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A Gestão nos Cursos de Educação Física nas Instituições Federais

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Apresentação em tema: "A Gestão nos Cursos de Educação Física nas Instituições Federais"— Transcrição da apresentação:

1 A Gestão nos Cursos de Educação Física nas Instituições Federais
Mesa Redonda 4 A Gestão nos Cursos de Educação Física nas Instituições Federais

2 Curso de Licenciatura em Educação Física
Prof. Marcelo Pereira de Andrade Vice-coordenador do Curso

3 Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Federalizada em A Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI), hoje UFSJ, foi estruturada a partir de três instituições de ensino superior localizadas na cidade de São João del-Rei na década de 1980: Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis e Faculdade de Engenharia Industrial.

4 A UFSJ atualmente é constituída por seis campi, três localizados em São João del-Rei: Campus Santo Antônio, Campus Dom Bosco e Campus Tancredo Neves, além do Centro Cultural “Solar da Baronesa”. Em 2007, por meio do Programa Expandir do governo federal, a UFSJ adquiriu dois novos campi: o Campus do Alto Paraopeba e o Campus Centro-oeste Dona Lindu; e em 2008, o Campus Sete Lagoas. São oferecidos 48 cursos.

5 CURSOS Administração Integral 1 Administração Noturno 1 Arquitetura e Urbanismo Integral 2 Artes Aplicadas Noturno 2 Ciências da Computação Integral 3 Ciências Biológicas Noturno 3 Ciências Contábeis Noturno4 Ciências Econômicas Noturno 5 Comunicação Social-Jornalismo Noturno 6 Educação Física Integral 4 Engenharia de Produção Noturno 7 Engenharia Elétrica Integral 5 Engenharia Elétrica Noturno 8 Engenharia Mecânica Integral 6 Engenharia Mecânica Noturno 9 Filosofia Noturno 10 Física Licenciatura Noturno 11 Física Bacharelado Integral 7 Geografia Noturno 12 História Noturno 13 Letras Noturno 14 Matemática Noturno 15 Música Integral 8 Pedagogia Noturno 16 Psicologia Integral 9 Psicologia Noturno 17 Química Licenciatura Noturno 18 Química Bacharelado Integral 10 Teatro Noturno 19 Zootecnia Integral 11 UFSJ Centro-Oeste Dona Lindu Medicina Integral 12 Farmácia Integral 13 Bioquímica Integral 14 Enfermagem Integral 15 UFSJ Alto Paraopeba Engenharia Civil Integral 16 Engenharia de Bioprocessos Integral 17 Engenharia de Bioprocessos Noturno 21 Engenharia Mecatrônica Integral 18 Engenharia Mecatrônica Noturno 22 Engenharia Química Integral 19 Engenharia Química Noturno 23 Engenharia de Telecomunicações Integral 20 Engenharia de Telecomunicações Noturno 24 Engenharia Agronômica Integral 21 Engenharia de Alimentos Integral 22 Engenharia de Bioprocessos Integral 17 Engenharia de Bioprocessos Noturno 21 Engenharia Mecatrônica Integral 18 Engenharia Mecatrônica Noturno 22 Engenharia Química Integral 19 Engenharia Química Noturno 23 Engenharia de Telecomunicações Integral 20 Engenharia de Telecomunicações Noturno 24 UFSJ Campus Sete Lagoas Administração Publica a distância

6 NÚMERO DE DOCENTES E TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS
ANO DOCENTES TÉCNICOS 1º SEMESTRE/2010 561 420 Fonte: PROGP/PROEN UFSJ

7 Tabela: Evolução da Titulação dos Docentes
2005 2006 2007 2008 2009 2010 Graduação 7 9 13 Especialização/Aperfeiçoamento 11 16 14 Mestrado 74 77 67 68 121 135 Doutorado 98 119 129 160 336 364 FONTE: PROGP e PROEN UFSJ

8 Tabela: Evolução do número de docentes, técnicos administrativos e alunos matriculados
SERVIDORES E ALUNOS 2005 2006 2007 2008 2009 2010 Docentes Efetivos 193 216 214 246 482 526 Técnicos Administrativos 232 236 235 314 336 416 * Alunos matriculados 3417 3611 3790 4216 5723 7237 * FONTE: PROGP e PROEN UFSJ

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11 É neste contexto institucional que está inserido o Curso de Licenciatura em Educação Física da UFSJ.

12 O Curso de Licenciatura em Educação Física da UFSJ, aprovado pela Resolução/UFSJ/CONSU N. 05, de 18 de novembro 2004, foi uma resposta à política do Ministério da Educação, referente à oferta e expansão de vagas de acesso à universidade pública. A Comissão de Avaliação, em setembro de 2006, emitiu parecer favorável ao reconhecimento do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFSJ. No mesmo ano, o MEC o reconheceu através da Portaria Ministerial MEC Nº 1088/06 de 19/12/2006.

13 Lotado no Campus CTAN, desde sua implantação, oferece, por ano, no processo seletivo da UFSJ, 40 vagas em regime integral com ingresso no primeiro semestre de cada ano letivo. Tem aproximadamente 160 alunos matriculados nos seus oito períodos.

14 Política de Gestão da Licenciatura em Educação Física da UFSJ

15 O Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Física é o órgão responsável pelas diretrizes didático-pedagógicas do curso, bem como pelo perfil do profissional por ele formado, é composto: I – pelo Coordenador do Curso, que o preside; II – pelo Vice-coordenador de curso; III – por 03 (três) docentes do curso, eleitos pelos docentes que ministram aulas no semestre em curso; IV – por um discente do curso, indicado pelo órgão representativo e, na falta desse órgão, eleito pelos seus pares.

16 A UFSJ tem uma peculiaridade, o curso de Licenciatura em Educação Física é autônomo em relação ao Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde. São matrizes distintas, apesar do DCEFS oferecer o maior número de professores do curso.

17 A eleição do Coordenador e Vice-coordenador de curso é direta e segue a normatização vigente na UFSJ.

18 O Colegiado reúne-se, ordinária e mensalmente e suas deliberações se fazem com a presença mínima de 2/3 (dois terços) de seus membros. As decisões do Colegiado são tomadas por maioria simples dos membros presentes.

19 Compete ao Colegiado: I – elaborar o projeto do curso e fixar suas diretrizes didático-pedagógicas, bem como definir o perfil do profissional a ser formado e do egresso; II – propor ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão normas complementares sobre currículos, programas e propostas de mudanças curriculares; III – propor aos Departamentos o perfil do docente capaz de responder às exigências do curso; IV – aprovar a oferta de unidades curriculares, as vagas correspondentes, bem como aprovar os planos de ensino que compõem o currículo do curso, os programas de estágio e monitoria; V – deliberar, em primeira instância, sobre questões referentes à inscrição em unidades curriculares, transferências de alunos e aproveitamento de estudos; VI – deliberar, em primeira instância, sobre recursos interpostos por docentes e alunos acerca de matérias de ordem acadêmica e disciplinar;

20 VII – aprovar normas para a execução de estágios curriculares internos e externos, para o exercício da monitoria, monografias, trabalhos de final de curso e atividades complementares previstas no currículo do curso, em conformidade com as políticas e diretrizes superiores; VIII – elaborar ou reformular seu regimento, submetendo-o à aprovação do Conselho Universitário; IX – deliberar sobre a utilização de recursos próprios da Coordenadoria em projetos; X – aprovar relatório anual das atividades da Coordenadoria de Curso. XI – elaborar o seu calendário semestral de atividades. XII – cumprir e fazer cumprir as normas dos Órgãos Colegiados Superiores da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ. XIII – aprovar propostas de convênio no âmbito de sua competência; XIV – resolver os casos omissos, no âmbito de sua competência.

21 O atual coordenador é o Prof
O atual coordenador é o Prof. Kleber do Sacramento Adão e vice-coordenador o Prof. Marcelo Pereira de Andrade.

22 A Coordenadoria de Curso de graduação é o órgão executivo das deliberações, referentes à organização e funcionamento do curso.

23 Regimentalmente, ao coordenador de curso de graduação compete:
I – manter permanente articulação com os chefes de Departamento, visando alcançar o provimento eficaz dos recursos humanos requeridos para o funcionamento do curso; II – orientar o discente, nos aspectos acadêmicos e pedagógicos, por ocasião da matrícula e da inscrição em unidades curriculares, em articulação com o órgão responsável pelo acompanhamento e controle acadêmico; III – orientar e acompanhar a vida escolar dos alunos do curso; IV – assegurar as condições de organização e funcionamento do curso; V – assegurar a coerência entre a prática pedagógica e as diretrizes didático-pedagógicas fixadas pelo Colegiado de Curso; VI – tomar decisões ad referendum do Colegiado de Curso, submetendo-as à aprovação na primeira reunião do colegiado; VII – autorizar a reprodução e distribuição de material didático, de acordo com as necessidades e disponibilidades;

24 VIII – acompanhar o desempenho dos docentes e das atividades de ensino, de acordo com as normas vigentes; IX – encaminhar o relatório anual das atividades do curso ao Colegiado de Curso para avaliação, de acordo com as normas vigentes; X – exercer o poder disciplinar, no âmbito de sua competência; XI – encaminhar ao Colegiado de Curso os planos de ensino das unidades curriculares, os programas de estágio e de monitoria, e a regulamentação das atividades complementares; XII – propor cursos de atualização ou de enriquecimento curricular para a comunidade acadêmica; XIII – administrar os recursos alocados na Coordenadoria de Curso; XIV – elaborar proposta de calendário de reuniões ordinárias do Colegiado de Curso; XV – convocar reuniões do Colegiado de Curso;

25 XVI – providenciar o preenchimento de vagas de membro do colegiado;
XVII – elaborar a grade horária do curso, encaminhando-a à instância competente.

26 Orçamento anual Diárias – R$ 1.579,38 Material de consumo – R$ 1.299,03 Passagens – R$ 352,10 Pessoa física – R$ 686,11 Outros – R$ 129,91 Total – R$ 4.046,53

27 Estratégias Políticas na Gestão do COEFI
Inserção e participação na instância consultiva e deliberativa das coordenadorias de curso – CONGREGAÇÃO-UFSJ. Ações articuladas, regimentais, com o DCEFS, especialmente no Conselho Superior da UFSJ, CONSU. Não são ações meramente corporativas, mas de interesse de toda comunidade acadêmica. Participação de programas articulados, como a coordenação institucional PIBID-UFSJ.

28 Participação de órgãos institucionais como o Fórum Permanente das Licenciaturas, Comissão Permanente de Pessoal Docente, Núcleo de Apoio Pedagógico, Comitês de Ética, entre outros.

29 Por fim, o curso é reconhecido institucionalmente por sua coerência na formação de professores para a Educação Básica.


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