A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof."— Transcrição da apresentação:

1 Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof. Dartagnan Farias ddfarias@senacrs.edu.br Planejamento e Implantação de Servidores Introdução 1

2 2  É uma máquina mais sofisticada que um computador convencional e possui um S.O. responsável pelo gerenciamento dos usuários da rede;  Controla diretamente o acesso aos periféricos e arquivos compartilhados com impressoras, modens, e discos;  Ter um servidor em uma rede significa prover aos clientes (computadores), serviços como impressão, arquivos, correio eletrônico, web e outros. Definição

3 3

4 4 Tipos de Servidores  Existem diversos tipos de servidores, cada um com seus respectivos serviços. Dentre eles podemos destacar os seguintes servidores:  Servidor de arquivos:  É um computador com discos rígidos com grande capacidade, onde arquivos e/ou aplicativos ficam gravados e disponíveis para todo o ambiente de rede.

5 5 Tipos de Servidores

6 6  Servidor WEB: ◦ Servidor responsável pelo armazenamento de páginas em um determinado site que pode ser acessado pelos clientes através dos browsers.  Servidor de E-mail: ◦ Servidor responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.

7 7 Tipos de Servidores  Servidor de imagens: ◦ Tipo especial de servidor de banco de dados, especializado em armazenar arquivos de imagens.

8 8 Tipos de servidores

9 9 Tipos de Servidores  Servidor de Virtualização: ◦ Permite a criação de máquinas virtuais; ◦ Máquinas independentes compartilhando o mesmo hardware; ◦ Impacta no aumento de eficiência de energia elétrica, sem prejudicar as aplicações sem risco de conflitos.

10 10 Tipos de Servidores  Servidor de sistema operacional: ◦ Permite compartilhar o sistema operacional de uma máquina com outras interligadas na mesma rede; ◦ Sem que estas precisem de um sistema operacional instalado e nem mesmo um HD próprio.

11 11  Servidor Proxy: ◦ É um servidor intermediário que fica entre o computador do usuário e a Internet. ◦ Pode ser utilizado para registrar o uso da Internet e também para bloquear o acesso a um site da Web. ◦ O firewall do servidor proxy bloqueia alguns sites ou páginas da Web por vários motivos. ◦ Classes de Endereço IP Tipos de Servidores

12 12 Tipos de Servidores  Servidores de DNS: ◦ Oferece resolução de nome para redes baseadas em TCP/IP; ◦ Possibilita que usuários de computadores clientes usem nomes, em vez de endereços IP representados em números decimais para acessar computadores remotos. ◦ Um computador cliente envia o nome de um host remoto para um servidor de DNS que responde com o respectivo endereço IP.

13 13  Fica clara a importância da aplicação dos servidores tanto em uma rede local quanto na internet;  Através deles são executados serviços como navegar na internet, enviar e-mail, bater papo com um amigo, fazer download, entre outros. Conclusão

14 14  HASSEL, Jonathan. Windows Server 2008: o guia definitivo. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.  MORIMOTO, Carlos E. Guia Prático de Servidores Linux GDH Press e Sul Editores.  FOROUZAN, Behrouz A.; FEGAN, Sophia Chung. Comunicação de dados e redes de computadores. 4. Ed. São Paulo: McGraw- Hill,2008. Referências


Carregar ppt "Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google