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N E EMIAS L A D R I L H O S D A L I D E R A N Ç A B Í B L I C A Por Dr

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Apresentação em tema: "N E EMIAS L A D R I L H O S D A L I D E R A N Ç A B Í B L I C A Por Dr"— Transcrição da apresentação:

1 N E EMIAS L A D R I L H O S D A L I D E R A N Ç A B Í B L I C A Por Dr
N E EMIAS L A D R I L H O S D A L I D E R A N Ç A B Í B L I C A Por Dr. Eric Pennings Decano Académico Asociado para Centro América Seminario Internacional de Miami

2 INTRODUÇÃO O livro de Neemias é um livro pouco conhecido. Ele conta a história do povo de Israel numa época de muita dificuldade. Minha esperança é que Deus use o estudo de Neemias por meio do presente curso para ajudar o seu povo hoje tal como Neemias ajudou ao povo de Deus há 2500 anos.

3 INTRODUÇÃO Hoje em dia necessitamos de uma liderança forte para enfrentar os desafios tanto externos como internos da igreja. Deus utilizou a Neemias em seu tempo no desenvolvimento de Seu plano de redenção para que nós hoje possamos estender o reino de Deus com os mesmos ladrilhos da liderança que Neemias demonstrou.

4 INTRODUÇÃO O livro de Neemias está escrito no mesmo contexto histórico de vários outros livros bíblicos: Esdras, Ester, Lamentações, Ageu, Daniel 1-6, Zacarias e Malaquias. Estes livros nos dão um apoio no estudo do contexto histórico de Neemias.

5 INTRODUÇÃO Propósito do Curso
O propósito da conferência é que o aluno aprenda a mensagem chave de Neemias e possa aplicá-lo a sua vida e seu ministério.

6 INTRODUÇÃO Resumo da conferência
O título da conferência resume o seu conteúdo. A mensagem central do livro é a história de como Deus usou a liderança exemplar de Neemias para confirmar o pacto que Ele havia feito com o povo de Israel.

7 INTRODUÇÃO Resumo da Conferência
Neemias mostra essa liderança durante a reconstrução de Jerusalém e na reforma que se levou a cabo entre o povo depois de que a construção foi terminada.

8 INTRODUÇÃO Resumo do Curso
Há muitos elementos importantes na liderança bíblica exemplar. Neste curso serão analisados oito destes elementos, cada qual formando um “ladrilho” do que é a liderança bíblica.

9 Ladrilhos da Liderança Bíblica no Livro de Neemias

10 Ladrilho #1 A Fé (Neemias 1.1 a 2.8)

11 Ladrilho #2 A Oração (Neemias 2.9 a 4.23)

12 Ladrilho #3 A Disciplina (Neemias 5.1 a 7.3)

13 Ladrilho #4 O Ensino Bíblico (Neemias 7.4 a 8.18)

14 Ladrilho #5 A Reconciliação (Neemias )

15 Ladrilho #6 O Caráter do Líder (Neemias 9.38 a 10.39)

16 Ladrilho #7 A Ação de Graças (Neemias 11.1 a 12.47)

17 Ladrilho #8 O Testemunho Cristão (Neemas )

18 Temas dos Comentários No curso de Neemias

19 Temas dos Comentários No curso de Neemias
A Hermenêutica Bíblica

20 Temas dos Comentários No curso de Neemias
2) A Perspectiva Histórico-Redentiva

21 Temas dos Comentários No curso de Neemias
3) O Contexto Histórico de Neemias

22 Temas dos Comentários No curso de Neemias
4) O Tema Principal e Temas Secundários de Neemias

23 Temas dos Comentários No curso de Neemias
5) A História de Jerusalém

24 Temas dos Comentários No curso de Neemias
6) A Lei de Deus

25 Temas dos Comentários No curso de Neemias
7) A Soberania de Deus

26 Temas dos Comentários No curso de Neemias
8) O Pacto

27 Temas dos Comentários No curso de Neemias
9) A Gratidão

28 Temas dos Comentários No curso de Neemias
10) A Missão no Contexto de Neemias

29 A Hermenêutica Bíblica

30 A Hermenêutica Bíblica
No estudo da Bíblia o aluno entra no mundo da revelação de Deus ao homem por meio da Palavra Ele nos deu

31 A Hermenêutica Bíblica
Visto que Deus é o autor da Biblia, quando a estudamos o fazemos em fé com a pressuposição que é a verdade.

32 A Hermenêutica Bíblica
O dicionário define “a hermenêutica” da seguinte maneira, “A arte de interpretar textos e especialmente o de interpretar os textos sagrados.” [1] [1] Hermenéutica, Diccionario de Español, Real Academia Española - Diccionario de la Lengua Española (vigésima segunda edición), <

33 A Hermenêutica Bíblica
A hermenêutica bíblica é a arte de interpretar o texto da Bíblia.

34 A Hermenêutica Bíblica
A exegese é “A aplicação dos princípios de interpretação” [1] [1] Cornelio Hegeman, Introducción Al Estudio Bíblico, (Miami: MINTS, 2005). p. 7.

35 A Hermenêutica Bíblica
Um gênero se pode definir como, “... uma categoria ou tipo de literatura caracterizada por uma forma, um estilo ou um conteúdo”. [1] [1] Felix Just,, Profesor de Loyola Marymount University, An Introduction to Biblical Genres and Form Criticism, <

36 A Hermenêutica Bíblica
GENEROS LITERÁRIOS

37 A Hermenêutica Bíblica
Podemos identificar oito gêneros literários: narrativo, legal, poesia, profecia, sapiencial (sabedoria), apocalíptica, evangelho e epistolar. [1] [1] Hegeman, p. 23.

38 A Hermenêutica Bíblica
Neemias relata um evento histórico em forma de narração, pela qual se considera que seu gênero literário é narrativo.

39 A Hermenêutica Bíblica
TIPOS DE DISCURSO

40 A Hermenêutica Bíblica
TIPOS DE DISCURSO Alegoria, alusão, antítese, Hiperbole, Metáfora, Polaridade, Repetição, Símile, etc. (Para explicação de cada tipo, veja o Apêndice 3).

41 A Perspectiva Histórico-Redentiva

42 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Relacionado à Hermenêutica Bíblica é o estudo da perspectiva bíblica da: História da Redenção

43 A Perspectiva Histórico-Redentiva
A interpretação bíblica deve está de acordo com a história da redenção e da história humana”

44 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Este princípio nos faz ver qualquer passagem bíblica no contexto da mensagem geral da Bíblia: a história da redenção.

45 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Definição “O transcurso unido de eventos na história em que Deus estabelece, cumpre e aplica a redenção a seu povo escolhido. ” [1] [1] Redemptive History, <

46 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Pautas Sobre A Perspectiva Histórico-Redentiva [1] a) A mensagem da Bíblia é a revelação progressiva; [1] Redemptive Historical Hermeneutic, <

47 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Pautas Sobre A Perspectiva Histórico- Redentiva [1] b) A mensagem da Bíblia só pode ser entendida a partir de uma perspectiva Cristológica; [1] Redemptive Historical Hermeneutic, <

48 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Pautas Sobre A Perspectiva Histórico-Redentiva [1] c) Todos que são remidos por Deus, seja no Novo Testamento, seja no Antigo Testamento, são redimidos pela fé em Cristo. [1] Redemptive Historical Hermeneutic, <

49 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Pautas Sobre A Perspectiva Histórico-Redentiva [1] d) O povo de Deus no Antigo Testamento estava debaixo do mesmo pacto corporal que nós, o povo de Deus no Novo Testamento. [1] Redemptive Historical Hermeneutic, <

50 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Devemos “entender a mensagem no contexto da história redentiva de Deus a partir da criação até a nova criação”. Deus dirige a história em quatro etapas: Criação – Queda – Redenção – Nova Criação [1] PreachingNow, Vol. 2, No. 39, <

51 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Criação – Queda – Redenção – Nova Criação a) Criação – Gênesis 1, 2 b) Queda – Gênesis 3 c) Redenção – Gênesis 4 a Apocalipse 20 d) A Nova Criação – Apocalipse 21, 22

52 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Criação – Queda – Redenção – Nova Criação a) Criação – A criação de Deus de um mundo inteiramente perfeito, fazendo ordem do caos que existia (Gênesis 1 e 2);

53 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Criação – Queda – Redenção – Nova Criação b) Queda – A rebelião do homem contra Deus em pecado, resultando num mundo que volta ao estado de caos (Gênesis 3);

54 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Criação – Queda – Redenção – Nova Criação c) Redenção – A atividade de Deus para redimir Israel (Antigo Testamento) e todas as nações (Novo Testamento) para restaurar a criação caída ao reino de Deus perfeito e ordenado. Esta atividade começa com a promessa redentora de Deus em Gênesis (Gênesis 5 a Apocalipse 20).

55 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Criação – Queda – Redenção – Nova Criação d) A Nova Criação – A vitória final de Deus sobre o mal e o estabelecimento de Seu Reino perfeito na terra (Apocalipse 21 e 22).

56 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Quando lemos e estudamos a Bíblia, devemos sempre nos fazer esta pergunta: Onde cabe esta passagem na história redentiva de Deus?

57 A Perspectiva Histórico-Redentiva
E Neemias? Onde cabe na História da Redenção?

58 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Neemias conta a história redentiva de Deus no momento em que Deus estava restaurando Seu povo caído para que fosse um povo que reflete a expectativa que Ele esperava de Seu povo.

59 A Perspectiva Histórico-Redentiva
O Templo A Muralha O Povo de Deus Como isso se relaciona em Neemias?

60 A Perspectiva Histórico-Redentiva
O templo representava a presença de Deus.

61 A Perspectiva Histórico-Redentiva
A muralha de Jerusalém representava a proteção deste símbolo da presença de Deus.

62 A Perspectiva Histórico-Redentiva
O povo de Deus era o povo escolhido por meio do qual viria o cumprimento da promessa de Gênesis 3.15 JESUS CRISTO O SALVADOR

63 A Perspectiva Histórico-Redentiva
A reconstrução da muralha não tem simplesmente ensinos morais que o povo podia aprender e aplicar. A reconstrução da muralha representava a obra de Deus em restaurar Seu nome santo que havia sido desonrado entre as nações pelo pecado de Seu povo.

64 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Cada evento no Antigo Testamento desenvolve o progresso da história para a vinda de Cristo.

65 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Cada evento tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento representa um exemplo mais, da luta entre Deus e Satanás e seus respectivos reinos.

66 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Cada evento na história do mundo até o presente representa um exemplo mais da mesma luta entre Deus e Satanás e seus respectivos reinos.

67 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Neemias é um tipo de Cristo e que a atividade que ele dirigiu refletiu a construção da igreja de Deus, da qual Cristo é a cabeça.

68 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Vejamos alguns exemplos disso em Neemias

69 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Neemias Como Tipo De Cristo Neemias reconstruiu a muralha de Jerusalém para defender o povo e o templo ante muita oposição (Neemias 3-6). Da mesma maneira Cristo defende Seu povo e Seu reino ante os ataques de Satanás (1 Pedro ).

70 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Neemias Como Tipo De Cristo Neemias chorou e jejuou na preparação de seu chamado (Neemias 1) Isso é o que Cristo fez quando começou seu ministério, separando um tempo de 40 dias para oração e jejum (Mateus 4, Lucas 4). [1] Domínguez, Jesus and His Church in the Book of Nehemiah, <

71 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Neemias Como Tipo De Cristo Neemias não trabalhou sozinho, mas ele contou com o povo de Deus (igreja) na reconstrução (Neemias 1-7). Jesus Cristo usa sempre seus seguidores para cumprir sua missão de salvação (1 Coríntios 12, Romanos 12).

72 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Neemias Como Tipo De Cristo [1] O povo de Deus confessou seus pecados ante Deus como parte da restauração interna do povo (Neemias 9.1-2). Jesus nos ensina isso em seu ministério também (João 21.23) É por meio de Cristo que temos perdão (1 João 1.9). [1] Domínguez, Jesus and His Church in the Book of Nehemiah, <

73 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Neemias Como Tipo De Cristo Neemias dirige o povo a um novo pacto com Deus respondendo à leitura da Palavra de Deus (Neemias 8-10). Jesus Cristo se identifica com a Palavra de Deus (João 1.1, 14), o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14.6).

74 A Perspectiva Histórico-Redentiva
Para ter um entendimento claro da mensagem de Deus para nós, devemos aplicar toda a mensagem da Bíblia com esta perspectiva fundamental.

75 O Contexto Histórico de Neemias

76 Jerusalém

77 Mapa da Palestina

78 Golfo Persa

79 Susa

80

81

82 O Contexto Histórico de Neemias
Quando o livro de Neemias foi escrito?

83 O Contexto Histórico de Neemias
Neemias foi escrito em mais ou menos 425 AC.

84 O Contexto Histórico de Neemias
Relação histórica entre Esdras e Neemias

85 O Contexto Histórico de Neemias
Esdras e Neemias mantiveram seu próprio diário escrito das atividades cotidianas da reconstrução que dirigiam.

86 O Contexto Histórico de Neemias
Originalmente, na Biblia hebraica que se chama “Talmude” (uma compilação do código religioso judeu), Esdras e Neemias eram um só documento.

87 O Contexto Histórico de Neemias
Também nos manuscritos originais da Septuaginta (o Antigo Testamento traduzido para o grego) os dois livros eram um.

88 O Contexto Histórico de Neemias
Orígenes de Alexandria ( AD) foi quem separou os dois livros.

89 O Contexto Histórico de Neemias
Um redator pode ter compilado os dois livros originalmente. Mas cada autor escreveu seu próprio livro como os temos na Biblia agora. Isto é, Neemias é o autor do livro que leva seu nome.

90 O Contexto Histórico de Neemias
Contexto em outros Livros Bíblicos Esdras e Ester relatam eventos da mesma época que Neemias.

91 O Contexto Histórico de Neemias
Contexto em outros Livros Bíblicos Hageu e Zacarias são mencionados em Esdras e Neemias, porque profetizaram há uns 75 anos (cerca de 522 AC), quando alguns Israelitas voltaram à Jerusalém para reconstruir o templo.

92 O Contexto Histórico de Neemias
Contexto em outros Livros Bíblicos Malaquias profetizou e escreveu seu livro durante a época de Esdras e Neemias.

93 O Contexto Histórico de Neemias
Contexto em outros Livros Bìblicos Lamentações também se relaciona com Neemias, porque ali se encontra a situação e a dor do povo que estava no exílio.

94 O Contexto Histórico de Neemias
Contexto em outros Livros Bíblicos O livro de Daniel também se relaciona, porque nos primeiros seis capítulos, se encontra a breve história da transição do império Babilônico ao império Persa.

95 O Contexto Histórico de Neemias
Relação entre Esdras, Neemias e Ester Esdras, ... Conta a história do retorno da Babilônia, a reconstrução do templo, e as reformas religiosas de Esdras, que era descendente de Eleazar, principal personagem do Livro de Esdras e colaborador de Neemias.”

96 O Contexto Histórico de Neemias
Relação entre Esdras, Neemias e Ester Neemias: …Conta a história de Neemias que regressa a Jerusalém, com a cooperação do rei da Pérsia, e governa a partir do ano 444. Reconstrói a muralha de Jerusalém, apesar de uma grande oposição da parte de alguns judeus, e cooperou com Esdras em muitas reformas.” [1] [1] Domínguez, “Nehemías”, Diccionario Bíblico Cristiano, <

97 O Contexto Histórico de Neemias
Relação entre Esdras, Neemias e Ester Ester: “... Conta a história de Ester, que foi adotada e criada pelo piedoso judeu Mardoqueu … ” [1] [1] Domínguez, “Esdras”, Diccionario Bíblico Cristiano, <

98 O Contexto Histórico de Neemias
Relação entre Esdras, Neemias e Ester Ester, “... Mas pela intercessão de Ester ao Rei, tudo saiu ao contrário para Amam: O povo judeu matou seus inimigos, e o mesmo malvado Amam foi pendurado na forca que havia preparado para pendurar Mardoqueu... e os judeus celebraram esta salvação com a grande Festa de Purim” [1] Domínguez, “Esdras”, Diccionario Bíblico Cristiano, <

99 O Contexto Histórico de Neemias
Relação entre Esdras, Neemias e Ester S.G. De Graaf nota a sequência de Ester em relação com Esdras e Neemias: “Os acontecimentos que são narrados no livro de Ester, provavelmente ocorreram depois que muitos dos exiliados haviam regressado a sua própra terra. Esse regresso foi descrito no livro de Esdras. De modo que a história de Ester e Mardoqueu provavelmente deve ser colocada entre o livro de Esdras e os acontecimentos registrados no livro de Neemias.” [1] [1] S.G. De Graaf., El Pueblo de la Promesa: El Fracaso de la Teocracia de Israel, Tomo 2, (Grand Rapids, Michigan: Subcomisión Literatura Cristiana, 1981) p. 404.

100 O Contexto Histórico de Neemias
Relação entre Esdras, Neemias e Ester Levando isso em conta, então, se poderia organizar historicamente a ordem dos três livros da seguinte maneira: 1) Jerusalém é restabelecida (Esdras 1-6 – AC) 2) Ester Reina (Ester 1-10; cerca de 483 AC) 3) Esdras, o Reformador (Esdras 7-10; 457 AC) 4) Neemias, o Governador (Neemias 1-13; cerca de 444 AC)

101 O Contexto Histórico de Neemias
Nota: Para ver uma cronologia mais ampla do tempo do exílio (Judá, Babilônia, Medo-Persa, Egito) ver Apêndice nº. 3: (Cronologia do Exílio).

102 O Contexto Histórico de Neemias
Neemias é uma figura histórica Menciona-se o nome de seu pai (Hacalias) duas vezes (1:1 e 10:1).

103 O Contexto Histórico de Neemias
Neemias é uma figura histórica Também se menciona seu irmão (Hanani) em duas ocasiões no livro (1:2 e 7:2).

104 O Contexto Histórico de Neemias
O nome ‘Neemias’ significa ‘consolado por Jeová’

105 O Contexto Histórico de Neemias
Jerusalém foi destruída. O povo foi levado ao cativeiro em quatro diferentes deportações [1] Samuel J. Schultz, Habla El Antiguo Testamento: Un Examen Completo de la Historia y la Literatura del Antiguo Testamento. < Capítulo 15, p. 17.z

106 O Contexto Histórico de Neemias
Já haviam passado uns 140 anos desde que foram levados. Havia muita tristeza no povo.

107 O Contexto Histórico de Neemias
O salmo 137 é um salmo de luto que foi escrito durante esta época triste do povo de Deus.

108 O Contexto Histórico de Neemias
Salmo 137:1-4 Às margens dos rios da Babilônia, nós nos sentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fossêmos alegres, dizendo: Entoai-nos algum cântico de Sião. Como, porém, haveríamos de entoar um canto do Senhor em terra estranha?

109 O Contexto Histórico de Neemias
É no contexto dessa tristeza que Deus provê a continuação do cumprimento de sua promessa. Ele havia prometido que por meio deste povo viria Jesus Cristo, o Salvador. Em cumprimento à sua promessa, e em uma mostra de sua fidelidade, Ele mandou Neemias precisamente neste contexto.

110 O Contexto Histórico de Neemias
Já haviam sido dois projetos anteriores da reconstrução de Jerusalém. Em Esdras 1-6 se lê do projeto da reconstrução do templo. Em Esdras 7-10 lemos a segunda fase do retorno do povo a Jerusalém.

111 O Contexto Histórico de Neemias
O templo estava reconstruído, mas não teria proteção, porque as muralhas de Jerusalém estavam em ruína.

112 O Contexto Histórico de Neemias
O livro de Neemias narra o terceiro envio dos que vieram da Babilônia a Jerusalém encabeçados pelo governador Neemias, 13 anos após a chegada Esdras, no ano 444 AC.

113 O Contexto Histórico de Neemias
Neemias se encarregou da reconstrução da muralha de Jerusalém (uns três ou quatro quilômetros de largura) para dar proteção ao templo e ao povo que vivia ali. [1] James Montgomery Boice, Nehemiah: An Expositional Commentary, (Grand Rapids, Michigan: Baker Books, 2005) p. 10.

114 O Contexto Histórico de Neemias
Pela providência de Deus, alguns judeus teriam postos importantes no cativeiro.

115 O Contexto Histórico de Neemias
Ester Chegou a ser rainha na Pérsia

116 O Contexto Histórico de Neemias
Daniel Capacitado como líder Caldeu, que serviu como assessor do rei da Babilônia

117 O Contexto Histórico de Neemias
Copeiro do rei da Pérsia e governador da zona de Judá

118 O Contexto Histórico de Neemias
Estes postos foram amostras da graça de Deus sobre seu povo. Por meio desses postos, Deus moveu os reis para que dessem permissão para reconstruir o templo (Esdras) e a muralha em Jerusalém (Neemias).

119 O Contexto Histórico de Neemias
Como podemos ver, tudo o que se passava com o povo de Deus transcorreu sob a própria direção soberana do próprio Deus.

120 O Contexto Histórico de Neemias
Em Isaías 44:24-28 Isaías profetizou o regresso e a reconstrução de Jerusalém do que trata os livros de Esdras e Neemias. Nesta profecia, ele menciona até o nome específico de Ciro, o rei da Pérsia que reinou cem anos antes do tempo de Neemias

121 O Contexto Histórico de Neemias
Isaías 44:24-28 Assim diz o Senhor, que te redime... confirmo a palavra do meu servo e cumpro o conselho dos meus mensageiros; que digo de Jerusalém; Ela será habitada; e das cidades de Judá: Elas serão edificadas; e quanto as suas ruínas, eu as levantarei; que digo de Ciro: Ele é o meu pastor e cumprirá tudo que me apraz; que digo também de Jerusalém: Será edificada; e do templo: Será fundado.

122 História de Jerusalém

123 História de Jerusalém A cidade de Jerusalém é o foco do livro de Neemias.

124 História de Jerusalém Jerusalém nem sempre foi o nome da cidade.

125 História de Jerusalém Na Bíblia, a primeira referência à cidade é com o nome de “Salém” em Gênesis 14.18, durante o tempo de Abraão, uns anos aC.

126 História de Jerusalém Por volta de aC, se chamava “Urusalim” que significa “cidade de paz”.

127 História de Jerusalém O salmo 76.2 identifica Salém como Sião, outro nome dado a Jerusalém na Bíblia.

128 História de Jerusalém A primeira vez que a cidade é identificada com o nome de Jerusalém na Bíblia é durante a captura da terra prometida em Josué 10.1 onde é mencionado como um estado independente com um rei.

129 História de Jerusalém O rei Davi mudou a capital de Israel de Hebrom para Jerusalém por volta de aC.

130 História de Jerusalém Era uma cidade gloriosa durante o reino de Salomão, mais começando com o reino de Roboão, a magnificência da cidade foi-se perdendo.

131 História de Jerusalém Em 917 aC durante o quinto ano do reino de Roboão, os egípcios conquistaram Jerusalém.

132 História de Jerusalém O templo de Jerusalém havia de ser capturado oito vezes nos próximo 300 anos.

133 História de Jerusalém Foi conquistada e re­conquistada, destruída e reconstruída.

134 História de Jerusalém De fato, atualmente, hoje em dia há muita luta sobre Jerusalém, e especialmente o local do templo de Jerusalém. Há três religiões maiores que reclamam a Jerusalém como seu local santo: 1) Os Cristãos 2) Os Judeus 3) Os Mulçumanos

135 Jerusalém na Historia da Redenção
Jerusalém é uma cidade importante porque exerce um papel de suma importância na história da redenção.

136 Jerusalém na Historia da Redenção
No Antigo Testamento Jerusalém funcionava como o centro das atividades religiosas, sociais e políticas entre os israelitas, o povo de Deus.

137 História de Jerusalém É aos israelitas que foi dada a promessa que por meio deles viria o Salvador prometido, Jesus Cristo.

138 História de Jerusalém Foi em Jerusalém que ocorreu a chamada “Semana Santa”, a semana das atividades da morte e a subseqüente ressurreição de Jesus Cristo.

139 História de Jerusalém Foi em Jerusalém que a ascensão de Jesus Cristo aconteceu.

140 História de Jerusalém Foi em Jerusalém onde o Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes, dando início à igreja cristã no Novo Testamento.

141 Jerusalém - Tabela da Cronologia
Veja-se a tabela de cronologia da história da cidade de Jerusalém. Nela se encontra todos os detalhes até o ano 70 dC e algumas datas chaves dos anos posteriores. Para mais detalhes dos tempos depois de 70 dC, consulte o site da internet indicada na nota de referência. (Veja a página 46 da apostila)

142 Temas Principais e Secundários de Neemias

143 Tema Principal “A cidade de Deus é temporariamente restaurada como uma profecia anunciando o reino de Deus”[1] [1] De Graaf, S.G.. El Pueblo de la Promesa: El Fracaso de la Teocracia de Israel, Tomo 2. Grand Rapids, Michigan: Subcomisión Literatura Cristiana (traducido por Guillermo Kratzig) (Después Del Exilio), p. 413.

144 Protagonista Quem é o protagonista do livro de Neemias?

145 Protagonista Não é ... O Povo de Israel

146 Protagonista Tampouco é ... Neemias

147 DEUS Protagonista O protagonista é ...
atuando por meio de Neemias e do povo para realizar uma etapa a mais da história de redenção que Ele está dirigindo por toda a história na Biblia.

148 Palavra Temática Chave
Como podemos resumir a mensagem de Neemias uma só palavra?

149 Palavra Temática Chave
Como podemos resumir a mensagem de Neemias uma só palavra? RESTAURAÇÃO

150 Palavra Temática Chave
RESTAURAÇÃO 1) Da Muralha de Jerusalém: Ne 1 – 7:3 2) Do Povo de Deus: Ne 7:4 – 13:31

151 Esboço de Neemias 1. A Restauração de Jerusalém – Capítulos 1:1-7:3.
1:1-2:8 – A Base da Restauração 2:9-4:23 – Desafios Externos 5:1-7:3 – Desafios Internos 2. A Restauração Interna do Povo – Capítulos 7:4-10:39 7:4-8:12 – A Palavra de Deus 8:13-9:37 – Confissão do Pecado 9:38-10:39 – Um Compromisso Renovado 3. A Restauração Externa do Povo – Capítulos 11:1-13:31 11:1-12:47 – Ação de Graça em Culto 13:1-13:31 – Ação de Graça em Serviço

152 1. A Restauração de Jerusalém – Capítulos 1:1-7:3.
Esboço de Neemias Neemias1:1-7:3 1. A Restauração de Jerusalém – Capítulos 1:1-7:3. 1:1-2:8 – A Base da Restauração 2:9-4:23 – Desafios Externos 5:1-7:3 – Desafios Internos

153 2. A Restauração Interna do Povo – Capítulos 7:4-10:39
Esboço de Neemias Neemias7:4-10:39 2. A Restauração Interna do Povo – Capítulos 7:4-10:39 7:4-8:12 – A Palavra de Deus 8:13-9:37 – Confissão do Pecado 9:38-10:39 – Um Compromisso Renovado

154 3. A Restauração Externa do Povo – Capítulos 11:1-13:31
Esboço de Neemias Neemias11:1-13:31 3. A Restauração Externa do Povo – Capítulos 11:1-13:31 11:1-12:47 – Ação de Graça em Culto 13:1-13:31 – Ação de Graça em Serviço

155 Temas Secundarios Neemias 1:1 - 2:8 - A Fé 2:9 – 4:23 - A Oração
5:1 – 7:3 - A Disciplina 7:4 – 8:12 - O Ensino Bíblico

156 Temas Secundarios Neemias 8:13 - 9:37 - A Reconciliação
9:38 – 10:39 - O Caráter do Líder 11:1 – 12:47 - A Ação de Graças 13: O Testemunho Cristão

157 A Soberania de Deus

158 A Soberania de Deus Como protagonista do livro de Neemias Deus, em sua soberania, Deus está movendo a história da redenção mais um passo

159 O que é A Soberania de Deus?

160 Definição popular do Dr. Eric Pennings
A Soberania de Deus Definição popular do Dr. Eric Pennings “A soberania de Deus é o ensino de que Deus pode fazer o que quiser, quando quiser, como quiser, onde quiser, por qualquer razão, e não tem que pedir permissão a ninguém”.

161 A responsabilidade humana
A Soberania de Deus Temos que levar em conta a relação entre: A Soberania de Deus e A responsabilidade humana

162 A Soberania de Deus Em geral, o estudante da Bíblia tende a enfatizar a soberania de Deus ou a responsabilidade humana. Temos que tomar cuidado com os dois extremos.

163 A Soberania de Deus Extremo #1 – Soberanía de Dios Conclusão:
Não necessita de nossa ajuda bem participação

164 Extremo #2 – Responsabilidade Humana
A Soberania de Deus Extremo #2 – Responsabilidade Humana Conclusão: Deus é incapaz de cumprir seu plano sem nossa ajuda ou cooperação.

165 Extremo #1 - Soberania de Deus
A Soberania de Deus Considerando Neemias... Extremo #1 - Soberania de Deus Se Neemias houvesse optado pelo extremo da soberania de Deus, ele teria ficado na Pérsia

166 Extremo #1 - Soberania de Deus
A Soberania de Deus Considerando Neemias... Extremo #1 - Soberania de Deus Havendo sido informado da condição do povo de Israel em Jerusalém, ele teria respondido dessa maneira: Bem, Deus sabe o que está fazendo, e ele vai responder de alguma maneira. Não se preocupe. Vamos ver o que ele vai fazer.

167 Extremo #1 - Soberania de Deus
A Soberania de Deus Considerando Neemias... Extremo #1 - Soberania de Deus Esta resposta tende ao fatalismo e determinismo que é muito comum hoje em dia em situação de pobreza e injustiça no mundo.

168 Extremo #2 – Responsabilidade Humana
A Soberania de Deus Considerando Neemias... Extremo #2 – Responsabilidade Humana ele haveria respondido da seguinte maneira: Bem, a situação é crítica, e nós somos responsáveis pelas más condições ali. É por falta de oração que a situação esta piorando. Juntemos nossas forças e intentemos resolver o problema que enfrentamos. Oremos o dia inteiro para que Deus faça o que lhe pedimos.

169 Extremo #2 – Responsabilidade Humana
A Soberania de Deus Considerando Neemias... Extremo #2 – Responsabilidade Humana Com esta resposta: já não é Deus que é soberano. Somos nós os soberanos. 2. Se considera aqui que as orações pressionariam Deus para que ele faça o que não teria feito se não tivéssemos orado. Tudo depende de nós mesmos.

170 A Soberania de Deus Considerando Neemias... Como Neemias respondeu ate à situação que ele enfrentou?

171 A Soberania de Deus Considerando Neemias...
Neemias reconhece a soberania de Deus, mas também reconhece que ele tem uma responsabilidade de oferecer-se para que Deus o use para cumprir seu plano.

172 A Soberania de Deus As Escrituras nos ensinam que quando Deus quer cumprir algo: Ele solicita a participação do seu povo. Ele executa sua soberania por meio da obediência de seu povo.

173 de qualquer maneira que Deus queira.
A Soberania de Deus No livro de Neemias temos um diário de um homem de Deus que se dispunha a ser usado por Deus em qualquer momento, de qualquer maneira que Deus queira.

174 A Soberania de Deus Segundo Neemias...
A oração não é como uma porção mágica por meio da qual se produzem resultados automáticos e instantâneos

175 A Soberania de Deus Considerando Neemias...
A realidade do equilíbrio entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana é que devemos orar e que Deus responde a nossa oração no tempo e da maneira que lhe agrada.

176 A Soberania de Deus Neemias ora porque entende que o remédio vai mais além do seu próprio controle. Neemias ora porque entende que seu êxito depende da “boa mão de Deus” (1.10) sobre ele. E ainda assim entende que é parte do processo divino. Ele não descansa apenas com a oração. Ele se prepara para servir e para participar da reconstrução de Jerusalém[1] [1] Bryn MacPhail, (Pastor en Toronto) The Prayer of Nehemiah, <

177 A Soberania de Deus Neemias ensina a soberania de Deus ao povo de Israel. Note, por exemplo, que a oração de confissão em Neemias 9 começa com um reconhecimento da soberania de Deus.

178 A Soberania de Deus Neemias 9:5,6 Levantai-vos, bendizei ao SENHOR, vosso Deus, de eternidade em eternidade. Então, se disse: Bendito seja o nome da tua glória, que ultrapassa todo bendizer e louvo. Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora.

179 A Soberania de Deus Em Neemias há situações muito graves.
Os inimigos estão sempre buscando oportunidades de aproveitarem-se da debilidade dos israelitas e das ruínas de Jerusalém. Lemos em Neemias dos ataques, tanto de armas como de palavras e de planos sinistros dos inimigos.

180 A Soberania de Deus Mas, os inimigos são nada mais que agentes de Satanás que está por trás de todos os planos de parar o grande plano de Deus para a salvação do mundo por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo.

181 A Soberania de Deus O que aprendemos sobre soberania de Deus é que mesmo os inimigos com todos os seus planos de destruição são fantoches de Deus, o soberano. Deus é soberano mesmo sobre a maldade do chefe do mal, Satanás.

182 A Soberania de Deus Deus pode manejar mesmo o mal para que sirva para o bem. Temos montões de exemplos disso na Bíblia, inclusive em Neemias também.

183 A Soberania de Deus A soberania de Deus é o conceito chave do progresso da história da redenção

184 A Soberania de Deus Por sua soberania Deus ordena seu plano de salvação seu plano de salvação. Por sua soberania Deus dirige seu plano de salvação seu plano de salvação. Por sua soberania Deus executa seu plano de salvação seu plano de salvação. E na ordenação, direção e execução de seu plano, Ele usa seu povo para cumprir sua vontade.

185 Por sua soberania Deus…
A Soberania de Deus Por sua soberania Deus… ordena dirige executa … seu plano de salvação

186 A Soberania de Deus E na ordenação, direção e execução de seu plano Ele usa seu povo para cumprir sua vontade

187 A Soberania de Deus Em Sua soberania Deus mobilizou Neemias para que lhe servisse no momento histórico em que vivia.

188 A Soberania de Deus Tanto como Ele usou Neemias em seu momento histórico, Deus nos chama em nosso contexto histórico para que lhe sirvamos debaixo da Sua soberania no desenvolvimento de Seu plano de salvação.

189 1. A Restauração de Jerusalém
A) Neemias 1:1 – 2:8 A Base da Restauração

190 1. A Restauração de Jerusalém
B) Neemias 2:9-4:23 Desafios Externos

191 1. A Restauração de Jerusalém
C) Neemias 5:1-7:3 Desafios Internos

192 2. A Restauração Interna do Povo
A) Neemias 7:4-8:12 A Palavra de Deus

193 A Lei de Deus

194 A Lei de Deus O povo havia passado setenta anos em cativeiro, e muitos haviam voltado a Jerusalém. O trabalho de reconstrução da muralha de Jerusalém havia terminado. Mas, faltou algo. A condição interna do povo seguiu em mal estado.

195 Em Neemias 9.36, 37 – O Estado do povo
A Lei de Deus Em Neemias 9.36, 37 – O Estado do povo Eis que hoje somos servos; e até na terra que deste a nossos pais, para comerem o seu fruto e o seu bem, eis que somos servos nela. Seus abundantes produtos são para os reis que puseste sobre nós por causa dos nossos pecados; e, segundo a sua vontade, dominam sobre o nosso corpo e sobre o nosso gado; estamos em grande angústia

196 A Lei de Deus Durante o Cativeiro O povo havia esquecido seus costumes
Abandonado, sua herança espiritual. Se haviam esquecido de Deus.

197 Consequência: Angustia e destreza Necessidade: Restauração
A Lei de Deus Consequência: Angustia e destreza Necessidade: Restauração

198 A Lei de Deus A restauração interna do povo de Deus em Neemias é o primeiro passo da restauração espiritual do povo

199 A Lei de Deus Restauração Interna Leitura da Lei de Deus
Resposta do povo

200 Neemias 8:1 - Leitura da Lei
A Lei de Deus Neemias 8:1 - Leitura da Lei “…todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés que o Senhor havia prescrito a Israel”

201 A Lei de Deus Mas, ao que se refere “o livro da Lei de Moisés” que eles leram?

202 A Lei de Deus O Pentateuco
Os primeiros cinco livros da Bíblia, escrito por Moisés: História do povo de Israel desde a criação do mundo As leis de Deus que seu povo devia obedecer e seguir.

203 A Lei de Deus Neemias 8:1-6 Lemos que o povo havia se reunido em um lugar, esperando a leitura e explicação da lei.

204 Por que o livro da Lei tinha que ser explicado?
A Lei de Deus Por que o livro da Lei tinha que ser explicado?

205 Por que o livro da Lei tinha que ser explicada?
A Lei de Deus Por que o livro da Lei tinha que ser explicada? Durante o cativeiro muitos israelitas havia se esquecido do idioma hebraico no qual Moisés escreveu o livro da Lei. Muitos deles falavam aramaico, um dialeto hebreu.

206 Por que o livro da Lei tinha que ser explicada?
A Lei de Deus Por que o livro da Lei tinha que ser explicada? 2) Para a maioria dos repatriados, as palavras do livro da Lei eram estranhas.

207 Por que o livro da Lei tinha que ser explicada?
A Lei de Deus Por que o livro da Lei tinha que ser explicada? Deus exigiu que se lesse o livro da Lei a cada sete anos (Deuteronômio 31:9-13). Mas o povo também havia esquecido esse costume.

208 Ocasiões da Leitura da Lei
A Lei de Deus Ocasiões da Leitura da Lei Se fazia em várias ocasiões na história de Israel.

209 Ocasiões da Leitura da Lei
A Lei de Deus Ocasiões da Leitura da Lei 1) Exôdo 24 – Com a ratificação do pacto no monte Sinai na ocasião da recepção dos dez mandamentos.

210 Ocasiões da Leitura da Lei
A Lei de Deus Ocasiões da Leitura da Lei 2) Deuteronômio 31.9–13, 26, 27 – No momento em que Deus exigiu que se lesse o livro da Lei a cada sete anos. Por isso, o livro da Lei foi guardado ao lado da arca do pacto.

211 Ocasiões da Leitura da Lei
A Lei de Deus Ocasiões da Leitura da Lei 3) Josué 8.34, 35 – A renovação do pacto de Deus no monte Ebal depois de haver conquistado Ai.

212 Ocasiões da Leitura da Lei
A Lei de Deus Ocasiões da Leitura da Lei 4. 2 Reis – No tempo do rei Josias quando encontrou-se o livro da Lei na limpeza do tempo.

213 Ocasiões da Leitura da Lei
A Lei de Deus Ocasiões da Leitura da Lei 5) Referências Miscelâneas Deuteronomio 17.19; Josué 1.8; Levítico 10.11; 2 Crônicas

214 A Lei de Deus Cada ocasião da leitura pública do livro da Lei foi em um momento de: reforma, renovação de compromisso novo com Deus

215 A Lei de Deus Em Neemias 8, a leitura resulta em: Choro (v. 9);
Celebração (v. 12); Uma sede para ouvir da Palavra de Deus (v. 13) Obediência a Deus (vs ).

216 A Lei de Deus A leitura da lei também resulta em:
> Confissão de pecado (9:1-5) > Arrependimento (9:32-37) > Compromisso renovado (9:36 e capítulo 10)

217 A Lei de Deus Nenhuma renovação, nenhuma reforma, nenhum compromisso novo com Deus pode ser realizado sem : leitura da Lei de Deus Um estudo profundo dela Obediência aos seus ensinos

218 2. A Restauração Interna do Povo
B) Neemias 8:13-9:37 Confissão de Pecado

219 2. A Restauração Interna do Povo
C) Neemias 9:38-10:39 Um Compromisso Renovado

220 O Pacto de Deus

221 O Pacto de Deus No capítulo 10 Neemias escreve sua reafirmação do pacto com Deus da parte dos israelitas.

222 O Pacto de Deus Note que não era um pacto novo,
mas uma reafirmação de um pacto já estabelecido, mas que nesse momento foi renovado

223 Consideremos este pacto.
O Pacto de Deus Consideremos este pacto. O que é o pacto? Como se iniciou? Quais são os elementos? Que importância tem?

224 O que é O Pacto de Deus? Definição
O pacto é a relação entre Deus e Seu povo, iniciado por Deus no qual ele disse: “Eu sou o teu Deus”, e o povo responde: “Nós somos teus filhos”.

225 O que é O Pacto de Deus? Deus segue sendo o soberano absoluto nos pactos que estabelece e em tudo o que faz. O homem não faz um contrato com ele em nada, nem mesmo remotamente, à igualdade. O pacto é uma expressão da vontade de Deus, não do homem, e o homem deve aceitar as condições que se lhe propõe, confiar que a vontade de Deus é santa, justa e boa, e ordenar sua vida em conseqüência dela. [1] [1] Gresham Machen, El Hombre capítulo 13. (Fundador de Westminster Seminary en Philadelphia)

226 Quais são os elementos do pacto
No pacto com Deus há quatro elementos: 1. As partes: Há dois partidos: Deus e o homem.

227 Quais são os elementos do Pacto?
No pacto com Deus há quatro elementos 2. As promessas: Deus promete ser Deus do povo e o povo promete ser o povo de Deus

228 Quais são os elementos do Pacto?
No pacto com Deus há quatro elementos 3. As condições: Se o homem cumpre perfeitamente os mandamentos de Deus, Deus lhe dará vida eterna.

229 Quais são os elementos do Pacto?
No pacto com Deus há quatro elementos 4. A penalidade: Deus não pode romper o pacto, mas se o homem rompe o pacto, a penalidade é a morte espiritual.

230 O Pacto de Deus O pacto é uma amostra da graça de Deus para com o homem. É certo que há condições. E o problema é que depois da queda de Adão no jardim do Éden, é impossível que o homem satisfaça a condição de obediência perfeita.

231 O Pacto de Deus Mas, este problema se resolve quando Deus faz uma promessa aos que ele tem chamado para serem seus filhos. A esses, Deus dá tudo o que se necessita para cumprir com o pacto por meio da obediência perfeita de Jesus Cristo na cruz.

232 No Antigo Testamento há várias administrações do pacto :[1]
O Pacto de Deus No Antigo Testamento há várias administrações do pacto :[1] [1] El comentario de las Administração do Pacto tiene su origen en el libro de Louis Berkhof, Teología Sistemática. (Jenison, MI: T.E.L.L.) En particular las discusiones en el libro sobre el pacto.

233 Administração do Pacto
1) 1. O pacto de Obras – (Gênesis ). No jardim do Éden Deus fez um pacto quando ele disse “De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

234 Administração do Pacto
2) A Primeira Revelação do Pacto – (Gênesis 3.15). O conteúdo dos pactos de graça no Antigo Testamento é baseada na promessa de Jesus Cristo (a semente de Eva) que virá. Isto está claro quando Deus disse a Satanás “porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

235 Administração do Pacto
3) O Pacto com Noé – (Gênesis 9.11). Deus promete que não voltará a destruir todo ser vivente por meio do dilúvio. “Estabeleço a minha aliança convosco: não será mais destruída toda carne por águas de dilúvio, nem mais haverá dilúvio para destruir a terra”.

236 Administração do Pacto
4) O Pacto com Abraão – Deus formalizou pela primeira vez seu pacto de graça. O conteúdo deste pacto, formalizado simbolicamente em Gênesis 15, ratificado em Gênesis 17 com a circuncisão, se encontra em Gênesis 12. 2, 3: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

237 Administração do Pacto
5) O pacto Sinaítico – Éxodo 19:5 – (Êxodo 19.5). É uma confirmação do pacto com Abraão quando Deus disse a seu povo: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha”. As condições do pacto são registradas nos dez mandamentos em Êxodo , e é formalmente ratificado em Êxodo 24.

238 Administração do Pacto
6) O Novo Pacto – (Romanos 4, Gálatas 3). O pacto velho no Antigo Testamento é desenvolvido e cumprido no novo pacto do qual Jesus Cristo é o mediador. No Novo Testamento não somente os judeus são incluídos, mas também se faz universal, estendido a todas as nações.

239 O Pacto de Deus O pacto se renovava periodicamente em distintas formas durante a história de Israel. Mas, sempre é o mesmo pacto, com o conteúdo e a história apresentada acima.

240 O Pacto de Deus Em Neemias 10, temos um exemplo mais da reafirmação do mesmo pacto da parte do povo.

241 O Pacto de Deus Em seu comentário sobre Neemias 10.1, Matthew Henry diz : Quando Israel primeiramente entrou no pacto com Deus, o fez por meio do sacrifício e com aspersão de sangue (Êxodo 24). Mas aqui se fez de uma maneira mais natural e comum, por meio de selar e confirmar os artigos do pacto que os chamava a fazer nada mais do seu dever

242 Tem os mesmos elementos,
O Pacto de Deus Este pacto é o mesmo pacto que regula nossa relação com Deus hoje em dia também. Tem os mesmos elementos, o mesmo conteúdo, a mesma graça de Deus por meio do Mediador do pacto, o Senhor Jesus Cristo

243 O Pacto de Deus Tal como Deus prometeu vida eterna por meio de seu pacto no tempo de Neemias, assim nos promete o mesmo hoje.

244 O Pacto de Deus É este pacto que forma a base do caráter do líder bíblico como veremos na passagem que estudaremos para este capítulo.

245 3. A Restauração Externa do Povo
Neemias 11:1-12:47 Ação de Graças no Culto

246 A Gratidão

247 Gostamos de celebrar o dia de Ações de Graças.
A Gratidão Gostamos de celebrar o dia de Ações de Graças.

248 A Gratidão Alguns países têm dias separados especialmente para dar graças a Deus, cada um com sua história para a ocasião.

249 É um bom costume estabelecer um dia para dar graças a Deus.
A Gratidão É um bom costume estabelecer um dia para dar graças a Deus.

250 Por que temos que separar um dia especial para dar graças a Deus?
A Gratidão Reflexão Por que temos que separar um dia especial para dar graças a Deus? Não é certo que realmente cada dia deva ser um dia para dar graças a Deus?

251 Quando se originou o dia de Ação de Graças?
A Gratidão Quando se originou o dia de Ação de Graças? Em Neemias 12, temos um exemplo de um dia de Ações de Graças.

252 Quando se originou o dia de Ação de Graças?
A Gratidão Quando se originou o dia de Ação de Graças? Mas, se lermos a Bíblia, notaremos que há muitas ocasiões nas quais o povo de Deus dava graças. Revisemos algumas dessas ocasiões.

253 Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Primeira ocasião - Gênesis 4:4
A Gratidão Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Primeira ocasião - Gênesis 4:4 É o exemplo do sacrifício de Abel. “Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste”.

254 Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Sacrifício de Abel - Gênesis 4:4
A Gratidão Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Sacrifício de Abel - Gênesis 4:4 O sangue derramado nos sacrifícios de Abel sinaliza o sangue de Cristo que viria e que derramaria seu sangue como sacrifício pelos pecados do mundo.

255 Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Sacrifício de Abel - Gênesis 4:4
A Gratidão Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Sacrifício de Abel - Gênesis 4:4 Realmente, isso deve ser motivo principal para nossas ações de graças

256 Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Sacrifício de Abel - Gênesis 4:4
A Gratidão Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Sacrifício de Abel - Gênesis 4:4 Lemos que Deus aceitou o sacrifício de Abel no mesmo versículo 4: “Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta”.

257 Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças
A Gratidão Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Sacrifíco de Noé - Gênesis 8:20 Depois do dilúvio “Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar”.

258 Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Sacrifíco de Noé - Gênesis 8:20
A Gratidão Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Sacrifíco de Noé - Gênesis 8:20 Imagine a gratidão que sentia a familia de Noé depois de haver sido resgatado do dilúcio somente pela graça de Deus.

259 Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Sacrifíco de Noé - Gênesis 8:20
A Gratidão Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Sacrifíco de Noé - Gênesis 8:20 Deus havia escolhido a Noé e sua família para que de sua linhagem viesse o Messias, Jesus Cristo.

260 Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças
A Gratidão Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Sacrifíco de Noé - Gênesis 8:20 Tal como Noé e sua família foram salvos da morte, assim nós somos redimidos de nossos pecados pelo sacrifício de Cristo na cruz.

261 Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças
A Gratidão Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Lemos dos sacrifícios de Abraão, Isaque e Jacó e de suas famílias.

262 Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças
A Gratidão Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Celebração da Páscoa - Êxodo 12:14 “Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo”.

263 A Gratidão Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Deuteronomio 8:11-14
Antes de entrar em Canaã – “Lembra-te!” Deuteronomio 8:11-14 “Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno; para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas; depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão”

264 Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Antes de entrar em Canaã
A Gratidão Ocasiões Bíblicas de Ação de Graças Antes de entrar em Canaã Deuteronomio 8:19,20 Se te esqueceres do SENHOR, teu Deus, e andares após outros deuses, e os servires, e os adorares, protesto, hoje, contra vós outros que perecereis. Como as nações que o SENHOR destruiu de diante de vós, assim perecereis; porquanto não quisestes obedecer à voz do SENHOR, vosso Deus.

265 A Gratidão Foi exatamente isso o que aconteceu com Israel. E no contexto de Neemias, o povo reconheceu isso.

266 No contexto de Neemias, o povo reconheceu isso e respondeu:
A Gratidão No contexto de Neemias, o povo reconheceu isso e respondeu: Leram a Lei (Neemias 8), confessaram seus pecados (Neemias 9), reafirmaram o pacto (Neemias 10), habitaram em Jerusalém de novo (Neemias 11),

267 No contexto de Neemias, o povo reconheceu isso e respondeu:
A Gratidão No contexto de Neemias, o povo reconheceu isso e respondeu: E agora, (capítulo 12) Neemias e Esdras dirige o povo em uma cerimônia formal de dedicação, um sacrifício de ações de graças a Deus.

268 3. A Restauração Externa do Povo
B) Neemias13:1-13:31 Ação de Graças no Culto

269 A Missão em Neemias

270 A Missão em Neemias A missão de Deus é o desenvolvimento de seu plano de salvação do mundo, focado na pessoa e obra de Jesus Cristo.

271 A Missão em Neemias Dentro da história da redenção há duas etapas em que se desenvolveu o plano de salvação: Antigo Testamento Novo Testamento.

272 A Missão em Neemias Transição do AT ao NT
As etapas passam de uma à outra com o nascimento, ministério, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo.

273 Antigo Testamento - Centrípeto
A Missão em Neemias Antigo Testamento - Centrípeto A missão no Antigo Testamento geralmente seguia o modelo centrípeto (de fora para o centro). Venha e Veja

274 Novo Testamento - Centrífugo
A Missão em Neemias Novo Testamento - Centrífugo A missão no Novo Testamento segue o modelo centrífugo (do centro para fora). Vá e Proclame

275 A Missão em Neemias Um entendimento disso é importante se vamos estudar o conceito de missão no livro de Neemias.

276 A Missão em Neemias Venha e Veja
O modelo da missão centrípeta no Antigo Testamento é o modelo no qual Deus mantém o seu povo com todos os regimentos dados no Pentateuco.

277 A Missão em Neemias Venha e Veja
O foco se concentrava nos judeus como o povo de Deus.

278 A Missão em Neemias Venha e Veja
A atração dos gentios (não-judeus) era o meio deles virem de fora da sua terra para viver com os judeus em sua terra, seguindo seus costumes e sua cultura. Assim, eles aprenderam a Lei de Deus e os costumes ditados por Deus.

279 A Missão em Neemias Vá e Proclame
O modelo da missão centrífuga no Novo Testamento é o modelo no qual Deus manda a seu povo proclamar as boas novas às nações.

280 A Missão em Neemias Vá e Proclame
Este modelo começou no dia de Pentecostes. O livro de Atos nos conta toda a história da nova iniciativa, mandado por Jesus Cristo “Ide e fazei Discipulos” (Mateus ).

281 A Missão em Neemias Vá e Proclame Este modelo é o que seguimos hoje em dia até que venha o Senhor na segunda vinda.

282 A Missão em Neemias Vá e Proclame
O foco se concentra não nos judeus, mas nos gentios. A atração dos gentios é feita por meio de os cristãos irem ao mundo buscar os que o Senhor chamou para ser seu discípulo.

283 Centrípeto – Venha e Veja
A Missão em Neemias O contexto missionário de Neemias é o do Antigo Testamento. Centrípeto – Venha e Veja

284 A Missão em Neemias Nota-se que de forma geral, quando entraram estrangeiros pagãos a viver em Israel, os judeus tendiam a seguir a religião deles em vez dos estrangeiros adotarem a fé dos judeus.

285 A Missão em Neemias Isso é o contexto particular de Neemias. Quando ele veio, o povo havia esquecido-se de Deus e haviam adaptado à religião dos gentios pagãos que viviam entre eles.

286 A Missão em Neemias Depois da reforma que dirigiu, Neemias voltou para a Pérsia e o que aconteceu? Neemias 13

287 A Missão em Neemias Depois da reforma que dirigiu, Neemias voltou para a Pérsia e o que aconteceu? Neemias 13 O povo voltou a seguir falsos deuses, falsos ensinos e falsas práticas.

288 A Missão em Neemias É neste contexto missionário que devemos entender as passagens em Neemias pois tem a ver com sua relação com os gentios pagãos dos países ao redor deles. Neemias insistiu que se apartassem deles (Neemias 9.2; ).

289 A Missão em Neemias Isso porque os estrangeiros influenciavam os judeus em vez do testemunho dos judeus mudar os que vinham de fora.

290 A Missão em Neemias A idéia era que o povo vivesse em santidade e unidade com Deus, em relação fiel com Deus através do pacto, para ser um exemplo para os pagãos, de que eles eram o verdadeiro povo de Deus.

291 A Missão em Neemias O que acontece no livro de Neemias é que a missão de Deus tinha que estender-se não aos pagãos que viviam ao redor de Jerusalém e Judá. Mas que a missão de Deus tinha que impactar ao povo de Israel mesmo, porque haviam se afastado de Deus.

292 A Missão em Neemias Neemias tinha que restaurar o povo que deveria servir de testemunho fiel para os estrangeiros. Por isso, havia que restaurar não somente a cidade, mas também o coração do povo judeu.

293 A Missão em Neemias A missão de Deus na época da história da redenção em que vivia Neemias era a de voltar de apresentar a Palavra de Deus a seu próprio povo para transformar seu coração.

294 Neemias 9 - Confessaram seus pecados Neemias 10 - Reafirmaram o pacto
A Missão em Neemias Por isso ... Neemias 8 – Leram a Lei Neemias 9 - Confessaram seus pecados Neemias 10 - Reafirmaram o pacto

295 A Missão em Neemias A confirmação do pacto é como uma missão cumprida em Neemias.

296 A Missão em Neemias O Triste É ...
Neemias tinha que voltar a fazer isso de novo depois de um período de ausência, porque o povo voltou a separar-se (capítulo 13).

297 A Missão em Neemias O modelo que Neemias seguiu na missão de Deus era um modelo de transformar a comunidade de fé para que servisse de testemunho da glória de Deus ao mundo.

298 A Missão em Neemias As duas vezes que Neemias dirigiu suas reformas no povo, ele seguiu o mesmo modelo de: Dar atenção à Palavra de Deus Buscar uma resposta a ela Essa é a Missão de Deus

299 A Missão em Neemias A Missão de Deus Encontra-se não somente no Novo Testamento, mas tem sua base no Antigo Testamento, por exemplo, em Neemias.

300 A Missão em Neemias A Missão de Deus
A missão de Deus é que todos escutem a Palavra de Deus e que responda a ela pela fé em Cristo, por meio da obra do Espírito Santo.

301 A Missão em Neemias Kenneth Tollefson escreveu sobre a Missão de Deus em Neemias: [1] Capítulo 1 – Reformulação Capítulo 2 – Comunicação Capítulo 3 – Organização Capítulos 4-6 – Adaptação Capítulos 7-10 – Transformação Capítulo Rotinização [1] Kenneth Tollefson, The Nehemiah Model for Christian Mission. Missiology: An International Review, Vol. XV, No. 1, January, pp

302 Kenneth Tollefson - Missão em Neemias
A Missão em Neemias Kenneth Tollefson - Missão em Neemias Capítulo 1 – Reformulação – Estabelecendo uma visão de uma sociedade do pacto

303 Kenneth Tollefson - Missão em Neemias
A Missão em Neemias Kenneth Tollefson - Missão em Neemias Capítulo 2 – Comunicação – Compartilhando a visão e recrutar apoio

304 Kenneth Tollefson - Missão em Neemias
A Missão em Neemias Kenneth Tollefson - Missão em Neemias Capítulo 3 – Organização – Delegando o trabalho a líderes e grupos de trabalho

305 Kenneth Tollefson - Missão em Neemias
A Missão em Neemias Kenneth Tollefson - Missão em Neemias Capítulos 4-6 – Adaptação – Respondendo estrategicamente à oposição

306 Kenneth Tollefson - Missão em Neemias
A Missão em Neemias Kenneth Tollefson - Missão em Neemias Capítulos 7-10 – Transformação – A reestruturação da sociedade

307 Kenneth Tollefson - Missão em Neemias
A Missão em Neemias Kenneth Tollefson - Missão em Neemias Capítulo Rotinização – Integração à vida comunitária

308 A Missão em Neemias O foco que Tollefson dá à missão se concentra no desenvolvimento da comunidade. Ele põe muita ênfase nos aspectos sociais, econômicos, políticos, etc. que ele crer deve ser transformado pelo Evangelho apresentado na Palavra de Deus.

309 A Missão em Neemias Na missão de Deus, devemos tomar cuidado em não ir para extremos de uma transformação social (comunitária) sem o acompanhamento de uma transformação espiritual. De igual maneira, tampouco devemos propor uma transformação espiritual sem esperar uma transformação social (comunitária).

310 A Missão em Neemias O modelo de missão que Jesus Cristo modela em seu ministério foi o de identificar-se com seu povo por meio da encarnação. Sua missão é efetuar uma transformação espiritual do homem que impacta uma transformação social (comunitária) da qual é parte, de uma maneira integral.

311 O modelo da missão Neemias:
A Missão em Neemias O modelo da missão Neemias: Neemias Com a reconstrução da muralha de Jerusalém, Neemias se identifica com o povo e ganha sua confiança. Neemias Depois Nemias procura dirigir uma transformação espiritual do povo de Deus Neemias – Neemias espera que essa transformação impacte a comunidade do povo.

312 A Missão em Neemias Este é o modelo a que Deus chama sua igreja quando dá “a ordem de marchar” da igreja na grande comissão de Mateus 28.19: “Ide, e fazei discípulos de todas as nações”.

313 Conclusão “Triunfo e Desastre”[1] . Assim resume J.I Packer o conteúdo do livro de Neemias e, de fato, seu ministério entre o povo de Deus. Havia momentos de triunfo (capítulos 8- 12), mas parece que terminou em desastre (capítulo 13). Mas não é certo que a vida cristã siga este mesmo padrão? Consideremos a mensagem de Neemias a respeito disso. [1] Packer, J.I. A Passion for Faithfulness: Wisdom from the Book of Nehemiah. Wheaton IL: Crossway Books p. 200.

314 Conclusão Neemias dirigiu uma reconstrução da muralha de Jerusalém. Temos visto que ele seguiu com uma renovação interna e externa do povo mesmo. Mas desafortunadamente, a reforma que dirigiu não era suficiente para poder manter um compromisso permanente.

315 Conclusão Nos anos que se seguiram, o povo voltou aos seus hábitos velhos de seguir deuses estranhos e ensinamentos falsos. Em parte, a razão para isso era porque a reforma não lhes penetrou bastante profunda como para poder seguir de geração a geração. Necessitava-se mais.

316 Conclusão Quando vemos isso na perspectiva da história da redenção, veremos de onde vem o “mais” que se necessitava. O que aconteceu na época da história de Israel é uma reforma dentre muitas que se tem levado a cabo no povo de Deus por toda a história do mundo.

317 Conclusão Quando dizemos que se necessitava mais, temos que entender que isso é precisamente a razão pela qual Jesus Cristo teria que vir para levar a cabo uma reforma completa ao seu povo.

318 Conclusão O pecado se havia agarrado tanto que ainda Neemias, tão sério e eficiente que era, não poderia mudar o coração dos Israelitas.

319 Conclusão Ele poderia fazer voltar o povo de Deus do exílio a Jerusalém, mas ele não pôde fazer voltar o coração do povo permanentemente para Deus.

320 Conclusão O intento de Neemias é um símbolo do que Cristo veio fazer uns 430 anos depois quando ele nasceu em Belém.

321 Conclusão A realidade é que o velho pacto, baseado nos elementos da lei, não era o suficiente para a redenção do povo.

322 Conclusão O novo pacto agregou a graça à lei, introduzida pelo Salvador Jesus Cristo. No novo pacto uma nova reforma ocorre. É uma reforma do coração, escrito não em rolos ou em livros com tinta, senão no coração pelo Espírito Santo.

323 Conclusão O que Neemias não poderia fazer o fez Jesus Cristo. Neemias não foi capaz de fazê-lo. De fato, nenhum homem o pode fazer. Só Cristo fez o que nenhum outro homem pode fazer.

324 Conclusão O Antigo Testamento estava sob a lei servindo de fundação. A mensagem do Novo Testamento se edifica sobre essa fundação e cumpre a história de redenção na pessoa de Jesus Cristo.

325 Conclusão A lei não foi ab-rogada, mas foi cumprida finalmente em Jesus Cristo. A graça tem como pilares de fundação a lei, estabelecida por Deus sob Moisés, e renovado por Deus sob Neemias, mas cumprida enfim por Jesus Cristo, o cabeça do Novo Pacto.

326 Conclusão É por isso que nos é confirmado o tema de Neemias, que vimos na primeira sessão do curso, “A cidade de Deus é temporariamente restaurada como uma profecía apontando para o reino de Deus.”

327 Conclusão Demos graças a Deus por sua fidelidade em seguir cumprindo sua promessa na história da salvação por meio do povo de Deus através dos acontecimentos contados no livro de Neemias.


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