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Akatu Relato de estratégias e atividades Novembro 2004 a Outubro 2005.

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1 Akatu Relato de estratégias e atividades Novembro 2004 a Outubro 2005

2 2 Instituto Akatu - EstratégiaConteúdosPesquisasInstrumentosPedagogias MídiaPublicitária Site e Centro de Referência Meios de Comunicação Empresas Disseminadoras Comunidades Em Geral InstituiçõesEducacionais Comunicação Educação

3 3 Instituto Akatu - EstratégiaConteúdosPesquisasInstrumentosPedagogias MídiaPublicitária Site e Centro de Referência Meios de Comunicação Empresas Disseminadoras Comunidades Em Geral InstituiçõesEducacionaisComunicaçãoEducação

4 4 Estratégia –Desenvolver instrumentos que possam apoiar o consumidor no desenvolvimento de sua consciência no consumo e na sua prática de um consumo consciente Realizações –Centro de Referência Akatu do Consumo Consciente Indicadores Akatu do Consumo Consciente –80 questões em 20 temas para o consumidor saber onde assimilou o consumo consciente –direcionamento para a Biblioteca Akatu nos itens de menor assimilação Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial –Forma simples do consumidor conhecer (1) o que é a RSE e (2) a prática das empresas cadastradas –Instrumentos para personalizar a escolha do consumidor –Instrumentos para a empresa direcionar seu esforço de RSE de forma alinhada à demanda dos stakeholders –Sistema simples de recuperação de informações sobre as empresas, suas marcas e seus produtos Instrumentos

5 5 – Biblioteca Akatu do Consumo Consciente Sistema simples de recuperação de informações de interesse do consumidor que quer se tornar um consumidor consciente Palavras chave e temas como forma de entrada no sistema –Conjunto de jogos Akatu Instrumentos para que o consumidor desenvolva a sua consciência no consumo de forma lúdica: quebra cabeças, jogos com dados, perguntas e respostas, jogo de mímica, entre outros Em andamento –Indicadores do Consumo Consciente: versão lúdica –Aperfeiçoamento da navegabilidade do Centro de Referência –Campanha para aumento do número de empresas na Escala Akatu – trabalho junto aos meios de comunicação e junto a grandes portais de internet –Campanha para aumento do número de consumidores praticantes dos Indicadores do Consumo Consciente Instrumentos

6 6 Estratégia –Conhecer o estágio de desenvolvimento da consciência do cidadão no ato de consumo –Estabelecer as bases para os Indicadores Akatu do Consumo Consciente e para a Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial –Criar espaços de divulgação do tema do consumo consciente na mídia em geral – Realizações –Pesquisa Monitor de RSE 2004 – Percepção do Consumidor sobre a RSE –Pesquisa 3 – Descobrindo o Consumidor Consciente –Pesquisa 4 – RSE: Um retrato da realidade brasileira –Pesquisa 5 – Consumidores Conscientes: O que pensam e como agem –Pesquisa 6 – RSE: O que o Consumidor Consciente espera das empresas Pesquisas

7 7 Em andamento –Pesquisa Monitor de RSE 2005 – Percepção do Consumidor sobre a RSE Em negociação –Pesquisa sobre o consumidor de crédito (Serasa) Investigação que permita identificar os diversos segmentos de consumidor quando se trata da tomada de crédito Idéias em gestação –Pesquisa Monitor de SER – Percepção do Consumidor sobre a RSE 2006 –Pesquisa 7 – Descobrindo o consumidor consciente – como pensam e como agem –Pesquisa 8 – RSE: um retrato da responsabilidade social no Brasil e o que os consumidores esperam da empresa –Pesquisa sobre o consumidor de crédito (Serasa) Investigação que permita identificar a segmentação dos consumidores quando se trata da tomada de crédito Pesquisas

8 8 Estratégia –Desenvolver conteúdos aplicáveis às diversas situações de sensibilização e mobilização para o consumo consciente Em finalização –Série temática Consumo Consciente do Dinheiro e Crédito: Diálogos 5, Caderno Temático, Guia e ABC –Infografias sobre água – 4 Pedagogias Idéias em gestação –Série temática – Consumo consciente em casa – Caderno temático, Guia e ABC –Série temática – Estilo de vida saudável – Caderno temático, Diálogos, Guia e ABC –Conferência do Consumo Consciente 2006 Conteúdos

9 9 Instituto Akatu - EstratégiaConteúdosPesquisasInstrumentosPedagogias MídiaPublicitária Site e Centro de Referência Meios de Comunicação Empresas Disseminadoras Comunidades Em Geral InstituiçõesEducacionais Comunicação Educação

10 10 Estratégia –Navegabilidade fácil, conteúdo sensibilizador e mobilizador, espaço de debates e de notícias sobre o consumo consciente –Apoio cotidiano ao cidadão interessado em se tornar um consumidor consciente Realizações –600 visitantes únicos por dia, 216 mil visitantes no ano Em andamento –Reformulação da home do site para maior destaque de itens cotidianos e para maior facilidade de identificação de itens novos Idéias em gestação –Reformulação do site para maior facilidade de operação cotidiana, especialmente na introdução e retirada de conteúdo Site AKATU

11 11 Instituto Akatu - EstratégiaConteúdosPesquisasInstrumentosPedagogias MídiaPublicitária Site e Centro de Referência Meios de Comunicação Empresas Disseminadoras Comunidades Em Geral InstituiçõesEducacionais Comunicação Educação

12 12 Estratégia –Mobilização para o consumo consciente via mídia de massa, criando condições para sensibilização da população em geral para a causa do consumo consciente Realizações –Veiculação em TV, cinema, outdoor, painel digital e revistas de 2 mensagens da campanha CUIDE –Total de R$ 2,5 milhões pró-bono em uma medição parcial das veiculações, atingindo um público estimado de 170 milhões de pessoas –Formalização de uma parceria com a rede Globo para veiculação das mensagens do Akatu Mídia Publicitária

13 13 Em andamento –Análise de conteúdos de sensibilização e mobilização para merchandising social em programas da rede Globo: Árvore do Consumo Consciente e Caderno de Mobilização sobre Alimentos Propostas em negociação –Negociação da veiculação de 3 mensagens do movimento CUIDE pelos parceiros do Akatu: -- rede Globo, -- rede Cinemark de cinemas e -- revistas da Abril. Mídia Publicitária

14 14 Instituto Akatu - EstratégiaConteúdosPesquisasInstrumentosPedagogias MídiaPublicitária Site e Centro de Referência Meios de Comunicação Empresas Disseminadoras Comunidades Em Geral InstituiçõesEducacionais Comunicação Educação

15 15 Estratégia –Forte trabalho de sensibilização e mobilização para o consumo consciente junto a editores dos principais meios de comunicação e junto a jornalistas Realizações –Matérias em todos os veículos importantes de comunicação, sejam jornais, revistas, televisão e rádio –Estimativa muito parcial de R$ 1,0 milhão de reais de espaço dedicado a matérias sobre o Akatu na mídia impressa –Não há dados sobre a veiculação em rádio e TV, pois não tínhamos um clipping destes veículos –Algumas notícias na mídia Folha de S. Paulo – Responsabilidade Lucrativa Jornal A Tarde (Bahia) – Instituto prega Consumo Consciente Jornal A Tarde (Bahia) – Empresas despertam para ação social Jornal da Tarde – Pague menos conta de luz Meios de Comunicação

16 16 –Algumas notícias na mídia (cont..) Jornal Valor Econômico (CR) – Índice de Responsabilidade Social de Akatu e Ethos é alto em 49 empresas Jornal Valor Econômico – Sem educação financeira, expansão do crédito é perigosa para o sistema O Estado de S. Paulo – ONG e bancos vão difundir o Consumo Consciente do crédito O Estado de S. Paulo – Site mostra se empresa que vende é responsável O Estado de S. Paulo – ONGs pedem consumo responsável no Natal Revista Casa Claudia – Suas escolhas podem mudar o mundo Revista Consumidor Moderno – Coluna mensal de Helio Mattar – Construindo o Consumo Consciente Revista MTV – Consumo Consciente Revista Época – Matéria de capa: Militantes do consumo – porque suas compras podem ajudar a salvar o planeta Meios de Comunicação

17 17 –Palestras sobre o consumo consciente para um público aproximado de 8000 pessoas – mais de 50 palestras; alguns destaques 07 de março 2005 – Jornal da Tarde, Helio Mattar 03 de junho de 2005 – Petrobrás, Maluh Barciotte 09 de junho de 2005 – Conferência Ethos, Helio Mattar 27 de julho de 2005 – Federação de Indústrias da Bahia (FIEB), Helio Mattar 12 de setembro de 2005 – Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Aron Belinky 03 de outubro de 2005 – Itaú Cultural, Helio Mattar 14 de outubro de 2005 – Convenção Nacional Unimed, Helio Mattar Em andamento –Contratação de clipping para conhecermos a veiculação em todos os veículos de mídia, inclusive rádio e televisão –Contato sistemático com as redações para divulgação do movimento do consumo consciente Meios de Comunicação

18 18 Instituto Akatu - EstratégiaConteúdosPesquisasInstrumentosPedagogias MídiaPublicitária Site e Centro de Referência Meios de Comunicação Empresas Disseminadoras Comunidades Em Geral InstituiçõesEducacionais Comunicação Educação

19 19 Estratégia –Desenvolver laboratórios de sensibilização e mobilização para o consumo consciente em comunidades –Sistematizar o aprendizado das experiências realizadas e os materiais, processos e metodologias –Estabelecer os materiais, processos e metodologias de referência para futuras disseminações em outras comunidades Comunidades em geral

20 20 Realizações –Projeto Trote-Cidadão (Unicamp) capacitação dos veteranos como líderes do consumo consciente para que eles conduzam um processo de sensibilização dos calouros voltado a dois projetos: –(1) sensibilização da comunidade local para o consumo consciente na área de lixo e –(2) sensibilização de crianças de creches da região para o consumo consciente na área de lixo desenvolvimento de materiais, processos e metodologias para a sensibilização e mobilização de comunidades Público envolvido: 60 veteranos capacitadas como líderes, 800 calouros sensibilizados e mobilizados, 4700 pessoas da comunidade atingidas com o projeto e 200 crianças de creches atingidas com o projeto Comunidades em geral

21 21 –Projeto CUIDE (Souza Cruz – Cachoeirinha) capacitação de funcionários da Souza Cruz para atuarem com líderes do consumo consciente em 8 temas junto à comunidade de funcionários locais e junto às famílias destes funcionários; desenvolvimento de materiais, processos e metodologias para a sensibilização e mobilização para o consumo consciente Público envolvido: 25 funcionários capacitados como líderes, 600 funcionários sensibilizados e mobilizados, 2300 familiares atingidos pelo projeto, 3000 pessoas da comunidade atingidas pelo projeto –Projeto Cenas de Rua (Itaú Voluntários) capacitação de funcionários voluntários para atuarem em suas comunidades como líderes do consumo consciente em diversos temas desenvolvimento de materiais, processos e metodologias para a sensibilização e mobilização para o consumo consciente Público envolvido: 75 funcionários voluntários capacitados como líderes, 800 pessoas da comunidade atingidas pelo projeto Comunidades em geral

22 22 Em andamento –Projeto Consumo Consciente da Água (Unibanco) pesquisa em três comunidades (classes A, B e C) sobre a percepção das pessoas quanto ao problema da água e quanto a possíveis soluções –Projeto Consumo Consciente de Crédito (Grupo VR) Sensibilização e Mobilização de funcionários do Grupo VR e de seus clientes para o consumo consciente do dinheiro e do crédito Desenvolvimento de materiais, processos e metodologias para a sensibilização e mobilização para o consumo consciente do dinheiro e do crédito Público envolvido: 3200 funcionários do grupo VR, funcionários de clientes do grupo VR Comunidades em geral

23 23 Em andamento –Projeto Consumo Consciente de Crédito (Banco IBI) Sensibilização e Moblilização de funcionários do Banco IBI para o consumo consciente do dinheiro e do crédito Desenvolvimento de materiais, processos e metodologias para a sensibilização e mobilização para o consumo consciente do dinheiro e do crédito Público envolvido: 110 funcionários do Banco IBI –Sistematização do projeto Trote-Cidadão Sistematização do aprendizado no projeto Trote-Cidadão, visando estabelecer materiais, processos e metodologias que possam ser utilizados em outras Universidades em trotes semelhantes Comunidades em geral

24 24 Propostas em negociação –Projeto de Sensibilização e Mobilização (Nextel) Sensibilização e Mobilização de funcionários da Nextel para o consumo consciente na área de lixo Desenvolvimento de materiais, processos e metodologias para a sensibilização e mobilização no consumo consciente –Projeto de Sensibilização e Mobilização (Wal-Mart) Sensibilização e Mobilização de funcionários da Wal-Mart para o consumo consciente Caravana do consumo consciente voltada às comunidades próximas à Wal-Mart Desenvolvimento de materiais, processos e metodologias para a sensibilização e mobilização para o consumo consciente, incluindo o uso na Caravana Wal-Mart Comunidades em geral

25 25 Propostas em negociação –Sistematização dos aprendizados e preparação para disseminação – Projeto CUIDE – Souza Cruz Sistematização dos aprendizados do projeto CUIDE (Souza Cruz) e estabelecimento de materiais, processos e metodologias que permitam a disseminação do projeto em outras unidades da Souza Cruz Idéias em gestação –Sistematização dos aprendizados e preparação para disseminação – Projeto Grupo VR Sistematização dos aprendizados do projeto de consumo consciente do dinheiro e do crédito do Grupo VR e estabelecimento de materiais, processos e metodologias que permitam a sua disseminação Comunidades em geral

26 26 –Sistematização dos aprendizados e preparação para disseminação – projeto Banco IBI Sistematização dos aprendizados do projeto de consumo consciente do dinheiro e do crédito do Banco IBI e estabelecimento de materiais, processos e metodologias que permitam a sua disseminação –Projeto Casa do Consumidor Consciente Módulo expositivo pedagógico do que seria a casa de um consumidor consciente –Projeto O consumidor e a floresta Articulação de entidades voltadas ao consumidor e à preservação do meio ambiente, em especial da floresta amazônica, para a mobilizar os consumidores a consumirem apenas produtos que não tenham impacto de desmatamento da floresta Amazônica Comunidades em geral

27 27 Instituto Akatu - EstratégiaConteúdosPesquisasInstrumentosPedagogias MídiaPublicitária Site e Centro de Referência Meios de Comunicação Empresas Disseminadoras Comunidades Em Geral InstituiçõesEducacionais Comunicação Educação

28 28 Estratégia –Capacitação de professores, pais e alunos de redes escolares para serem líderes do consumo consciente, sensibilizando-os para o tema, e visando, em um segundo momento, introduzir o consumo consciente nas matérias do currículo escolar Em andamento –Projeto Consumo Consciente nas instituições Maristas Capacitação de professores e pais da província Centro Norte dos Maristas, iniciando por Vila Velha e Natal, para o consumo consciente em 8 temas Desenvolvimento de materiais, processos e metodologias para a capacitação, sensibilização e mobilização para o consumo consciente Instituições Educacionais

29 29 Em andamento –Concurso de Redação (Fundação Belgo Mineira) Apoiar o desenvolvimento de um concurso de redação no tema do Consumo Consciente, envolvendo alunos de escolas públicas. Público direto beneficiado: pessoas Público indireto beneficiado: pessoas –Projeto Árvore do Consumo Consciente (Plante a Primavera - Itaú) Renovar o conceito da ação Plante a Primavera, por meio do Consumo Consciente como tema das atividades promovidas com a comunidade e as escolas no entorno das agências participantes. Público indireto beneficiado: pessoas –Projeto Leitura Ampla (Ampla Energia e Serviços) Instrumentar educadores da rede pública com textos relacionados ao Consumo Consciente para ser usado no trabalho de estímulo a novos pontos de visa dos alunos a partir da publicação Leituras Compartilhadas. Público direto beneficiado: pessoas Público indireto beneficiado: pessoas Instituições Educacionais

30 30 Idéias em Gestação –Sistematização do aprendizado e preparação para disseminação do projeto Consumo Consciente nas instituições Maristas Sistematização do aprendizado e dos materiais, processos e metodologias utilizados no projeto Maristas, visando a sua disseminação –Capacitação dos corpos estáveis das Secretarias Municipais de Educação Sensibilização e mobilização dos corpos estáveis das Secretarias Municipais de Educação para o consumo consciente, como um primeiro passo para a formação para um ética planetária O objetivo final é a introdução do consumo consciente nas matérias do currículo escolar Instituições Educacionais

31 31 Instituto Akatu - EstratégiaConteúdosPesquisasInstrumentosPedagogias MídiaPublicitária Site e Centro de Referência Meios de Comunicação Empresas Disseminadoras Comunidades Em Geral InstituiçõesEducacionais Comunicação Educação

32 32 Estratégia –Aproveitar a capacidade de acesso das empresas parceiras da causa do Akatu para fazer chegar a mensagem do consumo consciente a um público mais amplo Projetos Realizados –Manual do Consumo Consciente (Unimed Brasil) Publicação desenvolvida pelos colaboradores internos da Unimed Brasil voltada à sensibilização e à prática do consumo consciente –Projeto PA Kids (Pão de Açúcar) Sensibilização de crianças em eventos de final de semana no Parque Villa Lobos em São Paulo –Campanha de Sensibilização (Natura) Participação com mensagens do movimento CUIDE em campanha interna de sensibilização para o consumo consciente voltada aos colaboradores da Natura Empresas disseminadoras

33 33 Projetos em Andamento –Campanha CUIDE (RL Sistemas) Parceria em cartazes da RL Sistemas de Higiene para divulgação do CUIDE em espaços onde os produtos da RL estão disponíveis (banheiros de espaços públicos) –Campanha CUIDE (Leader Magazine) Parceria em cartazes da Leader Magazine (Rio de Janeiro) para divulgação do CUIDE em espaços de lojas de varejo –Campanha CUIDE (Coca-Cola) Parceria em cartazes da Coca-Cola em pontos de venda em todo o Brasil para a sensibilização para a reciclagem de lixo, dentro do movimento CUIDE –Filme sobre Reciclagem (Rede Globo) Parceria em filme a ser veiculado nacionalmente pela Rede Globo voltado à sensibilização para a reciclagem de lixo Empresas disseminadoras

34 34 Propostas em negociação –Projeto Consumo Consciente (Estapar) Sensibilização e mobilização dos funcionários da Estapar para o consumo consciente Divulgação da causa junto aos clientes dos estacionamentos –Projeto Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito (Leader Magazine) Sensibilização e mobilização dos clientes da Leader para o consumo consciente do dinheiro e do crédito Empresas disseminadoras

35 35 Idéias em gestação –Projeto Telefonia Celular e o Consumo Consciente (Vivo) Desenvolvimento de conteúdo na forma de guia ao consumidor sobre o consumo consciente da telefonia celular –Prêmio Empresa Amiga do Consumidor Consciente Criação de um prêmio para empresas que tenham incluído em seus negócios ou em suas atividades a viabilização ou o incentivo ao consumo consciente –Projeto Consumo Consciente nas gôndolas (Pão de Açúcar) Utilização do espaço de gôndolas para mensagens do consumo consciente ao consumidor –Projeto Consumo Consciente nas lojas (Wal-Mart) Utilização do espaço de lojas para mensagens do consumo consciente ao consumidor Empresas disseminadoras

36 36 Instituto Akatu - EstratégiaConteúdosPesquisasInstrumentosPedagogias MídiaPublicitária Site e Centro de Referência Meios de Comunicação Empresas Disseminadoras Comunidades Em Geral InstituiçõesEducacionais Comunicação Educação Fortalecimento institucional

37 37 Estratégia –Preparar o Akatu para a próxima etapa de seu crescimento Projetos –Planejamento Estratégico - Refinamento Estratégico através de um foco na visibilidade da causa e da mobilização em larga escala e definição de indicadores de progresso institucional (performance) Apoio da Booz Allen Hamilton –Gestão de Processos – Implantação de sistema de controle do fluxo de informações e das tarefas relativas aos processos de captação de recursos e de projetos, envolvendo suporte para: o alcance das metas nos prazos pactuados a integração da equipe através da fluidez da comunicação interna a fluidez do relacionamento com os parceiros Apoio da Process Mind Fortalecimento institucional

38 38 –Reorganização da área administrativa e financeira, com fortalecimento dos sistemas de gestão e administração interna Novo sistema contábil Novo plano de contas Aprimoramento do contas a receber Apropriação de custos por projeto, com folha de alocação de tempo –Aperfeiçoamento legal, com padronização e regularização de todos os contratos estabelecidos pelo Akatu, com revisão de uso da marca e propriedade intelectual Agilização das contratações de projetos Formalização de autorização para uso da marca e dos materiais produzidos pelo Akatu Fortalecimento institucional

39 39 22 novos Parceiros, Associados ou Apoiadores Instituto Akatu

40 40 Novos Parceiros, Associados, Apoiadores PARCEIROS Período Out. 2004Out Parceiros Pioneiros Banco ABN AMRO Real Fundação Bank Boston Fundação Kellogg Hewlett-Packard Brasil Nestlé Brasil Parceiros Estratégicos Global Portfolio Strategists (GPS) Pão de Açúcar Congregação Marista Wal-Mart do Brasil (x) Parceiros Mantenedores Carrefour (Labrunier) Fundação Belgo Mineira Fundação Itaú Social Unibanco Banco IBI Philips do Brasil Rede Globo Banco Triângulo (Tribanco) Nextel Brasil

41 41 Novos Parceiros, Associados, Apoiadores ASSOCIADOS Período Out. 2004Out Associados Benemérito Faber Castell Natura Santista Têxtil Grupo VR Kraft Foods Ampla Energia e Serviços Coca-Cola Companhia Paulista de Força e Luz American Express Associados Ouro Citibank Porto Seguro RL Sistemas de Higiene Santander Banespa Yázigi Internexus Estapar Estacionamentos Unimed Brasil Televisão Bahia

42 42 Novos Parceiros, Associados, Apoiadores ASSOCIADOS Período Out. 2004Out Associados Prata André Luis Guimarães Representações André Luis Guimarães Representações Audaz Comunicação e Design Axial Participações e Projetos Instituto Suez Ambiental Imagem Corporativa Comunicação Instituto Telemig Celular Projeto Terra Mundo Verde S.B.&C.A.S. Bekin e Consultores Associados Cia de Eletricidade do Estado da Bahia Libra Terminais Sol Embalagens Leader Magazine

43 43 Novos Parceiros, Associados, Apoiadores INSTITUCIONAIS Período Out. 2004Out Parceiros Institucionais Companhia de Notícias (CDN) E-consulting Leo Burnett Publicidade Scopus Tecnologia Process Mind Booz Allen Apoiadores Institucionais Aguilla Produção e Comunicação E-bit Editora Abril Fábrica Digital Informática FIESP Instituto Ethos Microsoft Trevisan Auditores Independentes Rubens Naves Advogados Tozzini, Freire, Teixeira & Silva Advogados Jornal Valor Econômico

44 44 Akatu em números Out.05-Out.06 AÇÕESIMPACTO De Educação Público Direto Indireto 17 Projetos40 mil 1,2 milhões De Comunicação Valor Impacto R$ Milhões (público, em milhões) Mídia Publicitária 2,5 176,7 Mídia Impressa 1,0 4,2 TOTAL 3,5 180,9 Site Média visitantes Total visitantes/ano únicos/dia mil IMPACTO TOTAL > 180 milhões


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