A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Usos da Vírgula Gramática 3º ano Monika.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Usos da Vírgula Gramática 3º ano Monika."— Transcrição da apresentação:

1 Usos da Vírgula Gramática 3º ano Monika

2 A pontuação marca, na escrita, a coesão entre palavras e partes do texto, torna mais preciso seu sentido e aponta as diferenças de entonação.

3 Emprega-se a vírgula Para separar termos que exercem a mesma função sintática. Ex: Muitos ficam sufocados por uma ânsia precária de ler tudo, acessar tudo, ouvir tudo, assistir a tudo. (separar orações assindéticas)

4 b) Para isolar o aposto. Ex: Marguerite Yourcenar ( ), romancista e dramaturga francesa, escreveu Memórias de Adriano. c) Para isolar o vocativo. Ex: Carolina, as pessoas alegres fazem mais loucuras do que as pessoas tristes, porém, as loucuras das pessoas tristes são mais graves.

5 d) Para isolar expressões explicativas, como isto é, por exemplo, ou melhor, ou seja, a saber. Ex: Você, por exemplo, poderia arrumar a mesa. e) Para isolar o nome de um lugar anteposto à data. Ex: Salvador, 13 de fevereiro de 2010.

6 f) Para separar o adjunto adverbial, quando a ele se quer dar ênfase / quando não segue a ordem natural da estrutura sintática (SVO). Ex.: Duas horas depois, estavam separados. Estavam, duas horas depois, separados. g) Não se deve empregar a vírgula entre o sujeito e o verbo, ou entre o verbo e o complemento. Ex.: O prefeito fez, “tudo” pela população. Ex.: Respeito, é bom. (respeito = sujeito)

7 g) Para separar as orações coordenadas assindéticas
g) Para separar as orações coordenadas assindéticas. Ex: Nascemos nas lágrimas, vivemos no sofrimento, morremos na dor. (Santo Agostinho) h) Antes de todas as conjunções coordenativas (exceto “e” e “nem”). Ex.: Corremos muito, no entanto não os alcançamos.

8 A conjunção “ou”, quando liga palavras curtas, sem caráter enfático, dispensa a vírgula.
Ex.: Preciso de uma casa ou de um apartamento. j) Quando os sujeitos forem diferentes, usa-se a vírgula para separar orações constituídas por “e”. Ex.: A alma do homem é maior do que os mares, e o pó de seus restos enche apenas as palmas de suas mãos...

9 k) Para indicar a elipse de um termo
k) Para indicar a elipse de um termo. Ex: Daniel ficou alegre; eu, triste.

10 Ponto e Vírgula (;) Separa várias partes do discurso que têm a mesma relevância. Ex.: As mulheres conversavam na sala; os homens riam na varanda; as crianças corriam por todos os cômodos. “A felicidade é sinônimo de tranquilidade; ser feliz é ser tranquilo.”

11 b) Separa as frases que já estão separadas por vírgulas. Ex
b) Separa as frases que já estão separadas por vírgulas. Ex.: A compra de medicamentos, máquinas e uniformes; a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos administrativos; a reforma de leitos, enfermaria e laboratórios são medidas urgentes a serem tomadas neste hospital.

12 c) Separa itens de uma enumeração.
Ex.: Beda, um monge beneditino, nos legou uma prescrição em forma de advertência, na qual diz que há três caminhos para a infelicidade: não ensinar o que se sabe; não praticar o que se ensina; não perguntar o que se ignora.

13 Dois Pontos (:) Antecede uma citação.
Heródoto (século 5 a.C): “ninguém é tão insensato que prefira a guerra à paz; em tempo de paz, os filhos enterram os pais; em tempo de guerra, os pais enterram os filhos.”

14 b) Antecede uma explicação/esclarecimento. O que é um bom livro
b) Antecede uma explicação/esclarecimento. O que é um bom livro? É possível estabelecer um critério: um bom livro é aquele que te emociona, isto é, aquele que produz em ti sentimentos vitais, que gera perturbações, que comove, abala ou impressiona. Um bom livro é aquele que, de alguma maneira, te afeta e impede que passe adiante incólume. A emoção do bom livro é tão imensa que se torna, lamentavelmente, irrepetível.

15 c) Usado em frases com discurso direto
c) Usado em frases com discurso direto. Certa vez, o linguista Flávio Di Giorgi pergunta a um aluno em um sarau na PUC-SP se ele já houvera lido a Odisseia, de Homero; o jovem, cabeça baixa, um pouco envergonhado, diz que não. Imediatamente, o professor, olhos umedecidos, diz a ele, voz embargada e com a sinceridade de sempre: “Te invejo; eu já li”.


Carregar ppt "Usos da Vírgula Gramática 3º ano Monika."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google