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PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Engenharia Elétrica – Ênfase Computação Integrantes:

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Apresentação em tema: "PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Engenharia Elétrica – Ênfase Computação Integrantes:"— Transcrição da apresentação:

1 PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Engenharia Elétrica – Ênfase Computação Integrantes: Douglas Seiichi Onodera Jonas Takayuki Doi Professor Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Arakaki Resumo / Objetivo Criar uma arquitetura de servidores distribuídos para mobile, em que o processamento lógico fique segmentado em diversos servidores que se comunicam por Web Services. O sistema deve permitir que o cliente valide em um caixa (fisicamente) o ticket para saída. Utilizando a arquitetura voltada a web, o sistema provê um canal pela Internet onde o cliente poderá através de um aparelho mobile efetuar uma consulta de quanto tempo está no estacionamento, verificar a tabela dos custos e validar o ticket por pagamento utilizando serviços de crédito e débitos online de um banco. Vantagens Arquitetura As diversas tecnologias existentes atualmente, como tocadores de mp3, câmeras/filmadoras digitais, PDAs e aparelhos celulares, tendem a uma constante convergência em apenas um aparelho capaz de suprir todas estas necessidades tecnológicas em um equipamento de fácil manuseio e dimensões reduzidas o bastante para ser levado e utilizado em qualquer ambiente ou situação. Em paralelo, a rápida disseminação de formas de conexão à Internet por redes sem fio, como o 3G, e o seu constante barateamento, abrem portas para soluções do cotidiano que alinhem o Mobile / Internet / Ambientes Abertos (ambientes onde o PC convencional ou mesmo o notebook não são viáveis). Todo o sistema está segmentado em diversos servidores e que conversam por Web Services. Assim qualquer mudança ou aumento do sistema pode ser feito sem que toda a estrutura tenha que ser mudada. A arquitetura apresenta simuladores que representam a ponta do Banco (onde o usuário efetua o pagamento) e a ponta das cancelas (que são as cancelas de entrada e saída do estacionamento) Fluxo do Processo 1.O usuário para entrar recebe um ticket ao passar pela cancela de entrada. O ticket exibe um número que identifica a entrada do usuário 2.O usuário valida o ticket pelo caixa ou por mobile O usuário pode optar pelo pagamento usual em um caixa e efetuar fisicamente o pagamento Pelo mobile o usuário indica qual o número de seu ticket para que possa ser feita uma consulta ou validação 3.O usuário retorna o ticket validado à cancela e sai do estacionamento Ilustrando o exemplo de estacionamento de shoppings, o usuário não precisa procurar um caixa e ficar aguardando na fila para poder efetivar o pagamento. O usuário pode estar tranquilamente fazendo uma refeição na praça de alimentação e, ao decidir retirar-se do shopping, pode efetuar rapidamente a validação do ticket pelo seu celular conectado à internet wireless ou pela conexão WAP. Ou mesmo, caso o cliente esteja já em seu carro dirigindo-se à cancela de saída, pode tranquilamente efetuar a validação de seu ticket do próprio carro com auxílio de seu celular. Para o estacionamento, além dos benefícios propiciados aos clientes, existe a vantagem da escalabilidade da arquitetura. SVTM – Sistema de Validação de Tickets por Mobile


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