A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grampos Retém a prótese na sua posição de assentamento,impedindo que apresente movimento no assento gêngivo-oclusal,quando o paciente utilizá-la funcionalmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grampos Retém a prótese na sua posição de assentamento,impedindo que apresente movimento no assento gêngivo-oclusal,quando o paciente utilizá-la funcionalmente."— Transcrição da apresentação:

1 Grampos Retém a prótese na sua posição de assentamento,impedindo que apresente movimento no assento gêngivo-oclusal,quando o paciente utilizá-la funcionalmente.

2 Princípios Biomecânico
Retenção Suporte Estabilidade

3 Partes do Grampo

4 Braços de Retenção São grampos diretamente responsáveis pela retenção e indiretamente pela estabilização das próteses parciais removíveis.

5 Braço de oposição ou estabilizadores
São grampos rígidos,largos ocluso-gengivalmente e que se contatam em toda a sua extensão com áreas planas preparadas nas superfícies axiais dos dentes pilares. São eles os principais responsáveis pela estabilização do dente pilar e da prótese.

6 Apoio Oclusal O Apoio oclusal suporta e estabiliza a prótese no sentido ocluso gengival transferindo a força mastigatória, que incide sobre os dentes artificiais,aos dentes pilares.

7 Grampos circunferências (De Ackers ou GCA)
É indicado para molares, pré-molares e eventuais caninos, nos casos de caso III de Kennedy.

8 Grampo de ação posterior (Bach-action ou Nally & Martinet)
Mais indicados para extremidades livres; caso I e II de Kennedy.

9 Grampo M.D ou Equipoise Por ser o mais discreto da família dos grampos circunferências, é recomendado para caninos ou pré-molares. Indicado para a Casse III ou IV de Kennedy, precisando de uma retenção distal suficiente. Não pode ser indicado numa extremidade livre.

10 Grampo Geminado, Ackers Duplo ou Bonwill
Combinação de dois grampos circunferencial de Hackers, com a particularidade de criar uma retenção anterior e outra posterior.

11 Grampo de Ney nº1 Possui uma retenção vestibular e outra lingual.

12 Grampos a Barra (por ação de ponta) T,U,L,I e C.
Indicado sobre pré-molares na classe III.

13 Grampo RPI ou API (Apoio, Placa próxima, Grampo em forma de I)
Mais indicados para casos de extremidade livre, devido a seus três componentes que garante flexibilidade nas selas através do conector maior, função similar ao grampo de ação posterior.

14 Grampo de Ney nº2 Pode ser comparado a um de Roach T lingual e outro vestibular sobre molar. É indicado sobre molares isolados e coroas clinicas curtas em desdentados da Classe de Kennedy.

15 Grampo contínuo de Kennedy

16 Grampos diversos... Grampo de contenção ou “unhas-de-gato”, tem como função principal a estabilização de dentes com mobilidade. Grampo contínuo de Kennedy: É indicado sobre o circulo dos dentes anteriores, na classe I e II, e como contenção de dentes com mobilidade. Atua também como retentor indireto, impedindo o deslocamento cérvico-oclusal da prótese, causado por alimentos pegajosos.

17 ENCERAMENTO

18 Enceramento do braço de retenção: o braço de retenção deve ser encerado de uma forma fina e afunilada e sua ação deve estar abaixo da linha do equador protético, onde se localizam duas retenções .

19 A ponta ativa, delgada e flexível, tem a função de retenção
A ponta ativa, delgada e flexível, tem a função de retenção. Secundariamente, o corpo do grampo, mais espesso e menos flexível, tem a função de estabilização da prótese.

20 Enceramento do braço de reciprocidade: o braço de reciprocidade deve ser encerado de forma grossa e arredondada e sua ação deve estar na linha do equador protético ou  ligeiramente acima (área expulsiva). 

21 Sem dificultar a remoção da prótese, os grampos devem ser retentivos
Sem dificultar a remoção da prótese, os grampos devem ser retentivos. Sua indicação deve depender do tamanho e da localização dos espaços desdentados, do grau de inclinação dos dentes suportes e da retenção disponível.

22 Obrigada! Leticia Marini Gisele Molás Thaís Baschiera
Joyce Oliveira Santos

23 Bibliografia www.google.com
(Manual de Prótese Parcial Removível)


Carregar ppt "Grampos Retém a prótese na sua posição de assentamento,impedindo que apresente movimento no assento gêngivo-oclusal,quando o paciente utilizá-la funcionalmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google