A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento e Implantação de Servidores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento e Implantação de Servidores"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Implantação de Servidores
Servidores DHCP e DNS Profª Rafael Folha

2 Apresentação Servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de diversos meios. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor.

3 Servidor DNS O DNS (Domain Name System) é o serviço de rede que permite a utilização de nomes de domínios, tais como ao invés de utilizar o endereço IP do facebook ( ). Imagina quando você fosse divulgar a sua empresa ao invés de divulgar pelo nome , fosse divulgado pelo endereço IP Seus clientes conseguiriam memorizar estes números?

4 Servidor DNS Fato que esse serviço facilita a vida dos internautas, pois é através do DNS que não precisamos decorar IP´s (numeros), possibilitando a associação direta do nomes das empresas junto ao dominio na internet. Este serviço tem seu funcionamento baseado numa estrutura hierárquica cliente/servidor. As conexões clientes/servidores utilizam-se a porta 53 por meio do protocolo UDP. Basicamente, na internet, o DNS é um conjunto de grandes bancos de dados distribuídos em servidores de todo o mundo que indicam qual IP é associado a um nome

5 Servidor DNS Devido ao tamanho da internet, armazenar todos os domínios de endereço IP em um único servidor DNS é inviável, por questões de escalabilidade que incluem: Confiablidade: se o único servidor de DNS falhasse, o serviço se tornaria indisponível para o mundo inteiro. Volume de tráfego: o servidor deveria tratar os pedidos DNS do planeta inteiro.

6 Servidor DNS exemplo: suponha que você queira visitar o site
Para isso, primeiramente o servidor raiz é verificado e este indica o servidor de terminação.br, que por sua vez, indica o servidor que cuida do domínio nomedosite.com.br , que informa qual o seu IP, ou seja, qual o servidor onde o site em questão está localizado.

7 Servidores DHCP DHCP é a sigla para Dynamic Host Configuration Protocol. Trata-se de um protocolo utilizado em redes de computadores que permite a estes obterem um endereço IP automaticamente. Caso tenha que administrar uma rede pequena - por exemplo, com 5 computadores - você não terá muito trabalho para atribuir um número IP a cada máquina.

8 Servidores DHCP O protocolo DHCP é uma solução para esse problema, já que, por meio dele, um servidor distribui endereços IP na medida em que as máquinas solicitam conexão à rede. Quando um computador desconecta, seu endereço IP fica livre para uso de outra máquina. Para isso, o servidor normalmente é configurado para fazer uma checagem da rede em intervalos pré-definidos. É importante frisar que, além do endereço IP, também é necessário atribuir outros parâmetros a cada computador (host) que passa a fazer parte da rede.

9 Servidores DHCP Quando um computador se conecta a uma rede, ele geralmente não sabe quem é o servidor DHCP , Ele então, envia uma solicitação à rede para que o servidor DHCP. O servidor DHCP responde informando os dados cabíveis, principalmente um número IP livre até então. Esse número ficará indisponível a outros computadores que se conectarem à rede, visto que um endereço IP só pode ser utilizado por uma única máquina por vez. O administrador da rede pode configurar o protocolo DCHP para funcionar nas seguintes formas: automática, dinâmica e Manual.


Carregar ppt "Planejamento e Implantação de Servidores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google