A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Impactos econômicos da Copa do Mundo no Turismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Impactos econômicos da Copa do Mundo no Turismo"— Transcrição da apresentação:

1 Impactos econômicos da Copa do Mundo no Turismo

2 Brasil 2015: O verdadeiro resultado da Copa do Mundo
Alemanha 2006 África do Sul 2010: Previsões Desafios para 2014 Desafios para 2014: Cidade de São Paulo

3 São Paulo - Cidade do Presente
11 milhões de habitantes (IBGE, 2008); 11,8% crescimento populacional da última década; Previsão de 13,3 milhões de habitantes até 2025 (Urban Age); População jovem, 69% inserida na atividades econômica; PIB de R$ 283 bilhões, com o setor de serviços responsável por 64% desse total; PIB per capita de R$ ,00.

4 Potenciais da Cidade de São Paulo
Cidade global do hemisfério sul; 19ª cidade do mundo em potencial de recursos; 3ª maior bolsa do mundo e 2ª das Américas; 54 das 100 maiores empresas estrangeiras; Melhor cidade para se fazer negócios, a frente de Miami, Santiago e Cidade do México;

5 Potenciais da Cidade Maior centro médico hospitalar;
70 culturas vivendo em harmonia; Centros de lazer e cultura (120 teatros, 110 museus, 260 salas de cinema, 40 centros culturais, 67 parques e áreas verdes, 75 bibliotecas); Eventos de negócios, de lazer, científicos, 1 a cada 6 minutos.

6 Deficiências Principais
Mais de 1 milhão de pessoas trabalhando na informalidade; Burocracia é um grave problema; Desigualdade social (dos 96 distritos da cidade, 42 tem IDH menores de 0,5, e 5 tem acima de 0,8); 1,4 milhões de pessoas no índice alto de vulnerabilidade; Violência e segurança preocupantes ; Mobilidade e acessibilidade reduzida;

7 Promover o Turismo Paulistano
Trabalhar o turismo buscando sustentabilidade, emprego e renda, acesso à cultura, mobilidade equilíbrio ambiental, qualidade na saúde, na educação, na segurança, entre outros fatores; Atrair turistas, ampliar sua permanência e estimular gastos na cidade.

8 Turismo em São Paulo 11 milhões de turistas domésticos e internacionais (FIPE, SP Turis 2008); 18% de turistas internacionais; Projeções de demanda turística para 2020 apontam uma estimativa de 18 milhões de visitantes na cidade.

9 Brasil 2015: O Verdadeiro Resultado da Copa do Mundo
Melhor infra-estrutura básica; Melhor infra-estrutura esportiva; Incremento da base tributária; Melhor fluxo turístico; Incremento do setor de serviços; Aumento da oferta de empregos; Fortalecimento da marca Brasil; Capacitação e qualificação de pessoal; Evento que contamina o país,não apenas cidades –sedes; 9

10 Brasil 2015: O Verdadeiro Resultado da Copa do Mundo
O horizonte de oito anos, entre 2007 e 2015, dilui o impacto econômico dos investimentos públicos e privados e seu conseqüente efeito social; Em São Paulo, por exemplo, o grande investimento é no sistema de transportes, já em execução. 10

11 Brasil 2015: O Fator Feel Good
Além do impacto econômico, sem dúvida fundamental , é preciso considerar o fator “sentir-se bem” que uma Copa do Mundo causa: Aumento na auto-estima; Comprometimento com a qualidade; Benefícios educacionais; Experiência cultural; Inserção no imaginário mundial (fortalecimento da imagem); Cidadania; Orgulho; 11

12 Brasil 2015: O Fator Feel Good na Economia
Redução ainda maior do risco Brasil, principalmente em aspectos como a infra-estrutura e a segurança pública; Lucros com efeito prolongado após um evento mundial realizado com competência; Com planejamento adequado, as novas praças esportivas serão construídas de forma a tornarem-se espaços de multi-uso, aumentando o efeito “pós-Copa”; Melhora a qualificação profissional, principalmente dos envolvidos diretamente com o evento; Impacto positivo na captação de novos eventos de destaque no cenário mundial; 12

13 Brasil 2015: O Fator Feel Good no Futebol
O Brasil deixa de ser apenas um fornecedor de commodities no futebol-negócio no mundo; Modificação radical do ambiente desfavorável vivido pelos negócios do futebol atualmente no Brasil; Aumento da demanda interna pelo futebol, criando uma sólida base para o desenvolvimento do esporte; Aumento expressivo da freqüencia dos jogos de futebol (na Alemanha o índice de ocupação dos estádios chegou a 96%); 13

14 Alemanha 2006 O PIB teria aumentado acima de meio ponto percentual já em 2006, mas o governo alemão avalia que os efeitos positivos continuarão durante muitos anos; O país gastou cerca de 1 bilhão de euros na construção ou renovação de sete estádios; Os cinco milhões de torcedores que compareceram aos jogos geraram um faturamento de 3,7 bilhões de euros. 14

15 Alemanha Turismo 12,5 milhões de pernoites de turistas estrangeiros 20% a mais do que no ano anterior (2005) Primeiros 7 meses de 2006 – 30 milhões de pernoites Copa do Mundo ativa ingresso de visitantes e divisas. 52 setores ganham e são impactados direta e indiretamente. Arquitetos e Engenheiros estão entre os principais. 15

16 Alemanha 2006 – Copa: Um Ótimo Negócio!
Difusão de marcas, turismo, negócios diretos; Estratégia para sensibilizar novos mercados; Ingresso de divisas – 800 milhões de euros; 4,8 a 5,5 milhões de euros só pelo setor hoteleiro; No Brasil, com as necessidades de investimentos maiores que na Alemanha, isso é ainda mais promissor. 16

17 Alemanha 2006 – Copa: Um Ótimo Negócio!
Indústria em geral (não somente o turismo) teve crescimento de 20% na Alemanha com Copa de 2006; Negócios no varejo – outra face da experiência – 2 bilhões de euros de movimentação e investimento; 40 mil vagas de trabalho temporário geradas; Industria da Construção Civil; África do Sul e Brasil tendem a ser ainda mais, porque demanda por investimentos é maior. 17

18 África do Sul 2010 – Previsões
350 mil visitantes durante o Mundial; Plataforma para promoção do país – parte do esforço de integração do país; 170 mil empregos diretos; Investimento significativo em serviços essenciais, segurança, transporte, emprego; Faturamento de U$ 2,1 bilhões com impostos extras e de U$ 3,6 milhões com torcedores nos estádios; 18

19 Desafios para 2014 Não há evento como esse para a promoção do País;
Agenda ambiental – oportunidade de mostrar o compromisso do Brasil para o mundo; Agenda modernizadora, inclusiva; Romper barreiras e fronteiras, mostrar nossa diversidade, estimular a tolerância no mundo; 19

20 Desafios para 2014 1,6 a 2 milhões de turistas a mais em 2014;
Investimentos devem superar US$ 10 bilhões; Promoção do Brasil: conceitos que nos interessam firmar diante do mundo. Para turistas e espectadores; Modernização da infra; Grau sofisticado de desenvolvimento científico e tecnológico; Tradições culturais, pontos históricos; Convite a PPPs; 20

21 Desafios para 2014 Exposição mundial durante pelo menos 4 anos, sendo mais intensa em 2014; Apresentação de diversos aspectos da cultura nacional; Além das 12 cidades-sede (número esperado), pelo menos outras 20 receberão as seleções durante a preparação dos jogos. 21

22 Desafios para 2014: Modernização
Portos e Aeroportos principalmente; Rodovias interligando os grandes centros; Trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro; Telecomunicações ; No caso de São Paulo, inauguração, dois anos antes da Copa, de uma linha de Metrô que dará acesso ao Estádio do Morumbi. 22

23 Desafios para 2014: Qualificação
Hospitalidade; Entretenimento; Estruturação de receptivo; Gastronomia; Além das atividades ligadas ao turismo, há necessidade também de qualificação de serviços em segurança pública, saúde, transportes, etc. 23

24 Desafios para 2014: Estádios
Arenas multiuso; Colocação do Brasil no circuito mundial de eventos culturais e shows; Melhoria da qualidade colocada à disposição dos atletas brasileiros; Mais conforto e segurança em todos à disposição do público; Credencia o Brasil a receber outros eventos; 24

25 Desafios para 2014: Cidade de São Paulo - Estádio
Será o Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), que passará por obras, custeadas pelo São Paulo Futebol Clube, estimadas entre R$ 30 e R$ 35 milhões; A principais obras serão a cobertura do estádio, estacionamento vertical para carros e um novo centro de imprensa. 25

26 26

27 Proximidade com os centros de compras, cultura, entretenimento, hospitais e transportes
27

28

29 29

30 Capacidade do Estádio 30

31 Público VIP FIFA Imprensa 5º 37.792 60 posições (Rádio e TV) 4º
1º imprensa escrita posições (Rádio e TV) TOTAL imprensa escrita 301 posições (Rádio e TV) 31

32 Desafios para 2014: Cidade de São Paulo - Transportes
Linha 4 do Metrô, cuja estação São Paulo-Morumbi ficará a 1,250 metros do estádio, por via plana (em execução); Até 2014 a malha férrea integrada (Metrô + CPTM) irá de 61,3 km para 242 quilômetros. Usuários: de 2 para 5 milhões/dia; Investimentos: R$ 17 bilhões; Transporte coletivo: integração multimodal (ônibus, veículo leve sobre Pneus etc) continuará, visando atender regiões periféricas; Táxis: SPTuris, por meio de um convênio com MTur iniciou treinamento de 4 mil profissionais; 32

33 Desafios para 2014: Cidade de São Paulo - Transportes
Estádio, próximo a importantes avenidas, ficou ainda mais bem servido com implantação do Trecho Oeste do Rodoanel; Rodovias Bandeirantes, Anhanguüera e C. Branco com Raposo Tavares e R. Bittencourt, que acessam avenidas do Estádio, facilitam vinda do torcedor e diminui trânsito nas Marginais; Com Trecho Sul, previsto para setembro/2010, que englobará rodovias Anchieta e Imigrantes, facilidades serão maiores; Nesta fase, o Rodoanel interligará 70% das rodovias que servem a cidade; 33

34 34

35 Desafios para 2014: Cidade de São Paulo - Segurança
O principal investimento será em tecnologia. Pelo menos novas câmeras de monitoramento, integradas a um sistema único controlado pela Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana – atualmente este serviço tem apenas 35 câmeras; Em toda a Cidade de São Paulo há hoje 800 mil câmeras, porém a maioria de monitoramento particular – Nova York tem 2,5 milhões; 35

36 Desafios para 2014: Cidade de São Paulo – Hotelaria e Hospitais
São Paulo tem hoje 46 mil apartamentos, capacidade mais que suficiente. Temos 17 Hospitais com Certificação Internacional(Einstein e São Luiz há 5 minutos do Morumbi) O grande desafio do setor, incentivado pelas iniciativas da São Paulo Turismo, é investir em treinamento. São esperados pelo menos 15 mil jornalistas, além de boa parte dos 1,6 milhão de turistas que virão ao Brasil (esse número dependerá de quais seleções jogarão em SP). 36

37 Desafios para 2014: Cidade de São Paulo – Trânsito
Assim como na segurança, o investimento será em tecnologia (semáforos inteligentes e câmeras de monitoramento). Perimetral-Prevista para a região mais uma nova avenida, com pouco mais de 2 km, que ligará o Estádio do Morumbi à região da av. João Dias. 37

38 Desafios para 2014: Cidade de São Paulo – Maiores gargalos
Modernização e Requalificação do Estádio do Morumbi; Infra Estrutura Aeroportuária; Estacionamento em torno do Estádio. 38

39 VAMOS CORRER POIS JÁ ESTAMOS ATRASADOS!
Obrigado! (11) 39


Carregar ppt "Impactos econômicos da Copa do Mundo no Turismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google