A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PIRATARIA DE SOFTWARE JOSELINE RADÜNZ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PIRATARIA DE SOFTWARE JOSELINE RADÜNZ"— Transcrição da apresentação:

1 PIRATARIA DE SOFTWARE JOSELINE RADÜNZ
Professor Orientador: DEJALMA CREMONESE CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO

2 INTRODUÇÃO PIRATARIA DE SOFTWARE: Prática ilícita;
Avanços na tecnologia: pirataria ganhou mais força; Lucros: venda de softwares pirateados;

3 INTRODUÇÃO Estudos realizados pela ABES:
pirataria de software diminuiu 10 pontos nos anos de 1994 a 2002; 2002: a indústria de software deixou de faturar o equivalente a U$ 1,36 bilhões.

4 Conceituação de software
Sistema:conjunto de órgãos que interagem entre sim com um objetivo em comum; Software: conjunto de instruções lógicas codificadas em uma linguagem específica; Grande volume de investimentos; Gera milhares de empregos;

5 Conceituação de software
Software não é vendido; Licenças são vendidas; Não autorização cópia de software; Processo de desenvolvimento complexo; Conhecimento técnico desenvolvedor; Conhecimento regras de negócios de software.

6 História da pirataria Anos 80, existia a “reserva de mercado”.
Em 1992 foi abolida a “reserva de mercado”, pelo presidente Fernando Collor de Mello.

7 História da pirataria Principais fatores que aumentaram a pirataria do software: Gravador de CD e DVD; Pen Drives; Mp3; Internet: facilitadora para download de softwares;

8 Pirataria de Software Prática de produção ilegal de software;
Sem autorização do responsável pelo programa; Custo inferior ao produto original; Prática ilícita; No Brasil 64% dos softwares são pirateados;

9 Pirataria de Software Uso indevido de programas de computador legalmente protegidos; Cópias de um programa para outro; Gráfico:ilustra as taxas médias de pirataria em 2006 por região:

10 Pirataria de Software DESVANTAGENS:
Punições legais: prisão, comprometimento da carreira, pagamento de indenizações, falência da organização; Ausência de suporte especializado; Risco de prejuízos: danos; Intranqüilidade; Redução de empregos, entre outros; Auxílio do comércio ilegal; Contrabando.

11 TIPOS DE PIRATARIA Forma mais comum: cópia de CDS, entre outras...

12 TIPOS DE PIRATARIA Cópias irregulares;
Software pré-instalado no disco rígido; Falsificação; Canais ilegais de distribuição; Pirataria na Internet; Pirataria Corporativa.

13 ESFORÇOS PARA DIMINUIR A PIRATARIA
ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software : 85% das empresas desenvolvedoras de software. BSA- Business Software Alliance: Entidade Internacional A Telepirata - central de recebimento de denúncias através do telefone 0800 –

14 RESULTADOS DAS AÇÕES DE COMBATE À PIRATARIA
Quantidade de CDs apreendidos, por segmento:

15 RESULTADOS DAS AÇÕES DE COMBATE À PIRATARIA
Resumo dos resultados para o setor de software em 2004: Mais de 1,2 milhões de cds apreendidos;     Mais de 660 ações policiais;   18 laboratórios de reprodução fechados; Mais de  anúncios retirados da internet;   Drástica redução nos anúncios de jornais ; Mais de 500 inquéritos policiais instaurados;    18 prisões em flagrante pelo crime de pirataria.  

16 PUNIÇÕES 6 meses a 2 anos de detenção; Multa;
Lei Nº 9.609/98 - Lei de Software; Prática ilícita ocorre dentro da empresa, envolvidos são criminalmente processados; Proprietário da empresa irá responder por ela.

17 INTERESSANTE Pirataria favorece o Windows na disputa de mercado
com o Linux.

18 POSSÍVEIS SOLUÇÕES Utilização de software livre: instituições, empresas e programas, ex: inclusão digital; Aumentar inspeção de busca e apreensão de mercadorias; Disseminar formas de denúncia da pirataria; Proteq (Proteção contra Pirataria de Software).

19 CASOS Microsoft condenada por pirataria, site: www.fluxsoftwares.com;
Casa Fortaleza multada por software pirata: Justiça dá 1ª condenação por pirataria online; Emissoras temem pirataria com TV digital.

20 CUSTOS Pirataria de software custou US$ 1,1 bi em 2006;
60% dos programas brasileiros instalados em 2007 nos PCs eram ilegais; América Latina: taxa de pirataria de 66%.

21 CUSTOS A figura mostra os países com maior valor de pirataria por computador, em unidades monetárias. Fonte: The Economist

22 CONCLUSÃO PIRATARIA ACÃO ILEGAL; PIRATARIA É CRIME.

23 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VIANA, Lima Túlio, Dos Crimes por computador, disponível em: acessado em 21/06/08.  LAGE, Epaminondas, disponível em acessado em 22/06/08. PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. 6ª Ed. São Paulo, Editora McGraw-Hill, 2006. YOURDON, Edward. Análise estruturada Moderna. 16ª reimpressão Rio de Janeiro, Editora Campus, 1990. acessado em 22/06/08

24 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
acessado em 24/06/08. acessado em 24/06/08. acessado em 24/06/08.


Carregar ppt "PIRATARIA DE SOFTWARE JOSELINE RADÜNZ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google