Traumáticos São causadores de dor, danos, injúrias, lesões corporais ou mentais que ameaçam a própria vida ou a vida de outras pessoas queridas e podendo levar à morte inesperada. Podem estar associados às sensações de perda e da falta de segurança e proteção, além da maior vulnerabilidade (ser exposto às condições negativas ou desfavoráveis) e do terror noturno. Podem influenciar escolhas que são auto-destrutivas e prejudicam a baixa auto-estima e estimulam comportamentos de risco e o aumento da violência

20 Alvos cerebrais e neurobiológicos durante o Trauma
HIPOCAMPO: armazenamento e recuperação da memória, ansiedade e estado de pânico e geração do estado dissociativo. NÚCLEOS da AMÍGDALA: controle dos comportamentos agressivo, oral e sexual e da memória emocional (e convulsões). CORTEX PRÉ-FRONTAL: organização temporal do comportamento e integração da atividade motora e da fala com a informação sensorial da atenção e mecanismos de recompensa (função “executiva” da cognição) e da memória ambiental, comportamento impulsivo e controle da realidade externa. Mielinização durante a adolescência e ativação pela dopamina liberada durante episódios de stress, alterando o seu desenvolvimento e maturação. CORPO CALOSO e HEMISFÉRIOS CEREBRAIS: falta de coordenação e lateralidade e integração levando a assimetrias e psicopatologias NÚCLEO do HIPOTÁLAMO: produção dos neurotransmissores e dos hormônios liberados durante os episódios de stress e traumas

21 Brain regions implicated in human moral cognition
Brain regions implicated in human moral cognition. Cortical regions implicated in moral cognition include the sectors of the prefrontal cortex (frontopolar, medial and lateral orbitofrontal cortex, anterior dorsolateral prefrontal cortex and additional ventromedial regions), the anterior temporal lobes, and the superior temporal sulcus/temporo-parietal junction ([Weissenberger et al., 2001], [Moll et al., 2002a], [Moll et al., 2002b] .

22 Impacto Cerebral do Trauma
Hemisférios Cerebrais e Sistema Nervoso Central Alteração no Eixo Hipotalâmico-Pituitário-Adrenal Produção do Fator Liberador de Corticotrofina (CRF) Produção e Liberação de Cortisol Cascata Hormonal com aumento da circulação de todos os hormônios do stress Ações do Sistema Nervoso Autônomo e as Reações Corporais Perda do controle e dos mecanismos de adaptação Associação com depressão, ansiedade, transtornos psiquiátricos e o (ab)uso de drogas

23 Abusos & Traumas: lesões cerebrais permanentes
Alterações no desenvolvimento cerebral por abusos prolongados, severos ou constantes e respostas de medo e/ou ansiedade; Com lesões permanentes no desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo, corporal e social; Problemas de falta de apego interferindo nas relações familiares e sociais com falta de conexões afetivas e positivas; Enzima mono-amino oxidase e neuro-transmissores Ciclo vicioso da violência social e violência coletiva.

24 Traumas e Memória Memória: armazenamento de informação aprendida
Memória elétrica ou de curta duração = até 24 hs (recente) Memória química (modificação proteica) ou de longa duração (permanente) e fixação do trauma que ocorre na infância (sistema límbico = emocional e hipocampo) afetando o desenvolvimento mental Memória explícita: atenção consciente para ser recuperada, lembranças descritas em palavras (declarativa) Memória implícita: hábitos, estratégias perceptivas ou motoras e condicionamento associativo (ou não) Memória epigenética (história de modificação dos gens e mutações ambientais) Memória ancestral ou comunal (marcas culturais, costumes ou traumas causando doenças mentais que cruzam gerações) FONTE: Eric Kandel, Em Busca da Memória , Ed Cia das Letras (2006)

25 Ativação do Sistema de Estresse e Alterações Corporais
Hipervigilância e dificuldades de dormir-pesadelos Alterações cardiovasculares e respiratórias Alimentação e alterações gastro-intestinais Inibição da atividade imunológica Atraso do crescimento & desenvolvimento Reações de medo, ansiedade e depressão, agressividade e impulsividade, reações exageradas de susto (startle) Lapsos cognitivos, problemas de memória e aprendizado Labilidade emocional e abuso de drogas, confusão mental, repetições intrusivas e obssessivas

26 Reações Pós-Traumáticas em Crianças e Adolescentes I
Reações Corporais Atraso do crescimento e desenvolvimento com baixa estatura (nanismo psicossocial) Insônia, pesadelos, dificuldades de dormir Hiper-atividade e hiper-vigilância Dores abdominais, diarréias, vômitos Reações alérgicas, crises de asma e urticária Inapetência, anorexia, bulimia e sobrepeso Problemas de fala e audição Incoordenação psico-motora com movimentos repetitivos de balanceamento do corpo ou da cabeça

27 Reações Pós-Traumáticas em Crianças e Adolescentes II
Reações Emocionais Choque com perda de memória Medo intenso, pavor e terror noturno Raiva e irritabilidade Regressões e infantilismo (chupar dedo) Desespero e choros frequentes Reações depressivas com enurese (perda de urina durante o sono) Reações de culpa, vergonha e ansiedade Reações sexuais exacerbadas e masturbação

28 Reações Pós-Traumáticas em Crianças e Adolescentes III
Reações Cognitivas Confusão mental e perda de memória Dificuldades de Concentração “Branco na prova” e baixo rendimento escolar Distorções da realidade e imaginação Pensamentos intrusivos e flashbacks Pensamentos suicidas e auto-agressividade Perdas da auto-estima e problemas de imagem corporal Dislexia e problemas de fala e de escrita

29 Reações Pós-Traumáticas em Crianças e Adolescentes IV
Reações Psicossociais Alienação e Passividade Irritabilidade, Impulsividade e Agressividade Isolamento Social e Solidão Dificuldades no relacionamento afetivo-social e falta do apego Sem expectativas de futuro (sem sonhos) e evasão escolar Desinteresse nas atividades e perda de habilidade vocacional Testar limites e confrontar regras & normas sociais> infrações Abuso de drogas e “esportes radicais” - acidentes-intoxicações

30 Sintomas dissociativos pós-traumáticos
Dissociação é a perda da capacidade de integrar aspectos da identidade, memória, percepção e consciência Problemas de memória e amnésia traumática Estupor e desorganização do pensamento Perda do senso de realidade, transtornos de conduta, agressividade e impulsividade Perda de interesse e inabilidade afetiva Perda do controle e dos mecanismos de adaptação

31 Problemas no desenvolvimento da sexualidade (de acordo com a idade e etapa de maturação cerebral)
Atenção “negativa” e insistente Solicitação constante de carícias “íntimas” Aumento do medo, culpa, vergonha ou ansiedade em relação ao corpo ou partes genitais “Sexualização” de objetos e de pessoas, causando reações de dor, desconforto ou “negativas” Agressões-expressões físicas ou verbais de raiva Manipulações, distorções, chantagens e ameaças Comportamentos hipersexualizados com flutuações constantes de humor Fonte: Johnson, T.C.: Understanding Children´s Sexual Behaviors, What is Natural and Healthy, 2003.

32 Fatores Diagnósticos do Estresse Pós-Traumáticos
Obsessões e compulsões Fobias e tentativas de fugas de pensamentos e sentimentos e conversas sobre o trauma Ansiedade generalizada e hipervigilância, com transtorno do sono, e episódios de raiva, irritabilidade e impulsividade constantes. Transtornos do pânico, da cognição e memória Depressão, falta de concentração e motivação Dissociação, flashback, alucinações, risco suicida.

33 Violência crônica e traumas: principais complicações tardias e de alto risco
Stress agudo com pânico e dissociação mental Síndrome aguda e crônica pós-traumática Depressão e queixas crônicas de dor Risco suicida Fugas de casa e “situações de rua” com exclusão social Problemas escolares, distúrbios de aprendizado e evasão escolar Transtornos comportamentais & impulsividade: testar e tentar driblar “limites” para sobrevivência > infrações Problemas no desenvolvimento da sexualidade

34 Efeitos imediatos e crônicos
Na infância e na adolescência, devido à imaturidade fisiológica e psicológica e ao aumento da vulnerabilidade, os efeitos sobre o desenvolvimento cerebral e do eixo hormonal afetam as funções de adaptação do metabolismo, do crescimento e do comportamento, deixando marcas indeléveis e por toda a vida (doenças crônicas e outros problemas de saúde comportamental e mental, morte súbita) Felitti, VJ: Adverse Childhood Experiences ACE Study:

35 Complicações a longo prazo: Estudo ACE (adverse childhood experiences)
Fatores de risco: abuso sexual, físico, emocional, violência doméstica, conviver com criminosos, com pais drogados ou alcóolatras, mentalmente doentes ou suicidas Associação maior com: experiência sexual precoce, gravidez não desejada, promiscuidade sexual, DST, abuso de drogas-álcool, doença cardíaca isquêmica, bronquite crônica, acidentes, baixa auto-estima e problemas de saúde:dor crônica, insônia, anorexia/bulimia Fontes: Straus, MA, Child Abuse and Neglect, 1998, 22: website do CDC e acesso grátis aos questionários

36 Complicações a longo prazo: enorme custo social da saúde
Para cada real gasto em saúde são 15 reais gastos com doenças preveníveis na infância Distúrbios de aprendizagem / bullying / evasão escolar Abuso de drogas e álcool Gravidez na adolescência-abortos ilegais DST-HIV-AIDS Acidentes e hospitalizações Situações traumáticas, doenças mentais e suicídio

37 Complicações a longo prazo: custo social e político
Violência social, abandono e impunidade Crianças da violência armada organizada Meninos na rua, abandonados, ”esmolando” Exploração sexual comercial e redes de tráfico internacional de mulheres-crianças-adolescentes Impacto na desagregação e caos social, com mais infrações, crimes e instituições superlotadas Impacto cultural e do sistema jurídico-legal Falta de suporte social e fragmentação política Banalização do abandono Ciclo vicioso da violência > pobreza > corrupção > impunidade

38 Estresse pós-traumático: F-43.1(CID-10)
Prevalência: 10% dos homens e 20% das mulheres sofrem traumas devido à violência social decorrente de: Evento ou situação estressante, ameaçadora ou catastrófica (angústia invasiva); Com rememoração ou revivência (flash-backs intrusivos); Tentar evitar o estressor (medo); Incapacidade de relembrar fatos e sintomas como: dificuldades de sono, irritabilidade ou explosões de raiva, dificuldades de concentração, hipervigilância, resposta de susto exagerada.

39 Depressão em Crianças e Adolescentes F.32 (CID-10)
Manifestações não verbais, apatia, inquietação, agitação psico-motora; Transtornos do sono e alimentação; Irritação e choros excessivos-frequentes; Baixa auto estima e desesperança (falta de expectativas de futuro, sem sonhos); Auto-flagelação e abuso de drogas e álcool Risco suicída e “acidentes”; Humor disfórico; Irritação; Auto-depreciação e baixa auto-estima; Queda no rendimento escolar.

40 Outros diagnósticos frequentes:
Síndromes congênitas e incapacitantes Síndrome do BeBê Sacudido> Trauma Cerebral Violento Transtornos do Espectro Autista e Asperger Nanismo psicossocial e desnutrição crônica Encefalopatia traumática Múltiplas fraturas e acidentes frequentes Intoxicações exógenas de medicamentos ou drogas Estado convulsivo e “fora-do-controle” Lesões auto-agressivas (cortes, tatuagens, piercings)

41 Transições

42 Transições

43 Transição punitiva e “penal”

44 EU > < OUTRO para EU < > OUTRO
O que são Transições? São mudanças necessárias para garantir a sobrevivência, interromper o sofrimento e melhorar a qualidade de vida! Tempo = Energia = Vontade = Movimento = Evolução Mudança de Paradigma: SUJEITO DE DIREITOS Mudança no Padrão de confiança nos relacionamentos EU > < OUTRO para EU < > OUTRO Cuidados> Cuida-dor do relacionamento/atendimento Auto-cuidado = Cuidado do Outro = Reciprocidade Auto-estima = Possibilidade de Amar e Amor Sair do “vácuo existencial da dor” e “colar as partes” de si/eu desintegrado num processo terapêutico para o EU integrado com dignidade para a construção da autonomia e independência

45 DOENÇA = INFRAÇÃO MORTE = DESTRUIÇÃO
Conflitos Abandono Revoltas Violências Abusos DOR DOENÇA = INFRAÇÃO MORTE = DESTRUIÇÃO

46 SAÚDE = INTEGRAÇÃO CONSTRUÇÃO = VIDA
Respeito Atenção Cuidados Afetividade PAZ SAÚDE = INTEGRAÇÃO CONSTRUÇÃO = VIDA

47 Recuperação Pós-Traumas
Problemas básicos de confiança (Em quem confiar? Como “fugir” de qualquer ameaça?) Difícil busca por autonomia e independência (“eu”) Relacionamentos sociais difíceis e dificuldades em trocas de intimidade e na afetividade (“outro”) Mudanças necessárias do contexto familiar e social Recuperação só ocorre quando se consegue expressar a dor e encontrar apoio, afeto, assistência e cuidados durante o tempo de vivenciar novas situações de vida e oportunidades de integração e mudanças ambientais

48 Recuperação Emocional
Novas sensações fisiológicas (dormir bem, comer bem, rotinas & horários, lazer & atividades esportivas, etc) Novos estímulos emocionais com apego & respeito Novos estímulos cognitivos > conhecimentos analfabetismo funcional > inserção vocacional Novo sentido de vida (significado de com-vivência) Limites sem traumas (aprendizado social) Expectativas e perspectivas do amanhã e do futuro Tempo e velocidade de recuperação (catch-up growth) entre 4 a 6 meses e de acordo com a fase de maturação

49 Compromissos com as Transições
Mudanças do desenvolvimento durante a adolescência com direitos à saúde e perspectivas de melhoras Compromisso com a construção da personalidade num momento crítico, de vulnerabilidade e bastante difícil Liberdade SEM limites > SEM Liberdade e COM limites > Liberdade e Limites (controle dos impulsos radicais) Retirar da “invisibilidade” para “valorização” Compromisso com a evolução da pessoa como cidadão Compromisso com a re-integração e inclusão social Prática da mudança da palavra> ação> interação> confiança > sentido de VIDA > presente e futuro!

50 Compromissos de Transições Sociais
Transição de uma Sociedade Repressiva, Violenta e Punitiva > Para uma Sociedade Democrática e Tolerante e PREVENÇÃO> Questão dos Direitos Onde todos adolescentes sejam sujeitos de direitos e tenham a oportunidade de aprenderem a respeitar e a exercer sua cidadania através do diálogo e atividades participativas de educação em saúde ! Mudanças de Paradigmas Sociais para Integração e Garantia dos Direitos Lugar de Criança é no Orçamento como Prioridade!

51 Da Proteção à Reintegração Social
Criança e Adolescente são PRIORIDADES ABSOLUTAS: compromisso do BRASIL em Lei Direitos de saúde e legais: chega de omissão! Acesso aos cuidados de saúde, alimentos e medicamentos, inclusive contracepção Intervenções precoces & visitas domiciliares Apoio emocional e psicoterapia individual e familiar Apoio vocacional e re-inserção educativa Apoio e re-conexão familiar, social e legal Trabalho intersetorial e equipes multiprofissionais

52 Desafios Profissionais
Construção das redes de PROTEÇÃO SOCIAL Trabalho em equipes multidisciplinares Treinamento e supervisão das equipes para evitar “burn-out” Trabalho intersetorial com educação, judiciário, serviço social, conselhos tutelares, conselhos de direitos Palestras de educação em saúde nas comunidades Fortalecimento das atividades de Protagonismo Juvenil Apoio profissional das redes de DIREITOS à SAÚDE Suporte social e parcerias com empresas e meios de comunicação > Adolescente Também é Gente!

53 Quem são os responsáveis? Todos nós!
Pais Sociedade Estado Governo Família Organizações e Empresas Promotores e Juízes Crianças e Adolescentes Médicos Comunidade Escola Professores

54 Concluindo Busca de Novas Alternativas para um melhor com-vívio saudável e o estabelecimento de novos relacionamentos de confiança e de aprendizado social, através de uma “palavra-amiga” (elos) Alternativas culturais, educativas, esportivas, artísticas e sociais de protagonismo juvenil Trabalhos de grupo e comunitários (em redes) Trabalhos de re-inserção familiar e re-socialização Cultura de Paz e Compromissos com a Humanidade, Cidadania e Saúde (ECA e CRC)


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