A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do Educopedista produtor da aula: Carolina da Matta Vicente Pereira Nome do Educopedista revisor da aula: Regina Vitoria Soares Lopes (Dez/2014) Nome do Educopedista Coordenador de disciplina: Lucinéia Alves Kontos Disciplina Ano Aula número Ciências 05 Tema da Aula Digital O sistema genital masculino

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Conhecer o sistema genital masculino  e identificar suas partes.  Referencial Teórico

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADES 5-7

4 Atividade 1: Relembrando
Na última aula você aprendeu sobre o sistema endócrino e os hormônios. Clique na imagem ao lado para relembrar esse assunto:

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade É sugerido para esta atividade que o professor comente sobre o tema abordado na última aula, relembrando as principais glândulas do sistema endócrino e seus hormônios. É importante também que seja feita uma conexão da aula anterior com a atual. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um texto que fala sobre o sistema endócrino. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você aprenderá sobre o sistema genital masculino. Ao final da aula, você estará pronto para conhecer o sistema genital masculino  e identificar suas partes.

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesse momento, é importante que o professor apresente o tema de aula de forma breve, debatendo sobre a importância de conhecer o sistema genital masculino. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fontes da imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Você conhece o sistema genital masculino? Sabe qual sua função?

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O objetivo desta temática é propor aos alunos uma pergunta-desafio que induza ao pensamento investigativo e que os norteie para a descoberta. Lance a pergunta-desafio: “Você conhece o sistema genital masculino? Sabe qual sua função?” e comente as possíveis respostas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
O estudo do sistemas genitais é importante para compreendermos melhor o funcionamento do corpo. Você já ouviu falar em “exame de próstata”? A próstata é um componente importante do sistema genital masculino, e o câncer de próstata é uma doença que mata muitos homens. Assista à reportagem sobre esse assunto: Nesta aula, serão desenvolvidas atividades para que você seja capaz de compreender o funcionamento do sistema genital masculino  e identificar suas partes.  

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá levar os alunos a refletirem sobre a importância de conhecer o sistema genital masculino. O professor pode questionar os alunos sobre qual seria a função dos testículos e do pênis. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto em questão é uma reportagem sobre câncer de próstata. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Responda ao Educoquiz 1, prestando atenção à leitura das perguntas. Você irá compreender melhor quais são os seus conhecimentos sobre o assunto desta aula! Vamos lá! 1) O sistema genital masculino, além de produzir hormônios como a testosterona, é responsável pela produção das células reprodutoras(gametas), chamadas: A) esperma. B) epidídimo. C) espermatozóides. D) testículos.

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Se você marcou a letra A, você errou! Esperma é o nome do líquido expelido pelo pênis na ejaculação e não o nome dado aos gametas masculinos. Se você marcou a letra B, você errou! Epidídimo não é o nome dado aos gametas masculinos. Se você marcou a letra C, você acertou! As células sexuais masculinas, ou seja, os gametas masculinos são conhecidos como espermatozóides. Se você marcou a letra D, você errou! Testículos são órgãos que produzem os gametas masculinos e não o nome dos gametas.

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
2) O corpo humano é formado por vários sistemas como o circulatório, digestório, urinário, etc. Cada sistema possui funções específicas e, juntos, proporcionam o funcionamento do organismo. Assinale a alternativa que possui funções do sistema genital masculino: Produzir as enzimas do nosso corpo. Produzir apenas os espermatozóides. Produzir todos os tipos de hormônio e produzir os gametas masculinos. Produzir hormônios relacionados ao sexo masculino e produzir os gametas masculinos.

15 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Se você marcou a letra A, você errou! A função do sistema genital masculino NÃO é produzir enzimas. Se você marcou a letra B, você errou! A função do sistema genital masculino NÃO é APENAS produzir os espermatozóides. Se você marcou a letra C, você errou! O sistema genital masculino NÃO produz todos os hormônios do corpo. Se você marcou a letra D, você acertou! O sistema genital masculino está relacionado à reprodução, portanto, a produção dos gametas e de hormônios sexuais são as funções desse sistema.

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3) O sistema genital masculino, como todos os outros sistemas do corpo humano, é formado de órgãos, ou seja, de vários elementos diferentes. Assinale a alternativa que contém elementos presentes apenas no sistema genital masculino: A) Pênis e testículo e próstata. B) Pênis, bexiga e próstata. C) Pênis, testículo e bexiga. D) Pênis, ovário e testículo.

17 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Se você marcou a letra A, você acertou! O sistema genital masculino é composto por órgãos como os testículos, o pênis e a próstata. Se você marcou a letra B, você errou! A bexiga NÃO é um órgão do sistema genital masculino. Se você marcou a letra C, você errou! A bexiga NÃO é um órgão do sistema genital masculino. Se você marcou a letra D, você errou! O ovário NÃO é um órgão do sistema genital masculino.

18 Atividades 5-7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Na atividade proposta, o aluno irá responder ao Educoquiz 1 com três questões. Ele também servirá como ferramenta para o professor fazer o levantamento prévio do conhecimento do aluno. As três questões estão dispostas em graus de dificuldade: fácil, médio e difícil. Conforme o conhecimento prévio do aluno, deve haver uma condução a diferentes atividades. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileira.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADES 9-11 Checagem ATIVIDADES 12-15

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Observe a tirinha abaixo: Você sabia que a parte do sistema genital masculino, vulgarmente chamada de “saco”, chama-se bolsa escrotal? Saberia citar o nome de outros dois elementos do sistema genital masculino e suas respectivas funções? Atividade 8: Momento de reflexão

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá levar, mais uma vez, o aluno a desenvolver um pensamento crítico sobre a importância de conhecer o sistema genital masculino. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras.

22 Atividade 9: Função do sistema genital
O sistema genital é um conjunto de órgãos responsáveis pela produção de gametas (células sexuais) e hormônios sexuais secundários, e tem como finalidade realizar a reprodução da espécie. Clique na imagem abaixo para ler um texto sobre esse assunto.

23 Atividade 9: Função do sistema genital
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade aborda a função do sistema genital. O professor pode promover um debate sobre a função do sistema, comparando várias espécies animais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto é um texto que fala sobre o sistema genital. Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras.

24 Atividade 10: Puberdade e sistema genital
O amadurecimento do sistema genital ocorre na puberdade, quando este começa a produzir hormônios sexuais e gametas. Com o amadurecimento do sistema genital ocorrem mudanças pelo corpo, mudanças no comportamento e isso indica que estamos prontos para a reprodução. Assista ao vídeo abaixo sobre esse assunto:

25 Atividade 10: Puberdade e sistema genital
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade aborda o período de amadurecimento do sistema genital. O professor pode exibir um filme que fale sobre puberdade, comentando as mudanças que ocorrem no corpo . Sugetão: “Geração saúde 2” /episódio 2 - as grandes transformações da puberdade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo dessa atividade aborda as mudanças da puberdade. Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras.

26 Atividade 11: Anatomia do sistema genital masculino
O sistema genital masculino é formado por órgãos. Os testículos são órgãos que produzem hormônio e gametas e se localizam na parte externa do corpo. O epidídimo fica junto aos testículos e armazena os espermatozóides, que saem pelos ductos deferentes e desembocam na uretra. A vesícula seminal, a próstata e a glândula bulbouretral produzem líquidos que irão nutrir e dar mobilidade aos gametas, além de lubrificar e limpar a uretra. O pênis é o órgão erétil, através do qual os espermatozóides são expelidos. Assista o vídeo abaixo sobre a anatomia do sistema genital masculino.

27 Atividade 11: Anatomia do sistema genital masculino
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Essa atividade apresenta a anatomia do sistema genital masculino. O professor pode apresentar uma imagem do sistema genital masculino, apresentando sua anatomia e as nomeclaturas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto é um vídeo que apresenta a anatomia do sistema genital masculino. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras.

28 Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Teste seus conhecimentos realizando a atividade abaixo: O sistema genital masculino é composto por órgãos e cada componente tem sua função. Assinale a alternativa que contém o órgão do sistema genital masculino e sua respectiva função: A) Próstata – produz os espermatozóides. B) Ductos deferentes- canal que transporta os espermatozóides até a uretra . C) Testículos – produzir líquidos que irão nutrir os espermatozóides. D) Bexiga – armazenar urina.

29 Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Se você marcou a letra A, você errou! A função da próstata é produzir um líquido onde os espermatozóides ficam imersos e não produzir os próprios espermatozóides. Se você marcou a letra B, você acertou! Os ductos deferentes são canais que saem dos testículos e desembocam na uretra. Se você marcou a letra C, você errou! Os testículos não produzem líquido para nutrir os espermatozóides, eles produzem os próprios espermatozóides. Se você marcou a letra D, você errou! A função da bexiga é, de fato, armazenar urina, mas ela não é um órgão do sistema genital masculino.

30 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
2) Analise as afirmativas abaixo: I – A função do sistema genital masculino é produzir todos os hormônios do corpo. II – O sistema genital masculino produz os gametas masculinos, chamados de espermatozóides. III - Os testículos são responsáveis pela produção do hormônio masculino testosterona.   Assinale a alternativa correta: A) Todas as afirmativas estão corretas. B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. C) Apenas a afirmativa II está correta. D) Apenas a afirmativa III está correta.

31 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Se você marcou a letra A, você errou! Não são todas as afirmativas que estão corretas. Se você marcou a letra B, você acertou! O sistema genital masculino é responsável por produzir os gametas masculinos (espermatozóides) e os testículos são responsáveis pela produção do hormônio masculino testosterona. Se você marcou a letra C, você errou! Não é apenas a alternativa II que está correta. Se você marcou a letra D, você errou! Não é apenas a afirmativa III que está correta.

32 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
3) “O amadurecimento do sistema genital ocorre na ___________________, quando este começa a produzir _____________________ e _________________. Com o amadurecimento do sistema genital ocorrem mudanças no corpo e no comportamento, indicando que estamos prontos para a reprodução.” Assinale a opção que completa corretamente a frase acima: A) Menopausa / enzimas / gametas. B) Puberdade / suor / enzimas. C) Infância / hormônios / gametas. D) Puberdade/ hormônios sexuais / gametas.

33 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Se você marcou a letra A, você errou! O amadurecimento do sistema genital NÃO ocorre na menopausa e ele não começa a produzir enzimas após seu amadurecimento. Se você marcou a letra B, você errou! O sistema genital masculino NÃO começa a produzir suor e enzimas após seu amadurecimento. Se você marcou a letra C, você errou! O amadurecimento do sistema genital NÃO ocorre na infância. Se você marcou a letra D, você acertou! A puberdade é o período em que ocorre o amadurecimento do sistema genital e este passa a produzir os hormônios sexuais e os gametas.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
4) O canal existente dentro do pênis, que é parte tanto do sistema genital masculino quanto do sistema urinário, por onde são expelidos a urina e os espermatozóides é chamado de : A) canal deferente. B) ureteres. C) uretra. D) próstata.

35 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Se você marcou a letra A, você errou! O canal deferente sai dos testículos, portanto não é o canal que fica dentro do pênis, por onde os espermatozóides são expelidos. Se você marcou a letra B, você errou! Os ureteres são canais que pertencem ao sistema urinário. Se você marcou a letra C, você acertou! A uretra é o canal por onde os espermatozóides são expelidos do corpo. Se você marcou a letra D, você errou! A próstata não é um canal existente dentro do pênis.

36 Atividades 12-15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A temática proposta oferece o Educoquiz 2, com quatro questões sobre o sistema genital masculino. Faça considerações sobre as opções incorretas. Se for necessário, esclareça possíveis dúvidas dos alunos diante das questões. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras.

37 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADES 16-19 Checagem ATIVIDADES 20-24

38 Atividade 16: O pênis O pênis é um órgão que participa tanto do sistema reprodutor (libera espermatozóides) quanto do sistema urinário (libera urina). O canal que se abre na ponta do pênis é a URETRA, por onde os líquidos corporais saem. Ele possui em seu interior tecidos esponjosos (os corpos cavernosos), altamente vascularizados. Os corpos cavernosos ao se encher de sangue provocam a ereção do pênis. A região anterior do pênis forma a glande ( a "cabeça"), onde a pele é fina e apresenta muitas terminações nervosas, o que determina grande sensibilidade à estimulação sexual. A glande é recoberta por uma prega protetora de pele chamada prepúcio, às vezes removida cirurgicamente por meio da circuncisão. Veja, na imagem ao lado, como é a estrutura do pênis:

39 Atividade 16: O pênis Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade aborda o pênis. O professor pode promover um debate sobre possíveis dúvidas como: tamanho do pênis, higiene do pênis, fimose, impotência, etc. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: O objeto em questão é um desenho das partes internas do pênis. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras.

40 Atividade 17: Bolsa escrotal e testículos
Testículos são glândulas localizadas atrás do pênis, dentro de uma bolsa de pele chamada bolsa escrotal (vulgarmente conhecida como “saco”). Os testículos produzem hormônios masculinos, dos quais a testosterona é o principal. Além disso, produzem os gametas masculinos (espermatozóides). Estão localizados fora do corpo porque, para que os espermatozóides se desenvolvam, há necessidade que os testículos mantenham uma temperatura alguns graus abaixo da temperatura normal do corpo. Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre esse assunto:

41 Atividade 17: Bolsa escrotal e testículos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade traz como temática os testículos e a bolsa escrotal. O professor pode expor aos alunos um esquema de como os testículos são formados, indicando onde há a produção de gametas e de hormônio. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O texto dessa atividade fala sobre os testículos. Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras.

42 Atividade 18: As glândulas anexas
As glândulas anexas do sistema genital masculino são: a próstata, a vesícula seminal e a glândula bulbouretral. Quando os espermatozóides saem dos testículos, através dos ductos deferentes, eles recebem um líquido das vesículas seminais, que serve como fonte de energia para essas células. Recebem também um líquido produzido pela próstata, que tem a função de neutralizar a acidez da urina, dar mobilidade aos espermatozóides e também nutri-los. Por fim, as glândulas bulbouretrais produzem um líquido que lubrifica a extremidade do pênis e “limpa” a uretra. A união desses líquidos, mais os espermatozóides, forma o sêmen ou esperma, que é o líquido viscoso e esbranquiçado expelido pelo pênis, no qual os espermatozóides estão imersos. A eliminação do esperma é chamada ejaculação.

43 Atividade 18: As glândulas anexas
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade apresenta as glândulas anexas. O professor pode comentar sobre a questão do câncer de próstata e debater sobre o preconceito acerca do exame de próstata. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há Tempo de duração da atividade: 10minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileira.

44 Atividade 19: Visão geral do sistema genital masculino
Até o momento estudamos as partes do sistema genital masculino e suas respectivas funções. Agora, clique na imagem e leia o texto abaixo. Você poderá ter uma visão geral do funcionamento do sistema genital masculino.

45 Atividade 19: Visão geral do sistema genital masculino
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade apresenta uma visão geral do sistema. O professor pode expor uma imagem e fazer um resumo,mostrando o caminho percorrido pelos espermatozóides. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O texto apresenta uma visão geral do sistema genital masculino. Tempo de duração da atividade: 15minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileira.

46 Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Pense sobre o que você aprendeu até aqui, testando seus conhecimentos neste surpreendente Educoquiz. O testículo é um importante órgão do sistema reprodutor masculino pois é ele que produz os hormônios sexuais e os gametas masculinos. Sobre os testículos é correto afirmar que: A) A progesterona e o estrogênio são os principais hormônios produzidos nos testículos. B) Localiza-se fora do corpo porque é necessária uma temperatura menor que a do corpo para que os espermatozóides se desenvolvam. C) É um órgão com capacidade de ereção pois é formado de tecido esponjoso. D) Produzem um líquido chamado sêmen ou esperma.

47 Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Se você marcou a letra A, você errou! Progesterona e estrogênio são hormônios femininos, portanto não são produzidos pelos testículos. Se você marcou a letra B, você acertou! Os testículos produzem os espermatozóides, que necessitam estar numa temperatura menor que a do corpo para se desenvolverem, portanto os testículos estão localizados fora do corpo. Se você marcou a letra C, você errou! Os testículos não são formados por tecidos esponjosos, portanto não são órgãos com capacidade de ereção. Se você marcou a letra D, você errou! O esperma é resultado da união dos espermatozóides com os líquidos produzidos pelas glândulas anexas, portanto não é um produto dos testículos.

48 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2) “Ele possui em seu interior tecidos esponjosos (corpos cavernosos), altamente vascularizados, que ao se encherem de sangue provocam a ereção. Sua região anterior forma a glande ("cabeça"), onde a pele é fina e apresenta muitas terminações nervosas, o que determina grande sensibilidade à estimulação sexual. A glande é recoberta por uma prega protetora de pele chamada prepúcio.” A frase acima refere-se a qual órgão do sistema genital masculino? A) Testículos. B) Próstata. C) Vesícula seminal. D) Pênis.

49 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Se você marcou a letra A, você errou! Os testículos não possuem em seu interior tecidos esponjosos, não possuem glande e nem prepúcio. Se você marcou a letra B, você errou! A próstata não possui capacidade erétil, portanto não é formada de tecidos esponjosos. Se você marcou a letra C, você errou! A vesícula seminal é uma glândula e não é formada por tecidos esponjosos. Além disso, não possui glande nem prepúcio. Se você marcou a letra D, você acertou! O pênis é um órgão que possui a capacidade de ficar ereto quando seus tecidos se enchem de sangue. Possui uma “cabeça”, recoberta por uma pele chamada prepúcio.

50 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3) “As glândulas anexas: ___________, ____________e ______________ são responsáveis pela produção do ____________(líquido nutritivo no qual os espermatozóides ficam imersos).” A alternativa que completa corretamente a frase acima é: A) Próstata / vesícula seminal / glândula bulbouretral / esperma. B) Próstata / vesícula seminal / testículo / esperma. C) Próstata / vesícula seminal / glândula bulbouretral / espermatozóide. D) Vesícula seminal / testículo / glândula bulbouretral / espermatozóide.

51 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Se você marcou a letra A, você acertou! Os líquidos produzidos pela próstata, vesículas seminais e glândula bulbouretrais se unem formando o esperma, líquido onde os espermatozóides ficam imersos. Se você marcou a letra B, você errou! O testículo não é considerado uma das glândulas anexas. Se você marcou a letra C, você errou! As glândulas anexas não são responsáveis pela produção dos espermatozóides. Se você marcou a letra D, você errou! O testículo não é considerado uma das glândulas anexas, além disso, as glândulas anexas não são responsáveis pela produção dos espermatozóides.

52 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Observe o esquema do sistema genital masculino, e em seguida responda a questão abaixo: Em relação a anatomia do sistema genital masculino podemos afirmar que: A) os testículos e o pênis ficam na parte interna do corpo. B) os ductos (canais) deferentes desembocam na uretra. C) a próstata fica na parte externa do corpo, facilitando o exame preventivo de câncer de próstata. D) o epidídimo fica no pênis, junto à uretra.

53 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Se você marcou a letra A, você errou! Os testículos e o pênis NÃO ficam na parte interna do corpo. Se você marcou a letra B, você acertou! Os ductos deferentes são canais que saem dos testículos e desembocam na uretra. Se você marcou a letra C, você errou! A próstata NÃO fica na parte externa e sim na parte interna do corpo. Se você marcou a letra D, você errou! O epidídimo fica junto aos testículos e não no pênis.

54 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
5) O testículo é responsável, entre outras coisas, pela produção de hormônios sexuais. O principal hormônio produzido pelos testículos é: A) a testosterona. B) o sêmen. C) a bolsa escrotal. D) o esperma.

55 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Se você marcou a letra A, você acertou! A testosterona é um hormônio masculino responsável pelas características sexuais secundárias. Se você marcou a letra B, você errou! O sêmen não é hormônio sexual. Se você marcou a letra C, você errou! A bolsa escrotal acomoda os testículos e não é um hormônio. Se você marcou a letra D, você errou! O esperma não é um hormônio.

56 Atividades 20-24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A temática proposta oferece o Educoquiz 3 com cinco questões sobre o sistema genital masculino. Faça considerações sobre as opções incorretas. Se for necessário, esclareça possíveis dúvidas dos alunos diante das questões. Fonte da imagem: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras.

57 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 25

58 Atividade 25: Você está sendo desafiado
Você está sendo desafiado a criar um modelo didático do sistema genital masculino. Você pode utilizar qualquer material: massinha de modelar, isopor, material reciclável... Use a imaginação e mostre o que você aprendeu sobre a anatomia desse sistema! Observe, ao lado, um modelo didático:

59 Atividade 25: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O aluno, nesta atividade, será desafiado a criar um modelo didático do sistema genital masculino. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras.

60 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 26 Resumo ATIVIDADE 27 Próximo tema ATIVIDADE 28

61 Atividade 26: Construindo um resumo
Nesta aula, você aprendeu sobre o sistema genital masculino. Faça um desenho do sistema genital masculino, mostrando suas partes e indicando, resumidamente a função de cada uma delas. Realize a tarefa com atenção!

62 Atividade 26: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste momento, o professor poderá sugerir que o aluno crie, em sala de aula ou como atividade extraclasse, um desenho do sistema genital masculino e apontando as funções de cada componente. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileira

63 Atividade 27: Educossíntese
Após ter feito seu resumo, confira se abordou ao menos cinco dos pontos citados abaixo. Se suas palavras não foram citadas aqui, discuta com seus colegas e verifique se elas se relacionam à aula. Testosterona Pênis Testículos Espermatozóides Bolsa escrotal Ducto deferentes Glândulas Próstata Sêmen Uretra Epidídimo

64 Atividade 27: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Após a produção anterior, o professor poderá pedir aos alunos para verificarem quais pontos descritos na atividade foram abordados no resumo. É interessante contextualizar com os alunos os itens que foram ou não trabalhados no resumo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileira

65 Atividade 28: Na próxima aula...
Nessa aula você aprendeu sobre o sistema genital masculino. Aprendeu que ele possui órgãos como o pênis, testículos, próstata, etc. Descobriu que o sistema genital masculino é responsável pela produção de hormônios como a testosterona e pela produção dos gametas masculinos (espermatozóides). Como será então o sistema genital feminino? O que será que ele produz? Como é sua anatomia? O sistema genital feminino é o tema da próxima aula. Até lá!

66 Atividade 28: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Como atividade final, o professor poderá fazer o fechamento, contextualizando a importância de conhecer o sistema genital masculino. Para despertar o interesse do aluno para a próxima aula, é interessante levá-lo à reflexão da pergunta-desafio. Fonte da imagem: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Mesas organizadas em fileiras.

67 PARA IR ALÉM Sugestão de jogo online: Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Criação de palavras cruzadas ou caça-palavras relacionados ao tema.


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google