A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRÂNSITO O trânsito é um local de grande incidência de lesões por acidente sendo praticamente todas elas evitáveis com medidas mais cuidadosas e com lesões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRÂNSITO O trânsito é um local de grande incidência de lesões por acidente sendo praticamente todas elas evitáveis com medidas mais cuidadosas e com lesões."— Transcrição da apresentação:

1 TRÂNSITO O trânsito é um local de grande incidência de lesões por acidente sendo praticamente todas elas evitáveis com medidas mais cuidadosas e com lesões com podem ser minimizadas com o uso correto do cinto de segurança, encosto de cabeça e capacete

2 KIT PRIMEIROS SOCORROS
Gaze; Tesoura; Atadura; Esparadrapo; Luvas; Bandagem de algodão. Por lei todos os carros deveriam ter um Kit de primeiros socorros com os equipamentos listados ao lado para uma atuação breve e cuidadosa em caso de emergências.

3 SEGURANÇA EM 1º LUGAR Antes de qualquer socorro você deve se certificar de que a área não apresenta riscos como fios elétricos, risco de explosões, materiais tóxicos ou radioativos e etc. VOCÊ NÃO DEVE SE ARRISCAR! EM VEZ DE UMA VÍTIMA SERÃO DUAS! Sinalize bem a área para evitar outros acidentes, caso os dispositivos de sinalização não estejam disponíveis, improvise.

4 192 SAMU SERVIÇO DE URGÊNCIA
É sempre importante chamar o socorro o mais rápido possível e passando informações básicas sobre o ocorrido para que se selecione quais materiais serão precisos enviar ao local para prestar o atendimento. CHAME O SAMU 192 SAMU 192

5 TRANSPORTE DA VÍTIMA Em situações de grandes acidentes a vítima só deve ser removida do local por uma equipe especializada pelo risco de fraturas em todo o corpo, principalmente coluna, que podem ser agravadas na movimentação por pessoal não preparado.

6 FERIMENTOS Lavar cuidadosamente com água limpa e sabão!
Basicamente falar o está no slide dando ênfase para a não utilização de materiais diversos sobre a ferida como descrito no último tópico. Lavar cuidadosamente com água limpa e sabão! Não retire o coágulo! Não retire farpas, vidros ou partículas de metal de dentro do ferimento! Não coloque borra de café, pastas, óleos, pomadas...!

7 FRATURAS / LUXAÇÕES Não tente colocar o osso no lugar!
Fratura é quando o osso quebra. Luxação é quando a articulação sai do lugar (dar exemplo do ombro que é mais comum). Ressaltar os dois tópicos que estão no slide e ressaltar a importância da imobilização do membro nesses casos para que não haja lesões musculares, vasculares e nervosas. Não tente colocar o osso no lugar! Não fazer massagem no local!

8 ATENÇÃO! Afaste os curiosos.
Quanto menos tumulto e mais calma a vítima estiver, melhor. Esperar o SAMU. Afaste os curiosos. Tente manter-se calmo e tranqüilize a vítima. É importante que você converse com a vítima. Espere a chegada do SAMU, se possível.

9 CUIDADO! Não Fornecer líquidos ou alimentos a vítima!
Pode haver a necessidade de anestesia em algum procedimento e isso requer o maior tempo possível de jejum pra evitar que haja vômito, o que pode levar a um engasgo e morte. Não Fornecer líquidos ou alimentos a vítima!

10 Queimaduras

11 QUEIMADURA QUÍMICA Cessar o agente causador!
Lembrar que retirada manual não é com a mão! É com uma escova ou algum material semelhante. Retirada mecânica (manual) da maior parte da substância química sólida! Lavar com água em abundância!

12 QUEIMADURA POR FOGO OU SUBSTÂNCIA ABRASIVA
Ressaltar novamente a necessidade de se lavar com água corrente e de não se usar óleo, pasta de dentes e etc. Não estourar as bolhas! Não retirar nada que esteja aderido à queimadura! Não colocar creme dental, óleos , loções... sobre a queimadura! Não aplicar gelo ou lavar com água gelada!

13 QUEIMADURA “BIOLÓGICA”
Água-viva / Caravela Não esfregue ou passe a mão no local atingido; Não colocar água corrente; Não colocar areia, urina ou creme dental; Retirada mecânica de tentáculos, se houver; Lavar o local atingido com água do mar e/ou vinagre Atenção com reações alérgicas graves; Mesma coisa. Ressaltar não colocar materiais diversos. Procurar postos dos bombeiros nas praias que são capacitados para esse atendimento, possuem vinagre que neutraliza a toxina e pomadas anestésicas para aliviar a dor. LEMBRAR QUE AQUI NÃO SE USA ÁGUA CORRENTE.

14 PREVINA-SE PREVENÇÃO SEMPRE!

15 Reanimação cardiopulmonar

16 PARADA CARDIOPULMONAR
Conceitos Interrupção súbita da atividade mecânica ventricular, útil e suficiente, e da respiração (morte clínica). É uma emergência médica extrema, cujos resultados poderão ser lesão cerebral irreversível e a morte.

17 SUPORTE BÁSICO DE VIDA

18 1 – Cheque a responsividade
Toque na vítima e converse com ela Chamar a vítima, tocá-la e falar com ela para testar sua resposividade

19 2 – Chame socorro Ligar para o SAMU e chamar socorro.

20 3 – Verifique o pulso Verificar o pulso. Ensinar onde se verifica, mandar todo mundo fazer em si mesmo ou uns nos outros em duplas. Lembrar que se em 10 segundos não se sentiu, inicia-se rcp pq não se pode demorar no atendimento!

21 4 – Massagem cardíada Ensinar posicionamento das mãos. Uma sobre a outra, dedos entrelaçados, aplicar a força com a regiao tenar e hipotenar da mão (mostrar e não falar pq eles não conhecem a nomenclatura), mostrar que a massagem deve ser feita no meio do peito e não em cima do coração, na altura dos mamilos. O socorrista deve se posicionar do lado da vítima, numa superfície rígida, de joelhos, braços retos e em ângulo de 90º. Não dobrar os braços! Lançar o peso do corpo. Fazer 30 compressões lembrando de deixar o tórax retornar à posição inicial para que ela seja efetiva! Cuidado com o ritmo.

22 5 – Verifique a respiração
Abrir a via aérea e se posicionar para ver, ouvir e sentir a respiração. Também não se deve demorar nessa avaliação. Ver se não tem nada na boca como chiclete, dentadura e etc que esteja tapando a respiração.

23 Respiração Explicar a importância da abertura da via aérea para retirar a língua da orofaringe. SE NÃO QUISER FAZER A RESPIRAÇÃO, NÃO FAÇA! APENAS DESOBSTRUA A VIA AÉREA E MANTENHA A MASSAGEM!!!

24 6 – Respiração boca a boca
Deve-se abrir a via aérea como já mostrado, TAPAR O NARIZ é mto importante, colocar sua boca sobre a da vítima sem deixar espaço para o ar sair e soprar. Não precisa ser muito forte, deve ser a velocidade e o volume normal da sua expiração ( que é o da sal inspiração e consequentemente de uma inspiração normal). Tomar cuidado para não querer assoprar muito! Fazer uma ventilação, retirar a boca para que o ar saia e repetir.

25 7 – Repita até a chegada do socorro
Repita os ciclos de 30 compressões intercalado por duas respirações até o socorro chegar Somente um médico pode diagnosticar a morte do paciente DESFIBRILADOR AUTOMÁTICO Se tiver um desfibrilador perto e ele chegar e você se sentir capaz de usar, use-o assim que ele chegar e continue as massagens e ventilações após o choque. Ele lhe dá todas as orientações por comandos sonoros assim que ligado. Ele lhe avisará a hora de rever a necessidade do choque. NÃO INTERROMPER RCP ATÉ CHEGADA DO SAMU. Só ele pode dizer que o paciente está morto e você deve parar.


Carregar ppt "TRÂNSITO O trânsito é um local de grande incidência de lesões por acidente sendo praticamente todas elas evitáveis com medidas mais cuidadosas e com lesões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google