A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFLUÊNCIAS EXTERNASCONTEXTO INTERNO Iluminismo; Independência dos EUA; Revolução Francesa; Período Napoleônico e Bloqueio Continental; Revolução Industrial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFLUÊNCIAS EXTERNASCONTEXTO INTERNO Iluminismo; Independência dos EUA; Revolução Francesa; Período Napoleônico e Bloqueio Continental; Revolução Industrial."— Transcrição da apresentação:

1

2 INFLUÊNCIAS EXTERNASCONTEXTO INTERNO Iluminismo; Independência dos EUA; Revolução Francesa; Período Napoleônico e Bloqueio Continental; Revolução Industrial. Crise do Sistema Colonial ; Crise na mineração; Descontentamento da elite criolla.

3 Tratado de Ultrecht ( 1713) foi uma decorrência da derrota da Espanha na "Guerra de Sucessão Espanhola", sendo forçada a fazer concessões à Inglaterra, garantindo-lhes a possibilidade de intervir no comércio colonial através do asiento - fornecimento anual de escravos africanos - e do permiso - venda direta de manufaturados às colônias. Esse tratado marca o início da influência econômica britânica sobre a região e ao mesmo tempo, o fim do monopólio espanhol sobre suas colônias na América.

4 Invasão da Espanha pelas tropas francesas: Carlos IV e seu herdeiro Fernando VII foram destituídos e José Bonaparte assumiu o trono espanhol. Na América a elite criolla transformou os Cabildos em Juntas Governativas, as quais em várias cidades passaram a defender a idéia de ruptura definitiva com a metrópole.

5 Precursor: Tupac Amaru / Peru,1780/81 Simon Bolívar o Libertador: republicano defendia uma América do sul livre, unida e forte (partiu da Venezuela e Peru em direção ao sul) José de San Martín: Monarquista, partiu da Buenos Aires em direção ao norte (MOVIMENTO SULISTA)

6

7 a grande participação popular, porém sob liderança dos criollos; o caráter militar, envolvendo anos de conflito com a Espanha; a fragmentação territorial, processo caracterizado pela transformação de 1 colônia em vários países livres; adoção do regime republicano - exceção feita ao México. i nfluência dos interesses ingleses e estadunidenses.

8 "Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória (...) Trecho CARTA DA JAMAICA Simon Bolívar

9 1810: início do movimento pelos clérigos, camponeses e indígenas. Líderes: Miguel Hidalgo / José Maria Morelos 1804: Decreto de Consolidación 1821: Agusti Itúrbide declara a independência e declara-se Imperador do México 1823: Antônio Lopes de Sant`anna proclamou a República Mi

10 Colonização: espanhola até 1697, posteriormente francesa. Produção açucareira. Maioria da população: negros africanos escravizados 1791 a 1803: Toussaint Louverture liderou as lutas pela independência 1803: Jean Jacques Dessalines assume o papel de Toussaint 1804: proclamação da independência do HAITI O processo haitiano gerou grande temor no restante da América

11


Carregar ppt "INFLUÊNCIAS EXTERNASCONTEXTO INTERNO Iluminismo; Independência dos EUA; Revolução Francesa; Período Napoleônico e Bloqueio Continental; Revolução Industrial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google