A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DE RISCO. PROGRAMA 01. Objetivo 02. Fundamentação do Trabalho 2.1. Definições 2.1. Definições 2.2. Enfoque a ser adotado 2.2. Enfoque a ser adotado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DE RISCO. PROGRAMA 01. Objetivo 02. Fundamentação do Trabalho 2.1. Definições 2.1. Definições 2.2. Enfoque a ser adotado 2.2. Enfoque a ser adotado."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE RISCO

2 PROGRAMA 01. Objetivo 02. Fundamentação do Trabalho 2.1. Definições 2.1. Definições 2.2. Enfoque a ser adotado 2.2. Enfoque a ser adotado 2.3. Conteúdo da Análise de Risco 2.3. Conteúdo da Análise de Risco 03. Fases da Análise de Risco 3.1. Levantamento de Dados 3.1. Levantamento de Dados 3.2. Responsabilidades 3.2. Responsabilidades 04. Exercício Prático 05. Conclusão.

3 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para identificar, elaborar e aplicar Análise de Risco.

4 DEFINIÇÕES Análise de Risco (geral e tarefa); Risco; Medida Preventiva; Tarefa; Regra; Atividade; Perda.

5 ANÁLISE DE RISCO É o levantamento técnico detalhado dos riscos potenciais de acidentes presentes em uma novo projeto, mudanças de estruturas, atividades gerais e específicas.

6 RISCO É uma possibilidade de perdas.

7 O RISCO PODERÁ ESTAR RELACIONADO : Pessoas;Pessoas; Processo;Processo; Propriedade;Propriedade; Meio Ambiente.Meio Ambiente.

8 MEDIDA PREVENTIVA Proposição técnica ou administrativa para controlar ou eliminar o risco, visando a execução da atividade de forma segura.

9 TAREFA São os passos da atividade a ser executada.

10 REGRA É uma orientação escrita ou não para uma conduta.

11 ATIVIDADE É um conjunto de tarefas de um trabalho específico.

12 PERDA É um desperdício de qualquer recurso.

13 CLASSIFICAÇÃO DAS ANÁLISES DE RISCO NOVOS PROJETOS: avaliar os riscos que novos projetos, instalações de maquinários e linhas de processos.NOVOS PROJETOS: avaliar os riscos que novos projetos, instalações de maquinários e linhas de processos. ATIVIDADE GENERALIZADA: quando se tratar de análise de risco de atividades gerais e de rotinas.ATIVIDADE GENERALIZADA: quando se tratar de análise de risco de atividades gerais e de rotinas.

14 CLASSIFICAÇÃO DAS ANÁLISES DE RISCO POR CARGO: quando se tratar de análise de risco de Cargos da Operação. Ex.: Operador de Ponte Rolante, Forneiro, etc.POR CARGO: quando se tratar de análise de risco de Cargos da Operação. Ex.: Operador de Ponte Rolante, Forneiro, etc. POR ATIVIDADE: quando se tratar de análise de risco de atividades de Manutenção. Ex.: Troca da Calha da Tesoura volante(300 ton) Manutenção Elétrica das Pontes Tenaz, etc.POR ATIVIDADE: quando se tratar de análise de risco de atividades de Manutenção. Ex.: Troca da Calha da Tesoura volante(300 ton) Manutenção Elétrica das Pontes Tenaz, etc.

15 FASES DA ANÁLISE DE RISCO -LEVANTAR DADOS: Entrevistar pessoas; Entrevistar pessoas; Visitar o Local da Atividade; Visitar o Local da Atividade; Elaborar Análise de Risco; Elaborar Análise de Risco; -RESPONSABILIDADES

16 ENTREVISTAR PESSOAS Levantar informações sobre o cargo com o(s) ocupante(s) ou da atividade com os envolvidos direta ou indiretamente com a mesma. É importante para entrevista conhecer os manuais de operação e manutenção dos equipamentos, plano de inspeção, padrões de operação, descrições de cargo,etc.

17 VISITAR O LOCAL DA ATIVIDADE Acompanhar passo-a-passo a execução das atividades do cargo para levantar os riscos potenciais de acidentes( análise de risco por cargo).Acompanhar passo-a-passo a execução das atividades do cargo para levantar os riscos potenciais de acidentes( análise de risco por cargo). Visitar o local da atividade para levantar os os riscos potenciais de acidentes( análise de risco por atividade), através de observações do ambiente de trabalho e de informações dos envolvidos na atividade.Visitar o local da atividade para levantar os os riscos potenciais de acidentes( análise de risco por atividade), através de observações do ambiente de trabalho e de informações dos envolvidos na atividade.

18 ELABORAR ANÁLISE DURANTE o levantamento de dados: na entrevista e na visita ao local da atividade; o supervisor/responsável pela atividade, analisará cada tarefa, identificando os riscos inerentes a cada tarefa e propondo medidas preventivas para cada tarefa. Registra estes dados no formulário de análise de risco (anexo 1).

19 FORMULÁRIO DE ANÁLISE DE RISCO - Anexo 1

20 Relacionar as Análises de Risco: As Áreas de trabalho:Supervisor/Responsável pela Atividade/facilitador, deverão elaborar cronograma com a relação das análises de risco a serem elaboradas com prazos e responsáveis.Relacionar as Análises de Risco: As Áreas de trabalho:Supervisor/Responsável pela Atividade/facilitador, deverão elaborar cronograma com a relação das análises de risco a serem elaboradas com prazos e responsáveis. Elaborar: Supervisor/Responsável pela Atividade ou Segurança do TrabalhoElaborar: Supervisor/Responsável pela Atividade ou Segurança do Trabalho Divulgar e Aplicar: Supervisor/Responsável pela atividade ou Segurança do Trabalho, ANTES DO INÍCIO DAS ATIVIDADES.Divulgar e Aplicar: Supervisor/Responsável pela atividade ou Segurança do Trabalho, ANTES DO INÍCIO DAS ATIVIDADES. Segurança do Trabalho: Assessorar, auditor.Segurança do Trabalho: Assessorar, auditor. Aprovar: Área de trabalho:Supervisor/Responsável pela Atividade e Segurança do Trabalho.Aprovar: Área de trabalho:Supervisor/Responsável pela Atividade e Segurança do Trabalho. Arquivar: Área de trabalho:Supervisor/Responsável pela Atividade.Arquivar: Área de trabalho:Supervisor/Responsável pela Atividade. RESPONSABILIDADES

21 Orientar recém admitidosOrientar recém admitidos TreinamentosTreinamentos Reunião RelâmpagoReunião Relâmpago Reunião Planejamento de ServiçosReunião Planejamento de Serviços Reunião de Segurança e SaúdeReunião de Segurança e Saúde Lembretes em Ordens de ServiçoLembretes em Ordens de Serviço Indicar EPIIndicar EPI Investigar de AcidenteInvestigar de Acidente Frentes de Serviços de ManutençãoFrentes de Serviços de Manutenção FORMAS DE APLICAR

22 EXERCÍCIO PRÁTICO Elaborar análise de risco para uma atividade específica. ATIVIDADE DE OXI-CORTE.

23 CONCLUSÃO Esta metodologia de análise de risco representa apenas uma orientação inicial ao trabalho de análise de risco. É o alicerce de um trabalho educacional que se consolidará na prática, na adoção do hábito prevencionista entre executante, supervisor/responsável pela atividade/facilitador, chefias, segurança do trabalho, de analisar os riscos potenciais de acidentes e tomar medidas preventivas antes de iniciar as atividades.Esta metodologia de análise de risco representa apenas uma orientação inicial ao trabalho de análise de risco. É o alicerce de um trabalho educacional que se consolidará na prática, na adoção do hábito prevencionista entre executante, supervisor/responsável pela atividade/facilitador, chefias, segurança do trabalho, de analisar os riscos potenciais de acidentes e tomar medidas preventivas antes de iniciar as atividades. Análise de risco é um trabalho dinâmico, sendo sujeito a revisões sempre que as condições de trabalho sofrerem alterações.Análise de risco é um trabalho dinâmico, sendo sujeito a revisões sempre que as condições de trabalho sofrerem alterações.


Carregar ppt "ANÁLISE DE RISCO. PROGRAMA 01. Objetivo 02. Fundamentação do Trabalho 2.1. Definições 2.1. Definições 2.2. Enfoque a ser adotado 2.2. Enfoque a ser adotado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google