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Metodologia da Pesquisa Científica

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Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa Científica
Doutoranda Márcia C. da S. Galindo

2 EMPÍRICO, CIENTÍFICO, FILOSÓFICO E TEOLÓGICO
Tipos de Conhecimento Existem pelo menos quatro níveis de conhecimento fundamentais: EMPÍRICO, CIENTÍFICO, FILOSÓFICO E TEOLÓGICO EMPÍRICO: é o conhecimento popular (vulgar), guiado somente pelo que adquirimos na vida cotidiana ou ao acaso, servindo-nos da experiência do outro, às vezes ensinando, às vezes aprendendo, num processo intenso de interação humana e social. FILOSÓFICO: procura conhecer a realidade em seu contexto universal, sem soluções definitivas para a maioria das questões; busca constantemente o sentido da justificação e a possibilidade de interpretação a respeito do homem e de sua existência concreta. A tarefa principal da filosofia resume-se na reflexão TEOLÓGICO: é o estudo de questões referentes ao conhecimento da divindade, implicando sempre em uma atitude de fé diante de revelações de um mistério ou sobrenatural, interpretados como mensagem ou manifestação divina. CIENTÍFICO: é o conhecimento real e sistemático, próximo ao exato, procurando conhecer além do fenômeno em si, as causas e leis. Por meio da classificação, comparação, aplicação dos métodos, análise e síntese, o pesquisador extrai do contexto social, ou do universo, princípios e leis que estruturam um conhecimento rigorosamente válido e universal.

3 APROXIMADAMENTE EXATO
PESQUISA CULTURA LÓGICA REVELAÇÃO APROXIMADAMENTE EXATO

4 CARACTERÍSTICAS DAS CIÊNCIAS FACTUAIS
1- O Conhecimento Científico é Racional 2- O Conhecimento Científico é Objetivo 3- O Conhecimento Científico é Factual 4- O Conhecimento Científico é Transcendente aos Fatos 5- O Conhecimento Científico é Analítico 6- O Conhecimento Científico é Claro e Preciso 7- O Conhecimento Científico é Comunicável 8- O Conhecimento Científico é Verificável 9- O Conhecimento Científico é Dependente de Investigação Metódica 10- O Conhecimento Científico é Sistemático 11- O Conhecimento Científico é Acumulativo 12- O Conhecimento Científico é Falível 13- O Conhecimento Científico é Geral 14- O Conhecimento Científico é Explicativo 15- O Conhecimento Científico é Preditivo 16- O Conhecimento Científico é Aberto 17- O Conhecimento Científico é Útil

5 O QUE É PESQUISA? Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS Existem várias formas de classificar as pesquisas. Uma das formas de classificação é apresentada a seguir:

6 AS ETAPAS DA PESQUISA 1) escolha do tema; 2) revisão de literatura;
3) justificativa; 4) formulação do problema; 5) determinação de objetivos; 6) metodologia; 7) coleta de dados; 8) tabulação de dados; 9) análise e discussão dos resultados; 10) conclusão da análise dos resultados; 11) redação e apresentação do trabalho científico AS ETAPAS DA PESQUISA a) Escolher do tema b) Elaborar pesquisa bibliográfica e seleção das obras relevantes c) Justificar a escolha da pesquisa d) Formular o problema e) Traçar os objetivos (gerais e específicos f) Escolher a metodologia a ser empregada g) Coletar os dados h) Tabular os dados i) Fazer análise, comparações e discussão dos dados j) Concluir k) Redigir, digitar e normalizar o trabalho.

7 NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
ABNT NBR Citações ABNT NBR Referências ABNT NBR

8 ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROJETO DE PESQUISA
a) capa b) folha de rosto c) lista de ilustrações d) lista de tabelas e) lista de abreviaturas e siglas f) sumário g) corpo do texto introdução Problema Hipóteses (quando couber) Objetivos Justificativa referencial teórico metodologia recursos (quando necessário) cronograma h) referências i) apêndices j) anexo.

9 1- ASPECTOS INTRODUTÓRIOS
2- TEMA / TITULO DA PESQUISA 3- PROBLEMA/PROBLEMÁTICA 4- JUSTIFICATIVA 5- OBJETIVOS 6- HIPÓTESES 7- REFERENCIAL TEÓRICO (SEQUÊNCIA LÓGICA DOS TÓPICOS 8- METODOLOGIA 9- CRONOGRAMA 10- RECURSOS 11- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA (FONTES CORRELATAS 12- APÊNDICES 13- ANEXOS ESTRUTURA DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

10 ESTRUTURA DO PRÉ-PROJETO DE INTERVENÇÃO
1- IDENTIFICAÇÃO GERAL 2- INTRODUÇÃO 3- JUSTIFICATIVA 4- OBJETIVOS 5- CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA (SEQUÊNCIA LÓGICA DOS TÓPICOS) 6- METODOLOGIA 7- CRONOGRAMA 8- RECURSOS 9- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA (FONTES CORRELATAS) 10- APÊNDICES 11- ANEXOS

11 IDENTIFICAÇÃO Folha que contém o Nome do Projeto; Proponentes; Localização; Público alvo; abrangência do Projeto; Parcerias; Data/local de Elaboração do Projeto; Nome dos Autores. INTRODUÇÃO A introdução é a apresentação sucinta e objetiva do trabalho , que fornece informações sobre sua natureza, sua importância e sobre como foi elaborado: objetivo, métodos e procedimentos seguidos. Em outras palavras, é a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Lendo a introdução, o leitor deve sentir-se esclarecido a respeito do tema do trabalho como do raciocínio a ser desenvolvido. (Deve ser feita no final do projeto) JUSTIFICATIVA Como nome indica é o momento de justificar ou convencer sobre a relevância do projeto. Este item é importante porque apresenta a resposta à questão Por quê? É o elemento que definirá os motivos pelo qual o grupo pretende desenvolver o projeto, visando a aceitação pela comunidade escolar para o desenvolvimento do mesmo. Deve registrar a concepção do grupo em relação ao tema , observando sua importância na realidade cotidiana

12 OBJETIVOS A especificação do objetivo responde às questões para quê e para quem . E são divididos em: Objetivo Geral - Apresenta a visão global do trabalho a ser desenvolvido. Relaciona-se com o conteúdo e as idéias que permearão as atividades. São mais amplos e complexos, que poderão ser alcançados, por exemplo ao final do curso ou semestre, incluindo o crescimento esperado de forma global. Exemplos de verbos que podem ser utilizados para iniciar o objetivo geral: identificar, levantar, descobrir, caracterizar, descrever, traçar, analisar, explicar, etc. Objetivos Específicos - Apresenta um caráter mais concreto. Tem a função de direcionar o trabalho de modo a permitir que seja atingido o objetivo geral, aplicando este a situações particulares. Referem-se a aspectos mais simples, mais concretos, alcançáveis em menor tempo, como, por exemplo, aqueles que surgem ao final de um período de trabalho e, em geral, explicam desempenhos observáveis. Deve-se utilizar de no máximo 03 (três) objetivos específicos. Exemplos de verbos que podem ser utilizados para iniciar o objetivo específico: identificar, levantar, descobrir, caracterizar, descrever, traçar, analisar, explicar, etc. Metas - Definição quantitativa dos resultados pretendidos, expressa comumente em nº ou %, identificada com os prazos de realização, monitoramento e avaliação dos objetivos. Ex: objetivo - qualificar funcionários para melhorar a prestação de serviços. meta - treinar 50% dos funcionários no atendimento ao cliente, visando aumentar em 20% o índice de satisfação a clientela.

13 CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA
Fundamentação teórica que contextualiza o projeto de intervenção. METODOLOGIA Tem o objetivo de explicar passo a passo como serão realizadas as ações do projeto, abrangendo os itens que responderão às questões: Como? A forma de organização e distribuição do grupo (cursistas e demais envolvidos) que fará a pesquisa. Como será executado, por quem etc... Com quê? Refere-se aos recursos tecnológicos e outros que serão utilizados na pps. Quando e quanto? Em que momento os cursistas farão suas pesquisas e quanto tempo durará cada fase. Sendo assim, uma boa metodologia prevê três pontos fundamentais: a gestão participativa, o acompanhamento dos segmentos escolares (professores, coordenadores, gestores, administrativos e alunos), de forma sistemática e continuada, além do desenvolvimento e disseminação de ações, informações e de conhecimentos entre a comunidade escolar. CRONOGRAMA É a disposição gráfica do tempo que será gasto na realização do projeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas. É um instrumento que detalha minuciosamente as atividades a serem executadas durante um período estimado de tempo.

14 RECURSOS (HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS)
Relaciona os recursos que serão lançados no desenvolvimento do Projeto de Intervenção. Recursos humanos: refere-se às pessoas que estão envolvidas direta ou indiretamente na pesquisa. Recursos Materiais: refere-se aos instrumentos que serão utilizados na pesquisa (livros, revistas, jornais, internet, filmes, computador, pendrive, tinta para impressora, encadernação, utensílios utilizados durante a pps…). Recursos Financeiros: refere-se a descrição dos gastos financeiros do Projeto. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Referência bibliográfica é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento que serviu como fonte de informações citadas no corpo do Projeto que permite sua identificação individual, seguindo normas vigentes (ABNT), permitindo dessa forma, que as informações contidas no texto possam ser efetivamente comprovadas, quando necessário. APÊNDICES E ANEXOS

15 Obrigada e vamos a iniciação a pesquisa!


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