A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN:"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Sérgio Lenz – fone (47) ou BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN: Igreja Evangélica Assembléia de Deus Penha - SC

2 Lição 5 01 de Maio de 2011 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes (I Co 12:1) Texto Áureo VERDADE PRÁTICA Os dons espirituais são concessões do Espírito Santo, objetivando expandir, edificar, consolar e exortar a igreja de Cristo, para que ela cumpra, eficaz e plenamente, a missão que Deus lhe confiou.

3 Esboço da Lição: 3 – OS PROPÓSITOS DOS DONS ESPIRITUAIS 2 – OS DONS DO ESPÍRITO SANTO E A ATUALIDADE 1 – OS DONS ESPIRITUAIS

4 A ignorância sempre causa prejuízos… Por isso vamos estudar acerca dos dons espirituais, que, parece assunto desconhecido para muitos crentes hodiernos. O assunto não se esgota, porém lança luz sobre uma necessidade de todos nós. Vamos lá?

5 1.1 – O significado da palavra dom e o crescimento da igreja: DOM: Capacidade ou talento que o Espírito Santo concede aos servos de Deus para uso em favor dos outros (Hb 2.4; 1Pe 4.10). Não confunda, porém:

6 1.2 – A concessão dos dons espirituais: David Lim faz uma contribuição interessante neste ponto, dizendo que os dons são encarnacionais. Isto é, Deus opera através dos seres humanos. Os crentes submetem a Deus sua mente, coração, alma e forças. Consciente e deliberadamente, entregam tudo a Ele. O Espírito, então, os capacita de modo sobrenatural a ministrar acima de suas capacidades humanas e, ao mesmo tempo, a expressar cada dom através de sua experiência de vida, caráter, personalidade e vocabulário (Horton, 1996, p. 470).

7 1.3 – A manifestação do dom: Os dons do Espírito são de suma importância para a igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus, pois os mesmos tem como objetivo equipar a igreja para a obra que lhe foi confiada. –Não é para o nosso deleite. –Não é demonstração de superioridade. –É para o fortalecimento e santificação da igreja (I Co 12:7 e 14:12).

8 2.1 – A espiritualidade e os dons: Características dos dons, segundo análise de Erickson: 1. Os dons são concedidos para o corpo, a igreja. 2. Ninguém possui todos os dons. Nenhum dom é concedido a todas as pessoas. Cada membro da igreja precisa dos outros. 3. Todos os dons são importantes. 4. O Espírito Santo distribui os dons a quem lhe apraz. Importa conhecer os dons e praticá-los segundo a vontade de Deus, pois eles nos indicam o que faremos quando estivermos servindo. Resumindo Resumindo: Assim, nossa espiritualidade não poderá, jamais, ser avaliada por atos miraculosos!

9 2.2 – Os dons espirituais sem o fruto do Espírito: Não confunda os dons espirituais com o fruto do Espírito: Dons: Definem o que um crente faz. Capacita-nos a realizar o ministério. São temporais. Meta: Desenvolver um ou mais dons na vida dos crentes. Dons: Definem o que um crente faz. Capacita-nos a realizar o ministério. São temporais. Meta: Desenvolver um ou mais dons na vida dos crentes. Fruto: Define o que um crente é. Maneira de nos relacionarmos com outras pessoas. É eterno. Meta: Desenvolver todas as características do fruto na vida dos crentes. Fruto: Define o que um crente é. Maneira de nos relacionarmos com outras pessoas. É eterno. Meta: Desenvolver todas as características do fruto na vida dos crentes.

10

11 2.3 – Imaturidade espiritual e os dons: Há, na igreja, pelo menos duas classes de imaturos:

12 3.1 – Edificar a Igreja: Os dons são concedidos para: – a realização da obra de Deus. – a expansão do Reino. – a edificação da Igreja de Cristo.

13 3.2 – Promover a pregação do evangelho: A mensagem bibliocêntrica ainda é: Cristo salva Cristo cura Cristo batiza

14 3.3 – O aperfeiçoamento dos santos (Ef 4:11,12):

15 15 A igreja necessita desesperadamente da manifestação de dons e da demonstração do fruto do Espírito Santo para não perder a sua característica como agente do Reino de Deus. Cuidemos para não nos tornarmos um bonsai... Bonsai: Técnica chinesa de atrofiar a árvore reduzindo a área das raízes e podando constantemente os galhos. Peça decorativa: não dão sombra, nem frutos nem madeira. Perdem a utilidade. Bonsai: Técnica chinesa de atrofiar a árvore reduzindo a área das raízes e podando constantemente os galhos. Peça decorativa: não dão sombra, nem frutos nem madeira. Perdem a utilidade.


Carregar ppt "Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google