A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ESCOLA PODE ESPERAR Agostinho Ribeiro 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso escolar 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ESCOLA PODE ESPERAR Agostinho Ribeiro 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso escolar 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso."— Transcrição da apresentação:

1 A ESCOLA PODE ESPERAR Agostinho Ribeiro 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso escolar 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso escolar

2 QUESTÕES Doc. # 1 3 - 16

3 Segundo o autor (Agostinho Ribeiro) há uma relação entre o sucesso escolar na escola primária e “o que se passou” no jardim-de-infância. Segundo o autor (Agostinho Ribeiro) há uma relação entre o sucesso escolar na escola primária e “o que se passou” no jardim-de-infância. V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

4 Segundo Lemos Pires (citado por A. Ribeiro) o insucesso escolar pode dever-se ao aluno, mas, também à escola Segundo Lemos Pires (citado por A. Ribeiro) o insucesso escolar pode dever-se ao aluno, mas, também à escola V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

5 COMENTE “ A escola é um instrumento privilegiado de controlo social das aprendizage ns individuais” (p. 39)

6 Duas vantagens do jardim-de-infância em relação à escola primária: a) Ausência de um programa imposto b) Fase etária (2-6 anos) privilegiada V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

7 O jardim-de-infância está ao serviço de A) Sociedade b) Comunidade c) Família d) Escola e) Paróquia f) Ministério da Educação g) Empresas h) Autarquias V F Indique quais das afirmações são as verdadeiras

8 O papel do Educador é O papel do Educador é 1. Apenas ministrar conhecimentos 2. Estimular capacidades 3. Apenas ministrar técnicas 4. Actualizar potencialidades V F Indique quais das afirmações são as verdadeiras

9 Piaget considerou e definiu 4 estádios no desenvolvimento cognitivo do ser humano: 1. Sensório-motor (até aos 2 anos) 2. Pré-operatório (2-6 anos) 3. Operatório concreto (7-11 anos) 4. Operatório formal (a partir dos 12 anos) V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

10 No período pré-operatório, as características observáveis mais importantes são: a) inteligência simbólica; b) o pensamento egocêntrico, intuitivo e mágico; c) a centralidade (apenas um aspecto de determinada situação é considerado); d) a confusão entre aparência e realidade; e) a noção de irreversibilidade; f) o raciocínio transversal (aplicação de uma mesma explicação a situações parecidas); g) a característica do animismo (vida a seres inanimados). Indique se são Verdadeiras ou Falsas as seguintes afirmações

11 Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação A relação da criança com o seu meio envolvente (físico e social) caracteriza-se por um duplo egocentrismo: no plano cognitivo e no plano afectivo. V F

12 O PERÍODO ______________ DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO SER HUMANO VAI DOS ___ AOS ___ ANOS DE IDADE. O PERÍODO ______________ DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO SER HUMANO VAI DOS ___ AOS ___ ANOS DE IDADE. Indique

13 INDIQUE Como definiria jardim-de-infância? __________________________________ __________________________________ __________________________________ _________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ _________________________________

14 O jardim-de-infância desempenha um papel importante na prevenção do insucesso escolar: O jardim-de-infância desempenha um papel importante na prevenção do insucesso escolar: a) Reduzindo os obstáculos que, no plano afectivo, dificultam a aprendizagem b) Preparando a actividade mental que as aprendizagens escolares exigem V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

15 COMENTE… …”as actividades dos jardins-de-infância centrar-se-ão na criação de condições que permitam à criança, individualmente e em grupo, realizar experiências adaptadas à expressão das suas necessidades biológicas, emocionais, intelectuais e sociais” (Artº 28º do Estatuto dos jardins-de-infância) (Artº 28º do Estatuto dos jardins-de-infância)

16 CRITIQUE… O desenvolvimento harmonioso e global da criança que se promove no jardim-de-infância, pela utilização de estratégias adequadas à fase etária em que ela se encontra, constitui, afinal, a melhor prevenção do insucesso escolar – melhor do que a aprendizagem precoce da leitura, da escrita ou do cálculo (p. 43)


Carregar ppt "A ESCOLA PODE ESPERAR Agostinho Ribeiro 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso escolar 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google