A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino HISTÓRIA DA CONTABILIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino HISTÓRIA DA CONTABILIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

2 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Agenda do Dia Considerações Iniciais Motivos para estudar história Objetivos Importância Controvérsias Curiosidades Fatos da Contabilidade Brasileira

3 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Momento de Reflexão Aquele que se enamora da prática, sem a ciência, é como um navegante que entra no navio sem timão ou sem bússola, que jamais tem a certeza de aonde vai. Sempre a prática deve ser edificada sobre a boa teoria. (Leonardo da Vinci)

4 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Uma Indagação! Para que serve estudar história da contabilidade?

5 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Razões para estudar história Estudar a evolução da Contabilidade nas mais variadas épocas é prestar um serviço a classe contábil, em que se abrem no presente as portas do passado, iluminando os caminhos futuros.

6 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Alerta! Uma cultura contábil só será completa quando se investiga a origem e o desenvolvimento da ciência das contas. Rossi, 1954

7 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Valor da História Sem passado não haverá futuro.

8 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Caminho da Valorização Social Só conseguiremos uma maior valorização social se deixarmos de enfatizar os registros e à informação e buscarmos valorizar o percurso de vida da riqueza e seu comportamento.

9 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino O que seria a História da Contabilidade ?

10 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino É a ciência que estuda os registros, atos e fatos, métodos e doutrinas contábeis, econômicas e administrativas, através da evolução das sociedades humanas e dos seus patrimônios. Klein (1954) Desvendando o mistério

11 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino História da Contabilidade A Contabilidade é tão antiga quanto o homem que pensa, e, se quisermos ser pessimistas, é tão antiga quanto o homem que conta e que é capaz de simbolizar os objetos e seres do mundo por meio da escrita. Iudicíbus, 1993

12 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Objetivo da História da Contabilidade Meditar o passado, interrogando o futuro, para nos permitir antever o fim de algumas histórias e reconhecer o princípio de outras.

13 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Contributo da História Evolução da condição humana, pois proporciona a oportunidade de conhecer a sua evolução ou decadência, a origem de seus termos e de suas aplicações.

14 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Valor da História A história, relacionando o homem com o passado, possibilita-lhe o acesso ao presente e ao futuro. O passado passa a ser a chave do presente. Somente esclarecido o passado, acredita-se poder compreender o presente.

15 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Para refletir Qual a importância do estudo histórico da contabilidade?

16 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Primeiro Uma profissão edificada por muitos séculos deve educar seus membros para apreciar suas heranças intelectuais.

17 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Segundo A importância dos avanços ocorridos no pensamento e as principais contribuições para a literatura pode estar perdidos, fragmentados ou inadequadamente reconhecidos.

18 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Terceiro Ter acesso à análise e interpretação do desenvolvimento da prática e do pensamento contábil, empiristas de hoje arriscam-se a fundamentar suas investigações em conhecimentos incompletos e injustificáveis do passado.

19 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Então... Qual o valor da história Estudar a história da Contabilidade é estudar a evolução do pensamento contábil e as suas práticas em que se procuram respostas às mudanças do ambiente e as necessidades sociais.

20 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Algumas controvérsias da Contabilidade A Contabilidade tem Pai? Caso Positivo. Quem é o Pai da Contabilidade?

21 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Luca Pacioli Frei Franciscano, nascido em 1447 em Borgo di San Sepolcro – Toscana – Itália e falecido em Escreveu em 1494 o seu famoso Summa de Arithmetica, Geometria, Proporção e Proporcionalidade. Não criou o método das partidas dobradas

22 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Antecedentes do Método No período de 1250 a 1280 já se fazia contabilidade na Itália por partidas dobradas – Na biblioteca em Istambul na Turquia existe um livro de Al Mazendarani.

23 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Antecedentes do Método 1458 – Benedetto Cotrugli já tinha escrito um livro sobre partidas dobradas. Somente editado pela imprensa em 1573,conforme afirmação de Francisco D´auria em seu livro Primeiros Princípios de Contabilidade Pura – Filho de Edmundo De Granges – afirma que foi o pai dele autor das Partidas Dobradas.

24 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Antecedentes do Método 1968 – Jaime Lopes Amorim em seu livro Digressão através do Vestuto Mundo da Contabilidade – comenta a afirmação dos grandes contabilistas do passado Fábio Besta e Frederigo Melis afirmaram que a produção não foi de Luca Pacioli.

25 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Qual a Escola mais antiga de Contabilidade do Brasil A Escola mais antiga de Contabilidade não foi a Escola de Comércio Álvares Penteado. E sim... Academia de Comércio de Juiz de Fora, Minas Gerais, fundada pelo dinâmico empresário Francisco Batista de Oliveira em 1891.

26 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Dia do Contador – 22 de Setembro O Dia do Contador não é em homenagem ao Padroeiro da Contabilidade. E sim... Em comemoração a data de criação do Curso de Ciências Contábeis a nível superior através do decreto 7988/45

27 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Curiosidades JOSÉ ANTONIO LISBOA, o Visconde de Cairu, ilustre baiano ( ), escritor, ministro da Fazenda, fez DOUTORADO NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, FOI O PRIMEIRO PROFESSOR JUBILADO DE CONTABILIDADE DO BRASIL OFICIALMENTE NOMEADO

28 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Curiosidades 1.Você sabe quem foi o primeiro contador do Brasil? 2.E sabe qual foi o primeiro contador registrado no Brasil?

29 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Resposta 1.O Primeiro Contador foi Pero Vaz de Caminha 2. Em 1549, são criados os armazéns alfandegários e o registro do primeiro Contador Geral das Terras do Brasil Gaspar Lamego sendo nomeado, por Alvará de

30 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Fatos Históricos da Contabilidade Brasileira Segundo Tolstoi Klein: São quatros fases que a sua divisão relata fatos que marcaram cada período na contabilidade brasileira

31 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Primeira Fase: Período Antigo Iniciada por D. João VI –1808. Institui a obrigatoriedade do sistema das partidas dobradas para prestações de contas do Brasil à metrópole. Surge o Código Comercial Brasileiro

32 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Medidas de D. João VI Abertura dos portos Criação do Banco do Brasil Instalação da impressão Régia Criação de uma Aula de Economia Criador do Erário Régio em que se determinava a escrituração do Tesouro Público

33 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Segunda Fase: Período Moderno Fase marcada no período de 1850 – Se destaca pela condensação e divulgação dos sistemas clássicos internacionais, especialmente o italiano. Já existiam nesta época competentes guarda-livros

34 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Terceira Fase: Período Moderno Teve a sua frente Frederico Hermann Júnior. A contabilidade é classificada como uma das partes da economia Aziendal. Hermann Júnior reconhece a contabilidade como Ciência do Patrimônio.

35 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Terceira Fase: Período Moderno Desenvolvimento da indústria manufatureira e do Comércio. Código de Contabilidade –1922 Surge a Contadoria Geral da República. Normas financeiras e de contabilidade ( )

36 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Terceira Fase: Período Moderno A partir de 1931 surge a regulamentação do ensino técnico, passo importante no reconhecimento do contador.

37 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Quarta fase: Período Contemporâneo Foi marcado por Francisco DÁuria, o que se ocupou da Filosofia da Contabilidade como ciência pura. Primeiro Livro editado(1916) Letra de câmbio na contabilidade.

38 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Quarta fase: Período Contemporâneo Em 1948, DÁuria edita a sua obra magna Primeiros Princípios de Contabilidade Pura. Hilário Franco defende a contabilidade como possuidora de objeto próprio e exclusivo e mais tarde classifica a contabilidade como Ciência Social.

39 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Algumas Curiosidades Qual a Cor do anel do Contabilista? Que imagem possui os lados do anel do contabilista?

40 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Resposta O Anel do Contabilista criado a mais de 70 anos, possui estrutura em ouro, sendo a sua pedra principal na cor rosa forte (rubislite), dois brilhantes, um em cada flanco, em uma lateral a tábua da lei e na outra o caduceu.

41 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Você sabia... Quanto será que recebeu o traidor de Tiradentes para delatar o mesmo? A história registra esse personagem?

42 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino Vejamos... JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS – TRAIDOR DE TIRADENTES Rendeu trezentos e cinqüenta contos de réis e mais propinas de cinco contos e seiscentos e doze mil réis

43 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino O Caduceu O Caduceu representa na sua essência um bastão entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado. Os romanos utilizaram o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta; o bastão expressa o poder; as suas serpentes, a sabedoria; as asas, a diligência; o elmo é emblemático de pensamentos elevados.

44 Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino OBRIGADO Assim é a história, passa … Agora se registra, fica… Site:


Carregar ppt "Prof. ACR X PROLATINO – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino HISTÓRIA DA CONTABILIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google