A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN:"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Sérgio Lenz – fone (47) ou BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN: Igreja Evangélica Assembléia de Deus Penha - SC

2 Lição 2 10 de Abril de 2011 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba sobre ele (Mt 3:16). Texto Áureo VERDADE PRÁTICA A pluralidade dos nomes e símbolos do Espírito Santo revela sua divindade, obra e ministério na vida da Igreja de Cristo.

3 Esboço da Lição: 3 – OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO 2 – OS SÍMBOLOS BÍBLICOS 1 – A PLURALIDADE DOS NOMES DO ESPÍRITO SANTO

4 Nesta lição estudaremos os nomes e símbolos do Espírito Santo. Por que este assunto é tão importante? Os nomes e símbolos do Espírito Santo revelam seu caráter e obra. Vamos lá?

5

6 O Espírito é chamado Deus, porque a Divindade pertence às três pessoas da Trindade; Ele é chamado Espírito de Deus, porque é enviado pelo Pai (Jo 15.26); Ele é chamado Espírito de Deus, porque é promessa do Pai (At 1.4); a importância do nome está na identificação com o Pai e revela a relação íntima com Ele (1 Co 3.16). [1] [1] [1] Cf. PEARLMAN, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p – Nomes do Espírito Santo relacionados à Trindade:

7 O termo consolador vem do latim advocatus. Em 1 João 2.1, Cristo é o paracleto do cristão para com o Pai, quando esse peca. No original, parákletos significa chamado para ficar ao lado e ajudar. O Espírito Santo é o paracleto que habita no cristão, a fim de ajudá-lo em sua ignorância e incapacidade (Rm 8.26,27; Jo 14.16,26l; 15.26; 16.7). 1.2 – O Consolador:

8 Quando Ele se manifesta como Espírito da Verdade, revela-se como a expressão exata do que o Evangelho apresenta. Cristo declarou: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida (Jo 14.6). O Espírito Santo é o antídoto do espírito do erro e da mentira que está no mundo (1 Jo 4.6; 5.6). A Igreja é co- participante com o Espírito Santo na dispensação da graça, por isso Paulo a chama de coluna e firmeza da verdade (Tm 3.15). O espírito do erro opera em toda parte (2 Ts 2.11), o Espírito da Verdade o combate (Jo 14.17; 15.26; 16.13; 1 Jo 5.6). [1] [1] [1] Cf. PEARLMAN, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p – O Espírito da Verdade:

9 Estamos na dispensação da graça ou do favor imerecido de Deus. O executivo dessa dispensação é o Espírito Santo, e os seus beneficiados são os homens. Paulo, escrevendo a Tito, diz: pois a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens (Tt 2.11). Resistir ao chamado do Espírito da Graça significa insultar a Deus e desprezar a sua disposição de libertar e salvar o pecador (Hb 10.29).[ 1][ 1] [1][1] BANCROFT, E. H. Teologia elementar: doutrinária e conservadora. São Paulo: IBR, 2001, p – Espírito da Graça:

10 O Espírito Santo não é apenas o Espírito vivificador, mas também o Espírito que transmite a vida. Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. (Rm 8.2). 1.5 – Espírito de Vida:

11 TIPOLOGIA É o estudo das figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais. Visto a incapacidade da mente humana de compreender as coisas divinas, nos mesmos termos encontramos no Antigo Testamento Deus falando das glórias celestiais através de coisas terrestres, ou sejam, TIPOS, ou o que revelam o ANTI-TIPO. Não se pode conhecer o ANTI-TIPO, sem antes conhecer o TIPO. 2.1 – A Bíblia e os Símbolos: EXEMPLOS TIPO Adão homem carnal Enoque no carro de fogo O Sacerdote Melquizedeque Davi rei de Judá Cristo Maná no deserto Libertação do Egito Marcha no deserto ANTI-TIPO Cristo homem espiritual O arrebatamento da Igreja Cristo, o Sumo Sacerdote Rei dos reis Alimento espiritual Libertação do mundo Nossa peregrinação na terra

12 2.2 – Jesus utilizou alguns símbolos:

13 Deixemos que o fogo do Espírito Santo: Ilumine. Purifique. Santifique. Aqueça. Limpe. Demonstre a presença divina em nós. 3.1 – Fogo (Lc 3:16): Destrua fortalezas. Endureça nossa resistência. Amoleça nosso coração.

14 A água é indispensável à preservação da vida. Um ser humano é composto de 60% água. Se houver desidratação provocada por vômitos ou diarréia, a pessoa corre o risco de perder a vida física. De modo similar, o Espírito Santo é indispensável à nossa vida espiritual. Nascemos de novo Dele; bebemos continuamente Dele; através Dele preservamos continuamente nossa vida espiritual; através do Espírito Santo nos tornamos vigorosos e fortes, podendo desfrutar vida plena sem jamais sentir sede. 3.2 – Água, rio e chuva (Jo 7:37,38):

15 O selo: 1.Dá registro. 2.Reflete propriedade. 3.Seu lacre garante inviolabilidade. 4.Traz a marca de garantia. 3.3 – Selo (2 Co 1:21,22; Ef 1:13)

16 16 Mediante o estudo dos nomes e símbolos do Espírito Santo, aprendemos mais sobre a sua obra e o seu caráter. Quando entregamos nossas vidas a Jesus Cristo, crendo nEle como Salvador pessoal, o Espírito Santo passa a habitar em nós. Ele é a nossa garantia de que somos do SENHOR. Pertencemos a Deus! Vivamos então de maneira santa, agradando ao SENHOR e ao Espírito Santo que habita em nós.


Carregar ppt "Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google