A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do/a Educopedista produtor/a: Jacqueline de Souza Amaro (1ª versão)/ Marcelo Duarte de Almeida (2ª versão). Nome da Educopedista revisora: Jéssica de Queiroz Bretas/ Nívia Lemos. Nome do Educopedista coordenador da disciplina: Wilmar Vianna Disciplina Ano Aula número História 3 Tema da Aula Digital Transformações a partir do Século XI: A Cidade Medieval

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Compreender os fatores que levam a formação das cidades medievais. Referencial Teórico FRANCO Jr, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasilense, 1986. VILAR, Pierre. A transição do Feudalismo ao Capitalismo, in: SANTIAGO, Theo (org.). Do Feudalismo ao Capitalismo – uma discussão histórica. São Paulo: Contexto, 2003.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Clique no ícone abaixo e relembre esses assuntos.
ATIVIDADE 1: Relembrando Você estudou na aula anterior a vida cotidiana nos feudos. Descobriu que, no período da Idade Média, a sociedade feudal era composta por três ordens: clérigos, nobres e servos. Clique no ícone abaixo e relembre esses assuntos. Visite também as página 9 e 10 de seu Caderno Pedagógico

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá retomar o conteúdo abordado na aula anterior através da figura ilustrativa da sociedade medieval. A partir da imagem, o professor poderá relembrar com a turma as funções de cada estamento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Há uma figura que ilustra a organização da sociedade medieval. Há também um link que direciona para um vídeo, onde são mostradas algumas imagens da cena medieval. Imagem: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Em duplas.

6 ATIVIDADE 2: Apresentação inicial
Hoje, estudaremos as transformações ocorridas no século XI e a formação das cidades medievais. Ao final dessa aula, você saberá: Bons estudos! Compreender os fatores que levam a formação das cidades medievais; Refletir sobre o papel das cidades durante a Idade Média.

7 Atividade 2: Apresentação Inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, mostre ao seu aluno qual é o objetivo da aula e o que é esperado que ele conheça ao final dessa aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Em duplas.

8 Você sabe o que é um ‘burgo’?
ATIVIDADE 3: Pergunta-desafio Você sabe o que é um ‘burgo’? Observe com atenção as pistas na imagem ao lado e tente descobrir. Ainda não consegue responder? Não se preocupe! Durante a aula você ficará sabendo mais sobre esse assunto e ao final, poderá responder a essa questão!

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá levantar a questão-desafio, instigando que seus alunos tentem refletir sobre a questão proposta, exercitando o pensamento crítico. Mostre aos alunos que ao final da aula eles serão capazes de resolver este exercício, caso não tenham conseguido resolver. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Há uma imagem retratando uma feira medieval que pode ser explorada pelo professor como uma pista do que seria um burgo. Imagem: Tempo de duração da atividade: 4 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

10 ATIVIDADE 4: Por que isso é importante?
O que te vem a cabeça quando você pensa em uma cidade? Aposto que você pensa em prédios, avenidas com carros, lojas e muitas pessoas de um lado para o outro... Mas nem sempre foi assim! As cidades formadas no final da Idade Média, por exemplo, eram bem diferentes das cidades que habitamos. Estudar este tema é importante para percebermos que a estrutura de cidade que estamos acostumados passou por uma série de modificações até os dias de hoje e precisamos refletir sobre as seguintes questões: O que mudou? Algo permanece igual àquele período?

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá levantar a questão de que o conhecimento sobre o tema da aula é importante para que através do entendimento do nosso passado, possamos melhor compreender nossa realidade atual. O professor poderá discutir com a turma os questionando sobre possíveis heranças das cidades medievais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Imagem de uma grande cidade. Imagem: Tempo de duração da atividade: 4 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

12 ATIVIDADE 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Teste seus conhecimentos realizando a atividade abaixo. 1 – O feudalismo é um período histórico correspondente ao auge da Idade Média, existindo na Europa Ocidental entre os séculos X e XIV. Qual das alternativas abaixo apresenta uma característica importante do feudalismo? (a) Poder centralizado nas mãos de um rei. (b) O trabalho era realizado pelos servos. (c) Existência de muitos escravos. (d) Eleições para a escolha dos governantes.

13 ATIVIDADE 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
2 – A Sociedade no antigo sistema feudal europeu era marcada por profundas diferenças sociais. No Feudalismo, a sociedade era composta principalmente por: (a) escravos, servos e portugueses. (b) servos e membros da Igreja. (c) suseranos e vassalos. (d) clero, nobreza e servos.

14 ATIVIDADE 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3 – Ainda sobre a sociedade feudal é correto afirmar que: (a) Ela era justa, pois todos possuíam os mesmo direitos e deveres. As terras eram divididas entre todos do feudo. (b) Ela era dinâmica, pois era muito fácil uma pessoa comum passar de uma camada social para outra superior. (c) Era hierarquizada. Havia os que oravam (clero), os que guerreavam (nobreza) e os que trabalhavam (servos). (d) Era composta por nobres (senhores feudais, cavaleiros) e membros da Igreja (padres, monges, bispos).

15 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, servindo-se deste objeto de aprendizagem como um instrumento de sondagem do conhecimento prévio do aluno sobre o conteúdo a ser desenvolvido. O Educoquiz é um teste composto de três questões de múltipla-escolha, com quatro alternativas cada, possuindo ainda feedbacks corretivos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Gabarito das questões: 1-B, 2-D, 3-C. Feedback das questões: Questão 1 - (a) O poder era descentralizado e se achava nas mãos dos senhores feudais. (b) Os servos eram a principal mão de obra do período feudal. (c) O sistema feudal era baseado na servidão e não na escravidão. (d) Não existiam eleições no feudalismo. Os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos dos feudos. Questão 2 - (a) Escravos e portugueses não faziam parte da sociedade feudal. (b) Os nobres integravam também a sociedade do feudalismo. (c) Suseranos e vassalos estavam associados a estrutura política do feudalismo. (d) A cada um destes estratos correspondia uma função social determinada: aos nobres, combater; ao clero, rezar; aos servos, trabalhar para sustentar o resto da sociedade. Questão 3 – (a) A sociedade feudal era hierarquizada e dominada por dois grupos sociais privilegiados: a nobreza e o clero. (b)  sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. (c) Na mentalidade medieval, o trabalho destes três grupos se complementavam – a sociedade funcionava como um corpo único. E todos dependiam uns dos outros. (d) Ainda haviam os servos (camponeses), que não dispunham de direitos e regalias e eram a maior parte da população no feudo. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Em duplas.

16 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 8 Checagem ATIVIDADE 9

17 ATIVIDADE 6: Momento de reflexão
O cantor Seu Jorge, fez bastante sucesso com a música Burguesinha. A letra conta o cotidiano de uma personagem rica e que esbanja muito dinheiro. Clique no link abaixo e veja o clipe da música Burguesinha, de Seu Jorge. A burguesia surgiu na Europa no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano e dedicava-se principalmente ao comércio. Por que a personagem da música foi chamada de burguesinha? Será que dizer que alguém é burguês hoje em dia significa o mesmo que significava na Idade Média?

18 Atividade 6: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá discutir com os alunos sobre o caráter histórico de determinados termos – o professor poderá questionar a turma se o que se entende por burguês atualmente é o mesmo que se entendia na Idade Média. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Há o link com o clipe da música burguesinha que poderá ser exploradas pelo professor na discussão proposta. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Em duplas.

19 ATIVIDADE 7: Começam as mudanças
A partir do final do século X, a Europa passou por um período de paz e segurança, pois as invasões bárbaras haviam chegado ao fim. Devido ao clima de paz, morriam menos pessoas. E se a mortalidade diminuía a população européia começava a crescer. Mas pessoas significava mais bocas para alimentar. Como produzir comida para todos? Essa nova situação estimulou a criatividade das pessoas na descoberta de novas formas de aumentar a produção de alimentos no feudo. Clique no link abaixo e conheça as principais inovações criadas nesse período.

20 ATIVIDADE 7: Começam as mudanças
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor deverá ajudar os alunos no reconhecimento de algumas inovações técnicas agrícolas desenvolvidas na Europa Ocidental a partir do século X. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Há um link para acesso a um blog contendo informações relacionadas as inovações técnicas ocorridas no feudalismo europeu. Deixe os alunos lerem o texto do blog para depois conversarem entre si sobre seu conteúdo. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Em dupla.

21 ATIVIDADE 8: A decadência do feudalismo
O período que vai do século XI ao século XIV marca a fase de decadência do feudalismo europeu. Clique no link abaixo e conheça algumas informações sobre esse período. Elabore agora um comentário sobre os aspectos que mais lhe chamaram atenção sobre a decadência do feudalismo.

22 Atividade 8: Decadência do Sistema Feudal
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Professor poderá discutir com a turma o contexto de modificações do que marcam a crise do sistema feudal. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Há um link, que quando clicado, direciona para um texto sobre o tema proposto. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

23 ATIVIDADE 9: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Teste seus conhecimentos realizando a atividade abaixo. 1 – Por volta dos séculos X e XI, a organização do espaço feudal da Europa Ocidental começou a sofrer transformações de cunho econômico, social, político e cultural, que foram afetando os modos de vida das pessoas.  Entre as inovações técnicas agrícolas criadas nesse período, podemos indicar: (a) O atrelamento dos cavalos passou a ser feito pelo pescoço e não mais pelo peito. (b) Utilização de um novo tipo de arado, feito de madeira. (c) Introdução de um novo sistema de cultura em dois campos (rotação bienal). (d) Uso de novos moinhos acionados pela força do vento ou água.

24 ATIVIDADE 9: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
2 – Um fator responsável pelo crescimento da população européia durante a Baixa Idade Média foi: (a) O fim das invasões bárbaras. (b) O início das invasões bárbaras. (c) O fim do feudalismo. (d) O início do feudalismo.

25 ATIVIDADE 9: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
3 – Considere a imagem abaixo: Marque agora a opção mais pertinente: (a) O cavalo passou a ser utilizado para puxar um arado durante a Idade Média. (b) A charrua era um tipo de arado de roda com uma lâmina de ferro. (c) O moinho d’água figura como uma importante inovações técnicas medieval. (d) Como o aumento da população européia surgiram novas profissões.

26 ATIVIDADE 9: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
4 – Entre os séculos X e XI a Europa experimentou um surto demográfico proveniente do incremento das técnicas de produção agrícola então existentes. O crescimento da população européia nesse período provocou: (a) A aquisição pelos camponeses de novas terras fora da Europa. (b) Uma melhor redistribuição de terras. (c) A conversão de florestas e pântanos em terrenos cultiváveis. (d) O fim da exploração dos servos pelos senhores feudais.

27 Atividade 9: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, servindo-se deste objeto de aprendizagem como um instrumento de sondagem do conhecimento prévio do aluno sobre o conteúdo a ser desenvolvido. Esse Educoquiz é composto de quatro questões de múltipla-escolha, com quatro alternativas cada, possuindo ainda feedbacks corretivos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Gabarito das questões: 1-D, 2-A, 3-B, 4-C Feedback das questões: Questão 1 – (a) É o contrário! Os cavalos passaram a ser atrelados pelo peito e não pelo pescoço. (b) O novo arado criado nesse período utilizava uma lâmina de ferro. (c) O novo sistema de cultura criado empregava três campos e não dois. (d) Com os novos moinhos, podia-se moer o trigo com muito mais eficiência e rapidez. Questão 2 - (a) O fim das invasões bárbaras ajudou a reduzir as taxas de mortalidade na Europa. (b) A formação do sistema feudal decorre das chamadas invasões bárbaras. (c) É o contrário! O fim do feudalismo decorre do aumento da população européia. (d) Atenção! O sistema feudal não têm início na Baixa Idade Média. Questão 3 - (a) A imagem representa um tipo de arado de roda. (b) O arado de ferro é mais resistente e pesado que o de madeira, sendo portanto, mais apropriado para o plantio. (c) A gravura apresenta um tipo de arado medieval e não um moinho. (d) O arado era uma ferramenta utilizada pelo servo. Questão 4 - (a) Os camponeses só podiam sair dos limites do feudo se tivessem autorização especial de um nobre. (b) As terras jamais foram distribuídas no período medieval. (c) A ampliação das terras por ações de transformação e desmatamento impôs uma série de transformações climáticas que alteraram o rendimento das colheitas e, em pouco tempo, criou uma séria crise de abastecimento pela Europa. (d) A sociedade feudal era profundamente injusta. Nobres e membros da Igreja não precisavam trabalhar, enquanto que os servos trabalhavam demais e viviam na miséria. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A atividade poderá ser feita em duplas.

28 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Checagem ATIVIDADE 16 Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 10 a 14

29 ATIVIDADE 10: Burgos e burgueses
Ao redor dos castelos começaram a se estabelecer feiras onde eram comercializados alguns produtos excedentes locais ou originários de outras partes da Europa. Nesse momento, a moeda voltou a ser necessária, devido ao comércio. Essas feiras ao redor dos castelos, ficaram conhecidas como burgos. Por essa razão, seus habitantes passaram a ser conhecidos como burgueses. Clique no link ao lado e monte a imagem que representa a burguesia. Agora responda: Nesta imagem, os burgueses estavam contando moedas que eles conseguiram. De que maneira os burgueses conseguiam moedas nesse período?

30 Atividade 10: Burgos e burgueses
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá estabelecer a relação entre burguesia, ressurgimento do comércio e circulação monetária. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Há um link que direciona para um jogo, onde o aluno deverá montar a figura de dois burgueses contando moedas. A atividade termina com uma questão reflexiva, que poderá ser respondida pelos alunos. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Em duplas.

31 Clique no link abaixo e descubra outras informações sobre as cruzadas.
ATIVIDADE 11: As cruzadas A Igreja católica, promoveu diversas expedições militares ao Oriente. Essas expedições ficaram conhecidas como Cruzadas e foram empreendidas contra os inimigos da Cristandade. Uma das justificativas para as Cruzadas era recuperar a cidade de Jerusalém, então em poder do Império Islâmico. Durante dois séculos, as Cruzadas agitaram a Europa possibilitando mais trocas comerciais. Clique no link abaixo e descubra outras informações sobre as cruzadas. Visite também as páginas 19 e 20 de seu Caderno Pedagógico Com base nas informações apresentados no vídeo, crie uma lista, contendo o maior número possível de informações que ajudem a identificar as cruzadas.

32 Atividade 11: As Cruzadas
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá discutir com a turma o papel das Cruzadas para o reavivamento do comércio medieval. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem traz um link com um vídeo sobre as Cruzadas. Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: Em dupla.

33 ATIVIDADE 12: As moedas Com o renascimento das cidades e do comércio, passou a haver mais circulação monetária, ou seja, compra e venda de produtos usando-se moedas. A economia, nesse momento, tornou-se mais dinâmica. Você sabe o que é circulação monetária e como isso influencia sua vida? Clique no link abaixo e acompanhe a história da moeda no Brasil e no mundo.

34 Atividade 12: As moedas Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor poderá trabalhar com a noção de moeda e trocas comerciais existentes tanto para a Idade Média, quanto para os dias de hoje. O aluno poderá conhecer, ainda, a evolução monetária no mundo e no Brasil. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem No link há um objeto de aprendizagem, com um link que direciona o aluno para um vídeo. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

35 ATIVIDADE 13: As corporações de ofício
Os artesãos dedicavam-se à fabricação de tecidos, instrumentos de ferro, de couro etc. Para regulamentar e proteger as diversas atividades, surgiram as corporações de ofício. Clique no link abaixo e saiba um pouco mais sobre as corporações de Ofício. Por que as corporações de ofício foram importantes para a constituição das primeiras cidades medievais? Compartilhe sua opinião com seus colegas de turma.

36 Atividade 13: As corporações de ofício
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade tem como objetivo demonstrar as modificações sofridas nas cidades medievais e como elas influenciaram as modificações sociais deste período. . Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Há um link para acesso a um site que apresenta algumas características das corporações de ofício medievais. O professor poderá auxiliar o aluno na leitura e do conteúdo deste site. Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Em duplas.

37 ATIVIDADE 14: As cidades se multiplicam
Na baixa Idade Média, houve a rápida multiplicação do número de cidades, nas quais se exerciam atividades comerciais, artesanais e também artísticas. As cidades eram cercadas por muralhas que serviam para protegê-las de invasões inimigas. Seus habitantes haviam conseguido se desvincular parcialmente do controle dos senhores feudais, adquirindo certos direitos e liberdades. Clique nos ícones abaixo e obtenha mais informações sobre as cidades medievais. Visite também a página 29 de seu Caderno Pedagógico Elabore um pequeno texto, relacionando os conteúdos apresentados no texto com a foto da cidade de Carcassone que você acabou de conhecer.

38 Atividade 14: As cidades se multiplicam
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá apresentar para a turma o crescimento das cidades em associação ao crescimento da burguesia e a relação desta com a usura, combatida pelos católicos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A atividade traz dois links. O primeiro, dá acesso a um site contendo um relato sobre as primeiras cidades medievais. O segundo, mostra uma imagem (fotografia) da cidade francesa de Carcassone. Na seqüência, os alunos deverão responder a um questionamento . Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Em duplas.

39 Visite também a página 33 de seu Caderno Pedagógico
ATIVIDADE 15: Peste negra No decorrer do século XIV e até meados do século XV, a Europa enfrentou uma série de problemas que afetaram profundamente a vida de sua população. O declínio nas plantações provocou a fome generalizada da população e o aparecimento de inúmeras epidemias. A mais terrível delas ficou conhecida como Peste Negra. Clique no link abaixo e procure os 7 erros da imagem. Só não esqueça de, a cada jogada, ler sobre a peste negra. Visite também a página 33 de seu Caderno Pedagógico

40 Atividade 15: Peste Negra
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá discutir com a turma o alto índice do mortalidade da peste negra e a possível relação existente entre a disseminação desta epidemia e o ambiente das cidades. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem No link há um objeto de aprendizagem, que direciona para um jogo de busca dos 7 erros de uma imagem. A cada clique do aluno, aparece uma informação sobre a peste negra. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Em duplas.

41 ATIVIDADE 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Teste seus conhecimentos realizando a atividade abaixo. 1 – As corporações de ofício eram organizadas com o objetivo de: (a) defender os interesses dos artesãos diante dos patrões. (b) aplicar os princípios religiosos às atividades cotidianas. (c) combater os senhores feudais. (d) proteger os ofícios contra a concorrência e controlar a produção.

42 ATIVIDADE 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2 – Considere a afirmação abaixo: As Cruzadas foram expedições militares que, organizadas pelos cristãos, assumiam o caráter de “Guerra Santa”. Essa afirmação está: (a) Correta. As Cruzadas não foram organizadas pelos cristãos e um de seus principais objetivos era a reconquista de Jerusalém. (b) Incorreta. As Cruzadas não foram organizadas pelos cristãos e um de seus principais objetivos era a reconquista de Jerusalém. (c) Correta. As Cruzadas foram organizadas pelos cristãos e um de seus principais objetivos era a reconquista de Jerusalém. (d) Incorreta. As Cruzadas foram organizadas pelos cristãos e um de seus principais objetivos era a reconquista de Jerusalém.

43 ATIVIDADE 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3 – As feiras na Idade Média constituíram-se em: (a) lugares para comercializar o excedente da produção dos feudos. (b) áreas para se trocar diversas moedas européias. (c) lugares onde eram realizados grandes festivais esportivos. (d) locais que sempre existiram destinados ao comércio de mercadorias locais.

44 ATIVIDADE 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
4 – Na baixa Idade Média, houve a rápida multiplicação do número de cidades, nas quais se exerciam atividades comerciais, artesanais e também artísticas. Essas cidades medievais: (a) As ruas ficavam vazias durante o dia. (b) Eram superlotadas e barulhentas. (c) Estavam sempre limpas e iluminadas. (d) As pessoas jogavam lixo no chão.

45 ATIVIDADE 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
5 – É o nome pelo qual ficou conhecida a classe social que surgiu na Europa na Idade Média (séculos XI e XII) com o aparecimento das feiras e o renascimento comercial: Nobreza. Camponeses. Clero. Burguesia.

46 Atividade 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, servindo-se deste objeto de aprendizagem como um instrumento de sondagem do conhecimento prévio do aluno sobre o conteúdo a ser desenvolvido. Esse Educoquiz é composto de quatro questões de múltipla-escolha, com quatro alternativas cada, possuindo ainda feedbacks corretivos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Gabarito das questões: 1-A, 2-C, 3-A, 4-B, 5-D. Feedback das questões: Questão 1 – (a) Essas associações reuniam trabalhadores (artesãos) de uma mesma profissão. (b) Elas buscavam defender os interesses trabalhistas e econômicos dos trabalhadores. (c) Buscavam se proteger da exploração senhorial. (d) Eram associações de trabalhadores. Questão 2 - (a) Eram organizadas por cristãos com o aval da Igreja Católica. (b) As cruzadas eram organizadas por cristãos. (c) Durante dois séculos, as Cruzadas agitaram a Europa possibilitando mais trocas comerciais. (d) As Cruzadas foram empreendidas contra os inimigos da Cristandade. Questão 3 - (a) Mercadorias originárias de outras partes da Europa podiam também ser comercializadas nessas feiras. (b) Nas feiras ocorriam a compra e a venda de mercadorias. (c) eram lugares onde diferentes produtos eram comercializados. (d) As feiras medievais foram criadas durante a Baixa Idade Média. Questão 4 - (a) As ruas eram cheias e barulhentas. (b) De dia, as ruas da cidade ficavam apinhadas de gente: ferreiros, sapateiros, vendedores de tecido, açougueiros, dentistas... (c) As cidades eram superlotadas, barulhentas, escuras e tinham mau cheiro. (d) A maioria da população jogava seus excrementos em esgotos ou em pilhas de detritos a céu aberto, tornando as ruas imundas. Questão 5 - (a) Essas pessoas viviam nos burgos. (b) Os camponeses viviam nas áreas rurais e não nas cidades.(c) Eram os membros da Igreja. (d) A Burguesia era responsável pelo desenvolvimento do comércio nos burgos. Tempo de duração da atividade: 18 minutos Organização da sala de aula: A atividade poderá ser feita em duplas.

47 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 17

48 ATIVIDADE 17: Você está sendo desafiado
As cidades medievais cresceram e junto com elas, uma série de problemas foram se acumulando devidos a falta de serviços como coleta de lixo ou saneamento básico. Será que todas as cidades de hoje oferecem condições dignas para os cidadãos que nelas viverem? Elabore agora um texto sobre as possíveis semelhanças entre as cidades medievais e a cidade do Rio de Janeiro.

49 Atividade 17: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade os alunos serão desafiados a resolver problemas mais complexos sobre o assunto estudado. É interessante que os alunos trabalhem em grupos para a resolução dos problemas e sejam instigados a produzir textos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Algumas imagens ilustrativas que podem ser usadas como inspiração para o aluno. Imagens: Tempo de duração da atividade: 35 minutos. Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou em grupos de até quatro integrantes. Organização da sala de aula:

50 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 18 Resumo ATIVIDADE 19 Próximo tema ATIVIDADE 20

51 ATIVIDADE 18: Construindo um resumo
Agora que você conheceu um pouco mais sobre os fatores que levam a formação das cidades medievais, crie uma lista com as 10 palavras ou expressões que mais representam para você todo o estudo realizado. Ao terminar, enumere essas palavras ou expressões em ordem de imporância de acordo com seu aprendizado.

52 Atividade 18: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão fazer um levantamento dos pontos importantes abordados na aula em seu caderno, a fim de que eles reflitam sobre o próprio processo de aprendizagem nessa aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita Individualmente.

53 ATIVIDADE 19 – Educossíntese
Veja se você citou em sua lista ao menos 5 das palavras ou expressões que aparecem nos 10 pontos destacados abaixo. Feudalismo Invasões bárbaras Cruzadas Abertura do comércio Cidades medievais Baixa Idade Média Corporações de Ofício Peste Negra Burguesia Moedas Se existirem alguns pontos diferentes, discuta com seus colegas e verifique também a anotação deles.

54 Atividade 19: Educosíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade reúne os pontos importantes abordados na aula. O aluno deverá realizar a leitura destes pontos e comparar com as anotações que fez da atividade anterior, quando construiu a sua Educossíntese. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 12 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

55 ATIVIDADE 20 – Na próxima aula...
Você sabe qual foi a influência da monarquia e da Igreja Católica sobre a vida das pessoas durante a Idade Média? Na próxima aula você irá conhecer os grupos sociais que exerciam poder político e religioso na Europa medieval. Até lá!

56 Atividade 20: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, é apresentada ao aluno uma prévia sobre o assunto da próxima aula. O professor deve estimular que os alunos interajam com o conteúdo e lançar questões desafiadoras sobre o próximo conteúdo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem traz uma imagem e uma questão reflexiva, que instiga o aluno a pensar sobre o conteúdo da próxima aula. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

57 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Aplique um Quiz sobre o feudalismo: fundamental-2/historia/quiz-sistema-feudal/ Oriente seus alunos na confecção de um cordel sobre a cidade medieval: PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Uso do Caderno Pedagógico de História do 7º ano (1º bimestre). O professor poderá propor algumas questões para serem respondidas em casa como exercício de fixação.


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google