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Constantino Sotomane.  O Governo considera as TICs como um instrumento para acelerar o desenvolvimento socioeconómico;  Nos seus programa a vários níveis.

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1 Constantino Sotomane

2  O Governo considera as TICs como um instrumento para acelerar o desenvolvimento socioeconómico;  Nos seus programa a vários níveis tem acções para impulsionar o seu desenvolvimento Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 2

3  Política de informática - 2000  Estratégia de implementação de política de informática – 2002  Lei das telecomunicações – 2004  Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2006  Estratégia de Governo Electrónico – 2008  Programa nacional para implementação de Parques de Ciência e Tecnologia - 2008  Lei de transacções electrónicas - 2014 Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 3

4  Estender a espinha dorsal de telecomunicações para todo o País em fibra óptica;  Liberalização do mercado de telecomunicações e consequentemente surgimento de mais duas operadoras de telefonia móvel; Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 4

5  Telecentros (Computadores, internet, telefone, fax, fotocopiadora)  CMC – Centros Multimédias Comunitários  Rádios comunitárias  Internet nas escolas – estabelecer salas equipadas com computadores;  Distribuição de computadores aos estudantes universitários com menos recursos (UEM);  Mozix – Mozambique Internet eXchange – reduzir a utilização do trafego internacional. O trafego entre usuários de ISP (provedores) localizados em Moçambique não saia for a do País. Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 5

6  Parque de Ciência e Tecnologia de Maluana – Ensino, investigação, incubação de empresas e hospedagem de empresas  Centro de Dados – para guardar dados do Governo e empresas do sector privado duma maneira segura.  Vários cursos a nível superior para formação de quadros em TICs Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 6

7  A telefonia móvel é dos seguimentos com crescimento mais rápido. O número actual é estimado em 12 milhões, comparado com 500 mil utilizadores em 2004 (por exemplo). A primeira empresa nasceu em 1997;  Aumento rápido de número de pessoas com acesso a telefonia;  A telefonia móvel tem uma cobertura de 80%  Todas capitais provinciais, centros urbanos, capitais distritais, localidades postos administrativos e corredores de desenvolvimento  Aumento de acesso a informação (aumento de número de pessoas com telefones inteligentes) Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 7

8  A telefonia móvel ajuda a melhorar os serviços e a reduzir o efeito negativo de fraca expansão de infra-estrutura (problemas em países desenvolvimento)  Na área de Saúde: SMS para recordar as mães do dia de vacinação; SMS para recordar ao doente da hora para tomar o medicamento ou a data da próxima consulta; SMS para informar o resultado laboratorial; Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 8

9  Na área bancaria  Aplicações para enviar ou receber dinheiro ; MKESH MPESA  Transacções bancaria por aplicações móveis ou computadores  Informação sobre as transacções bancarias;  Compra de CREDELEC (energia eléctrica) – poupa tempo, viagem e dinheiro; Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 9

10  Na educação  Acesso a informação científica  Acesso aos resultados de exames  Partilha e comunicação entre estudantes;  Sistemas de e-learning  Na meteorologia  Uso de telefonia móvel para a recolha de dados meteorológicos Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 10

11  Recursos humanos  Infra-estruturas  Acesso universal (fosso digital)  Segurança e privacidade Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 11

12 Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 12


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