A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TCP/IP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TCP/IP."— Transcrição da apresentação:

1 TCP/IP

2 TCP/IP (Transmisson Control Ptotocol/Internet Protocol)
Arquitectura protocolar da Internet; Atingiu com êxito os objectivos primordiais inicialmente estabelecidos para o modelo OSI; Modelo usado pela ARPANET e a sua sucessora a INTERNET; A ARPANET era uma rede de pesquisa criada pelo Departamento de Defesa dos EUA. Como surgiu? Começaram então a surgir problemas com os protocolos existentes Necessidade de uma nova arquitectura de referência, cujo objectivo era conectar várias redes ao mesmo tempo.

3 TCP/IP (Transmisson Control Ptotocol/Internet Protocol
Actualmente é o protocolo mais utilizado nas redes locais! Devido à grande utilização deste protocolo na Internet  todos os fabricantes de sistemas operativos de redes o suportam! Uma das grandes vantagens a possibilidade de os dados poderem seguir caminhos distintos até ao seu destinatário, independentemente do tamanho da rede. O que é? O TCP/IP é um conjunto de protocolos, sendo os mais conhecidos o TCP – Transport Control Protocol e o IP – Internt Protocol.

4 Comparação do modelo OSI e TCP/IP
A principal diferença entre os dois, é que: o modelo OSI evoluiu de uma definição formal elaborada por comissões da ISO para o desenvolvimento de produtos, enquanto que o TCP/IP nasceu da necessidade do mercado e da procura de produtos para resolver o problema de comunicação e a partir daí passou por uma série de implementações onde muitos produtos foram desenvolvidos fora da arquitectura Internet, passando a ser incorporados a ela.

5

6 TCP/IP (Transmisson Control Ptotocol/Internet Protocol)
A arquitectura TCP/IP é desenvolvida em quatro camadas: Interface de rede Internet Transporte Aplicação

7 TCP/IP (Transmisson Control Ptotocol/Internet Protocol)

8 TCP/IP – Camada de aplicação
Corresponde às camadas 5, 6 e 7 do modelo OSI e faz a comunicação entre as aplicações e o protocolo de transporte. Os protocolos mais importantes que operam nesta camada são: SMTP - Simple Mail Transfer Protocol - protocolo para enviar mensagens de entre utilizadores na Internet. DNS - Domain Name System - consiste num serviço onde são armazenadas as ligações entre endereços IP e domínios.

9 TCP/IP – Camada de aplicação
Os protocolos mais importantes – cont. HTTP - Hyper Text Transfer Protocol - Protocolo da camada de aplicação do modelo OSI utilizado para transferências de dados World Wide Web. FTP - File Transfer Protocol - protocolo de transferência de ficheiros na Internet; Telnet - Terminal emulution - programa de comunicações usado para ligar um computador a um servidor remoto.

10 TCP/IP – Camada de aplicação
A camada de aplicação comunica com a camada de transporte através de uma porta. As portas são numeradas e as aplicações padrão usam sempre a mesma porta. Exemplos: O protocolo SMTP usa sempre a porta 25; O protocolo HTTP usa a porta 80; E o FTP as portas 20 (para transmissão de dados) e a 21 (para transmissão de informação de controlo). Através das portas é possível saber para que protocolo serão enviados os dados para uma determinada aplicação.

11 TCP/IP – Camada de aplicação

12 TCP/IP – Camada de transporte
A camada de transporte equivale à camada de transporte do modelo OSI. É responsável: pela transformação em pacotes dos dados recebidos pela camada de aplicação e pelo seu envio para a camada Internet Utiliza uma forma de multiplexagem onde é possível transmitir, simultaneamente, dados de diferentes aplicações Nesta camada operam dois protocolos: TCP - Transport Control Protocol – para este protocolo existe uma confirmação da chegada ao destino de todos os pacotes. UDP – User Datagram Protocol - não verifica se o dado chegou ao destino

13 TCP/IP – Camada de Internet
Equivale à camada de rede do modelo OSI. É responsável: Por enviar o datagrama recebido pela camada Internet em forma de quadro, através da rede, i.e., é responsável pelo routing, adicionando ao datagrama recebido informação sobre o caminho a percorrer.

14 TCP/IP – Camada de Rede Equivale às camadas 1 e 2 do modelo OSI.
Os protocolos que operam nesta camada são: IP - Internet Protocol ICMP - Internet Control Message Protocol ARP - Adress Resolution Protocol RARP - Reverse Adress Resolution Protocol Como funciona a transmissão? Na transmissão de dados, o pacote recebido da camada TCP é dividida em pacotes chamados datagramas que são enviados para a camada de interface de rede, onde são transmitidos pelos cabos da rede através de quadros.

15 Protocolos TCP/IP

16 TCP/IP – O protocolo IP (endereçamento IP)
Responsável pelo encaminhamento dos datagramas o que não é tarefa fácil na Internet, pois a ligação pode requerer que o datagrama atravesse várias redes até chegar ao seu destino.

17 TCP/IP – O protocolo IP (endereçamento IP)
Desenvolvido com a intenção de permitir o routing de pacotes  que torna possível a interligação de diversas redes (como é caso da Internet). Para permitir o routing, este protocolo utiliza um esquema de endereçamento lógico denominado IP. Para as redes de computadores existem dois tipos de endereçamento: Físico (MAC) - vem impresso nas placas de rede; Lógico - configurado pelo utilizador com um endereço IP. Numa rede TCP/IP, cada dispositivo conectado à rede deve ter, pelo menos, um endereço IP, para identificar o dispositivo na rede a que pertence.

18 O router isola o fluxo das redes, permitindo apenas a passagem aos dados destinados à rede externa (quando estiver bem configurada!). Supondo: que um computador da Rede 1 pretende enviar pacotes de dados a um computador da Rede 2; este envia os dados ao router, que encaminha os dados ao seu destinatário na Rede 2; No caso de um computador da Rede 1 querer enviar os dados para um computador de uma Rede 3; os pacotes são então “entregues” ao router, que envia o pacote directamente para o router de uma terceira rede, que se encarrega de entregar os dados ao computador de destino.

19 TCP/IP – O protocolo IP (endereçamento IP)
A entrega de pacotes é feita facilmente pelo router, uma vez que os pacotes de têm o endereço (IP) da máquina de destino. Funcionamento: Quando um router recebe um pacote que não pertence à rede interna  redirecciona o pacote para uma outra que possa estar interligada ao computador de destino. Este é o princípio de funcionamento das redes baseadas no protocolo TCP/IP! Os pacotes que não pertencem à rede interna são encaminhados para um ponto de saída da rede chamado gateway; todas as redes subsequentes enviam os pacotes aos seus gateways, até que o pacote atinja a rede de destino (ou não).

20 TCP/IP – O protocolo IP (endereçamento IP)
Endereços IP Um endereço IP é constituído por 4 bytes (32 bit) representados na forma decimal e separados por um ponto, no formato X.Y.Z.W. O menor número do endereço IP possível é e o maior é  Cada dispositivo de uma rede TCP/IP precisa de um único endereço IP para que o pacote de dados possa ser entregue correctamente. Desta forma, ao utilizar endereço de rede, este não deverá ser coincidente com nenhum outro endereço existente.

21 TCP/IP – O protocolo IP (endereçamento IP)
Para facilitar a distribuição de endereços IP, foram especificadas cinco classes de endereços IP: Em redes de computadores usam-se as classes

22 TCP/IP – O protocolo IP (endereçamento IP)
Classe A - bits 0…7 identificam a rede - bits 8…31 identificam a máquina - Cada endereço classe A permite endereçar até máquinas ( 31-8 = 23, numero de endereços possíveis 224 = ) Ou seja, São utilizados para redes que possuem um grande número de computadores. Network ID = W Host ID = X.Y.Z O primeiro Octeto W varia entre 1 e o 126 O ‘host ID’ (X.Y.Z) pode variar entre o 0 e o 255 Não pode utilizar o e o ? ?

23 TCP/IP – O protocolo IP (endereçamento IP)
Classe B - bits 0…15 identificam a rede - bits 16…31 identificam a máquina. - Cada endereço classe B permite endereçar máquinas na rede Ou seja, Utilizados para segmento de redes de alcance médios e grande. - Network ID = W.X - Host ID = Y.Z O primeiro Octeto W varia entre 128 e o 191. O ‘host ID’ (Y.Z) pode variar entre o 0 e o 255

24 TCP/IP – O protocolo IP (endereçamento IP)
Classe C - bits 0…23 identificam a rede - bits 24…31 identificam a máquina. - Cada endereço classe C permite endereçar 256 máquinas na rede Ou seja, Utilizados para segmento de redes pequenas ou locais. - Network ID = W.X.Y - Host ID = Z O primeiro Octeto W varia entre 192 e o 223. O ‘host ID’ (Z) pode variar entre o 0 e o 255

25 Network ID É a primeira parte do endereço de IP, identifica qual o segmento de rede a que o computador pertence. Todos os computadores do mesmo segmento de rede tem de ter o mesmo Network ID. voltar


Carregar ppt "TCP/IP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google