A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades e planos para aula de Ciências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades e planos para aula de Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Atividades e planos para aula de Ciências
Ciências 9° ano Atividades e planos para aula de Ciências

2 Olá, chegamos ao 9º ano! Nesta última etapa do ensino fundamental você conhecerá mais de perto, duas importantes áreas da ciência: a física e a química. Através delas você encontrará explicações para certos fenômenos que observamos na natureza, como por exemplo: a reação entre substâncias; a gravidade; a eletricidade e o magnetismo, entre outros. As nossas investigações também decifrarão os segredos da matéria, mostrando que nós, os seres vivos, as rochas, o ar e o sol, todos somos feitos dos mesmos elementos. Além disso, continuaremos debatendo questões ligadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Para começar vamos falar sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Então siga adiante!

3 Nessa aula, você aprenderá que a sociedade humana construiu para si um modo de ser e de viver, bastante dependente dos conhecimentos e contribuições produzidos pela ciência e a tecnologia. Isto porque, de certo modo elas tornaram de muitos modos as nossas vidas mais fáceis, mais confortáveis, mais limpas e mais longas. Isso ocorreu de modo tão intenso e marcante que é comum sempre pensarmos na ciência e na tecnologia como se elas fossem as nossas melhores amigas; boas companheiras a quem sempre podemos recorrer e confiar. No entanto, você verá que essa forma equivocada de pensar não nos convida a um exame rigoroso das consequências que a ciência e a tecnologia causaram, causam e causarão na vida de todos nós.  Ao final da aula você compreenderá que a ciência e os avanços tecnológicos não trouxeram somente felicidade aos homens, mas também a capacidade de destruí-lo. E que por isto precisamos todos ser cada vez mais participantes dos debates em torno do que a ciência faz e dos supostos benefícios que as tecnologias pretendem nos ofertar, e se o desenvolvimento realmente se justifica.

4 Da hora que você acorda, até a hora que vai dormir ou mesmo a embalar o seu sono, de alguma forma a sua vida está amarrada à algum recurso tecnológico. Estes recursos tornam a sua vida mais fácil, mais confortável, mais limpa e mais longa. Aproveite para fazer uma lista de 10 recursos tecnológicos utilizados por você e que atendam a essas condições. Diante de tantos benefícios quase não percebemos que além dos aspectos positivos, há também impactos negativos. Você consegue percebê-los? Que tal arriscar uma resposta? Faça uma análise e escreva no seu caderno o seu ponto de vista, sem se preocupar se sua resposta estará certa ou errada, pois o mais importante aqui é saber como você pensa.

5 Compreender as relações existentes entre Ciência, Tecnologia e a Sociedade nos permite reconhecer que o desenvolvimento tecnológico produz benefícios, mas também gera impactos que afetam as diferentes dimensões de nossas vidas. Saber isto é importante, pois nos alerta para os perigos que a cômoda posição de consumidores de produtos de tecnologia nos traz. Faz com que tomemos consciência da responsabilidade que nos cabe, em relação aos impactos que essas tecnologias possam causar a atual e a futuras gerações. Precisamos, então, que sejamos sujeitos mais críticos, mais preparados para opinar sobre a conveniência ou não de apoiar linhas de pesquisa científica; para referendar o desenvolvimento ou a adoção de todas as tecnologias que nos é oferecida.   Essa questão nos convida a pensar além dos nossos desejos, necessidades e vontades. Para te ajudar nisto, ouça com atenção essa canção!

6 Bem vindo ao nosso primeiro Educoquiz!
Você responderá a uma sessão de três perguntas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Nossa intenção é descobrir o que você sabe sobre esse assunto. Por isso, responda sem se preocupar se suas respostas estarão certas ou erradas, o mais importante aqui é saber como você pensa.

7 QUESTIONÁRIO 1) Tecnologias são extensões do nosso corpo, nos permitem ampliar a nossa capacidade de desenvolver tarefas. Para o deslocamento em pequenos trajetos, dentro de um ambiente urbano, como por exemplo, o bairro onde você mora, as tecnologias menos agressivas ao meio ambiente seriam A) automóvel, calçadas de caminhada ou corrida e bicicleta B) avião, ônibus coletivo e trem C) calçadas de caminhada ou corrida, bicicleta e ônibus coletivo D) ônibus coletivo, patins e trem

8 QUESTIONÁRIO 2) Algumas tecnologias revolucionaram a forma como nos comunicamos. Elas encurtaram distâncias, fizeram com que as informações ganhassem velocidade e chegassem a um número maior de pessoas. Abaixo são listadas algumas dessas tecnologias, marque a opção que apresenta a sequência correta em que elas foram desenvolvidas. A) cinema, telefone, rádio, televisão B) livro impresso, telefone, televisão, rádio C) livro impresso, telefone, rádio, televisão D) telefone, livro impresso, rádio, televisão

9 QUESTIONÁRIO 3) Uma equipe de uma rádio local fazia uma enquete ao vivo com algumas pessoas que circulavam pela Estação ferroviária da Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Eles perguntavam a respeito do descarte de produtos fora de uso, como celulares, Tv's, etc, e a quem caberia a responsabilidade por isto Abaixo estão listadas algumas opiniões colhidas. Marque aquela que estaria mais adequada aos princípios de sustentabilidade. A) Eu só compro e uso. A responsabilidade do correto descarte do produto, quando ele deixa de funcionar cabe ao fabricante, pois foi ele quem desenvolveu o produto e sabe o tanto de tempo que ele vai durar. Então compete a ele dar o seu jeito para limpar a sujerada que ele mesmo fez. B) O correto descarte de um produto que deixou de ter serventia é responsabilidade tanto do consumidor, como do fabricante. Em primeiro lugar o consumidor precisa estar atento aos impactos que os produtos que ele deseja adquirir causam ao ambiente, para decidir se vale a pena ou não comprá-los. Em segundo lugar o fabricante deve criar postos para recolher os produtos fora de uso, incentivando os consumidores a assumir a responsabilidade do correto descarte do produto. Essa medida facilitaria inclusive, a reciclagem de materiais, evitando que tragam prejuízo ao meio ambiente. C) Se o produto deixou de ter serventia, a responsabilidade de descartá-lo corretamente cabe ao consumidor. Afinal foi ele quem usou o produto e se beneficiou dele, já o fabricante fez a sua parte ao produzi-lo. D) Uma vez que o produto deixe de ter serventia é só descartá-lo no lixo. Nem o fabricante e nem o consumidor tem quaisquer responsabilidades sobre o seu destino final.

10 Celulares, vídeo-games, computadores e internet são tecnologias que promoveram grandes impactos sobre a vida de crianças e adolescentes do nosso tempo. Tais tecnologias vem fazendo a cabeça delas, principalmente quando o assunto diz respeito a esfera da diversão. E você, o que pensa disto? Muitos estudos ressaltam que estas tecnologias permitiram que crianças e adolescentes desenvolvessem de forma diferenciada certas habilidades de pensamento (resolução de problemas, coordenação motora, etc) e que por meio delas se tornam mais criativas. Mas como nem tudo são flores, precisamos dizer que com tais tecnologias, vieram também alguns efeitos colaterais.

11 Quando as crianças chegam ao mundo e começam a aventura de se apropriar dele, o seu modo de ser e de viver já é tão intimamente ligado as tecnologias existentes no seu tempo, que se torna difícil imaginar que nem sempre elas existiram. Veja a lista abaixo, nela temos alguns produtos tecnológicos bem conhecidos por você. Procure preencher o quadro conforme o que se pede. Fralda descartável,  Fogão  Geladeira,  TV,  Celular,  Video-game,  Lâmpadas.    PRODUTOS TECNOLÓGICOS PARA QUE É USADO?  Como você substituiria essa tecnologia caso ela não existisse?     Tente imaginar como seria a sua vida, se o mundo não oferecesse tais produtos? Isso te impediria de ter uma vida feliz e produtiva?

12 Sabemos que a ciência e a tecnologia influenciaram o modo de ser e de viver que os seres humanos construíram para si. Mas será que sem elas os seres humanos teriam se tornado realmente humanos? Para responder a isto precisaremos primeiro entender o que há em nós que nos faz sujeitos humanos. Para adotar tais comportamentos o uso de tecnologias é algo imprescindível?

13 Abaixo temos duas situações envolvendo tecnologia e humanidade
Abaixo temos duas situações envolvendo tecnologia e humanidade. Como você se posicionaria em relação a elas? 1) Um dia você acorda e descobre que todos os inventos mecânicos e elétricos dos últimos cinco mil anos foram destruídos. Nenhum dos equipamentos tecnológicos funciona mais. Você acha que esse evento traria algum impacto importante sobre as nossas vidas? Será que isto de alguma maneira afetaria a nossa humanidade? 2) E se de repente algo ocorresse com o comportamento de homens e mulheres fazendo com que eles perdessem traços de sua humanidade. Imagine-os se tornando mais mesquinhos e egoístas; mais preocupados com o seu próprio bem estar, sem ligar para o bem estar da coletividade; vindo a abandonar práticas solidárias e cooperativas para se tornarem sujeitos individualistas. Tal situação poderia afetar o futuro da humanidade? Contar com o pleno funcionamento dos recursos tecnológicos faria alguma diferença?

14 Os primeiros homens primitivos habitaram a Terra entre 5 e 7 milhões de anos atrás. Os cientistas encontraram vestígios da sua presença que datam dessa época. Eles identificaram que ao longo desse tempo vários gêneros de hominídeos habitaram a Terra e buscaram sobreviver; mas estes não conseguiram se adaptar as condições que o ambiente oferecia. Entre e anos atrás o gênero Homo, do qual o Homo sapiens descende, conseguiu se impor diante das condições que o ambiente apresentava, desenvolvendo os aspectos peculiares que hoje carregamos. Estes foram aprimorados com o passar do tempo, como por exemplo, a capacidade intelectual, o senso de vida em grupo, a coletividade. Estes humanos primitivos foram também capazes de desenvolver objetos e ferramentas rudimentares, o que permitiu melhorar suas possibilidades de sobrevivência, mas não só isso.

15

16 Bem vindo ao nosso segundo Educoquiz.
Você responderá a mais uma sessão de perguntas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Nossa intenção é descobrir se os conceitos discutidos até aqui ficaram claros para você. Estamos interessados em saber o que você aprendeu até aqui. Por isso responda sem se preocupar se suas respostas estarão certas ou erradas, o mais importante aqui é saber como você pensa.   QUESTIONÁRIO 1) O aprimoramento da manipulação de certos materiais da natureza permitiu aos homens transformá-los em produtos e utilizá-los para diferentes finalidades do seu dia a dia. Qual das alternativas abaixo contém somente materiais que já foram inicialmente utilizados por nossos antepassados, há mais de 10 mil anos atrás? A) bronze, plástico e madeira B) ferro, madeira e plástico C) ferro, papel e peles e ossos de animais D) madeira, pedras e peles e osso de animais

17 QUESTIONÁRIO 2) Os primeiros homens primitivos habitaram a Terra entre 5 e 7 milhões de anos atrás. Os cientistas encontraram vestígios da sua presença, que datam dessa época. Eles identificaram que ao longo desse tempo vários gêneros de hominídeos habitaram a Terra e buscaram sobreviver. Mas somente um gênero obteve maior sucesso e originou os humanos de agora. Esse gênero é o: A) Ardipithecus B) Australopithecus C) Homo D) Paranthropus QUESTIONÁRIO 3) Uma das opções abaixo se mostra incorreta. Leia e descubra qual A) Quando não havia fraldas descartáveis os pais usavam fraldas de pano B) Quando não havia fogão, a comida era cozida em fogueiras C) Quando não havia internet, não era possível realizar pesquisas escolares D) Quando não haviam telefones, as pessoas se comunicavam por meio de cartas

18 QUESTIONÁRIO 4) Muitas cidades estão se organizando para diminuir ou mesmo banir o uso de um certo tipo de sacola, distribuídos fartamente em supermercados, pelos danos já conhecidos ao meio ambiente. Tal tecnologia se presta ao transporte de produtos quando realizamos compras, mas depois acabam se acumulando no ambiente quando descartados inadequadamente, por ser este material de difícil decomposição. Estamos nos referindo as A) sacolas plásticas descartáveis B) sacolas de náilon C) sacolas de plástico reforçada D) sacolas de tecido Esta é uma pergunta difícil de ser respondida, mas podemos encontrar respostas pensando nisto da seguinte forma. Ambas brotaram da curiosidade humana, mas há porém certas diferenças entre elas. O que veio primeiro: a ciência ou a tecnologia?

19  Os saberes hoje produzidos pela ciência e as tecnologias desenvolvidas a partir desses conhecimentos, não são simples meios para tornar as nossas vidas mais fáceis, mais confortáveis, mais limpas e mais longas, mas sim poderosas forças que atuam para redefinir o modo de ser e de viver que os seres humanos construíram para si.  Veja nesse objeto de aprendizagem a relação de algumas tecnologias e descubra quais as mudanças que elas provocaram em nossa sociedade.   E nesta trilha, os supostos benefícios que tais saberes e tecnologias trariam, acabam não alcançando a todos os seres humanos da mesma  forma. Na verdade há aqueles que são excluídos desses benefícios.

20 Os muitos instrumentos, ferramentas, utensílios, objetos, máquinas desenvolvidos pelos seres humanos fizeram muito mais do que ampliar a capacidade dos nossos corpos em realizar tarefas, tornaram o mundo menor, diminuíram distâncias. Nesta música, Gilberto Gil nos apresenta o alcance dessa dimensão tecnológica em nossas vidas. Vivemos hoje em uma sociedade que é movida por uma grande ansiedade por usar cada vez mais tecnologia, para satisfação das suas necessidades cotidianas. E mesmo essas necessidades cotidianas mudam tão rapidamente, que não chegamos a nos perguntar se tais inovações são realmente necessárias. Somos bombardeados constantemente por uma chuva de produtos tecnológicos e ações de propaganda que buscam nos convencer de que eles são importantes. E ao adquiri-los geralmente ignoramos suas características de funcionamento, seu modo de operação, os riscos que possam causar, as suas vantagens e outros inconvenientes. Veja esse exemplo: Fones de ouvido podem causar problemas auditivos.

21 Uma das consequências desse ritmo frenético de inovações, que surgem a todo instante é a rapidez com que esses produtos tecnológicos rapidamente se tornam obsoletos. Um produto se torna obsoleto quando um outro é capaz de realizar a função do anterior, com mais eficiência ou porque contém recursos adicionais realmente significativos. No entanto, o que vemos agora são novos produtos com mudanças simplesmente estéticas ou com adições que na prática não alteram a sua performance de forma significativa. Um outro problema aqui está no impacto que isto causa ao ambiente, pois cada produto novo pressiona o planeta na extração de matérias-primas, uso de água e na geração de energia.   E quando tais produtos deixam de ser funcionais o que acontece  com eles? Viram o que chamamos de lixo tecnológico, com graves consequências ao meio ambiente?

22 Abra o objeto de aprendizagem e acompanhe a discussão proposta!
Os seres humanos em diferentes tempos fizeram uso de sua inteligência para transformar o ambiente ao seu modo, com objetivo de garantir a sua subsistência e se cercar de relativo conforto material. Só que nesse processo percebemos que não temos investido esforços suficientes na preparação dos cidadãos, para que aprendam a lidar com as mudanças que o progresso tecnológico produz sobre nossas vidas. E nesse caminho descobrimos a duras penas, que os conhecimentos e aparatos tecnológicos que construímos não trazem somente felicidade, também possuem a capacidade de destruir a espécie humana Abra o objeto de aprendizagem e acompanhe a discussão proposta!

23

24 A despeito das polêmicas em torno de quem foi o pioneiro na execução pública e documentada do primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar,  aqui parece não restar dúvidas de que tenha sido o brasileiro Santos Dumont . Mas o seu maior legado foi o de deixar seus inventos sob domínio público, pois entendia que suas conquistas seriam sobretudo conquistas da humanidade.  são representados pelo sistema operacional e uma gama de aplicativos. Só que ao adquirir um desses produtos, você paga além do preço do aparelho o custo de aquisição de uma licença dos programas que rodam nele.     E cada vez que surge uma atualização desses programas você precisa também pagar por ela, mas as vezes é preciso também adquirir um equipamento novo que suporte os requisitos da nova versão do aplicativo. Uma alternativa a isso é o uso dos chamados Softwares Livres, que são programas que possuem código aberto. Algo parecido ocorre também com os computadores, tablets e smartfones, falamos dos programas que tornam possível a realização de tarefas neles,que

25 Quando nos referimos ao progresso alcançado pela sociedade humana, logo buscamos propagandear as diversas conquistas tecnológicas obtidas ao longo da história. No entanto tais conquistas ainda não foram capazes em fazer disseminar seus benefícios a todos os habitantes do planeta. Muitos ainda não conquistaram a possibilidade de uma vida plena em dignidade. E falamos aqui não do acesso a vídeo-games e celulares de última geração, mas de tecnologias que são da mais alta necessidade, tais como sistemas de esgoto, água tratada e eletricidade. Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas 18% da população mundial – ainda não têm acesso a uma quantidade mínima aceitável de água potável e essa situação contrasta com a existência de tecnologias que possam resolver isto. O nosso maior equívoco está em achar que o progresso tecnológico seja a principal condição para desenvolver em nós a humanidade desejada. O caminho está em vencer um velho inimigo, a estupidez humana...   Ouça essa música do conjunto Legião Urbana e pense nisso!

26 QUESTIONÁRIO 4) Essas tecnologias ajudaram a revolucionar a forma como nos comunicamos: Samuel Morse criou e registrou a patente do ________ (1837). Alexander Graham Bell inventou o ________ (1876). Os irmãos Lumière criaram o ________ , que antecedeu o cinema (1895). A invenção do ________ veio pelo italiano Guglielmo Marconi (1901). A opção que completa o texto na sequencia correta é: A) telefone, telégrafo, cinematógrafo, rádio B) telégrafo, telefone, cinematógrafo, C) telégrafo, cinematógrafo, telefone, rádio D) rádio, telefone, cinematógrafo, telégrafo 5) Em 2011 o tsunami que atingiu o Japão, após um forte terremoto, causou abalos na estrutura de duas usinas de energia situadas na cidade Fukushima. Devido a tecnologia utilizada, que muito embora não emita poluentes na geração de energia, produz resíduos que precisam ser tratados e armazenados, pois são altamente prejudiciais ao ambiente e aos seres vivos. As usinas de Fukushima foram seriamente atingidas acarretando vazamento desses resíduos ao ambiente, criando uma situação extremamente crítica. Como consequência, o governo japonês desligou todas as suas usinas de geração de energia que utilizam essa tecnologia, e agora a população começa a se colocar contrária a sua utilização. A tecnologia de geração de energia citada no texto é a: A) hidroelétrica B) termoelétrica C) termonuclear D) solar

27 Nesta aula discutimos bastante sobre as relações existentes entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Vimos que precisamos ser capazes em avaliar as consequências do uso das diferentes tecnologias que se apresentam, entender que o seu uso pode trazer resultados negativos ou positivos, bons ou maus para a vida humana. E para isso precisamos acompanhar de perto as discussões em torno de linhas de pesquisa e novas tecnologias. Exigir informações sobre benefícios, riscos, impactos sobre o ambiente, soluções para o correto descarte desses produtos quando deixam de funcionar. Algumas áreas de desenvolvimento tecnológico requerem bastante atenção de nossa parte, são elas: Produtos Transgênicos,  Pesquisa com Células Tronco e Uso de Energia Nuclear. Escolha uma dessas áreas e pesquise informações sobre ela, destacando quais os pontos positivos e negativos e a conveniência ou não em desenvolvê-las. Se essa atividade for realizada em colaboração com a sua turma, organize com seus colegas uma pequena mostra desses trabalhos. O que você entendeu desta aula? O que você conseguiu aprender nesta aula sobre a relação existente entre Ciência, Tecnologia e Sociedade? Se você tivesse que explicar para alguém qual a importância de aprendermos sobre esse assunto, o que diria? Te convidamos então a produzir um pequeno texto, para que nele você possa nos contar um pouco do que aprendeu. Uma dica: escreva tal como você estivesse falando para alguém. Além do texto, aproveite para criar alguns desenhos, pois estes te ajudarão a organizar um pouco mais as suas ideias em relação ao que aprendeu.   Depois construa um livro eletrônico utilizando um programa para construção de apresentações digitais, como por exemplo o LibreOffice Impress ou o Power Point.

28  Confira abaixo se seu resumo abordou pelo menos cinco dos seguintes pontos:
1 - A sociedade humana construiu para si um modo de ser e de viver, bastante dependente dos conhecimentos e contribuições produzidos pela ciência e a tecnologia De muitos modos as nossas vidas mais fáceis, mais confortáveis, mais limpas e mais longas, no entanto a ciência e os avanços tecnológicos não trouxeram somente felicidade aos homens, mas também a capacidade de destruí-lo O uso que fazemos dessas tecnologias podem gerar resultados negativos ou positivos, bons ou maus para a vida humana A tecnologia pode ser vista como tudo aquilo que te permite ampliar a capacidade de trabalho do seu corpo ou melhorar a qualidade de vida das pessoas Os desenvolvimentos tecnológicos visam a um fim utilitarista, preveem o desenvolvimento de um produto que possa de alguma forma facilitar tarefas do cotidiano Com a ciência buscamos a ampliação dos conhecimentos humanos, na busca por respostas que nos ajudem a compreender quem somos, de onde viemos e para onde vamos A ciência faz uso de estudos metódicos e organizados para compreensão de fatos e fenômenos do cotidiano Os saberes produzidos pela ciência não possuem a princípio uma caráter utilitarista, mas suas conclusões acabam servindo de base para o desenvolvimento tecnológico O uso de tecnologia provoca impactos sobre o meio ambiente, por isto devemos ser capazes de avaliar  suas características de funcionamento, seu modo de operação, os riscos que possam causar, as suas vantagens e outros inconvenientes, antes de simplesmente adotá-las Lista de checagem para avaliação de impactos de produtos tecnológicos: - Como são produzidos? - Que matérias-primas são utilizadas? Qual o impacto que a extração dessas matérias-primas causam em seu ambiente de origem? - Que impacto o uso da eletricidade causa ao ambiente e se são utilizadas formas alternativas para minimizar tais efeitos? - Quais resíduos  são gerados e como são tratados e descartados? Quais são as condições de trabalho a que são submetidos os trabalhadores envolvidos na produção? A que riscos eles são expostos? Que tipo de impacto a planta de produção, no local onde está instalada, oferece ao ambiente, as pessoas, a fauna e aflora que vivem nele? - Quais os riscos que esses produto oferecem a todos o que o manipulam desde? - Uma vez em  uso que riscos oferece ao consumidor? - Que impactos o seu uso gera ao ambiente? - Uma vez que deixe de ser utilizado como deve ser descartado de modo a não causar problemas ao ambiente? - A decomposição de suas peças na natureza oferece algum risco de toxicidade ao solo, ao ar, a água e aos seres vivos? Se existirem alguns pontos diferentes em seu resumo, discuta com os seus colegas e verifique também as anotações deles.

29 Bem vindo ao nosso terceiro Educoquiz.
Você responderá a mais uma sessão de perguntas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Nossa intenção é descobrir o que mais você aprendeu sobre esse assunto. Por isso responda sem se preocupar se suas respostas estarão certas ou erradas, o mais importante aqui é saber como você pensa. QUESTIONÁRIO 1) Embora o seu uso seja bastante questionável, diferentes tecnologias de guerra foram desenvolvidas e infelizmente evoluíram com o intuito de provocar efeitos cada vez mais devastadores aos chamados “inimigos”. Como exemplo, podemos destacar as chamadas armas químicas e biológicas. A opção que somente contém exemplo de armas químicas é A) antraz, gás mostarda e VX B) ebola, gás cloro e gás mostarda C) gás cloro, gás mostarda e toxina botulínica D) gás mostarda, sarin e VX

30 QUESTIONÁRIO 2) Os produtos transgênicos são aqueles modificados geneticamente. Para isto a seguinte estrutura celular é alterada: A) Citoplasma B) DNA C) membrana D) Mitocôndria QUESTIONÁRIO 3) ______________ desenvolveu a MÁQUINA A VAPOR (1765) O alemão __________ desenvolveu o PRIMEIRO VEÍCULO COM MOTOR A GASOLINA (1885) ____________ produziu os PRIMEIROS AUTOMÓVEIS EM SÉRIE MOVIDOS A GASOLINA (1893) O brasileiro ____________ realizou o PRIMEIRO VOO COM O 14 BIS (1906). A opção que completa o texto na sequência correta é Henry Ford, James Watt, Karl Benz, Santos Dumont B) James Watt, Karl Benz, Henry Ford, Santos Dumont C) Karl Benz, James Watt, Henry Ford, Santos Dumont D) Santos Dumont, James Watt, Karl Benz, Henry Ford


Carregar ppt "Atividades e planos para aula de Ciências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google