A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

10/03/20121Grandes Vultos do Espiritismo TÍTULO DA PALESTRA Sérgio Biagi Gregório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "10/03/20121Grandes Vultos do Espiritismo TÍTULO DA PALESTRA Sérgio Biagi Gregório."— Transcrição da apresentação:

1 10/03/20121Grandes Vultos do Espiritismo TÍTULO DA PALESTRA Sérgio Biagi Gregório

2 Grandes Vultos do Espiritismo Introdução 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo2 dez O objetivo deste estudo é resgatar a vida e a obra de dez eminentes representantes da Doutrina Espírita. Allan Kardec Os nomes escolhidos foram: Allan Kardec, por ser o codificador; Léon Denis, Gabriel Delanne e Camille Flammarion Léon Denis, Gabriel Delanne e Camille Flammarion, por serem coadjuvantes de Kardec; Ernesto Bozzano Ernesto Bozzano, pela catalogação de experiências mediúnicas;

3 Grandes Vultos do Espiritismo Introdução 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo3 Bezerra de Menezes Bezerra de Menezes, por ser o aglutinador do Espiritismo nas terras brasileiras; J. H. Pires e Deolindo Amorim J. H. Pires e Deolindo Amorim, pela clareza doutrinária; Chico Xavier Chico Xavier, pela mediunidade de psicografia; Divaldo Pereira Franco Divaldo Pereira Franco, pela expansão mundial da Doutrina. Como toda a escolha envolve uma não escolha, há muitos outros nomes que poderiam ser acrescentados a esta lista. Vejamos a contribuição de cada um dos indicados.

4 Grandes Vultos do Espiritismo Antecedentes 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo4 O Livro dos Espíritos O Espiritismo, como corpo doutrinário, surgiu oficialmente a partir do lançamento de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, em 18/04/1857. fenômeno mediúnico Swedenborg Na dimensão do fenômeno mediúnico, Arthur Conan Doyle, em A História do Espiritismo, relata-nos diversas experiências mediúnicas, começando com Emmanuel Swedenborg, a partir de 1744. 31/03/1848marco Diz que 31/03/1848 assinala um marco importante para o novo movimento espírita-espiritualista mundial. HydesvilleKate MargaretCharles B. Rosma É o episódio de Hydesville, em que as crianças Kate e Margaret, conversam com o Espírito Charles B. Rosma, um mascate assassinado e enterrado na adega da casa.

5 Grandes Vultos do Espiritismo Codificação do Espiritismo 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo5 Allan Kardec foi escolhido para ser o codificador do Espiritismo em virtude de suas duas encarnações anteriores: sacerdote druida 1) como sacerdote druida, chamado Allan Kardec, na época de Júlio César, no século VI a. C.; professor da universidade de Praga 2) como professor da universidade de Praga, queimado no dia 06/07/1415, juntamente com Jerônimo de Praga. Hippolyte-Léon Denizard Rivail [Allan Kardec] (1804-1869) O Livro dos EspíritosO Livro dos MédiunsO Evangelho Segundo o Espiritismo O Céu e o Inferno A Gênese Auxiliado por uma plêiade de Espíritos Superiores, pode trazer a lume as Obras Básicas, que se consubstanciaram em O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Revista Espírita Além desses livros publicou também a Revista Espírita, periódico mensal, cuja 1.ª edição deu-se em 1.º de janeiro de 1858. (KARDEC, 1981).

6 Grandes Vultos do Espiritismo Coadjuvantes 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo6 Léon Denis materialismoidealismo cientificismopositivismo Léon Denis teve de lutar contra o materialismo, a falta de idealismo, o cientificismo e o positivismo de Augusto Comte, que grassavam nas universidades. conferênciascongressos livros publicados As conferências, os congressos e os livros publicados foram suas armas para a divulgação e a consolidação do edifício doutrinário, alicerçado pelas pesquisas e análises de Allan Kardec. Léon Denis (1846-1927) Escreveu, entre outras, as seguintes obras: Porquê da Vida, 1885; Depois da Morte, 1890; Cristianismo e Espiritismo, 1898; Joana D'Arc Médium, 1910; O Grande Enigma, 1911; O Mundo Invisível e a Guerra, 1919; O Gênio Céltico e o Mundo Invisível, 1927. (LUCE, 1968)

7 Grandes Vultos do Espiritismo Coadjuvantes 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo7 - Foi fundador, juntamente com seu pai, da União Espírita Francesa, em 24/12/1882; - Colaborador e redator da revista bimensal Le Spiritism, em março de 1883; - Auxiliou na fundação da Federação Francesa-Belgo-Latina, em 1883; - Durante os anos de 1886, 1887, 1888, 1889 e 1890 fez inúmeras conferências de propaganda do Espiritismo. Gabriel Delanne (1857-1926) Deixou-nos diversas obras, entre as quais, citamos: Le Spiritisme devant la Science (O Espiritismo perante a Ciência), em 1885; Le Phénomène Spirite (O Fenômeno Espírita), em 1896; LÉvolution Animique (A Evolução Anímica), em 1897. (BODIER e REGNAULT, 1988).

8 Grandes Vultos do Espiritismo Coadjuvantes 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo8 Tornando-se espírita convicto, foi amigo pessoal e dedicado de Allan Kardec, tendo sido o orador designado para proferir as últimas palavras à beira do túmulo do Codificador do Espiritismo, a quem denominou o bom senso encarnado. Camille Flammarion, segundo Gabriel Delanne, foi um filósofo enxertado em sábio, possuindo a arte da ciência e a ciência da arte. Flammarion – poeta dos Céus, como o denominava Michelet – tornou- se baluarte do Espiritismo, pois, sempre coerente com suas convicções inabaláveis, foi um verdadeiro idealista e inovador. Camille Flammarion (1842-1925) Eis algumas de suas obras: Deus na Natureza, As Casas Mal- Assombradas, Narrações do Infinito, Sonhos Estelares, Urânia, Estela e O Fim do Mundo. (Grandes Vultos do Espiritismo)

9 Grandes Vultos do Espiritismo Contribuição Italiana 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo9 A contribuição de Ernesto Bozzano - cientista materialista-positivista - foi providencial para a propagação do Espiritismo além fronteira francesa. Formou um grupo com a participação do dr. Giuseppe Venzano, Luigi Vassalo e os professores Enrique Morselli e francisco Porro, da Universidade de Gênova. Esse grupo deu o que falar à imprensa italiana e estrangeira, pois praticamente havia se obtido a realização de quase todos os fenômenos, culminando com a materialização de seis espíritos perfeitamente visíveis. Ernesto Bozzano (1861-1943) Escreveu, entre outras, as seguintes obras: Dos Casos de Identificação Espírita, Dos Fenômenos Premonitórios, Animismo e Espiritismo, Pensamento e Vontade, Os Enigmas da Psicometria, A Crise da Morte, Xenoglossia. (Anuário Espírita de 1966)

10 Grandes Vultos do Espiritismo Contribuição Brasileira 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo10 A sua grande missão foi a de aglutinar o movimento espírita. Naquela época havia muitas divergências com relação ao termo Espiritismo. Denominava-se Doutrina Espírita apenas o que constava de "O Livro dos Espíritos"; os estudiosos dos demais livros de Kardec se chamavam kardecistas. Esse quadro perdurou até a chegada de Bezerra de Menezes, espírito moderado e pacificador que, assumindo a presidência da FEB, conseguiu diminuir os elementos dispersivos. Bezerra de Menezes () Bezerra de Menezes (1831-1900) Algumas de suas obras: A Casa Assombrada, A Loucura sob Novo Prisma, A Doutrina Espírita como Filosofia Teogônica.( ABREU, s.d.p.)

11 Grandes Vultos do Espiritismo Contribuição Brasileira 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo11 José Herculano Pires foi escritor, jornalista, educador, filósofo e tradutor. Segundo o Espírito Emmanuel, o melhor metro que mediu Allan Kardec. Defensor inconteste da Doutrina Espírita, era um conferencista ardoroso. Combateu erros doutrinários, principalmente aqueles cometidos pelas Federações. A cada correção dava as suas razões. Não queria que um órgão coordenador do movimento espírita pudesse propagar falhas doutrinárias. José Herculano Pires () José Herculano Pires (1914-1979) Alguns livros de sua autoria: Introdução à Filosofia Espírita, pela Paidéia, Mediunidade (Vida e Comunicação), pela Edicel, O Espírito e o Tempo, pela Edicel, Agonia das Religiões, pela Paidéia, Revisão do Cristianismo, pela Paidéia. (RIZZINI, 2001)

12 Grandes Vultos do Espiritismo Contribuição Brasileira 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo12 Expositor hábil, lúcido e convincente, proferiu inúmeras palestras e conferências, uma delas sobre o "Suicídio à Luz do Espiritismo" no Instituto Pinel (Hospital de Doentes Mentais), da Universidade do Brasil, levando, assim, as ideias espíritas ao ambiente universitário não-espírita. Estampou colaboração constante em diversos órgãos do Brasil e do exterior, tendo sido também redator de Mundo Espírita (antigamente no Rio e posteriormente transferido para o Paraná) e de Estudos Psíquicos, revista que se edita em Lisboa (Portugal). Deolindo Amorim () Deolindo Amorim (1908-1984) Alguns títulos de seus livros: Africanismo e Espiritismo (com uma edição na Argentina), O Espiritismo e os Problemas Humanos(com uma edição na Argentina), Espiritismo à Luz da Crítica, O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualista. (MARTINS, 1989)

13 Grandes Vultos do Espiritismo Contribuição Brasileira 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo13 Sua atividade mediúnica começou desde garoto, isto é, desde os 5 anos de idade, quando já conversava com sua mãe desencarnada. Dela recebia uma série de conselhos que o ajudaram a suportar todos os revezes e dissabores de sua infância sofrida junto à sua madrinha. Educado no catolicismo, não foi muito fácil a aceitação dos parentes e amigos sobre o desenvolvimento de sua mediunidade. As suas obras psicografadas servem de lenitivo para as almas enfermas que gravitam neste mundo de provas e expiações. Francisco Cândido Xavier () Francisco Cândido Xavier (1910-2002) Das suas inúmeras obras, citamos: Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, pelo Espírito Humberto de Campos, A Caminho da Luz, pelo Espírito Emmanuel, Nosso Lar, pelo Espírito André Luiz e Vinha de Luz, pelo Espírito Emmanuel. (IBSEN, 1994)

14 Grandes Vultos do Espiritismo Contribuição Brasileira 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo14 Percorreu mais de 1.000 cidades, 53 países e 11.000 palestras proferidas. Recebeu quase 600 homenagens, procedentes de Instituições culturais, políticas, universidades, associações beneficentes, núcleos espiritualistas, centros espíritas etc., destacando-se o título de Doutor Honoris Causa em Humanidades pela Universidade do Canadá e, no Brasil, mais de 80 títulos de cidadania. http://www.divaldofranco.com/biografia.php Divaldo Pereira Franco () Divaldo Pereira Franco (1927) Das suas inúmeras obras, citamos: Após a Tempestade (1974, esclarecimento e consolo) No Limiar do Infinito (1977, esclarecimento e consolo) O Homem Integral (1990, Série Psicológica) Nos Bastidores da Obsessão (1970 FEB)

15 Grandes Vultos do Espiritismo Conclusão 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo15 O estudo ora encetado mostrou-nos que, refletindo sobre uma linha mestra de raciocínios e de pesquisas, poderemos aguçar o nosso pensamento para os dados relevantes que se apreendem do edifício doutrinário, o que implica afastarmo-nos dos livros ou obras que nada acrescentam ao perfeito entendimento do conteúdo doutrinal do Espiritismo.

16 Grandes Vultos do Espiritismo Bibliografia Consultada 10/03/2012Grandes Vultos do Espiritismo16 ABREU, C. Bezerra de Menezes - Subsídios para a História do Espiritismo no Brasil, até o ano de 1895. Anuário Espírita de 1966, Araras, Ide, 1966. BODIER, Paul e REGNAULT, Henri. Gabriel Delanne: Sua Vida, seu Apostolado, sua Obra. Rio de Janeiro, C. E. Léon Denis, 1988. FERNANDES, Washington Luís Nogueira. Atos do Apóstolo Espírita: Conheça um pouco a Vida de Divaldo. São Paulo: Feesp, 2000. Grandes Vultos do Espiritismo. IBSEN, S. R. (Organizador). Chico Xavier por ele mesmo. São Paulo, Martin Claret, 1994. KARDEC, A. O Que é o Espiritismo. 23. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1981. LUCE, G. Vida e Obra de Léon Denis. São Paulo, Edicel, 1968. MARTINS, Celso. Recordando Deolindo Amorim Capivari, Lar/ABC, 1989. RIZZINI, Jorge. J. Herculano Pires: O Apóstolo de Kardec. São Paulo: Paidéia, 2001. XAVIER, F. C. Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, pelo Espírito Humberto de Campos. 11. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977. Texto em HTML http://www.sergiobiagigregorio.com.br/palestra/grandes-vultos-do-espiritismo.htm


Carregar ppt "10/03/20121Grandes Vultos do Espiritismo TÍTULO DA PALESTRA Sérgio Biagi Gregório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google