A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que a CIPA tem feito pela sua segurança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que a CIPA tem feito pela sua segurança"— Transcrição da apresentação:

1 O que a CIPA tem feito pela sua segurança
E porque você deveria fazer parte da próxima gestão da CIPA

2 Prestando contas O que a CIPA faz
O que a CIPA atual tem feito até agora Eleições O que você pode fazer na CIPA

3 Atribuições da CIPA Segundo a NR 5
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

4 O que temos feito: Identificar riscos / realizar inspeções
Elaboração do mapa de riscos Inspeção de segurança da calçada ao lado direito do edifício sede (junho/09) Inspeção preliminar de riscos no subsolo do edifício sede (julho/09) Inspeção da academia da Assemco, com a presença de profissional de educação física e especialista em manutenção de equipamentos de ginástica (setembro/09)

5 O que temos feito: Identificar riscos / realizar inspeções
Pesquisa sobre qualidade dos produtos e serviços do restaurante (outubro/09) Causas de acidente de trabalho no restaurante (dezembro/09)

6 O que temos feito: Participar de discussões / analisar causas
Reunião sobre segurança no trabalho e assédio moral com AA/GGP/UBS (dezembro/09): definição de estratégias conjuntas

7 O que temos feito: Divulgar informações / fazer campanhas
Atualização periódica do mural da CIPA Publicação do Boletim CIPA Cartazes sobre prevenção DST/Aids nos banheiros masculinos e femininos (junho/09) Criação de área da CIPA na intranet (agosto/09), aberta também às SRs Sinalização de segurança nas escadas (agosto/09) Convidar terceirizadas a palestra sobre segurança do trabalho (outubro/09)

8 O que temos feito: Divulgar informações / fazer campanhas
SIPAT: palestra geral e para chefias (outubro/09) Distribuição da Cartilha "Violência no Trabalho: reflexões, conceitos e orientações" doada pela CLDF (outubro/09) Divulgação de material sobre DST/Aids (dezembro/09) por e na intranet Divulgação ( e murais) de dicas para prevenção da dengue (janeiro/10)

9 O que temos feito: Requisitar informações
Sistema de ar-condicionado central (junho/09; janeiro/10) Reforma dos banheiros (junho/09) Filtros dos bebedores (junho/09; setembro/09) Instalações elétricas (junho/09) Aplicação do PCMSO (junho/09) Perfil Epidemiológico (junho/09) Relatório de inspeção do equipamento de prevenção de incêndios disponível (junho/09) Reforma na área de descanso de terceirizados (julho/09) Melhoria do ambiente da marcenaria (julho/09)

10 O que temos feito: Requisitar informações
Pedido de quebra-molas ao Detran (julho/09) Às terceirizadas, sobre empregados e EPI (novembro/09) Ao CBM/DF, sobre brigadistas (novembro/09) Plano de Manutenção, Operação e Controle - PMOC adotado para sistema de climatização (novembro/09) Informações sobre periodicidade e os resultados de análises microbiológicas realizadas no último ano (novembro/09) Envio das cópias das CATs tão logo as mesmas sejam emitidas (novembro/09) Licitação para limpeza do ar-condicionado (dezembro/09)

11 O que temos feito: Propor soluções
Diminuição do uso de cera nas escadas (junho/09) Maiores cuidados durante as obras de readequação das salas no edifício sede (julho/09) Criação da brigada voluntária contra incêndio (agosto/09) Fechamento das aberturas da fiação de telefone no piso e manutenção das canaletas do teto (agosto/09; setembro/09) Qualidade do restaurante (Andréa Buffet e AA/GGP) (novembro/09)

12 O que temos feito: Propor soluções
Troca das fitas antiderrapantes das escadas Criação de brigada de incêndio (novembro/09) Colocação de terra ou areia nos pratos dos vasos de plantas para evitar a propagação do mosquito vetor da dengue (fevereiro/10) Desativação do fumódromo (fevereiro/10) Uso de EPI por terceirizados (maior fiscalização pelo responsável do contrato e inclusão de cláusula) (fevereiro/10)

13 Daqui pra frente... Eleições Mapa de riscos
Instrumentos de comunicação Acompanhar soluções quanto ao sistema elétrico, ar-condicionado e calçada oeste Inspecionar uso de EPI por terceirizados

14 Eleições Cronograma DATA AÇÃO 26/02/2010
Constituição da Comissão Eleitoral. 26/03/2010 Publicação do Edital de Abertura do Processo de Eleição dos membros da CIPA. 01/04/2010 Publicação do Edital de Eleição. 01 a 20/04/2010 Inscrição dos candidatos. 22/04/2010 Publicação do Edital de Convocação de Eleição. 26/04/2010 Votação. 27/05/2010 Instalação e posse da nova CIPA.

15 Quem pode participar As eleições são para representantes dos empregados Os representantes do empregador são apontados pela Administração Qualquer empregado da Codevasf Sede pode se candidatar a representante dos empregados São duas vagas (efetivo e suplente) É bom ser proativo, paciente, diplomático, ter atenção a detalhes

16 Eleições Porque participar
Você se importa com a sua qualidade de vida no trabalho? Participar da CIPA é uma excelente oportunidade para se engajar nas ações de saúde do trabalhador, principalmente as de caráter preventivo; Você tem autonomia para atuar; Recebe estabilidade a contar da data de candidatura e a participação conta ponto no processo de promoção por mérito.

17 Obrigado! DIMAR SERRA SIQUEIRA SAENANDOAH T. DUTRA
Presidente. AI/GEI/UPE, sala 402. Telefone: FABIO C. POMPERMAYER Vice-Presidente. AD/GCP, sala 301 D. Telefone: SAENANDOAH T. DUTRA 1ª Secretária. PR/AM, sala 102. Telefone: ELKA LIMA HOSTENSKY 2ª Secretária. AA/GGP/UBS, sala 224. Telefone:


Carregar ppt "O que a CIPA tem feito pela sua segurança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google