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Catarina Pica Emanuel Tavares João Simões Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária.

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1 Catarina Pica Emanuel Tavares João Simões Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária Manuel Cargaleiro Fátima Veríssimo (professora)

2 Etapas do projeto -Identificação do problema 1ª fase -Realização do trabalho de campo -Possíveis soluções para os problemas 2ª fase 3ªfase -Finalização do Estudo do problema -Apresentação das soluções

3 »Congestionamento de Tráfego no acesso à fonte da telha. PROBLEMA: A QUE SE DEVE O CONGESTIONAMENTO? »Não existem muitos acessos para a praia.

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5 Inquéritos 1-O turismo balnear é uma das atividades que exercitas durante as tuas férias de Verão? 2-Ou costumas frequentar a praia da Fonte da Telha nas férias escolares? 3- Como é que te deslocas para as praias?4-Sentes alguma dificuldade em deslocar-te para a praia? 5-Se respondeste sim, porquê?

6 6-Achas que deveria haver outro meio de transporte para as praias? 7-Se sim, qual ou quais? 8-Achas que só devem aplicar o questionário na escola?

7 Criação de um veículo alternativo de transporte até à praia; Acordo com a empresa de transportes públicos(TST) para reforço no número de autocarros durante a época balnear, de acordo com maior fluxo de passageiros nas horas de ponta; Construção de um parque de estacionamento ecológico no cimo da colina para descongestionar o tráfego na entrada/saída da praia. POSSÍVEIS SOLUÇÕES

8  Parque de estacionamento ecológico 1ª alternativa: A 1ª alternativa tem três medidas propostas, caso alguma não seja aceite. Os marcadores indicam a ordem em que a medida para o parque será proposta. SOLUÇÃO PROPOSTA

9 2ª alternativa. A segunda alternativa prevê a construção de um parque de estacionamento localizado numa área extensa e pouco arborizada, prevendo- se a identificação de um caminho pedestre até à estrada.  Parque de estacionamento ecológico SOLUÇÃO PROPOSTA

10 PDM Estacionamento- A distribuição da capacidade de estacionamento na área de intervenção do PP( Plano Pormenor) foi adaptada à situação de desocupação futura que se prevê para a Fonte da Telha e à delimitação proposta para o núcleo urbano. A diferença consiste em uma maior dotação de estacionamento na zona norte da Fonte da Telha, onde há menores condicionantes geográficas e ambientais. Implementação de percursos cicláveis- constitui uma componente fundamental do programa base do PP, atendendo à redução do uso do transporte individual no acesso às praias. Transporte colectivo – Numa perspetiva de sustentabilidade, deve reduzir-se consideravelmente a entrada de veículos na Fonte da Telha. (plano diretor municipal)

11  Caso o parque de estacionamento seja de facto construído, a circulação pedonal deverá ser feita preferencialmente pelas escadas de acesso à praia, situação que não se verifica actualmente. Acesso À praia

12  Elaboração do estudo de caracterização, diagnóstico prospectivo e definição dos termos de referência para a elaboração do Plano de Pormenor da Fonte da Telha, Fase 3 – Programa de Intervenção, Câmara Municipal de Almada, 8 de novembro de 2011  Plano Diretor Municipal do Seixal, Câmara Municipal do Seixal, junho de 2014 FONTES


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