A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACESSIBILIDADE FATOR HUMANO Cida Carvalho SORRI-BRASIL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACESSIBILIDADE FATOR HUMANO Cida Carvalho SORRI-BRASIL."— Transcrição da apresentação:

1 ACESSIBILIDADE FATOR HUMANO Cida Carvalho SORRI-BRASIL

2 Sociedade inclusiva - uma sociedade que reconhece, respeita e responde às necessidades de todos os seus cidadãos. Desenvolvimento inclusivo - as questões relacionadas à deficiência devem ser inseridas transversalmente em todos os programas, serviços e produtos. FATOR HUMANO X INCLUSÃO SOCIAL

3 VALOR DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA Reconhecer as diferenças: étnicas, religiosas, culturais e sociais, físicas e sensoriais, de gênero, entre outras. Base do conceito de diversidade. Igualdade na diferença: direitos humanos. Diferença na igualdade: valorizar as características e as peculiaridades de cada um. Diversidade Humana

4 Paradigma Idéias Práticas Produto Social InstitucionalizaçãoServiço Suporte Emancipação Vontade de Deus Proteção da sociedade Institucionalização total Segregação e exclusão Exclusão familiar Direito à convivência Princípio da normalização Prestação de serviços especializados Integração social após habilitação e reabilitação Espaços segregados Acesso imediato ao espaço comum Princípio da igualdade Diversidade Construção de contextos sociais inclusivos Acesso pleno e imediato Ações afirmativas Políticas de desenvolvimento inclusivo Autonomia Direção dos seus processos decisórios Gerência da própria vida Cidadania Desenvolvimento de competências de gestão da própria vida Autonomia e independência Marginalização Integração Social Inclusão SocialAutonomia PARADIGMA DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

5 UM NOVO OLHAR Necessidades especias das pessoas Pessoas com necessidades especiais INTEGRAÇÃO SOCIALINCLUSÃO SOCIAL Processo de mudança do sujeito para adaptação aos espaços sociais Processo de mudança dos espaços sociais para atender todas as pessoas

6 Construção social da deficiência Deficiência é o resultado da interação entre o indivíduo e o ambiente NOVOS CONCEITOS Limitação funcional 0 X limitação do ambiente 0 = 0 ausência de deficiência. Limitação funcional 5 X limitação do ambiente 0 = 0 ausência de deficiência. Limitação funcional 5 X limitação do ambiente 5 = 25 presença de deficiência.

7 Arquitetônica Comunicacional Metodológica Instrumental Programática A acessibilidade tecnológica permeia todas as dimensões da acessibilidade Acessibilidade atitudinal Determinante do grau de acessibilidade em uma sociedade DIMENSÕES DA ACESSIBILIDADE

8 TECNOLOGIAS DE BAIXO E ALTO CUSTO Equipamentos, produtos e sistemas desenhados para dar suporte às pessoas com necessidades especiais DESENHO UNIVERSAL Arquitetura, produtos, equipamentos e serviços desenhados para dar suporte às necessidades especiais das pessoas AJUDAS TÉCNICAS E DESENHO UNIVERSAL

9 GESTÃO DA DIVERSIDADE Promover a igualdade de oportunidades para todas as pessoas Reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas Aprender com as diferenças e crescer em função delas Nível 1. Assimilação Paradigma Conceito Nível 2. Diversificação Nível 3. Inclusão social Perspectiva Justiça social e exigências legais Acesso, legitimidade e negócios Aprendizagem e efetividade

10 OS IMPACTOS DA DIVERSIDADE As transformações desejadas requerem uma mudança fundamental na atitude e no comportamento das organizações, das lideranças e da sociedade. Diversidade deve ser entendida como uma variedade de perspectivas e abordagens trazidas pelos diferentes grupos sociais para o crescimento das organizações, dos negócios e da sociedade em geral.

11 CONVIVÊNCIA NA DIVERSIDADE A convivência e a compreensão ampla da diversidade favorecem a habilidade das empresas em ajustar-se rapidamente e com sucesso às mudanças do mercado, indo além das medidas econômicas. Elas trazem aprendizagem, criatividade, flexibilidade e crescimento individual e organizacional.

12 E AGORA? Estamos construindo uma sociedade brasileira inclusiva, onde todas as pessoas têm todos os seus direitos respeitados. Um desafio Qual o paradigma de gestão da diversidade que a sua empresa escolherá para usar nas estratégias de marketing de relacionamento com seus clientes? E o governo, no relacionamento com os cidadãos?

13 SORRI-BRASIL Rua Benito Juarez, 70 - Vila Mariana São Paulo - SP Tel: (11) REDE ENTRE AMIGOS Tel: (11) SORRI


Carregar ppt "ACESSIBILIDADE FATOR HUMANO Cida Carvalho SORRI-BRASIL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google