A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof: Hugo Cesário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof: Hugo Cesário."— Transcrição da apresentação:

1 Prof: Hugo Cesário

2 Modelos atômicos quânticos
Problemas de Rutherford: Modelo entrou em choque com os conceitos de Física clássica. Todo corpo carregado em movimento acelerado libera energia na forma de ondas eletromagnéticas (Lei da Eletrodinâmica). Obs.: 1º O elétron não perde energia. 2º Emissão de Luz (Tubos de descarga, teste de chama) Explicação para os espectros atômicos (Imagem que se forma quando feixe de radiação eletromagnética, decomposto por dispersão, projeta-se sobre um anteparo)

3

4 Obs:Fraunhofer Cada linha do espectro descontínuo possui um valor definido de ƛ e ƒ Portanto os átomos podem emitir apenas certas frequências de onda. “Digital do átomo”, cada átomo possui o seu espectro atômico descontínuo.

5

6 Veja os exemplos a seguir:
Nascimento da Física Quântica (Moderna): A física clássica não conseguia explicar alguns fenômenos relacionados a luz , usando o modelo ondulatório. Esses fenômenos eram: A emissão de luz por um objeto quente, conhecido como corpo negro. A emissão de elétrons, a partir de uma superfície metálica, ocasionada pela incidência de luz, conhecida como efeito fotoelétrico. A emissão de luz em um gás excitado (Espectros atômicos)

7 Max Planck – Teoria do quantum (1900) :
À medida que a temperatura do corpo negro aumenta, observamos a seguinte variação de cor na luz emitida: 1º Vermelho-sombrio 2º Vermelho-Vivo e 3º Branco ofuscante. Essa variação indica que a frequência da radiação eletromagnética emitida pelo corpo negro aumenta com o aumento de temperatura. Para a física clássica, aumentando-se ainda mais a temperatura, deveríamos observar, após o branco ofuscante , a emissão de luz azul e, depois, de radiação ultravioleta (UV). No entanto, isso não ocorre, mostrando uma grande discrepância entre os resultados experimentais e previsões teóricas. Os físicos não conseguiam estabelecer a relação matemática entre a temperatura, a intensidade e a distribuição de comprimento de onda da radiação emitida pelos corpos negros.

8 Max Planck – Teoria do quantum (1900) :
Esse problema foi explicado por Max Planck ( ). Utilizou um argumento revolucionário para a época. “ Os átomos só podiam liberar ou absorver energia eletromagnética em blocos ou pacotes com quantidades distintas de energia” . A Troca de energia entre matéria e a radiação eletromagnética não ocorre de forma contínua. A quantidade mínima de energia eletromagnética que um átomo pode absorver ou emitir foi chamada por Planck de quantum (quantidade fixa), E: Energia (J) h: Constante de Planck (6,62.10^-34 J/Hz ƒ= frequência (Hz) Para a física clássica, a energia poderia ser absorvida ou emitida em qualquer quantidade, por menor que essa fosse. O conceito de Planck concordava perfeitamente com os resultados experimentais da emissão de radiação de um corpo negro.

9 Modelo atômico de Niels Bohr – Modelo do átomo de hidrogênio
Bohr propôs um modelo atômico para o átomo de hidrogênio, baseado em postulados, procurando explicar a instabilidade do modelo de Rutherford. Postulados: 1º O elétrons gira ao redor do núcleo em órbitas (Níveis de energia) circulares de raios definidos denominados órbitas estacionárias.

10 Postulados: 2º Cada órbita estacionária possui um valor determinado de energia. Nessas órbitas, o elétron pode se mover sem perder ou ganhar energia. Energia total do elétron em cada órbita: A = 2,18.10^-18J (Constante) n= nível de energia (1,2,3,4,5,6,7...) Portanto, quanto mais distante o elétron estiver do núcleo, maior será sua energia total

11 Postulados: 3º O elétron pode passar de uma órbita estacionária para outra, mediante absorção ou emissão de uma quantidade de energia.

12


Carregar ppt "Prof: Hugo Cesário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google