A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História Geral e do Brasil – 2.ª edição. José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História Geral e do Brasil – 2.ª edição. José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição."— Transcrição da apresentação:

1 História Geral e do Brasil – 2.ª edição

2 José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição

3 História Geral e do Brasil – 2.ª edição Unidade 3 – A transição para o Mundo Contemporâneo

4 História Geral e do Brasil – 2.ª edição INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA: DOIS PROCESSOS ruptura com o Antigo Regime – a afirmação da soberania fragmentação territorial – a formação das novas nações Independência da América espanhola 23 Cap. 23

5 História Geral e do Brasil – 2.ª edição Independência da América espanhola 23 Cap. 23 A AMÉRICA ESPANHOLA INDEPENDENTE POPULAÇÃO NA AMÉRICA LATINA (EM 1825) Adaptado de: The Times History of the World. Op.cit.

6 História Geral e do Brasil – 2.ª edição Independência da América espanhola 23 Cap. 23 PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA questões externas: crise do antigo regime e circulação das ideias liberais papel dos cabildos: juntas locais que exerciam o poder político questões internas: descontentamento das colônias com a administração Junta Central na Espanha (militares, clérigos e intelectuais) Cortes de Cádiz ( ) Constituição Liberal de 1812 restituição de Fernando VII – 1814 (a estupidez da Espanha)

7 História Geral e do Brasil – 2.ª edição Independência da América espanhola 23 Cap. 23 O PROJETO DE BOLÍVAR O propósito pan-americano. A fragmentação territorial demonstrou que era um projeto frágil. As articulações políticas locais foram mais fortes. Bolívar é o herói da libertação de Venezuela, Colômbia, Equador e, indiretamente, Bolívia.

8 Independência da América espanhola 23 Cap. 23 Libertador da porção meridional da América do Sul. Lutou pela consolidação da independência da futura Argentina, Chile e Peru. Estrategista militar: defendia que sem a libertação do Peru, a área mais rica da América do Sul, todos os outros processos seriam frágeis. Encontrou-se com Bolívar uma única vez e após este encontro regressou à Europa, onde morreu. O Cabildo de Buenos Aires A CAMPANHA DE SAN MARTÍN Os restos mortais do general José de San Martín estão depositados na Catedral de Buenos Aires.

9 História Geral e do Brasil – 2.ª edição Os restos mortais do general José de San Martín estão depositados na Catedral de Buenos Aires.

10 História Geral e do Brasil – 2.ª edição O Cabildo de Buenos Aires

11 História Geral e do Brasil – 2.ª edição Independência da América espanhola 23 Cap. 23 AMÉRICA ESPANHOLA

12


Carregar ppt "História Geral e do Brasil – 2.ª edição. José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google