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Campanha Serviço Público de Qualidade. Uma iniciativa da internacional dos serviços públicos – ISP,em 2002 por ocasião do Congresso Mundial em Canadá.

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Apresentação em tema: "Campanha Serviço Público de Qualidade. Uma iniciativa da internacional dos serviços públicos – ISP,em 2002 por ocasião do Congresso Mundial em Canadá."— Transcrição da apresentação:

1 Campanha Serviço Público de Qualidade

2 Uma iniciativa da internacional dos serviços públicos – ISP,em 2002 por ocasião do Congresso Mundial em Canadá. Uma iniciativa da internacional dos serviços públicos – ISP,em 2002 por ocasião do Congresso Mundial em Canadá.

3 CONTEXTO Em muitos países, a Privatização e a Globalização trouxeram conseqüências negativas,onde criaram um sistema com níveis em que as pessoas,com poucos recursos recebem serviços de baixa qualidade e que restringe o investimento para desenvolvimento das pessoas e da infra-estrutura.

4 Principais Setores: Água/Saneamento; Energia; Municipais; Saúde; Seguridade Social; Limpeza Urbana

5 Pelo acesso universal a serviços Públicos de qualidade para todos! Pelo fim da precarização do trabalho no Setor Público! Pelo Direito à negociação Coletiva no Setor Público Nossa Campanha é

6 Em 2007,por ocasião do Congresso Mundial da ISP em Viena – Áustria foi ratificado a continuidade da Campanha.

7 O que Queremos Serviços Públicos de Qualidade para Todos/as O respeito dos direitos sindicais para todos os trabalhadores e trabalhadoras dos serviços públicos A igualdade de gênero e a equidade no emprego para todos e todas Alternativas públicas à privatização dos serviços Um Movimento Sindical Forte e Unido A justiça social no mundo do trabalho A redução da pobreza e da dívida dos países pobres

8 NO BRASIL Fomentando a Campanha

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10 Nossa Campanha A Campanha É Hora de Construir um Mundo Melhor: Serviços Públicos de Qualidade para Todos, lançada pela ISP, é uma reafirmação do compromisso com a construção de uma Sociedade mais justa e igualitária, consoante com o princípio reitor do trabalho na nossa organização.

11 NO CEARÁ A FETAMCE fomentando a Campanha

12 Componentes essenciais de um Serviço Público de Qualidade:

13 1)Recursos governamentais adequados, a todos os níveis, para assegurar que os/as trabalhadores/as e os meios sejam suficientes. 2) Transparência e prestação de contas, e participação dos/as trabalhadores/as do serviço e da sociedade em todas as decisões chaves.

14 3) Altas normas ajustadas à ética, ausência de corrupção. 4) Equipamentos, sistemas, tecnologia e métodos de organização do trabalho modernos.

15 5) Políticas e sistemas que promovam a igualdade de gênero, a igualdade de oportunidades e a diversidade. 6) Respeito e reconhecimento dos direitos dos/as trabalhadores/as e dos sindicatos. 7) Inclusão, participação e habilitação dos usuários.

16 MARCO DE TRABALHO

17 1) Realizar campanhas sindicais e comunitárias em defesa e promoção dos serviços públicos de qualidade e de alternativas positivas à privatização.

18 2) Promover estratégias sindicais nas quais se contemplem: a) programas de conscientização e formação e b) o fomento de atividades trabalhistas e comunitárias sensíveis às questões de gênero e socialmente inclusivas.

19 3) Estabelecer alianças com sindicatos e outras organizações.

20 4) Investigar e trocar informação sobre tendências e iniciativas nos serviços públicos.

21 5) Reivindicar dos governos que determinem, traçando os planos correspondentes, as repercussões que tem as mudanças econômicas e demográficas mundiais.

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