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Visão da Prefeitura e do Governo de São Paulo

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Apresentação em tema: "Visão da Prefeitura e do Governo de São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 Visão da Prefeitura e do Governo de São Paulo
sobre a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

2 A experiência da Alemanha 2006
   A experiência da Alemanha 2006

3 Os grandes dados da Copa da Alemanha
23/03/2017 64 jogos em 8 a 12 cidades (32 seleções nacionais) Alemanha em 2006: de espectadores nos estádios (média torcedores/jogo); 18 milhões de espectadores nas praças das cidades que sediaram os jogos (Fan-Fest, promoção da FIFA); 25 a 30 bilhões de espectadores pela televisão em 240 paises; Investimentos em euros: 4 bilhões na construção e modernização de rodovias; 3,5 bilhões no transporte local; 2 bilhões na infra-estrutura de estádios; Rendeu para a FIFA, 8,5 bilhões de euros.

4 A experiência da Alemanha 2006
   Nem todos conseguem assentos nos estádios. Mais oportunidades de negócios.

5 A experiência da Alemanha 2006
• 500 estações de TV – 71 mil horas de transmissão • 13,4 mil profissionais de rádio e TV, 20 mil profissionais de mídia. • Audiência acumulada – 240 países – 25 e 30 bilhões de espectadores • 83% dos espectadores assistiram a pelo menos 1 jogo. Média de 13 jogos por pessoa • Site da Fifa – 4 bilhões de acessos

6 A experiência da Alemanha 2006
• 12,5 milhões de pernoites de turistas estrangeiros • 20% a mais do que no ano anterior (2005) • 52 setores ganham e são impactados direta e indiretamente. • Difusão de marcas, turismo, negócios diretos • Estratégia para sensibilizar novos mercados • Ingresso de divisas – 800 milhões de euros • 4,8 a 5,5 milhões de euros só pelo setor hoteleiro

7 A experiência da Alemanha 2006
Indústria em geral (não somente o turismo) teve crescimento de 20% na Alemanha com Copa de 2006 Negócios no varejo – outra face da experiência – 2 bilhões de euros de movimentação e investimento. 40 mil vagas de trabalho temporário geradas Industria da Construção Civil África do Sul e Brasil tendem a ser ainda mais, pois a demanda por investimentos é maior

8 Campanha Frankfurt Kaiserslautern Heidelberg
Benchmarking ALEMANHA 2006 Campanha Reposicionamento da imagem da Alemanha perante o mundo: “A time to make friends” Germany: Land of Ideas Frankfurt Eventos Sky Arena e Main Arena Commerzbank Arena Kaiserslautern Estádio Fritz Walter Fan Fest Voluntariado Aumento potencial turístico Heidelberg Otimização do potencial turístico, sem participação direta na Copa (não foi cidade sede, nem cidade base) 8

9 23/03/2017 As “Fan Fest” Fan Fest” é a denominação dada pela FIFA para a reunião da população em praças públicas para acompanharem, diante de telões, os jogos. As “Fan Fest” podem reunir um público muito maior que o dos estádios, e vão requerer um cuidadoso planejamento dos locais, em função da sua capacidade, da logística (acessibilidade e estacionamentos), dos equipamentos de hospitalidade e da segurança. As cidades deverão planejar com antecedência os locais para as “Fan Fest”. Durante a Copa 2010, oportunidade para o ensaio geral nas nossas cidades. Desafios para os novos Prefeitos!

10 23/03/2017 Exemplos de Fan-Fest

11 23/03/2017

12 África do Sul 2010 – Previsões
350 mil visitantes durante o Mundial; Plataforma para promoção do país – parte do esforço de integração do país; 170 mil empregos diretos; Investimento significativo em serviços essenciais, segurança, transporte, emprego; Faturamento de U$ 2,1 bilhões com impostos extras e de U$ 3,6 milhões com torcedores nos estádios; 12

13 Os desafios do Brasil Deixar de ser espectador e se tornar ator do processo. Modernizar e ampliar sua infra estrutura aeroportuária Todos os brasileiros. Profissionais ou espectadores, envolvidos diretamente ou não. Muitas oportunidades de desenvolvimento e negócios. Possibilidade efetiva de incluir o País no circuito dos grandes eventos internacionais.

14 Brasil 2014 Importante para promoção do País.
Importante para promoção do País. Mostrar desenvolvimento econômico e estabilidade. Agenda modernizadora e inclusiva para investidores e povo. Boa visibilidade junto a mercados internacionais com a oportunidade de ver o que faremos. Não há evento como esse para a promoção do País. Agenda ambiental – oportunidade de mostrar o compromisso do Brasil para o mundo. Agenda modernizadora, inclusiva. Romper barreiras e fronteiras, mostrar nossa diversidade, estimular a tolerância no mundo.

15 Brasil 2014 – Oportunidades
Promoção do Brasil: conceitos que nos interessam firmar diante do mundo. Para turistas e espectadores. Modernização da infra. Compromisso do Brasil com agenda ambiental. Grau sofisticado de desenvolvimento científico e tecnológico. Tradições culturais, pontos históricos. Convite a PPPs

16 Aproveitar 2014 Exposição mundial durante pelo menos 4 anos, sendo mais intensa em 2014; Apresentação de diversos aspectos da cultura nacional; Além das 12 cidades-sede (número esperado), pelo menos outras 20 receberão as seleções durante a preparação dos jogos. Turismo combinado Fortalecimento dos 65 destinos indutores do turismo Mobilidade e acessibilidade nos destinos Formatar produtos que complementem O pré e o pós Copa Projeção inédita do País 16

17 Rede de Estádios no Brasil
• Arenas multi-uso • Colocação do Brasil no circuito mundial de eventos culturais e shows • Melhoria da qualidade colocada à disposição dos atletas brasileiros • Mais conforto e segurança em tudo o que estiver à disposição do público • Credencia o Brasil a receber outros grandes eventos *Temor do dia seguinte

18 Aproveitar 2014 1,6 a 2 milhões de turistas a mais em 2014;
Investimentos devem superar US$ 20 bilhões; Promoção do Brasil: conceitos que nos interessam firmar diante do mundo. Para turistas e espectadores; Modernização da infra; Grau sofisticado de desenvolvimento científico e tecnológico; Tradições culturais, pontos históricos; Convite a PPPs; 18

19 O Fator Feel Good também como resultado
Além do impacto econômico, sem dúvida fundamental , é preciso considerar o fator “sentir-se bem” que uma Copa do Mundo causa: Aumento na auto-estima; Comprometimento com a qualidade; Benefícios educacionais; Experiência cultural; Inserção no imaginário mundial (fortalecimento da imagem); Cidadania; Orgulho; 19

20 Quatro grandes eixos de atuação:
São Paulo Quatro grandes eixos de atuação: • Promoção Turística e Comercial da Cidade • Modernização da Infra estrutura local e regional com foco na Mobilidade Urbana • Capacitação e qualificação profissional dos serviços • Reforma do Morumbi e adequações à realidade da FIFA

21 O Resultado da Copa do Mundo para São Paulo
Melhor infra-estrutura básica; Melhor infra-estrutura esportiva; Incremento da base tributária; Melhor fluxo turístico; Incremento do setor de serviços; Aumento da oferta de empregos; Fortalecimento da marca São Paulo; Agenda ambiental – oportunidade de mostrar o compromisso do Brasil para o mundo; Capacitação e qualificação de pessoal(só taxistas ); PPPs; Impacto positivo na captação de novos eventos de destaque no cenário mundial; 21

22 Fonte:Prefeitura Municipal de São Paulo
São Paulo cidade-sede São Paulo é a maior cidade da América Latina e uma das principais e mais efervescentes metrópoles do planeta; Está entre as maiores cidades do mundo, ocupando a 4ª posição com 17,9 milhões de habitantes*; Maior mercado consumidor do Brasil; Principal centro econômico do Brasil e da América do Sul; 1º município do ranking de geração de riqueza do país: mais de R$ 160 bilhões ao ano; Maior PIB da América do Sul - responde por 9% do PIB brasileiro. A cidade não pára. Vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana; Fonte:Prefeitura Municipal de São Paulo

23 São Paulo – Oferta Cultural
Shows internacionais e nacionais; Diversas peças de teatro – 150 teatros; Filmes aclamados salas de cinema; Constantes exposições e exibições - 90 museus e 40 centros culturais; 23

24 São Paulo – Gastronomia de Qualidade
Mais de opções de restaurantes; 52 culinárias diferentes - Chefs consagrados; Restaurantes estrelados; Funcionamento 24h/por dia; 24

25 São Paulo – Comércio Variado
Lojas de grifes nacionais e internacionais; Oscar Freire entre as dez ruas mais luxuosas do mundo; 77 shoppings mil lojas; 59 ruas de comércio especializado; 25

26 São Paulo – Hotelaria Diferenciada
Hotéis-boutique; Cerca de 500 hotéis, flats e pousadas; Os melhores hotéis de luxo do país; Mais de 46 mil quartos; 26

27 São Paulo – Vida Noturna Efervescente
15 mil bares, de pubs a botequins; Casas noturnas de diversos ritmos; Danceterias como nas grandes capitais mundiais; Berço de talentos nacionais; Diversão para todas as idades; 27

28 São Paulo – Infinidade de Eventos
75% das grandes Feiras do Brasil acontecem em São Paulo; São Paulo Fashion Week; Carnaval; Bienal do Livro e Bienal de Artes; Virada Cultural; Parada GLBT: 3,5 milhões de pessoas; GP Brasil de Fórmula 1; Bienal de Arquitetura; Mostra Internacional de Cinema; Salão do Automóvel; Corrida Internacional de São Silvestre. 28

29 São Paulo – Acessibilidade
Mais de 40 companhias aéreas; Principal portão de entrada do país: 76%DOS VÔOS INTERNACIONAIS HOJE CHEGAM A SÃO PAULO; Aeroporto Internacional de São Paulo e Congonhas; Segunda maior frota de helicópteros do mundo; Cerca de 48 milhões de pessoas circulam nas rodoviárias e aeroportos da cidade que conta com 37 mil táxis; 29

30 Cidade de São Paulo - Estádio
Será o Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), que passará por obras, custeadas pelo São Paulo Futebol Clube, estimadas entre R$ 130 e R$ 260 milhões; 30

31 Riscos (Brasil) Pouco provável:
23/03/2017 Riscos (Brasil) Pouco provável: Não conseguir aprontar os estádios até 2013, quando haverá a Copa das Confederações; Não conseguir ampliar a capacidade hoteleira, Sofrer “apagões” de energia, telecomunicações e transporte aéreo. Provável, se continuar com o atrasos nas decisões e definições: Repetir os erros do Pan 2007: Ajuda emergencial do Estado, para completar as obras dos estádios; Não melhorar a infra-estrutura. Perder a grande oportunidade de alavancar o país no cenário mundial. Não melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbanas. Não melhorar as condições de saneamento. Ter que adotar medidas excepcionais de segurança durante os jogos, que irão se esvair, depois da Copa.

32 Obrigado


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