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CNI Diretoria de serviços corporativos

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Apresentação em tema: "CNI Diretoria de serviços corporativos"— Transcrição da apresentação:

1 CNI Diretoria de serviços corporativos
Apresentação Institucional 2015 Diretor de Serviços Corporativos Sr. Fernando Augusto Trivellato Andrade

2 1 2 3 Programação Linha do tempo
Situação atual das áreas corporativas/compartilhadas 3 Boas práticas e desafios

3 Programa de Transformação
Linha do Tempo ANTES DA INTEGRAÇÃO Aumento da eficiência operacional com redução de custos Programa de Transformação Duplicidade de funções, cargos e estruturas corporativas para suporte às áreas de negócio; Subutilização da força de trabalho e dos recursos físicos; Desperdício de recursos físicos e financeiros; Falta de padronização dos processos; Diversidade de sistemas de gestão e controle, dificultando a rastreabilidade das informações e consolidação. Gestão por programas corporativos 2003 2010/11 2012 2013 2014 2015 Projeto de Custos e Resultados Implantação do EVOLUA (Programa de Gestão de Pessoas) Nos primeiros anos, a otimização dos recursos alcançou uma economia de R$ 12,3 milhões ao ano. Guia Básico de Processos Corporativos Padronização Contábil Modelo de Governança de TI Fonte: Diagnóstico Booz Allen (2003) Reestruturação e otimização dos processos (INDG) Criação das Unidades Corporativas e Áreas de Serviços Compartilhados Implantação do Programa ERP (Projeto ELO) Atribuições DSC

4 Uma estratégia da CNI para modernização do modelo de gestão!
Por que ter áreas corporativas/compartilhadas? “Serviços Compartilhados é a prática em que unidades de negócios de empresas e organizações decidem compartilhar um conjunto de serviços ao invés de tê-lo como uma série de funções de apoio duplicadas dentro da organização” (QUINN; COOKE; KRIS, 2000, p.11). Adotar modelo voltado para resultados, além de otimizar recursos financeiros e humanos; Aumentar o foco competitivo das unidades de negócio por liberar-se das preocupações com o processamento de processos de apoio; Ganhos e economia em escala; Visão do cliente interno, aumento da produtividade e qualidade dos serviços corporativos; Melhor gestão dos processos, dos recursos humanos e financeiros; Sinergia e integração entre áreas e pessoas; Integridade de informações. “Uma unidade ou área corporativa abrange de forma transversal a organização, de forma a compartilhar experiências e a agregar valor às áreas de negócio”. (Fernando Trivellato) Os serviços corporativos são aqueles processos fundamentais para sustentação dos negócios, com atuação transversal e que compõem a base da cadeia de valor da organização. (Ex: RH, Financeiro, Suprimentos, TI, Jurídico, Comunicação)

5 Visão Geral da Estrutura CNI
As áreas corporativas/ compartilhadas das Entidades Nacionais concentram-se nas Diretorias de Serviços Corporativos, de Comunicação e Jurídica.

6 Focos Estratégicos da DSC
Diretoria de Serviços Corporativos Focos Estratégicos da DSC Valorização e desenvolvimento dos colaboradores Aumento das receitas de arrecadação Gestão dos recursos financeiros desde o planejamento e orçamento das ações até a prestação de contas, com foco na eficiência e melhoria dos processos Informações e estudos pertinentes a gestão financeira e orçamentária que auxiliem o processo decisório da Presidência e Diretorias Fortalecimento dos processos de Compliance Governança de Tecnologia de Informação Qualidade na prestação dos serviços administrativos com otimização de recursos A Diretoria de Serviços Corporativos (DSC) possui 7 Gerências Executivas Atuação em rede com os regionais no desenvolvimento de Políticas e Procedimentos dos processos corporativos de âmbito nacional, de forma a tornar padrão as melhores práticas do Sistema Indústria

7 Gerência Executiva de Finanças
Principais Atribuições: Administrar recursos financeiros Realizar a escrituração contábil em consonância às legislações e normas vigentes Manter a regularidade fiscal com o cumprimento das obrigações principais e assessórias Gerir contas a pagar e a receber Gerir prestação de contas de convênios e orientar gestores na execução dos convênios Assessorar a direção com informações financeiras que subsidiem a tomada de decisão

8 Gerência Executiva de Finanças
Principais Atribuições: Propor e executar ações para o contínuo aprimoramento e atualização de políticas e processos financeiros e contábeis Elaborar e executar o planejamento anual e plurianual dos processos e projetos sob sua responsabilidade Propor e manter a atualização do Plano de Contas Contábeis Dar suporte às demais áreas na tomada de decisão, sempre que houver implicações financeiras relevantes para a entidade Assessorar, quando pertinente, Federações, Departamentos Regionais de SESI e SENAI e Núcleos Regionais do IEL em assuntos relacionados a finanças Aplicar e disseminar a legislação pertinente, no âmbito de sua competência Gerências de Áreas e Equipes: Gerência de Operações Financeiras pessoas Gerencia de Contabilidade – 7 pessoas

9 Gerência Executiva de Finanças
Principais Projetos / Ações: Fundos de Investimentos: Criação dos Fundos Exclusivos de Investimentos do Sistema CNI no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, extensivos às Entidades Regionais por adesão. Política de Pagamentos: Foi elaborada a fim de promover melhor administração de fluxo de caixa e racionalizar os processos da área financeira. Folha de Pagamentos de Autônomos: Além do atendimento à legislação (Art. 60 item III da IN/SRP n.º 03/2005), proporcionou melhor controle e disciplina dos pagamentos. Extranet ACFIN: portal no qual são disponibilizadas informações contábeis e financeiras para as Entidades Nacionais e Regionais, entre elas os relatórios de repasses mensais das Entidades Nacionais para as Regionais e performance dos Fundos Exclusivos de Investimentos. Projeto de Padronização Contábil: A partir do processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais, verificou-se a necessidade da padronização contábil no Sistema Indústria aderente à convergência. Foi elaborado e aprovado o “Plano de Contas e Manual de Padronização Contábil do Sistema Indústria”, sendo amplamente divulgado e implementado por meio de workshops, capacitações e planos de ações nas entidades regionais in loco. Criação e manutenção do Comitê de Pronunciamentos Contábeis do Sistema Indústria –CPC/SI: tem por objetivo promover e sustentar a padronização contábil dentro do Sistema Indústria, quanto à integridade, consistência, acessibilidade e comunicação das informações contábeis. Grupo Contábil do Sistema “S”: Coordenação do Grupo de Defesa de Interesses das Entidades do Sistema "S" - Subgrupo Técnico de Contabilidade (desde junho/2011).

10 Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Principais Atribuições: Fornecer soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação de dados, usando conhecimento do negócio e melhores práticas, alinhado com o planejamento e planos de ações do Sistema Indústria.  Propor o contínuo aprimoramento e atualização de políticas e processos de Tecnologia da Informação.  Elaborar e executar o planejamento anual, Incluindo o orçamento, dos processos e projetos sob sua responsabilidade. Orientar a capacitação dos profissionais da área em assuntos de Tecnologia da Informação;

11 Gerências de Áreas e Equipes:
Gerência Executiva de Tecnologia da Informação Principais Atribuições: Propor padrões tecnológicos e gerir a infraestrutura de Tecnologia de Informação. Desenvolver, Selecionar, implementar e manter sistemas aplicativos e pacotes de software.  Dar suporte aos usuários em sistemas e infraestrutura de Tecnologia da Informação.  Assessorar, quando pertinente, Federações, Departamentos Regionais de SESI e SENAI e Núcleos Regionais do IEL. Gerências de Áreas e Equipes: Gerência Executiva – 5 pessoas Gerência de Sistemas- 23 pessoas Gerência de Infraestrutura- 13 pessoas

12 Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Principais Projetos / Ações: Apoio Implantação do Sistema de Gestão Escolar - Universidade Corporativa, SESI e SENAI Infraestrutura de datacenter, rede local e Implantação sistema segurança contra ataques avançados Mapeamento fluxo da Informação CNI Migração dos sistemas de apuração da produção para o novo modelo de implementação de soluções de carga e tratamento de dados. Projeto ELO 3ª onda Apoio à Implantação Governança de TI nos DR´s

13 Gerências de Áreas e Equipes:
Gerência Executiva de recursos humanos Principais Atribuições: Promover o aumento da produtividade do sistema indústria por meio de programas e práticas de gestão de pessoas Propor contínuo aprimoramento e atualização de politicas e processos de Recursos Humanos Orientar a capacitação dos profissionais da área em assuntos de Recursos Humanos Apoiar o planejamento e acompanhar o Quadro de Pessoal Gerir as ações de educação , treinamento e desenvolvimento dos funcionários Realizar programas de promoção da qualidade de vida dos funcionários Executar as atividades relativas à administração de pessoal Apoiar a Alta Administração nas relações trabalhistas Gerências de Áreas e Equipes: Gerência Executiva – 8 pessoas Gerência Desen. Humano- 3 pessoas Gerência Desen. Organiz pessoas Gerência de Saúde Ocupacional e Qualidade de vida – 6 pessoas

14 AÇÕES PRINCIPAIS Gestão de Desempenho Desenvolvimento e Carreira
Alinhar objetivos/metas do Sistema Indústria e objetivos individuais com foco em melhoria de resultados Identificar potenciais e oportunidades de carreira e implementar plano de ação para desenvolvimento das equipes e gestores Ambiente Organizacional Estratégia de Remuneração Promover ações que proporcionem ambiente organizacional saudável e motivador para se trabalhar Fortalecer a cultura de resultados superiores, de forma a atrair, reter e motivar os empregados a alcançar excelentes performances Admissão Conferência de Documentação Horário de trabalho de 9:00 às 18:00 Login de Acesso/ Intranet Sistema Industria

15 Gerência Executiva de administração, informação e documentação
Principais Atribuições: Manutenção e obras do condomínio do Ed. Roberto Simonsen e do Ed. Armando Monteiro Neto; Gestão do processo de: Compras de passagens aéreas e hospedagens; Patrimônio; Reprografia; Expedição de cargas; Transporte; Telefonia fixa e móvel; Serviço de mensageria; Copas e Restaurantes; Gerir os processos de compras, sendo compras diretas, dispensa por valores e licitações; Gestão do acervo bibliográfico e documental do Sistema Indústria; Ações culturais para incentivo a leitura e divulgação dos acervos; Gerências de Áreas e Equipes: GEREX – 3 funcionários (com o Gerente executivo) GEAAP – 59 funcionários e 2 estagiários GEDIN – 13 funcionários, 6 estagiários e 1 temporário GECOM – 25 funcionários, 1 estagiário e 1 menor aprendiz Total ADINF – 111 colaboradores

16 Gerência Executiva de administração, informação e documentação
Principais Projetos / Ações: Implementação do Plano Anual de Compras Digitalização de Documentos Ações de Redução de Despesas Sistema Web de apoio a Licitações

17 Gerência Executiva de arrecadação
Principais Atribuições: Propor o contínuo aprimoramento e atualização de políticas e processos de Arrecadação; Elaborar e executar o planejamento anual e plurianual, incluindo o orçamento dos processos e projetos sob sua responsabilidade; Orientar a capacitação dos profissionais da área em assuntos de arrecadação; Coordenar o processo de controle e distribuição da Arrecadação Direta e Indireta do Sistema Indústria; Elaborar a proposta orçamentária das contribuições compulsórias das Entidades Nacionais e dos Departamentos Regionais; Elaborar estudos, projeções e indicadores da receita de contribuição compulsória do SESI e SENAI e das contribuições confederativa e sindical da CNI; Gerências de Áreas e Equipes: Gerência de Executiva de Arrecadação: 3 pessoas Gerência de Fiscalização e Arrecadação: 9 pessoas

18 Gerência Executiva de arrecadação
Principais Atribuições: Articular-se com Órgãos públicos, especialmente RFB e INSS, envolvidos na arrecadação da contribuição compulsória; Assessorar, quando pertinente, Federações, Departamentos Regionais do SESI e SENAI e Núcleos do IEL em assuntos relacionados a Arrecadação; Aplicar e disseminar a legislação pertinente, no âmbito de sua competência, com o apoio da Diretoria Jurídica; Realizar treinamentos e workshops de arrecadação do SESI e SENAI e da contribuição sindical para as equipes técnicas dos Departamentos Regionais, Federações, empresários do segmento industrial e contadores; Coordenar a elaboração e a manutenção de normas e procedimentos de arrecadação, fiscalização e sindical;

19 Gerência Executiva de arrecadação
Principais Atribuições: Coordenar os processos de arrecadação da contribuição sindical, confederativa, assistencial e associativa do Sistema Indústria; Coordenar as ações de fiscalização da Contribuição Adicional do SENAI, Arrecadação Direta e o processo de recuperação de receita da arrecadação indireta do SESI e SENAI, por meio dos Polos de Fiscalização; Qualificar e disponibilizar informações das empresas industriais ao Sistema Indústria, possibilitando integração com o SIGA.

20 Gerência Executiva de arrecadação
Principais Projetos / Ações : Implantar a nova metodologia de fiscalização não presencial (Recuperação de Receita) Estruturar o eSocial da Arrecadação a nível nacional Implantar nova gestão de carteira de cobrança Padronizar as resoluções que tratam dos convênios para arrecadação direta do SESI e SENAI

21 Gerência Executiva de planejamento, estudos e orçamento
Principais Atribuições: Propor, em conjunto com as demais áreas de planejamento e orçamento do Sistema Indústria , o contínuo aprimoramento e atualização de políticas e processos de planejamento e orçamento corporativos ; Fortalecer a governança corporativa do Sistema Indústria ; Apresentar à Presidência os resultados orçamentários consolidados das Entidades Nacionais do Sistema Indústria e liderar o processo corporativo de formação orçamentária nas Áreas de Serviços Corporativos , Diretoria Jurídica e Diretoria de Comunicação ; Definir o processo normativo de formulação e gestão orçamentária das Entidades Nacionais do Sistema Indústria e liderar o processo corporativo de formulação orçamentária nas Áreas de Serviços Corporativos , Diretoria Jurídica e Diretoria de Comunicação ;

22 Gerência Executiva de planejamento, estudos e orçamento
Principais Atribuições: Subsidiar com estudos , análises de tendência , projeções orçamentárias , definição e uso de práticas adequadas de critérios de rateio , as Áreas de Serviços Corporativos , Diretoria Jurídica e Diretoria de Comunicação ; Apoiar na disseminação de práticas de gestão para resultados , por meio da formulação de indicadores , proposição de metas e análise dos resultados das Áreas de Serviços Corporativos , Diretoria Jurídica e Diretoria de Comunicação; Gerências de Áreas e Equipes: Gerência Executiva – 3 pessoas Gerência de Orçamento – 7 pessoas

23 Gerência Executiva de planejamento, estudos e orçamento
Principais Projetos / Ações: Automatização e Consolidação Nacional de Custos Governança Corporativa: Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria ( http: ) Gestão à Vista DSC Monitoramento Forecast Cronograma integrado de Planejamento e Orçamento Metodologia ABC – Custo Baseado em Atividades

24 Gerência Executiva de controle de processos
Principais Atribuições: Desenvolver as atividades de controle, monitoramento e de orientação sobre processos, no âmbito das respectivas atribuições; Assessorar a presidência em projetos e temas específicos demandados pelo Presidente; Assegurar que os controles e monitoramentos dos processos internos sejam consistentes de modo a permitir a redução de riscos associados às atividades executadas; Elaborar, com o apoio da Diretoria Jurídica, orientações com o objetivo de adequações dos processos à legislação, e também às recomendações emanadas dos Órgãos de Controle;

25 Gerência Executiva de controle de processos
Principais Atribuições: Orientar os gestores nos processos de auditorias externas independentes obrigatórias, ou devidamente autorizadas, fazendo as interfaces técnicas e de gestão necessárias; Apoiar, quando necessário, a atuação da Diretoria Jurídica nos processos perante Tribunal de Contas da União (TCU); Monitorar a performance dos processos de Prestações de Contas dos Regionais do SESI e SENAI perante o TCU. Gerir o Macroprocesso de monitoramento e acompanhamento da regularidade fiscal das entidades do Sistema Indústria; Monitorar e exercer as interfaces de controle permanentes perante a Controladoria Geral da União (CGU), e outros órgãos, quando demandados. Gerências de Áreas e Equipes: Gerência de Monitoramento de Processos Fiscais e de Controles - 5 Pessoas Gerência de Suporte à Gestão e Interfaces de Controle – 7 Pessoas

26 Gerência Executiva de controle de processos
Principais Projetos / Ações: Monitoramento junto aos Departamentos Regionais dos Programas Pronatec, Gratuidade e BNDES; Revisão dos Atos Normativos das entidades; Apoiar a administração geral na intervenção dos Departamentos Regionais; Perícia fiscal e acompanhamento dos processos tributários do Sistema Indústria; Coordenação Executiva dos eventos Olimpíadas do Conhecimento e WorldSkills.

27 Modelo Integrado de Gestão Corporativa do Sistema Indústria
Atuação em rede é o caminho para fortalecimento do Sistema Indústria ! Uso da tecnologia na criação de ambientes colaborativos entre os regionais para troca de experiências e divulgação de boas práticas de gestão (Ex. videoconferência, webconference, audioconferência). Ciclo virtuoso de aprendizado entre os regionais com melhoria contínua dos processos e divulgação de resultados. Institutos de Inovação Rede CIN Rede SENAI Educação SOLUÇÕES Rede de Comunicadores NECESSIDADES RH Corporativo Redes das Áreas Corporativas Rede de Advogados Comitê Pronunciamentos Contábeis

28 Ações de gestão para Aprimoramento do modelo
Definição de Prazos de Serviços Corporativos entre as áreas corporativas e as Entidades Nacionais por meio da publicação de um portfólio com monitoramento de cumprimento; Avaliação dos Serviços Corporativos disponível na Intranet para todos os colaboradores; Reunião de Gestão à Vista dos processos corporativos realizada mensalmente entre Diretor e Gestores; Maior aproximação das áreas corporativas com as áreas de negócios para melhor entender as demandas e proporcionar qualidade no atendimento aos clientes; Fortalecimento da Rede de Gestores de Processos Corporativos por meio das interações proporcionadas pelo Guia de Processos Corporativos do Sistema Indústria. Ganhos de economia comprovados pelos resultados dos indicadores. Em 2014, as Entidades Nacionais economizaram 19% do orçamento previsto para as despesas administrativas, o que representa R$ 26 milhões. Na Pesquisa de Favorabilidade de Clima, a DSC é a Diretoria com maior pontuação nas Entidades Nacionais, pelo segundo ano consecutivo. Recuperação de R$ 365 milhões em receitas de arrecadação (31% a mais que o previsto para dezembro/2014). Algumas evidências

29 CNI / Diretoria de Serviços Corporativos (DSC)
Obrigado! Contatos CNI / Diretoria de Serviços Corporativos (DSC) Fernando Trivellato: (61)


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