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Responsabilidade Social

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Apresentação em tema: "Responsabilidade Social"— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade Social
Ética Professora Marta Dias Teixeira

2 Etimologia Ética - “ethos” (grego) - Modo de ser - É o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros na sociedade em que vive. Moral - “mores” (latim) - Costumes - É um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.

3 Condutas do nosso cotidiano
Para uma melhor compreensão... Condutas do nosso cotidiano Comportamento de alguns profissionais: médico, jornalista, advogado, empresário, político, administrador e até mesmo um professor. Expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública. A ética pode ser confundida com lei. A lei tem como base princípios éticos. Toda norma jurídica tem um mínimo de ética.

4 Ética no Serviço Público
Relacionada com a conduta dos funcionários que ocupam cargos públicos. Devem agir conforme um padrão ético, exibindo valores morais como a boa fé para uma vida mais saudável na sociedade. Pessoa eleita para um cargo público, a sociedade deposita nela confiança, e espera que ela cumpra um padrão ético. O servidor público deve assumir o compromisso de promover a igualdade social, de lutar para a criação de empregos, de desenvolver a cidadania e de fortalecer a democracia.

5 Ética no Serviço Público
Deve pôr em prática políticas que beneficiem o país e a comunidade no âmbito social, econômico e político. Deve ser capaz de pensar de forma estratégica, inovar, cooperar, aprender, elaborar formas eficazes de trabalho. Os casos de corrupção no âmbito do serviço público são fruto de profissionais que não trabalham de forma ética.

6 Ética Empresarial A ética empresarial é “o comportamento da empresa - entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade”. ( MOREIRA, Joaquim Magalhães). Sua Importância... A ética profissional é fator importante para a sua sobrevivência - pequenas e grandes empresas. As organizações estão percebendo a necessidade de se utilizar a ética, para que o "público" tenha uma melhor imagem do seu "slogan" que permitirá, ou não, um crescimento da relação entre funcionários e clientes. Ter consciência de que toda a sociedade vai se beneficiar através da ética aplicada na empresa; os clientes, os fornecedores, os sócios, os empregados, o governo…

7 Valores Éticos São um conjunto de ações éticas que auxiliam gerentes e colaboradores a tomar decisões de acordo com os princípios da Organização. Os valores éticos especificam como a empresa administrará os negócios e consolidam relações com fornecedores, clientes e outras pessoas envolvidas.

8 Código de Ética O que é? É um instrumento que serve para demonstrar os princípios, a visão e a missão de uma Organização. Através dela conhece-se a postura social da instituição diante do público com quem interage. Cada empresa deve elaborar seu próprio código, especificando sua estrutura organizacional e atuação dos seus profissionais e colaboradores. É necessário que a empresa desenvolva o conteúdo do seu código de ética com clareza e objetividade, facilitando a compreensão dos seus colaboradores.

9 Objetivo: Código de Ética
Busca a realização dos princípios, visão e missão da Organização. Orienta as ações de seus colaboradores e postura social em face dos diferentes públicos com os quais interage (steakeholders). Seu conteúdo é refletido nas atitudes dos colaboradores e dos gestores. Encontra respaldo na alta administração da organização.

10 Conteúdos do código de Ética
Relações com os colaboradores Processo de contratação. Desenvolvimento profissional. Lealdade entre os funcionários. Respeito entre chefes e subordinados. Saúde e segurança. Comportamento da empresa nas demissões. entretenimento e viagem. propriedade da informação. assédio profissional e sexual. alcoolismo, uso de drogas, entre outros.

11 Conteúdos do código de Ética
Quanto à cadeia produtiva, envolve fornecedores e empresas terceirizadas. O código de ética pode estabelecer condutas de: responsabilidade social. Respeito à legislação. Eventual conduta restritiva. Estimular a melhoria dos parceiros visando crescimento profissional e mercadológico. Pode fazer referência à participação da empresa na comunidade. Levar em conta a sofisticada tecnologia das gravações, filmagens e outros recursos de telefonia, informática e comunicação. Relações com acionistas. Políticas de convivência com os concorrentes.

12 Conteúdos do código de Ética
Relações com os consumidores. Sujeitos aos enquadramentos da lei de defesa do consumidor, incluindo: práticas de marketing. propaganda e comunicação. qualidade do atendimento e reparações no caso de serem causados danos.

13 Vantagens da Aplicação de um Código de Ética.
Fortalece a imagem da instituição (privada, pública ou ONG) perante a comunidade. Aproxima os diversos profissionais da Organização, pois eles também precisam participar da preparação do código. Auxilia na ordem e transparência da imagem da Organização, pois proporciona mais coerência, já que está tudo documentado.

14 Vantagens da Aplicação de um Código de Ética.
Traduz a conduta moral da formação da empresa e a maneira que ela é conduzida. Implica na melhoria da relação entre clientes, funcionários, fornecedores e até governo. É um excelente instrumento para solucionar possíveis conflitos e problemas internos. Ressalte-se: a partir do momento em que uma Organização toma uma postura ética ela se compromete voluntariamente para seu desenvolvimento e também com o da sociedade.

15 Descumprimento do código de ética
Vamos fazer uma REFLEXÃO... Um grande dilema no ambiente corporativo é quando um empregado/empregador precisa decidir ou resolver um problema e dependendo de sua decisão poderá gerar consequências, tanto para a empresa, quanto para sua vida. Um exemplo bem comum é a corrupção. Certa vez um chefe pediu para que um funcionário de confiança levasse uma maleta com uma quantia alta de dinheiro para o cofre da empresa. Mas esse funcionário percebeu que não teria problema se ele pegasse um pouco para ajudar sua família. Nessa situação cabem algumas perguntas: De acordo com o código de ética da empresa, será que eles apoiariam essa decisão? Essa seria a decisão mais correta? Indicaria essa decisão para outras pessoas? Qual seria o resultado dessa decisão para a minha imagem dentro da empresa? O que a minha família pensaria disso?

16 Para refletir... Educação - a ética vem do berço.
A conduta ética, que se espera das empresas vai além do cumprimento da lei. O importante é que: os homens de negócios sejam bem formados. que os profissionais sejam treinados, pois o cerne da questão está na formação pessoal. Caso contrário, a implantação do código de ética será inócua.

17 Bibliografia Barbieri, José Carlos, Responsabilidade social empresarial e empresas sustentáveis. São Paulo: Saraiva, 2009 Machado Filho, Claudio Pinheiro. Responsabilidade social e governança. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2006 Melo Custódio, Ana Lucia,(Coord). Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. São Paulo, Instituto Ethos, 2007 Disponível em: . Acessado em 20 de maio de 2010 Reis, Carlos Nelson dos. Responsabilidade social das empresas e balanço social. São Paulo; Atlas, 2007 Goldstein, Ilana Seltzer. Responsabilidade social: das grandes corporações ao terceiro setor. São Paulo: Atica, 2007. Tachizawa, Takeshy.Organizações não governamentais e Terceiro setor – 3.ed-São Paulo:Atlas, 2007


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