A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN:"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Sérgio Lenz – fone (47) ou BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN: Igreja Evangélica Assembléia de Deus Penha - SC

2 Lição 1 03 de Abril de 2011 E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre (Jo 14:16). Texto Áureo VERDADE PRÁTICA O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade Santíssima e, à semelhança do Pai e do Filho, é Deus.

3 Esboço da Lição: 3 – A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO 2 – A ASEIDADE DO ESPÍRITO SANTO 1 – A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO

4

5 1.1 – A doutrina do Espírito Santo:

6 NO AT 1.Na criação, planejamento e construção do universo. 2.Na formação do homem. 3.Agiu por meio dos juízes, reis, sacerdotes e profetas. 1.2 – O Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento: NO NT 1.Presente no nascimento e vida terrena de Jesus. 2.Inspirou, capacitou e guiou os hagiógrafos. 3.Atuou soberanamente conforme registra Atos na vida da Igreja iniciante.

7 Seria, porventura, histeria coletiva ou loucura geral a forte e impactante presença divina na vida de milhares e milhares de pessoas ao redor do globo em todas as épocas que se tem registro, ou realmente o Espírito Santo tem salvado, curado, batizado e preparado um povo para morar no céu com Jesus? 1.3 – O Espírito Santo na atualidade

8 Tem personalidade distinta e separada de Deus, isto é, procede de Deus, é enviado por Deus e é dom dado aos homens, mas não é independente de Deus, representando o único Deus nas esferas do pensamento, da vontade e da atividade. 2.1 – A aseidade e existência do Espírito Santo:

9 A palavra Onipresença deriva-se de dois vocábulos latinos: OMNIS – que significa tudo e PRAESUM – que significa estar próximo ou presente. O Espírito Santo perscruta e penetra em todas as esferas de nossos pensamentos e sentimentos, pois está presente em toda parte. Ele não se divide em várias manifestações, porque sua presença é total em cada lugar onde estiver. 2.2 – Atributos incomunicáveis – Onipresença:

10 2.2 – Atributos incomunicáveis – Onisciência: A onisciência é um atributo natural de DEUS, 1Co 2:9-11. Os atributos não são declarados nominalmente, porém as idéias são claríssimas. Comparemos a passagem BÍBLICA de Is 6:8-10 com At 28: Na passagem de Isaías quem fala é DEUS porém, na passagem de Atos, Paulo atribui o que está escrito ao ESPÍRITO SANTO, sem distinção alguma. Em Jr 31:33-34 e Hb 10:15-17, constatamos a mesma situação. Na passagem de Jeremias quem está falando é DEUS, já na passagem da carta aos Hebreus é o ESPIRITO SANTO que fala, também sem nenhuma distinção.

11 2.2 – Atributos incomunicáveis – Onipotência: Onipotência (ou poder, e soberania) - Sl 24.8 Ele é Deus. Não há impossíveis para o Espírito Santo. O homem é limitado, mas o Consolador tudo pode fazer. Ele sustenta todas as coisas (Hb 1:3). O maior milagre que Ele opera é o novo nascimento (Jo 3:3).

12 X 3.1 – O Espírito Santo tem personalidade: Inteligência: está relacionado ao intelecto. Pensa, raciocina, reflete e analisa. Sentimento: tem haver com emoções, sentido, alegria, amor, paz, tristeza e saudade. Volição: é o livre arbítrio, poder escolher ou decidir. O ES faz o que quer como quiser.

13 Afeição conforme o minidicionário Aurélio, é: 01= Afeto, amor. 02= Inclinação, pendor. Para inclinação, temos: 01= Disposição, tendência; 02= Simpatia. Para pendor: 01= Propensão, tendência. Desta forma, a afeição do ESPÍRITO SANTO é sua capacidade, inclinação e ou tendência para o amor. A afeição do ESPÍRITO SANTO é demonstrada, até pela sua tristeza quando o crente em JESUS CRISTO desobedece a DEUS, Ef 4: – O Espírito Santo tem emoções: Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. MINIDICIONÁRIO AURÉLIO. Editora Nova Fronteira. 1a Edição, 6a Impressão RJ, Brasil.

14 Sobre vontade, vejamos o que nos diz o minidicionário Aurélio: Faculdade de representar mentalmente um ato que pode ser ou não praticado em obediência a um impulso ou a motivos ditados pela razão. Sentimento que incita alguém a atingir o fim que essa faculdade propõe. Capacidade de escolha, de decisão. Firmeza. Capricho. Desejo ou determinação expressa. A vontade do ESPÍRITO SANTO abrange todas estas características. Podemos verificar a vontade do ESPÍRITO SANTO em ação em At 13: – O Espírito Santo tem vontade:

15 15 Precisamos conhecer melhor o Espírito Santo, pela nossa total e contínua rendição e comunhão com Ele para entendermos devidamente suas manifestações. Ele não é um mero símbolo ou uma energia celestial. É a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus. Como igreja de Cristo, mantenhamos a comunhão com o Espírito Santo, o Espírito de santidade e de vida, a fim de preservar os ensinos e os valores bíblicos que fundamentam a fé pentecostal.


Carregar ppt "Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google