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Equipe responsável pela produção

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Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor (a) da aula: Priscila Nogueira Matos Revisor (a) da aula: Renato Mangolin e Raffaela Araujo D’ Angelo (Agos./2014) Coordenador (a) da disciplina: Priscila Nogueira Matos Área Ano Aula número Sustentabilidade 7º, 8º e 9º 2 Tema da Aula Digital Água: um mineral indispensável à vida

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Identificar os diferentes usos deste recurso e as consequências de sua má utilização; Compreender a importância da preservação da água a partir da sua disponibilidade e distribuição; Analisar as ações governamentais quanto ao uso e à distribuição; - Buscar ações e ideias práticas para preservar este recurso. Referencial Teórico PCN - Meio Ambiente

3 Economicamente viável Culturalmente diverso Ecologicamente correto
Relembrando Na aula passada, você estudou sobre sustentabilidade. Abaixo encontramos alguns conceitos sobre esse assunto. Clique na figura, assista ao vídeo e depois elabore frases contextualizadas com esses conceitos. Economicamente viável Culturalmente diverso Ecologicamente correto Socialmente justo mageonline.com

4 Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Antes de iniciar a aula, o professor poderá relembrar o tema trabalhado na aula anterior. O aluno irá revisar o conteúdo trabalhado através de um vídeo. A proposta da atividade é que a turma, ao revisar o tema da aula passada, construa frases coletivamente com os conceitos de sustentabilidade citados no vídeo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Imagem: vídeo: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Livre

5 Momento de reflexão Imagine viver sem água ou com pouca água!
Que tipo de atividades você poderia fazer? O que deixaria de fazer? Os animais como viveriam? E as plantas? Pense como seria viver assim... Observe as imagens e clique para saber como é a vida em uma região com pouca água. g1.com.br extressopb opensadorsincero

6 Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Nessa atividade o professor fará uma reflexão com a turma sobre a importância da água e como é viver com nenhuma ou com pouca quantidade desse líquido. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagens: 1. 2. 3. Vídeo: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Pequenos grupos para análise das imagens

7 Simplesmente água Você usa água pra quê?
A água é um elemento fundamental para todos os seres vivos e está, durante muitos anos, associada à vida, desde quando surgiram os primeiros microrganismos. Clique na imagem abaixo e observe a utilização da água em nosso cotidiano. A água é essencial para todas as atividades humanas. Mesmo quando não utilizamos água diretamente, nós a consumimos para produção de alimentos e outros produtos. Com o crescimento populacional, como conseguiremos administrar esse bem natural? donossoquintal

8 Simplesmente água Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Nessa atividade, o professor deverá explicar que utilizamos a água para várias atividades. Com a pergunta inicial, a turma responderá sobre as atividades básicas, como tomar banho, escovar os dentes, lavar a louça etc. Entretanto, essa atividade traz uma reflexão sobre o uso da água POTÁVEL, sem que inicialmente isso seja percebido. Depois, a turma irá relacionar a importância da água ao consumo de outros alimentos e também ao aumento da população. Quanto maior a população, maior deve ser o seu consumo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Livre

9 Clique na imagem para saber mais sobre essa história.
Os povos e a água A Suméria, berço da civilização antiga, surgiu às margens dos rios Tigre e Eufrates, na antiga Mesopotâmia, hoje Irã e Iraque. Cidades como Roma, Londres, Paris e São Paulo também nasceram às margens de rios. Quando os povos se instalavam longe dos rios, eles construíam canais e aquedutos. Aqueduto é um sistema de canais e tubulações para captar e conduzir a água. Clique na imagem para saber mais sobre essa história. Os Arcos da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, foram instalados para levar água do morro de Santo Antônio para o morro de Santa Teresa. REFLITA: . por que os povos se instalavam próximo aos rios? . qual a situação atual desses rios? . de onde vem a água que abastece a sua cidade? riodejaneiroaqui.com

10 Os povos e a água Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Nessa atividade, o aluno irá refletir sobre os hábitos dos habitantes às margens de um rio: beber, higienizar-se, alimentar-se por peixes, navegar, movimentar moinhos e outras máquinas. A maioria dos rios que serviram de berço para os povos está poluído. Uma outra questão que os alunos devem refletir é sobre o rio que abastece sua cidade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Imagem: Texto: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Livre

11 O rio Guandu Se você respondeu que o rio que abastece a nossa cidade é o rio Guandu você está certo! Clique na imagem do rio Guandu para conhecer um pouco mais. FOI NOTÍCIA! Clique para ler a reportagem. Assista ao vídeo. jornal-rioniteroinoticias Agora é com você! Junto com alguns colegas escreva uma carta ao diretor da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto) apontando possíveis soluções para os problemas apresentados.

12 O Rio Guandu Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Nessa atividade, o aluno irá confirmar a informação sobre o rio que abastece a cidade. Reconhecerá os problemas que o Rio Guandu enfrenta como ocupação urbana e, consequentemente, poluição industrial, esgoto e lixo doméstico. Ao final, os alunos vão escrever uma carta propondo soluções a esses problemas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Mapa/texto: Reportagem: Vídeo: Tempo de duração da atividade: 10-20 minutos Organização da sala de aula: Livre

13 Enchentes As enchentes são fenômenos que podem ser gerados por fatores naturais ou por consequência das atividades humanas. Esse processo é desencadeado quando um leito natural (lago, rio ou córrego) recebe um volume de água superior ao que pode suportar, resultando em transbordamentos. Saiba um pouco mais clicando AQUI! O Rio de Janeiro sofre há muitos anos com esse problema. Veja uma reportagem sobre a enchente de 2010 e outras. youtube Agora reflita com sua turma: quais são as principais causas deste fenômeno? por que ocorrem muitas tragédias?

14 Enchentes Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Nessa atividade, o professor deverá explicar que as enchentes também têm a participação da população e não somente a de fenômenos naturais e desinteresse político. Os principais fatores causadores das enchentes são: ocupação de áreas inadequadas; impermeabilização do solo (asfaltamento); remoção da mata ciliar; e desmatamentos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Texto: Vídeo e imagem: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Livre

15 Políticas públicas e a água
O que são? Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado (governo), que visam assegurar determinado direito de cidadania, para todos ou para determinado grupo social, cultural, étnico ou econômico. Conheça o Plano Nacional dos Recursos Hídricos. Para saber um pouco mais sobre políticas públicas clique AQUI. Clicando ao lado você irá conhecer uma história baseada em um documento chamado “Carta de Saragoça” que recomenda a criação de uma Agência Mundial da Água. Seu professor poderá realizar uma atividade baseada nessa história. youtube

16 Políticas públicas e a água
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O aluno aprenderá o que é política pública. Definições e práticas são apresentadas. O professor pode pedir aos alunos sugestões de ações que o governo poderia executar. Em um dos objetos de aprendizagem são encontrados figuras e gráficos sobre o estabelecimento das políticas estaduais. A atividade traz também uma história que posteriormente pode ser escrita pelos alunos em grupos. A Agência Mundial da Água tem a missão de apoiar países na gestão integrada da água e outro aspectos relacionados. Leia mais:  Com essa atividade, pretende-se chamar atenção das crianças para a necessidade de conservar a água e dar-lhes conhecimento dos compromissos que os países assumiram. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Texto: Vídeo: Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: Grupos para debate

17 Qual a relação entre a imagem acima e a música ao lado?
A falta d´água Asa Branca (Luiz Gonzaga) Quando "oiei" a terra ardendo Com a fogueira de São João Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação (bis) Que braseiro, que “fornaia” Nem um pé de "prantação" Por farta d'água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão (bis) Inté mesmo a asa branca Bateu asas do sertão "Intonce" eu disse, adeus Rosinha Guarda contigo meu coração (bis) Hoje longe, muitas “légua” Numa triste solidão Espero a chuva cair de novo Pra mim vortar pro meu sertão (bis) Quando o verde dos teus "óio" Se "espaiar" na “prantação” Eu te asseguro não chore não, viu Que eu “vortarei”, viu Meu coração (bis) ibge Qual a relação entre a imagem acima e a música ao lado? Muitas regiões sofrem sem água. Leia a letra e clique AQUI para cantar junto.

18 A falta d´água Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Nessa atividade, o professor deverá indicar as regiões que sofrem com a falta d´água no Brasil. Tanto a música quanto a tela de João José Rescala tratam de situações no nordeste do nosso país. O professor pode pedir uma pesquisa sobre a situação do nordeste e ainda acrescentar informações sobre a utilização da água de poço: quais são os cuidados antes de beber? Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Imagem: OA: Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula: Livre

19 Clique na figura e assista ao vídeo para entender como acontece.
Reúso da água Você sabe o que é reúso da água? Reaproveitamento ou reúso da água é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou para outro fim. Clique na figura e assista ao vídeo para entender como acontece. sempresustentavel Depois de observar a figura e assistir ao vídeo, identifique os dois tipos de reaproveitamento apresentados nesta atividade.

20 Reúso da água Orientações práticas de aplicação dessa atividade
O aluno, nessa atividade, será levado a entender o que é o reúso da água. Em que essa ação pode colaborar para a preservação da água? Quando pode ser utilizada? O que pode ser feito por nós na prática? Serão mostrados pelo menos dois tipos de reúso: (1), na figura, onde observaremos o reúso da água do banho; e (2), no vídeo, com o reúso da água da chuva. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Vídeo: Imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Livre

21 Água e equilíbrio A água é importante não só para os seres humanos, mas para outros seres vivos e seus ambientes. Sendo assim, ela é útil para o equilíbrio ecológico. Assista à animação A MAIOR FLOR DO MUNDO, escrita por José Saramago. Preste atenção neste vídeo para depois responder as perguntas. 1. Como são as duas áreas apresentadas? 2. Que tipo de seres vivos estão presentes em cada área? youtube

22 Água e equilíbrio Orientações práticas de aplicação dessa atividade
O professor poderá fazer a comparação da área impactada (com máquinas, lixo e sem vegetação) e da área de vegetação frondosa (com rio e uma diversidade grande de vegetais). No vídeo, a flor começou a morrer depois que a única árvore que estava ao seu lado foi removida. Sem sombra e sem água, ela começou a murchar. Atente os alunos para o cuidado da criança em buscar água para a flor e, de maneira figurada, mostre como a flor cresce e retribui velando seu sono. Também no vídeo, depois de entender o que deve ser feito, o menino desiste de pegar o besouro rola-bosta que fica muito mais feliz na floresta. Após o debate com a turma sobre essas questões, o professor poderá montar uma dramatização, ou, ainda, permitir os alunos a recontar essa história para outras turmas de faixa etária menor. Também pode ser montado um cartaz das duas áreas para comparação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Vídeo: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Livre ou em grupos

23 Para onde vai a água da chuva?
O aquífero funciona como reservatório de água das chuvas que se infiltram no subsolo. São rochas com características porosas e permeáveis, nas quais pode ocorre tanto a passagem como a retenção da água. planetasustentavel.abril.com.br Existem centenas de aquíferos pelo mundo, porém, os dois maiores aquíferos se encontram parcialmente ou totalmente em solos brasileiros, sendo eles: o Aquífero Guarani e o Aquífero Alter do Chão. Você sabe por que é importante preservar um aquífero? Converse com seus professores e colegas sobre isso. rumosustentavel

24 Para onde vai a água da chuva?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade, o aluno conhecerá sobre o aquífero Guarani e o Alter do Chão. É importante que o aluno conheça as funções de um aquífero: através deles os cursos de águas superficiais são mantidos estáveis e o excesso de água (transbordamento) é evitado através da absorção da água da chuva. Assim, em regiões como a Ásia tropical, caracterizada por uma longa estação quente (9 meses) e marcada por chuvas intensas, os aquíferos são de grande auxílio. No Brasil, esses dois grandes aquíferos também possuem grande importância. Os alunos devem reconhecer a importância de preservá-los e como ele, enquanto cidadão, e o poder público podem se articular para tal. Caso os alunos tenham interesse, aqui se encontra um vídeo sobre o Aquífero Guarani, com 15min: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Imagem1: Imagem 2: Texto: Tempo de duração da atividade: 25 minutos Organização da sala de aula: Livre ou em grupos

25 Gestão da água no Brasil
Embora o Brasil tenha um volume grande de água doce, a distribuição não é igual no país. Observe nos mapas abaixo. O que fazer para garantir a qualidade e disponibilidade de água para diferentes usos? Existem leis sobre isso? O que as leis indicam? O que significa gestão integrada dos recursos hídricos? Qual é o papel dos diferentes atores sociais quando estão em questão a oferta e a qualidade da água? revistaescola

26 Gestão da água no Brasil
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Essa atividade está baseada no plano proposto em Através do gráfico, os alunos irão perceber que cada região possuiu uma característica: por exemplo, em grandes metrópoles, aumenta a demanda de água. A gestão integrada da água depende, assim, de mapear e conhecer o recurso em diferentes ambientes (águas superficiais, subterrâneas, na atmosfera) e otimizar os seus múltiplos usos, como a economia e o tratamento da água. É preciso também conhecer os atores, as atividades e os grupos, que demandam e utilizam cada bacia. O uso da água deve comportar diversas variáveis, como indica o Plano Nacional de Recursos Hídricos. Dentre elas, temos: a espacial (incluindo a urbanização), a ambiental, a política, a legal-institucional, a econômica, a demográfica e a sócio-cultural, as novas tecnologias e as questões de saúde e de desenvolvimento humano. Com isso, cresce também a importância e a responsabilidade dos municípios. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Imagem e OA: Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Livre

27 Agora, observe o gráfico ao lado.
Acesso à água no mundo A distribuição de água no mundo é um dos principais problemas que envolvem este recurso. Observe os dados da figura ao lado. Por que Angola, Camboja, Etiópia, Haiti e Ruanda consomem tão pouca água? Clique na mesma figura e discuta baseado nos dados do mapa. ecocasa Agora, observe o gráfico ao lado. Nele encontramos dados sobre a disponibilidade de água nos anos de 1990 e 2025 em alguns países. Analise o gráfico e reflita sobre as questões propostas por ele. docs.google.com

28 Acesso à água no mundo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade, o aluno irá refletir sobre o problema mundial de distribuição de água. No gráfico, a diminuição da disponibilidade da água em 2025 é devida principalmente ao aumento da população, porém questões como a poluição, o desperdício e as alterações no clima e nos cursos d´água também podem ser levantadas. Os mapas apresentados nos links também ajudam a analisar essas questões. O professor pode separar os alunos em grupos para reflexão do mapa, do gráfico e das figuras. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Imagem: Gráfico: Canto, E.L. do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano. São Paulo: Moderna, 2009 OA: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Livre ou em grupos

29 REFLITA Uso irracional da água
De toda água do planeta, 97,5% são formadas pelos oceanos, mares e lagos de água salgada. Na parte formada pela água doce, somente 0,007% é boa para consumo humano. Daí a importância de um uso racional e consciente desse recurso. Clique na figura Um exemplo de uso irracional é o que está acontecendo com o Mar de Aral, entre o Cazaquistão e o Uzbequistão. Apesar do nome, o Mar de Aral é um grande lago que tornou-se salgado. planetasustentavel Quais foram os principais motivos para o que está acontecendo com o Mar de Aral? Que outros usos irracionais você conhece? REFLITA

30 Uso irracional Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Nessa atividade, o aluno irá reconhecer o impacto que o mau uso do recurso água pode trazer para os habitantes de uma região e do planeta. Duas questões foram sugeridas para reflexão individual, em grupo ou coletiva. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Imagens e OA: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Livre ou em grupos

31 Conflitos A escassez de água provoca conflitos entre países. Um exemplo é a disputa pelas águas do rio Jordão, entre Israel, Jordânia e Síria. Enquanto os israelenses têm um consumo médio diário por pessoa de 350 litros, os palestinos ficam com 71. Israel extrai cerca de 75% da água do alto curso do Jordão. Clique ao lado e leia principalmente sobre esse conflito . gentequeeduca.org.br Observe na charge, a água sendo transportada por um futurístico carro forte. Será que o futuro nos reserva isso? Será que transportaremos ÁGUA ao invés de dinheiro em um carro forte? Será que a água será motivo de uma guerra mundial? wilmarx

32 Conflitos Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Nessa atividade, o aluno irá reconhecer, que a água tão volumosa em nosso país é motivo de conflito em outros países. A charge é uma produção que pode ser solicitada aos alunos para ilustrar o tema abordado. O professor pode dividir os alunos em grupo para a leitura do texto. Esse texto já foi apresentado em atividade anterior que abordava a questão do mar de Aral. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Imagem: OA: ttp://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_ shtml?func=2 Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Grupos

33 Desafio I Agora que você aprendeu sobre a importância da água para a vida, clique nas figuras abaixo e resolva os desafios que o jogo propõe. caminhosdasaguas.org

34 Desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Nessa atividade, um jogo é apresentado com vários desafios, como questões, quebra-cabeças, ações realizadas que podem gerar bônus ou penalidades, etc. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Jogo interativo Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Livre

35 Desafio II – Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado com o objetivo de conscientizar a população mundial e os governantes de diversos países a economizarem água. Essa data é comemorada desde 1992. Clique na figura e aprenda de forma divertida a resolver algumas situações em que a água está envolvida. homebigmae.com

36 Desafio-22 de março – Dia Mundial da água
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O aluno, nessa atividade, será informado sobre o objetivo da criação do dia mundial da água e, para descontrair, irá participar de um jogo com ações cotidianas em relação ao uso d´água. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Jogo: Imagem: Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula: Livre

37 Na próxima aula... Este é o segundo maior aquário de água salgada do mundo! E fica em Okinawa, no Japão. O tanque possui aproximadamente 7.500m³ de água! Clique na imagem para assistir ao vídeo. Enquanto você o observa, procure refletir sobre o tema da nossa próxima aula: Água Salgada tem importância? time2pcs.com / vimeo.com

38 Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Procure estimular os alunos para o tema da próxima aula. Pergunte enquanto as imagens estão passando: Quais os nomes dos oceanos? Qual a diferença entre mar e oceano? De onde vem o sal? Todo oceano contem a mesma concentração de sal? E quanto à profundidade, será que encontramos diferentes níveis salinos? Deixe as perguntas para eles refletirem e buscarem respostas na próxima aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Video/imagem: Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula: livre


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